acabei de me cadastrar no forum mas ainda não comprei a minha moto. Eu tive uma RX180 no passado (anos 80) e em função da pouca idade tomei alguns estabacos sendo alguns meio feio

Hoje, aos 43 estou praticamente decidido a voltar a ter uma. Tenho uma oficina de carro com meu irmão e compramos uma perereca (125) pros serviços da oficina. É ele quem usa (e reclama muito) pois eu mal vou na oficina mas isso atiçou a vontade de voltar a ter um bichinho desses, pois hoje trabalho de metro (uso o meu carro raramente) e isso enche o saco.
Faço parte de alguns foruns de internet, tipo Gol Turbo e Passat VR6 (mas hoje tenho um A4 Avant e o Passat deixei prá uso da oficina também) e sempre procurei contribuir com o que me fosse possível, mas no caso deste forum sou bem leigo (entendo de mecânica), e por isso queria pentelhar a galera com algumas perguntas

- Pensei primeiro em pegar uma XT mas as estórias de roubo, custo anual de seguro e também do nada colocar uma grana mais séria em algo que estou (re)começando me fizeram pensar em uma Ténéré dois farois, que pelo que li aqui no forum parece ser uma boa pedida. Estou certo?
- Pelo que percebi a Tenere dois farois difere na sua antecessora por causa da carenagem, painel (não sei se melhor ou pior), para-lama dianteiro próximo a roda e freio a disco na traseira. O que mais muda?
- Conheço um cara que tem uma Tenere mais antiga e já teve (do verbo foi roubado com arma na cara) uma XT, ele comentou que a relação da Tenere é pior que da XT, na dele ele colocou uma coroa de 40 dentes. Vocês aconselham? No Rio tem alguns percursos onde se anda normalmente a mais de 100 e ele me disse que com a coroa original de 45 dentes a moto treme toda;
- Prá quem tá uns 20 anos sem ter moto e teve uma RX-180, é muita coisa pegar uma 600?
- Quero olhar duas amanhã (domingo), uma 90 e outra 93. Ambos os vendedores me disseram que são duplo farol, a 90 realmente já tinha os dois faróis? Mudou algo de 90 para 93?
- Enfim, queria saber se há defeitos crônicos e caros que devem ser verificados na compra de um brinquedo desses.
Sei que hoje é feriado, mas se tiver alguém de bobeira em um micro como eu estou agora, e puder me dar umas dicas, serei eternamente grato.
Vlw!