SOLUÇÃO PARA VENTUINHA QUEIMADA!!!!! SHOW!


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SOLUÇÃO PARA VENTUINHA QUEIMADA!!!!! SHOW!

Mensagempor rdat » 31 Ago 2009, 19:36

FALEM MEUS AMIGOS!!!!

FAZ TEMPO QUE NÃO POSTO NADA NO FORUM MAS ESTOU SEMPRE DE OLHO NAS NOVIDADES E DICAS... E COMO APRENDO MUITO TAMBÉM GOSTO DE COMPARTILHAR AS DICAS..
BOM!!! A UNS 5 MESES DESCOBRI QUE MINHA VENTUINHA HAVIA QUEIMADO, FUI À YAMAHA E ADIVINHEM!!! COMBRAM O OLHO DA CARA E A DANADA NÃO TEM CONSERTO... SÓ COMPRANDO UMA NOVA! COM DESCONTO R$ 1.000,00 REAIS. QUASE FIQUEI LOUCO.. CORRE DAQUI CORRE DALI E ACABEI ACHANDO DUAS SOLUÇOES, UMA É COMPRAR A VENTUINHA AUXILIAR DA MARCA KTM (A NOSSA É DA KTM), QUE CUSTA 500'S E ALGUMA COISA OU A SOLUÇÃO MAIS ENTUSIASMANTE E BARATA.. UMA EMPRESA QUE RECUPERA MOTORES ELETRICOS DE "QUALQUER CARRO NACIONAL E IMPORTADO, MOTORES DE LEVANTADOR DE VIDRO, ALTERNADORES...ETC." .. ESTAVA ESPERANDO A VENTUINHA CHEGAR PARA POSTAR AQUI E ADIVINHEM SÓ.. A BICHA ESTÁ ZERADA... BOTANDO PARA GELAR... ENTÃO RECOMENDO!!!
FICA EM SÃO PAULO (TERRA BOA PARA ESSAS COISAS), O CONTATO:
(11) 9578-2280 / (11) 8210-7064 OU NEXTEL ID 80*51543

ABÇ À TODOS


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...

Mensagempor leoaerny » 31 Ago 2009, 20:14

É isso ai...

Concessionaria hoje em dia (e ja faz muito tempo) só trabalha na base de troca, não concerta nada, só desmonta e monta. O maximo que elas fazem é funilaria, pois ganham muito mais dinheiro com isso, se não nem isso, iam trocar tudo.

Desde que faça esses serviços com pessoal capacitado é tranquilo, até pastilha de freio, filtro e etc sendo de marca boa, é tão bom ou melhor que a original e sempre fica mais barato.

Tenho um amigo que tem Lan House, a fonte dos computadores queimavam toda hora, a unica solução era troca; -ele foi a um eletricista/eletronico e de tão facil aprendeu a fazer, bastava trocar um capacitorzinho desses parecidos com os que coloca em led (ele queimava e cortava a energia), bastava tirar ele e resoldar um novo, trabalho rapido e a peça custa centavos.

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Mensagempor Rogerio XT JF » 01 Set 2009, 15:27

:-!
ESTRADAS...SEMPRE !!!

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Mensagempor Alexandre bauru » 03 Set 2009, 13:50

lembro de alguém comentar sobre a ventoinha do Ford Ka..
alguém sabe se a informação porcede ???
12º Arraiá Clube XT600 , Já ComfirmÔ ???
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Mensagempor rcluis » 13 Out 2009, 16:50

Estou tentando falar com a oficina e não estou conseguimdo. Vc poderia passar o nome e endereço?

Abs.

Robson


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Mensagempor rdat » 13 Out 2009, 19:00

liguei no nextel dele e não consegui resposta.. vou continuar tentando e posto quendo conseguir. abç
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Mensagempor jolde » 30 Out 2009, 11:09

Informaçâo valiosa :-! :-!

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Mensagempor Fausto » 02 Mar 2010, 19:50

Boa dica! fiquei sabendo hoje que a minha...com 4 meses que saiu da garantia..travou a ventoinha
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Mensagempor Ventania » 03 Mar 2010, 15:07

rdat, tudo bem.

VOCE FEZ O SERVIÇO COM O RICARDO, NAQUELES TELEFONES QUE CITOU ACIMA. eLE NÃO ESTÁ MEXENDO MAIS SOMENTE COM VENTUÍNHAS.

QUEM QUIZER FAZER ESSE SERVIÇO, ...DE VENTUINHAS............ELE PEDIU PARA LIGAREM PARA O...........FEITOSA OU PAULO pelo tel fixo 011.2541.6693 ou cel do FEITOSA 9209.1634.

O Ricardo cobrou R$ 120,00 de voce não foi isso?

Então o Feitosa deve cobrar até menos talvéz, porque foi o Feitosa que fez o serviço em sua ventuínha. TROCA DE ESCOVA pelo que ele me falou.
UM ABRAÇO
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Mensagempor Glauber » 04 Mar 2010, 10:20

Parabéns, bela dica.

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Dica

Mensagempor Cedrim_AL » 04 Mar 2010, 12:52

Ótima dica!!! :-! =D>

Ainda bem que temos o meio de divulgá-las. :)(:

Vou juntar com as demais que já garimpei aqui no fórum. :D

Afinal para ganhar o R$ não é fácil, mas para gastá-lo é bem rápido!!!

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Mensagempor Fausto » 04 Mar 2010, 14:29

Sabado de manha vou correr atras de ventoinha alternativa...A ventoinha do Ford Ka, serve? confere essa informação?
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Mensagempor Fausto » 11 Mar 2010, 21:44

Bom....A ventoinha não é blindada..apenas colada e os rolamentos podem ser substituidos por buchas de bronze. A minha travou não pelos rolamentos, mas pelo fato dos imas terem soltados. A manutenção é simples e pode ser feito por qquer um que conserta ventiladores.

mas uma coisa é fato....que pecinha porcaria essa ventoinha da yamaha...depois que vc abre ela....parece coisa de loja de R$1,99...péssima qualidade....e os kras ainda colocam aquele preço absurdo....

Não precisa de mão de obra especializada não...esses kras que mexem com motor de partida resolvem esse problema rapidão.

A minha ja ta funcionado...belezinha
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Mensagempor AlexandreSP » 19 Abr 2010, 21:07

Pessoal, notei que a ventoinha da minha 660 07 tá muito barulhenta. Então fiz o teste 51 do diagnóstico do painel e deu lá: Erro 30: " Ventilador com problemas".

Alguém tem alguma experiência com isso? Ou só levando numa dessas oficinas?

Abraços!!

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Mensagempor Fausto » 19 Abr 2010, 22:10

Hô Alexandre...Depois que eu reformei minha ventoinha num fez esse teste não...como é que faz isso? tem um tutorial?

Bração
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Mensagempor AlexandreSP » 19 Abr 2010, 22:38

Então Fausto, tem em algum lugar aqui do fórum... Mas segue a cópia na íntegra ;)

ROTEIRO DE DIAGNÓSTICO DE SENSORES, VERIFICAÇÃO DA ECU E REGULAGEM DE CO.

A XT 660R possui uma ECU [Eletronic Central Unit / Unidade Eletrônica Central] “controlador eletrônico” que faz todo o gerenciamento eletrônico da moto, inclusive da injeção eletrônica em função de sensores de aceleração, da pressão na entrada de ar, rotação, centelha e outros, além de verificar outros dispositivos controlados ou monitorados por ele.

Para revisão e regulagem é possível entrar na ECU e verificar o status dos sensores “Diag Mode” ou regular a proporção de mistura de Ar + gasolina (ajuste de CO).


Diag Mode (modo de diagnóstico), este modo pode ser dividido em 3 fases:
1. Verificação dos sensores. Verifica o status de todos os sensores.
2. Verificação de memória do ECU. Verifica os dados armazenados na memória da ECU e mensagens de erros (Ex: Leitura do sensor de inclinação “Leia sensor de tombo”).
3. Atuadores. Testa os atuadores controlados pela ECU.

Para entrar mo modo de diagnóstico e regulagem siga os seguintes passos:
• Com a chave geral e o botão corta corrente (Engine Run switch) desligados;
• Pressione os botões SELECT & RESET simultaneamente, mantendo pressionados, ligue a chave geral e aguarde mais de 8 segundos, soltando os botões SELECT & RESET.
• Deverá aparecer no visor do painel a mensagem DIAG.
• Para alternar entre os modos Diag e CO utilize os botões SELECT ou RESET.
• Para selecionar o modo desejado aperte SELECT & RESET simultaneamente durante mais de 4 segundos.
• Como regra geral os botões SELECT ou RESET fazem a navegação e os botões SELECT & RESET apertados simultaneamente fazem a seleção.
• O botão corta corrente (Engine Run switch) faz atuação da opção selecionada, inclusive os testes dos atuadores.

1. Verificação dos sensores (Sensors):

SE Descrição Valor padrão
01 Posicionador de aceleração. 15-17 fechado / 97-100 todo acelerado.
02 Pressão atmosférica em mmHg. 760 ao nível dor mar em condições normais.
03 Diferencial de pressão entre a admissão e a pressão atmosférica.
05 Temperatura do ar na admissão Gr. C.
06 Temperatura do fluído de refrigeração Gr. C.
07 Velocidade absoluta. 000 parado
08 Chave de controle de angulo seguro de inclinação. Este ângulo desliga a moto em caso de tombo. Deve estar entre 0.4-1.4 (frontal) to 3.8-4.2 (lateral). Desmontar a chave para verificar, simulando a inclinação!!!
09 Voltagem da bateria 12V Moto Desligada / 13,8V Ligada
20 Chave do descanso ON – OFF
21 Chave de neutro ON – OFF

2. Verificação e reset da memória ECU;

60 EEPROM – código da presença de erro 00- sem erros / 01 – erro no cilindro 1 / 02 erro no cilindro 2
61 Mostra o registro do código do erro 00 – Sem erros na memória / (11 a 50) se tiver erros mostra o código conforme tabela de erros abaixo.
62 Mostra o número do código de erro e limpa memória. Para limpar a memória de código de erros posicione o “Engine Run Switch” na posição “ON”(não pode ser desfeito, por isso anote todos os códigos antes).
70 Verifica o número do código de erro. De 0 a 255.

Tabela de códigos de erros:
11 Erro no sensor de identificação do cilndro
12 Erro no sensor de marchas na carcaça
13 Erro no sensor de pressão de entrada de ar
14 Erro no sensor no duto de entrada de ar
15 Erro no sensor de posicionamento de aceleração. (Throtlle position)
19 Erro no sensor do descanso lateral
20 Erro no sensor de pressão do ar na enrada (caixa de ar).
21 Erro no sensor de temperatura do líquido de resfriamento.
22 Erro no sensor de temperatura do ar na admissão.
23 Erro no sensor de pressão atmosférica.
25 Erro no sensor lambda (O2) – Sensor de oxigênio livre.
30 Ventilador com problemas
33 Sistema de resfriamento 1 em aberto
34 Sistema de resfriamento 2 em aberto
41 Sensor de choque (colisão ou queda acionado)
42 Erro no sensor de velocidade e ou curto circuito no sensor de neutro. (Diags 07 e 21)
43 Erro no controlador de voltagem da bateria.
44 EEPROM com erro de leitura e ou escrita (Diag 60)
50 Erro na memória do ECU
ER-1 Erro no link da ECU
ER-2 Erro no link da ECU
ER-3 Erro no link da ECU
ER-4 Erro no link da ECU
Os erros 11/12/19/30/41/50 e ER-1 a ER4 não possibilitam o funcionamento do motor.
Os erros 13/14/20/21/22/23/24/42/43/44, Possibilitam o funcionamento do motor, mas requer intervenção imediata..


3. Ativadores – Esta seção é utilizada para testes de componentes;
• Para ativar o teste selecionado, utilize o botão corta corrente

30 Centelha da vela cilindro 1 A vela centelhará 5 vezes por segundo
31 Centelha da vela cilindro 2 A vela centelhará 5 vezes por segundo
36 Solenóide do bico injetor 1 A solenóide ativará 5 vezes por segundo
37 Solenóide do bico injetor 2 A solenóide ativará 5 vezes por segundo
48 Solenóide do duto de ar A solenóide ativará 5 vezes por segundo
49 Solenóide da admissão de ar A solenóide ativará 5 vezes por segundo
50 Relé da injeção eletrônica O relé ativará 5 vezes por segundo
51 Ventilador do radiador O ventilador ativará a cada 5 segundos
52 Relé do farol O ventilador ativará a cada 5 segundos (2” lig. /3”desl.)

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Mensagempor Fausto » 19 Abr 2010, 22:49

Vlw..brigadão.
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Mensagempor AlexandreSP » 20 Abr 2010, 09:04

Pessoal, notei que a ventoinha da minha 660 07 tá muito barulhenta. Então fiz o teste 51 do diagnóstico do painel e deu lá: Erro 30: " Ventilador com problemas".

Alguém tem alguma experiência com isso? Ou só levando numa dessas oficinas?

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Mensagempor Fabrício(Kabeça) » 20 Abr 2010, 09:28

Mais uma dica para ser guardada... :-!

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Mensagempor AlexandreSP » 21 Abr 2010, 15:09

Tirei a ventoinha da moto, mas infelizmente não tem muito o que fazer, ela é blindada mesmo :(
Se alguém puder ver na sua moto, a "hélice" dela roda bem livre? A minha tá bem firme para virar...

Amanhã vou ligar no cara que passaram o telefone, e levar pra consertar.

Seguem algumas fotos da "operação" rsrsrsrs

Local onde fica a ventoinha:
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Fabricante/especificações:
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A danadinha:
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Tirei os parafusos e vi que não abre, é blindada:
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A XT desmontada, ô dó :-\
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Mensagempor Fausto » 21 Abr 2010, 15:40

Alexandre!

Ela não é blindada.

Vc tira os parafusos e com um chave de fenda vc vai removendo aquela tampa plastica...ela é só colada. Eu vi o kra fazendo isso.

Ela tem dois rolamentos...um grande que fica bem atraz da hélice e um pequeno que fica na parte de traz do motorzinho, geralmente é esse o rolamento que da problema. No meu kso, alem desse rolameto ja estar ruim, os imâs se soltaram, causando o travamento das hélices.

Qquer kra bom que conserta ventiladores, conserta isso e a Yamaha cobra mais de R$1.000,00 pelo conjunto.
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Mensagempor LeandroPereira » 21 Abr 2010, 23:00

Na minha motoca também a ventuinha foi pro pau, mas aguentou 90 000 km, acho que tá bom demais, mesmo assim rodei uns 4 000km sem o funcionamento dela, até que resolvi recuperá-la.

A ventoinha foi completamente enrolada novamente e toda revisada, ficou perfeita. Probleminha muito fácil de ser resolvido, gastei R$200,00.

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Mensagempor AlexandreSP » 26 Abr 2010, 10:52

Valeu Fausto e Leandro!

Ela já está no conserto, porém não estão achando o rolamento para trocar.
Alguém sabe onde encontra aqui em SP?


Grato!!

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Mensagempor LeandroPereira » 26 Abr 2010, 17:13

O rolamento é genérico, pegue ele e leve-o a um comércio de rolamentos que eles encontrarão um igualzinho, tenho certeza.
Não sou de São Paulo, portanto não posso te ajudar, mas como vc está numa cidade onde se encontra de tudo, vai achar facilzinho, furniicaa aí meu. Depois nos conte onde achou.
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Mensagempor AlexandreSP » 26 Abr 2010, 21:19

Então Leandro, eu também acho isso. Mas a oficina onde tá a ventoinha é muuuuuito longe de onde eu moro e longe do centro de SP. Eu teria que ir até lá, buscar o rolamento, sair procurando, e depois levar de volta. Eu até faria isso, o problema é ter tempo durante a semana né... Se fosse tudo pertinho eu até daria uma "escapada". O cara ia tentar achar hoje, espero que tenha conseguido!!


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