Dicas de pilotagem em grupo

Topic author
MarcosFPo
Zelador
Zelador
Moto:: F 800 GS
Estado: PR
País: Brasil
Contato:
Status: Offline

Dicas de pilotagem em grupo

Mensagempor MarcosFPo » 16 Nov 2004, 19:52

Durante o Encontro de Morretes, percebi que havia algumas falhas por desconhecimento e falta de hábito do pessoal que viajava em grupo.

Então me perguntei quem seria eu para criticar alguém. Bem... Sou apenas um motociclista que vive consultando informações de como viajar em grupo sem correr muito risco. Quem participa de MCs e viaja sempre em "comboio" ("trem") deveria sempre estar atento a isso. Sei que existem mais XTzeiros que participam de MCs e estão atentos e podem alimentar esse tópico com mais informações.

Baseado nisso e visando a segurança dos meus colegas XTzeiros, resolvi publicar aqui algumas poucas dicas que já irão ajudar meus amigos a se protejer na rodovia. Lembrem-se: essas dicas não estão completas.

Vamos lá!

---------------------------
A organização do "trem"
Capitão
Responsável por "puxar" o ritmo, mantendo o "trem" na velocidade combinada; por definir o momento da ultrapassagem; e realizar as paradas combinadas e por definir se haverá paradas extras. Independe da potência da moto, mas da capacidade de manter o ritmo estável e escolher bons momentos de ultrapassagem. Para isso, deve ser quem conhece melhor o caminho.

Ferrolho
Responsável por manter a coesão do "trem". Deve possuir uma moto potente para se deslocar facilmente para qualquer posição do "trem" de modo a chamar a atenção dos "desligados" que abrem espaços vagos no "trem". Também é responsável, em pistas duplas, por "fechar" a pista da esquerda para que nenhum carro vindo de traz entre no meio do "trem".

Auxiliar do Ferrolho
Responsável por fazer às vezes do Ferrolho na falta deste. E, em pistas duplas, "fechar" a pista da direita evitando que "apressadinhos" tentem ultrapassar o "trem" pela direita. Deve possuir moto potente também.

Todos devem respeitar o Capitão, o Auxiliar do Ferrolho e o Ferrolho. Eles não estão ali porque gostam (aliás, é um saco!). Estão ali para proteção do "trem".

A distribuição no "trem"
Todas as motocicletas devem ser conduzidas na pista de rolagem dos pneus dos carros. Tanto o meio da pista quanto nas suas extremidades é onde se concentra a maior quantidade de sujeira e óleo derramado.
O Capitão segue à frente, na pista de rolagem da esquerda, seguido pelas motocicletas em ordem decrescente de potência. Atrás, em penúltimo, na pista de rolagem da direita, vem o Auxiliar do Ferrolho; e na pista de rolagem da esquerda o Ferrolho, em último.
As motocicletas devem guardar distância suficiente para que quem estiver atrás consiga ver a viseira do capacete do piloto da moto à frente, na pista de rolagem oposta da sua. Desse modo, todos os motociclistas estarão vendo as duas motos imediatamente à frente e a moto imediatamente atrás. Não haverá motos "invisíveis".

Antes de pegar a estrada:
Escolham um capitão, um ferrolho e um auxiliar para o ferrolho;
Definam o ritmo (velocidade média);
Verifiquem se todas as motocicletas e motociclistas estão aptos ao ritmo definido;
Seja rápido para se aprontar. Não deixe o "trem" esperando;
Definam as paradas a serem realizadas;
Anotem todos os celulares uns dos outros;
Definam pontos de encontro para caso de se perderem.

Na estrada:
Mantenha sempre a distância ideal da moto à frente (conforme indicado acima);
Em caso de falta de combustível ou necessidade de parada, avise ao Capitão com sinal característico.
Se o Capitão faz um sinal, repita-o para os que vêm atrás.
Quer dar uma "esticadinha"? Avise ao Capitão e vá nessa! Mas não pelo meio do "trem".
Espere o Ferrolho e assistente se posicionarem para ultrapassar.
Ultrapasse rápido! O mais rápido que puder.
Não deixe espaços no meio do "trem".
Respeite o Capitão, o Ferrolho, e o Auxiliar. Eles normalmente têm uma visibilidade maior que a sua.
Supere seus medos e viaje seguro. Indecisão também mata.
Não se sente à vontade em ficar na pista de rolagem da esquerda? Converse com o povo antes de sair.
Cuide do seu retrovisor.
Se um parar, todos param. Se ele disser para seguir sem ele, sigam sem ele.
Não diga para os outros seguirem sem você se acha que pode precisar de ajuda.

Pós-estrada:
Ajude a organizar quem não conseguiu pegar o espírito do "trem".

É isso aí!
Mais dicas podem ser encontradas nas páginas da Internet dos MCs. Ou nos comentários que outros amigos podem fazer abaixo.
Anexos
emGrupoPistaDupla.JPG
Na pista dupla, a ultrapassagem
(14 KiB) Baixado 668 vezes
emGrupo.JPG
Organização do "Trem"
(15.26 KiB) Baixado 747 vezes

---
Marcos-FPo e Marciapgua

Imagem

wagão
Falador
Falador
Moto:: NC 700X
Estado: MG
Contato:

Mensagempor wagão » 16 Nov 2004, 21:54

=D> =D> =D> Sabias palavras,nobre colega Marcos.Viajo sempre com grandes grupos de motociclistas e esta organização é primordial para o sucesso passéio.E o mais importante,a segurança dos motociclistas.Sempre sou o ferrolho,gosto de visualizar a turma no seu balé nas estradas.

Atenciosamente,WAGÃO. \:D/ \:D/ \:D/

Topic author
MarcosFPo
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor MarcosFPo » 16 Nov 2004, 23:11

Também sou Ferrolho.

Pessoal ficou indignado quando segurei uma Scania (só "cavalinho") vindo a mais de 120 km/h e que iria fazer um strike no grupo.

Fiquei na frente do monstro até ele diminuir a velocidade. Mas não passou.

Adrenalina pura! Mas o grupo ficou protegido.

:D
---
Marcos-FPo e Marciapgua

Imagem

WOLWERINE
Zelador
Zelador
Moto:: XT600E 4MW
País: brasil
Contato:

Mensagempor WOLWERINE » 17 Nov 2004, 00:52

LEGAL MARCÃO!!!

EU SOU UM QUE NÃO CONHECIA ESSAS REGRAS, HEHE

MAS É MUITO BOM SABER DA EXISTÊNCIA DELAS E DE COMO ELAS PODEM FACILITAR A NOSSA VIDA NA ESTRADA.

ÓTIMO TÓPICO.

UM ABRAÇO!!!!
Eu faço parte do Clube XT600!!!

RADICAL
In Memoriam
In Memoriam
País: BRASIL
Contato:

Mensagempor RADICAL » 17 Nov 2004, 02:05

GALERA A ALGUMAS VIAGENS ATRÁS NOTEI QUE É MAIS DIFICIL DO QUE SE IMAGINA ANDAR EM COMBOIOS GRANDES E PERIGOSO TAMBEM!
EU ACREDITO QUE O IDEAL SERIA VIAJAR EM COMBOIOS MENORES DE 4 A 6 MOTOS, ASSIM QUEM VAI NA FRENTE E QUEM VAI ATRÁS CONSEGUE VER TODAS AS MOTOS!
EM ULTRAPASSAGENS TODOS CONSEGUEM FAZER DE UMA VEZ, NÃO FICANDO NINGUEM PRA TRÁS.

UMA BOA DICA PRA NÃO FICAR NO PONTO CEGO DE QUEM ESTÁ A SUA FRENTE E CONSEGUIR VER A VISEIRA DO COMPANHEIRO NO RETROVISOR DELE, ASSIM VOCÊ GARANTE QUE ELE PODE TE VER!

ABRAÇOS
RAFAELRADICAL

Entre Curita e Sampa!!!

Rodrigo_XT600
Matraca
Matraca
Moto:: Futuro motociclista
Contato:

Mensagempor Rodrigo_XT600 » 17 Nov 2004, 08:42

Concordo com vc Radical,

Também sou adepto de combois pequenos!!!! :-D :-D :-D :-D

Mas eu ainda acho que para viajar com segurança 03 motos seria o ideal!!!! \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/

Abs
Rodrigo Carvalho

Cido
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: XT660R
Estado: SP
Contato:

Mensagempor Cido » 17 Nov 2004, 09:19

Não gosto de andar exatamente na mesma linha da moto da frente, para ter uma visão melhor do que está por vir.
E uma outra dica que achei muito importante, dada pelo Hermman e Mario, foi de andar com o farol alto ligado, para ser notado com maior facilidade pelos retrovisores dos veículos da frente.

Abraços.

Cido.

Topic author
MarcosFPo
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor MarcosFPo » 17 Nov 2004, 10:12

Em comboio, farol alto atrapalha os que vão à frente.

Posicionar-se, não só num comboio no meio da pista, dá chance pra algum carro de motorista abusado invadir seu espaço na pista. Se for para viajar sozinho, viage na pista de rolagem (onde passam os pneus dos carros) da esquerda. Assim, nenhum carro fica ao seu lado durante uma ultrapassagem.

É muito comum ver motoristas usarem o espaço das motos na ultrapassagem. Veja o exemplo em anexo. É um perigo.
Anexos
evitar.jpg
Evite deixar isso acontecer
evitar.jpg (6.27 KiB) Exibido 4861 vezes
---
Marcos-FPo e Marciapgua

Imagem

Topic author
MarcosFPo
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor MarcosFPo » 17 Nov 2004, 10:17

Ah! Se vc viaja na mesma linha mas em distância segura, não perde a visibilidade. Desde que seu companheiro à frente esteja na pista de rolagem contrária. O depois dele na mesma pista de rolagem que vc. Isso garante, em média, mais de 10 metros entre você e quem vai na mesma pista de rolagem que você à frente. Tem boa área de escape em caso de freiada brusca.
---
Marcos-FPo e Marciapgua

Imagem

Cido
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: XT660R
Contato:

Mensagempor Cido » 17 Nov 2004, 10:19

É isso ai... Vivendo e aprendendo.

[]'s

Cido

Topic author
MarcosFPo
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor MarcosFPo » 17 Nov 2004, 10:27

Olha que bonito o Mão-Pelada MC em viagem. E veja a visão que o Ferrolho (último e eu) tem: http://www.forumxt600.com.br/forum/albu ... pic_id=177
---
Marcos-FPo e Marciapgua

Imagem

Claytontenere
Zelador
Zelador
Moto:: Ténéré 2VG

Mensagempor Claytontenere » 17 Nov 2004, 11:24

Marcos_FPo,

=D> =D> =D> =D>
Parabéns por colocar isso aqui. Uma vez eu encontrei essas dicas mas o clube nem existia ainda. Nunca mais encontrei. #-o
Acho essas dicas muito importantes, pois muitos amigos nunca nem tinham viajado distâncias maiores e realmente ajuda muito.
Sempre manter distância da moto da frente e conseguir enxergar o companheiro de trás pelo seu retrovisor e assegurar que está sendo visto pelo companheiro da frente, mesmo na diagonal. :-D :-D :-D

Abraços,

Fabricio
Zelador
Zelador
Estado: DF
Contato:

Mensagempor Fabricio » 17 Nov 2004, 15:13

É isso aí !

Só não concordo, com o farol alto, pois além de poder incomodar quem vai à frente em horários de pouco luminosidade, você perde o recurso do lampejo.

Uma dica interessante é sempre viajar com a parte elétrica em dia.

Quando fomos para Rifaina, no comboio de Brasília, minha moto estava com a luz de freio acesa direto e só me toquei já lá em Rifaina, porque a galera reclamou à beça.

Quanto às outras dicas são primordiais e quase sempre faço o papel de ferrolho.

Quanto à potência, via de regra, o grupo é de XTs então é tudo mais ou menos na mesma.

Abraços e parabéns mais uma vez!
Fabricio Farias
Eita saudade da Pernambucana...

agnaldomotor
Zelador
Zelador
Estado: RS
País: Anywhere in the

Mensagempor agnaldomotor » 17 Nov 2004, 15:48

legal Marcos, muito bom, merece destaque esse tópico Moderadores :D

Eu sou uma cara que naun curto viajar em conboios, porque acho que o cara viajar assim tem que ter uma atenção redobrada com o companheiro da frente e de tras, uma vez aconteceu de eu ser eleito pra conduzir um ''grupinho'' de 30 epoucas motos num percurso de 80kms, foi muito stressante, pois vc tem nas mãos uma responsabilidade enorme... mas fazer o que né, ta na chuva é pra se molhar 8-)

O negócio e viajar em grupo sim, mas cada um na sua e com a distância regulamentar sendo aplicada, que deve ser uns 20 metros né???E curtir a paisagem \:D/

Abraços

Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 17 Nov 2004, 18:46

Eu queria um comboio assim: 4 Ténérés na frente puxando a fila e fazendo vácuo pras demais, com o farol alto e buzinas de Trem ligadas direto, uma do ladinho da outra 8 faróis :twisted: direto mantendo a velocidade em 140Km/h com umas 50 XT´s vindo junto atrás, na hora do zig-zag na estrada todos juntos como se estivessem amarradas umas nas outras :twisted: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: desculpaê... endoidei :twisted: :smt101 mas seria show :twisted: hehehe.
Estou desmanchando a minha Ténéré 600 92 :cry: quem estiver precisando de alguma peça... entre em contato através do WhatsApp: 13988559810 ou e-mail: diderot.ribeiro@gmail.com

Abração.

triessse
Zelador
Zelador
Moto:: Ténéré 2TY
Contato:

Mensagempor triessse » 17 Nov 2004, 18:51

Eu particularmente não gosto de comboios, no máximo 6 motos bem distânciadas e cada um na sua tocada, nada de regras que só fazem (a meu ver) o passeio virar trabalho :wink:

Sou mais a favor de pontos de encontro.

Em geral, quem conhece o trajeto sugere lugares de parada e encontro e como cada um vai numa tocada diferente ninguém atrapalha ninguem.

Se acontecer algum imprevisto estão todos razoavelmente "por perto" de alguém que pode ajudar e assim não atrasar um batalhão de motos.

Acho legal, quando chegado ao local da viagem um passeio com todos reunidos e que queiram participar com duas rodas (não de monociclo - tem lugar pra tudo!) sem zoeira pra não incomodar os moradores e seguindo as regras do lugar (afinal somos nós os estranhos)

Fora isso, cada um na sua, com seus amigos mais chegados, fazendo novos, se divertindo na boa. Se um ambiente não tá bom, sem problema é só buscar outro, se uma prosa não tá legal muda pra outra. Mas tudo na paz.

É isso qu´eu acho. :-D
Imagem
" A vida é uma viagem, ninguém chega ao final são e salvo."

dybal
Matraca
Matraca

Mensagempor dybal » 17 Nov 2004, 19:08

Salve, Turma!

Eu não quero criar polêmica, mas eu tenho alguns senões às regras de comboio e sua aplicação prática.

Eu gosto da distribuição alternada esquerda-direita-esquerda-direita pela maior visibilidade da estrada que ela permite.

Mas eu acho que a distância que acaba sendo mantida entre motos é muito pequena para evitar colisão se alguém tiver que desviar de algo e frear - basta que um esteja distraído e nós temos um dominó acontecendo.

Eu já vi um em que no terço inicial de uma curva tinha um buraco, o líder desviou prá fora e não conseguiu voltar a tempo de evitar uma colisão frontal com uma Sprinter; a moto dele, após a Sprinter passar por cima, voltou rodando prá "nossa" faixa e deu uma chinela na segunda moto, o terceiro não conseguiu frear a tempo e colidiu com a segunda moto e o quarto com o terceiro - o único que não foi pro chão fui eu que fechava o trem, mantinha uma distância maior e tive espaço prá frear e sair pro "acostamento".

Na minha opinião acaba-se mantendo uma distância pequena prá evitar que carros entrem no meio do trem - mantém-se uma distância que não cabe um carro.

E eu pergunto: qual o problema de um carro entrar no meio do trem? Se entrar e embaçar, a gente passa, faz parte do jogo, e o incoveniente de ter que fazer isso não é suficiente prá justificar o risco e a tensão decorrentes de deixar pouca distância (e 10m entre cada moto é distância prá "quase parado", não é suficiente em velocidades maiores - eu começo a me sentir confortável com cerca de 20m de espaço).

E essa "neura" de não deixar carros furar o trem é o principal motivo de eu não gostar de comboios grandes. Um bonde grande (mais de 3 ou 4 motos) com essa política se torna um obstáculo na rodovia.

Convenhamos, nós não somos os donos da rodovia, e não facilitar a vida de quem vier mais rápido (ou por qualquer outro motivo precisar entrar no meio) abrindo espaço e dando passagem, principalmente em pista simples, além de criar um transtorno pros demais usuários da estrada, acaba se voltando contra nós mesmos - se forçarmos o cara a passar 15 motos de uma vez e no meio não der, ele vai jogar o carro (ou caminhão) prá cima da gente e entrar de qualquer jeito, e se o bonde for muito compacto não haverá espaço prá turma sair do caminho e a M@ é certa!

Só prá turma pensar...

Té+
Leandro Dybal Bertoni

Sou da paz, mas não sou burro:
NÃO ao desarmamento civil!

Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 17 Nov 2004, 19:15

Concordo Totalmente com o Dybal =D> =D> =D> =D> =D> =D>

E a distância ideal pra mim seria o suficiente para o alcance da visão, bem longe e quanto mais longe melhor :wink: eu tenho muito mais medo de uma moto do proprio comboio do que qualquer carro ou outros que estão na estrada. Moto é um trem muito perigoso e eu quero é ficar longe delas :twisted:
Editado pela última vez por Ribeiro_Diderot em 17 Nov 2004, 19:22, em um total de 1 vez.
Estou desmanchando a minha Ténéré 600 92 :cry: quem estiver precisando de alguma peça... entre em contato através do WhatsApp: 13988559810 ou e-mail: diderot.ribeiro@gmail.com

Abração.

triessse
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor triessse » 17 Nov 2004, 19:19

Ribeiro_Diderot escreveu: Moto é um trem muito perigoso e eu quero é ficar longe delas :twisted:

Ribeiro, C é um figura... :wink:

Minha mãe sempre disse isso: "Filho, fica longe de moto qui esse trem é pirigoso ademáis da conta sô!" :-D

Por isso eu quero distância delas! :wink:
Imagem

" A vida é uma viagem, ninguém chega ao final são e salvo."

Gabriel
Zelador
Zelador
País: brasil

Mensagempor Gabriel » 17 Nov 2004, 19:33

:-D

O combio é importante...vi os malucos andando do lado do outro a 120...e um tal de vir de tras e passar a milhão do lado.

Só que acho que aqui no clube é dificil manter pois não tem aquela rigidez de motoclube, ou seja, cada 1 faz o que da na cabeça.

Ae mas agora que o Ribeiro só anda a 80 km/h, o comboio dele é a Maria fumaça!!!! :-fui
:smt051

“...algo teria de surgir a certa altura do nada...”
Jostein Gaarder

Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 17 Nov 2004, 19:45

Pois é... o meu comboio é da Maria Fumaça, mas pelo que ví em Morretes foi vc quem engoliu o apito dela, parecia aqueles pastores daqueles cultos onde pensam que Jesus é surdo :twisted: :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :-fui

Abração.

RADICAL
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor RADICAL » 17 Nov 2004, 19:56

Ribeiro_Diderot escreveu:Pois é... o meu comboio é da Maria Fumaça, mas pelo que ví em Morretes foi vc quem engoliu o apito dela, parecia aqueles pastores daqueles cultos onde pensam que Jesus é surdo :twisted: :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :smt043 :smt044 :smt082 :-fui

:smt044 :smt036 :smt037 :smt005 :smt043 :smt081
A TEMPOS NÃO RIA TANTO COM UMA POSTAGEM...

BOM SEGUINDO A IDÉIA DO TOPICO CONCORDO COM O DYBAL, NA DESCIDA DA GRACIOSA PEDI PRA GALERA ENCOSTAR POIS VINHA UM CARRO COM PRESSA E ELE FOI PASSANDO UM A UM!!!
COMO SEMPRE ANDO NA FRENTE DOS COMBOIS, NÃO POR ESCOLHA DA GALERA E SIM POR ANDAR RAPIDO, SEMPRE ESTOU DE OLHA NO RETROVISOR, FICO CONTANDO AS MOTOS PRA VER SE TODOS ESTÃO A VISTA, SENÃO DIMINUO E ESPERO O CARA ENCOSTAR!!!

ABRAÇOS

RAFAELRADICAL

Entre Curita e Sampa!!!

Topic author
MarcosFPo
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor MarcosFPo » 17 Nov 2004, 21:03

Quem não gosta de comboio, não deve ir no comboio.
E comboio não deve ser um trem-bala. Andar a mais de 110 km/h em um comboio médio ou grande é caixão.

Claro que deve-se manter uma distância segura e até acho que no deslocamento de quantidade maior de motos, deve-se dividir em vários comboios de 6 ou 8 motos.

O meio do comboio deve estar consciente de abrir espaço para carros em dificuldade para ultrapassar. Direção defensiva sempre.

Aliás, viajar de moto desatento é loucura.

Mas, até mesmo viajando em 2 a formação alternada é útil.

Em grupo, viajamos de 100 a 110 km/h (consumo médio 21 km/l).

Sozinho, viajo de 120 a 130 km/h (consumo médio 17 km/l).

O que não pode acontecer é um dos membros ficar no meio da pista, ou ziguezagueando (ô palavrinha!).

Deve-se também respeitar a estrada. Ultrapassar somente se for possível. Não só porque alguns ultrapassaram. E, principalmente, ultrapassar rápido. Não ficar se enrolando.
---
Marcos-FPo e Marciapgua

Imagem

RADICAL
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor RADICAL » 18 Nov 2004, 00:14

ULTRAPASSAGEM SOMENTE PELA ESQUERDA NUNCA PELA DIREITA E NEM NO MEIO DO CARROS, CAMINHÕES.... A NÃO SER QUE O TRÂNSITO ESTEJA PARADO!!!

NA VOLTA DE MORRETES UM COMBOIO DE ESPORTIVAS (CBR600, HAYABUSA....) PASSARAM POR NÓS, OS CARAS FAZIAM ULTRAPASAGENS PELA DIREITA, DEPOIS QUE O 1° PASSAVA O CAMINHÃO VOLTAVA PRA DIRETITA E OS OUTROS QUE IAM ATRÁS FREIAVAM E JOGAVAM PRA ESQUERDA UM PERIGO INMENSO #-o #-o #-o

É SO SE MANTER ATRÁS DO CARRO CAMINHÃO..., DANDO SINAL DE LUZ E PISCA, ATÉ ELE TE VER E SAIR PARA A DIREITA ASSIM FAZENDO A ULTRAPASSAGEM PELA ESQUERDA!!!
FIZ ASSIM NA VOLTA DE MORRETES E OS CARAS ABREM NA BOA!!!

ABRAÇOS
RAFAELRADICAL

Entre Curita e Sampa!!!

Guma
Fala Pouco
Fala Pouco
Contato:

Mensagempor Guma » 28 Nov 2004, 03:15

Marcos foi muito bom vc ter lembrado disso a algumas semanas atráz fomos para Aparecida e foi um desastre a viagem pois muitas pessoas que foram não são do mc e quase ocorre um acidente ....
Caso alguém tenha alguma duvida no site dos estradeiro tem umas dicas de estrada visitem......

www.estradeirosdaliberdade.com.br

Was This Topic Useful?

Voltar para “Pérolas”