Página 1 de 1

Novato do Rio que está quase comprando uma Ténéré

Enviado: 07 Abr 2007, 13:00
por lebaims
Olá pessoal!!!

acabei de me cadastrar no forum mas ainda não comprei a minha moto. Eu tive uma RX180 no passado (anos 80) e em função da pouca idade tomei alguns estabacos sendo alguns meio feio #-o . Acabei deixando moto de lado mas sempre fiquei com aquela sensação de querer voltar a ter moto.

Hoje, aos 43 estou praticamente decidido a voltar a ter uma. Tenho uma oficina de carro com meu irmão e compramos uma perereca (125) pros serviços da oficina. É ele quem usa (e reclama muito) pois eu mal vou na oficina mas isso atiçou a vontade de voltar a ter um bichinho desses, pois hoje trabalho de metro (uso o meu carro raramente) e isso enche o saco.

Faço parte de alguns foruns de internet, tipo Gol Turbo e Passat VR6 (mas hoje tenho um A4 Avant e o Passat deixei prá uso da oficina também) e sempre procurei contribuir com o que me fosse possível, mas no caso deste forum sou bem leigo (entendo de mecânica), e por isso queria pentelhar a galera com algumas perguntas :roll: :

- Pensei primeiro em pegar uma XT mas as estórias de roubo, custo anual de seguro e também do nada colocar uma grana mais séria em algo que estou (re)começando me fizeram pensar em uma Ténéré dois farois, que pelo que li aqui no forum parece ser uma boa pedida. Estou certo?
- Pelo que percebi a Tenere dois farois difere na sua antecessora por causa da carenagem, painel (não sei se melhor ou pior), para-lama dianteiro próximo a roda e freio a disco na traseira. O que mais muda?
- Conheço um cara que tem uma Tenere mais antiga e já teve (do verbo foi roubado com arma na cara) uma XT, ele comentou que a relação da Tenere é pior que da XT, na dele ele colocou uma coroa de 40 dentes. Vocês aconselham? No Rio tem alguns percursos onde se anda normalmente a mais de 100 e ele me disse que com a coroa original de 45 dentes a moto treme toda;
- Prá quem tá uns 20 anos sem ter moto e teve uma RX-180, é muita coisa pegar uma 600?
- Quero olhar duas amanhã (domingo), uma 90 e outra 93. Ambos os vendedores me disseram que são duplo farol, a 90 realmente já tinha os dois faróis? Mudou algo de 90 para 93?
- Enfim, queria saber se há defeitos crônicos e caros que devem ser verificados na compra de um brinquedo desses.

Sei que hoje é feriado, mas se tiver alguém de bobeira em um micro como eu estou agora, e puder me dar umas dicas, serei eternamente grato.

Vlw!

Re: Novato do Rio que está quase comprando uma Ténéré

Enviado: 07 Abr 2007, 14:27
por Ritinha
E AI LEBAIMS, BELEZA?

sINTA JÁ COM OS 2 PASSOS, SEJA BEM VINDO A ESTA FAMÍLIA XT, CADASTROU , TA DENTRO.

E PRECISANDO NOS ESTAMOS AQUI.
:-! :-! :-! :-! :-! :-! :-!
BJINS!!!

Enviado: 07 Abr 2007, 14:50
por Rosalvo
Olá Lebaims,

Aqui no Rio tão roubando até sandália havaiana usada . . . ou seja, vc nunca vai ter sossego, pode ter um prejuízo menor . . .

Quanto as qualidades das motos, sou suspeito, pois nunca tive uma Tenere 2 faróis, considero essa moto muito grande p/ mim (1,70m). Todos que a possuem ou possuiram, adoram essa moto.

Tive uma XT600E/98, excelente moto, mas balançava muito na Ponte Rio-Niterói, não tenho nenhum outro comentário negativo sobre ela.

Atualmente possuo uma XT660R, não tem comparação c/ nenhuma outra XT, é muito superior, em tudo. Essa é minha sugestão.

Tem um pessoal saudosista, que restaura completamente as Teneres, mas na minha opinião quem gosta de veículo antigo é colecionador ou mecânico (pode ser o seu caso, brincadeira...). Eu não quero ter aporrinhação, ligou, andou.

Posso te mandar um texto que o ajudará muito na hora de olhar uma XT p/ comprar. Me passe seu e-mail que mando p/ vc.

Seja bem vindo ao Clube, seja c/ qual moto for!

Abração e apareça!

Enviado: 07 Abr 2007, 15:45
por lebaims
Valeu Rosalvo. Tenho muito interesse nesse texto. Meu e-mail é lbeims@globo.com (o certo seria baims, mas o bobo.com não aceitou..). Fico no aguardo.

Olá Ritinha, obrigado pela receptividade.

Grande abraço,

Enviado: 07 Abr 2007, 17:32
por MARKÃO
O ROSALVO, COM TODO RESPEITO, CAVALHEIRO....NÃO ACHO QUE A TÉNÉRÉ SEJA UM VEÍCULO VELHO, MAS SIM ANTIGO...ACHO QUE ESSA EXPRESSÃO É MAIS ADEQUADA. E COMO, NO MEU CASO, NÃO DISPONHO DE DINHEIRO PRA COMPRAR UMA XT660 ZERO, VOU FAZENDO A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA MINHA TÉNÉRÉ 89, QUE ME TRÁS MUITAS ALEGRIAS E ME LEVA PRA MUITOS PASSEIOS INESQUECÍVEIS COM ESSE PESSOAL FANTÁSTICO DO CLUBE.... :-! :-!

Enviado: 07 Abr 2007, 17:44
por lebaims
Neste ponto concordo com o Markão. Tudo depende do quanto você pode e/ou quer gastar numa moto. Como para mim é um reinício quero pegar leve, quem sabe depois...

Tenho a oficina de carro mas não meto a mão na graxa ( :cool: ), de qualquer forma não seria o fim do mundo manter ela em ordem desde que as peças não fossem um absurdo.

Mesmo antiga, prefiro começar por ai, mas é a tal questão, deve existir problemas cronicos que dão uma pista se a moto foi maltratada ou não. As vezes uma moto mais antiga bem cuidada dá menos problema que uma mais nova esmerilhada. Na oficina se vê isso claramente com os carros. Entram os 2004 caindo aos pedaços e por outro lado, a gente também encontra uns 95 tratados a pão de ló. O meu carro mesmo, se eu rodar 500km por mês é muito e tem gente que roda isso por dia...

Enviado: 07 Abr 2007, 17:52
por lebaims
Rosalvo, quanto está o seu seguro e qual a companhia? Alguém tem seguro em Ténéré? Poderia passar o valor?

Vlw!

Enviado: 07 Abr 2007, 18:04
por Rosalvo
MARKÃO escreveu:O ROSALVO, COM TODO RESPEITO, CAVALHEIRO....NÃO ACHO QUE A TÉNÉRÉ SEJA UM VEÍCULO VELHO, MAS SIM ANTIGO...ACHO QUE ESSA EXPRESSÃO É MAIS ADEQUADA. E COMO, NO MEU CASO, NÃO DISPONHO DE DINHEIRO PRA COMPRAR UMA XT660 ZERO, VOU FAZENDO A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA MINHA TÉNÉRÉ 89, QUE ME TRÁS MUITAS ALEGRIAS E ME LEVA PRA MUITOS PASSEIOS INESQUECÍVEIS COM ESSE PESSOAL FANTÁSTICO DO CLUBE.... :-! :-!


Me desculpe Markão, não quis fazer comentário pejorativo, só fiz um trocadilho já que o lebaims é mecânico. Já troquei no texto a expressão "velho" p/ "antigo". Concordo plenamente que o que importa mesmo são as pessoas e não máquinas (ou motos).

Tô desculpado?

Espero que esse mal entendido sirva prá gente tomar umas geladas no IV Nacional na Bahia.

Enviado: 07 Abr 2007, 18:06
por Rosalvo
lebaims escreveu:Rosalvo, quanto está o seu seguro e qual a companhia? Alguém tem seguro em Ténéré? Poderia passar o valor?

Vlw!


Meu seguro é pela Brasil Veículos.

Já te passei por e-mail as dicas p/ compra da XT.

Valeu

Enviado: 07 Abr 2007, 19:50
por MARKÃO
NÃO NÃO ROSALVO....SEM CRISE, É QUE O BRASILEIRO NORMALMENTE VALORIZA E GOSTA DEMAIS SEU CARRO OU MOTO ANTIGOS....PODE-SE VER PELO PREÇO QUE PEDEM NAS TÉNÉRÉS POR EXEMPLO....EU MESMO JÁ RECEBI OFERTAS DE R$ 10.000 NA MINHA....NÃO VENDI, POIS NÃO ACHEI LEGAL NAQUELE MOMENTO OU POR QUE A MOTO ESTÁ MUITO BOA, OU POR QUE NÃO TINHA GRANA :roll: PRA COMPLETAR EM UMA 660...ENFIM....UM DIA TEREI QUE TROCÁ-LA, ISSO É INEVITÁVEL......MAS MESMO ASSIM DEIXARÁ SAUDADES..... :D :D :D

GRANDE ABRAÇO IRMÃO!!!!!!! :-! :-! :-!

Enviado: 07 Abr 2007, 21:36
por lebaims
Bem pessoal, acho que entendi. Quanto mais grana botar mais certeza tem de algo bom. Porém, eu ainda estou preferindo uma Tenere 2 farois, e sobre isso eu gostaria de perguntar:

- Vi em algumas fotos, a dois farois não tem freio a disco na trazeira, somente a partir da XTE, isso confere?
- Li em algum lugar que a Tenere mais antiga tinha uma coroa de 40 dentes e que a de dois farois seria de 45 dentes. Se isso for verdade ela é mais reduzida que a Tenere antiga. Isso é verdade?
- Para sentir a quilometragem (e desgastes) reais de um motor deve-se observar folga no eixo das rodas, estado dos (plural?) discos, estado da cabeça dos parafusos do motor e no resto o visual também entrega. É isso?

- Onde que se tem um prejuízo maior em um reparo de uma Tenere dois farois? Tem alguma peça muito cara e que dá problema?

Vlw galera!!!

Enviado: 08 Abr 2007, 15:55
por lebaims
Caramba! Sentei em cima de uma Tenere de duplo farol e o bicho realmente é alto. Estou revendo a hipótese de pegar uma XTE. As mudanças em 96/97 alteraram exatamente o que?

Pessoal! Dá uma força ai. Na boa :D

Vlw

Edgar

Enviado: 08 Abr 2007, 20:38
por Rosalvo
lebaims escreveu:Caramba! Sentei em cima de uma Tenere de duplo farol e o bicho realmente é alto. Estou revendo a hipótese de pegar uma XTE. As mudanças em 96/97 alteraram exatamente o que?

Pessoal! Dá uma força ai. Na boa :D

Vlw

Edgar


Não se impressione c/ a altura, em geral é aproximadamente a mesma nas Teneres 1 farol, 2 faróis, XT600E e XT660R, ou seja em todas.

O que me intimida é o tamanho (e peso) daquele tancão, a carenagem e a direção fixa, não dá prá mim . . .

Abraços

Enviado: 08 Abr 2007, 20:49
por lebaims
Valeu Rosalvo. Eu subi também numa XTE hoje e realmente não senti tanta diferença. Ela aparenta um porte menor, mas no banco não vi tanta diferença.

Tem um 97 de um cara aqui no forum que parece estar filé, com 23.000 km, mas o que está complicando é esse lance do alto risco de roubo de uma XTE em relação a Tenere. Não só ficar bancando um seguro todo ano, ainda tem o risco de me machucar numa dessas ações de roubo, mesmo deixando levar na boa. É florida morar nesta porcaria de Rio...

[]'s

Enviado: 08 Abr 2007, 22:04
por Victor Barandier
E aí, Lebaims.
Se você comprar uma Tenere 2 farois você vai ficar muito sastisfeito. Embora nunca tenha tido nenhuma, já andei em várias. Essa moto era meu sonho de consumo no início dos anos 90. Embora tenha hoje uma XT 660 R, ainda vou compra uma Tenere 2 faroi, mas não vou me desfazer da minha neguinha. Será bem vindo ao clube.

Re: Novato do Rio que está quase comprando uma Ténéré

Enviado: 11 Abr 2007, 11:52
por AUGUSTO-PE
É isso ai Lebaims, se a maquina estiver primeirinha nao importa o ano. Basta ser da familia XT. Bem vindo ao clube.
Um grande abraco. :-!