Página 1 de 1

Enviado: 10 Set 2013, 08:11
por Ike&Marina
O correto seria o mesmo sensor que as mais novas tem,,liga o farol só depois que a moto funciona,,,não deve ser dificil ...

Enviado: 11 Set 2013, 08:31
por Ike&Marina
HART escreveu:Agora é lei, as motos novas não tem interruptor p desligar o farol.

A solução mais simples pra XTZ e XTE é instalar um rele no circuito do farol, cuja bobina de acionamento (12V) recebe o positivo do circuito de ignição (da chave liga), e o negativo (aí vem o truque), deve ser ligado na saída do rele de partida (aquele cabo grosso que manda energia pro motor de arranque).
Como funfia? A impedância (resistência) interna do motor de arranque é baixíssima, então a bobina do relezinho enxerga o motor de arranque como um negativo (terra) e tendo positivo de um lado (chave ligada) e negativo de outro, liga o farol.
Já quando é acionado o arranque, o rele de arranque fecha, mandando positivo pro motor. Com isso o relezinho do farol terá positivo(+) dos dois lados da bobina, desligando o farol, evitando sobrecarga da bateria na hora da partida.
Pensou em bater arranque, o farol apaga :-!

Caso alguém queira, posso providenciar um diagrama esquemático.



=D> =D> =D> esse é o especialista,,ta aí a solução pro causo =D> =D> =D> =D> =D> =D> :-! :-! :-! :-!