Código 19 no painel - dor de cabeça para alguns donos de 660

Topic author
Furtado
Falador
Falador
Moto:: Versys 1000
Estado: CE
País: BRASIL
Status: Offline

Código 19 no painel - dor de cabeça para alguns donos de 660

Mensagempor Furtado » 15 Jan 2008, 22:24

Visitando a comunidade XT 660R vi um tópico de um colega com uma XT 660R 2007 e que com apenas 7000 km surgiu no painel a mensagem código 19.
Alguém sabe o que significa? Poderia ser algum problema no sistema de injeção? Alguém já passou por isso?
Editado pela última vez por Furtado em 12 Fev 2010, 20:00, em um total de 4 vezes.

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

----------------------------------------------------
William Shakespeare

Paul
Matraca
Matraca
Moto:: XT660R
Estado: SP
País: Brasil

Mensagempor Paul » 20 Jan 2008, 20:25

Fala camagada. pela tabela de diag.o cod. 19 é.
Erro no sensor do descanso lateral :-!
Imagem
Imagem

Jorge & Elenice
Falador
Falador
Estado: MT
Contato:

Mensagempor Jorge & Elenice » 20 Jan 2008, 20:49

o manual exprica tudo......
fios azul e preto do intrruptor do cavalete lateral desconectados,
ou defeito na ECU, o que foi o meu caso!!!
Editado pela última vez por Jorge & Elenice em 08 Jan 2011, 21:58, em um total de 1 vez.

Topic author
Furtado
Falador
Falador

Re: Código 19 no painel - problemas na injeção

Mensagempor Furtado » 21 Jan 2008, 16:45

Tô procurando uma. A Yamaha aqui em Fortaleza informou não ter para pronta entrega. A forma mais rápida de conseguir é através de consorcio (na verdade isso é uma forma de tentar seduzir o comprador para entrar em um consorcio).
Através de compra direta a previsão de entrega é a partir de maio.

Acho que vou tentar uma XT 600E. Aqui tá difícil de encontrar. Quem tem não quer vender e se quer está aproveitando pra vender caro.

Os problemas na injeção são mais frequentes nas XT 660R 2005/2006.
Editado pela última vez por Furtado em 22 Jan 2008, 20:09, em um total de 1 vez.
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

William Shakespeare

Panico
Zelador
Zelador
Contato:

Re: Código 19 no painel - problemas na injeção

Mensagempor Panico » 22 Jan 2008, 09:21

Brou... eu to vendo aqui o manual de serviço que pode ser baixado no site,,,

e fala que o erro código 19 é:

Fio azul e preto da ECU -( modulo) rompido ou desconectado,, ou seja... tem um soquetinho com mal contato.... eu tbem tive um problema parecido quando coloquei uma peça pra aumentar a altura do Guidon,,, ao os cabos ficaram esticador e quando virava o guidon totalmente para a direita aparecia a LUZ da temperatuda no Painel,,,, assustador,,,, mas foi só passar os cabos de maneira mais organizada e "sarou" mas qq dúvida leva na Yamaha e imprime as páginas da tabela de erro do manual.... ou qq coisa dá um toque que eu o tenho aqui,,,,

Manual de Serviços da XT660R em Inglês (16Mb) <<=NOVO!!
http://www.eduparise.com.br/ftp/ServicoXT660Ingles.zip
(Colaboração Enduro e Edu Parise - http://www.eduparise.com.br/ )

Galloper escreveu:Tô procurando uma. A Yamaha aqui em Fortaleza informou não ter para pronta entrega. A forma mais rápida de conseguir é através de consorcio (na verdade isso é uma forma de tentar seduzir o comprador para entrar em um consorcio).
Através de compra direta a previsão de entrega é a partir de maio.

Acho que vou tentar uma XT 600E. Aqui tá difícil de encontrar. Quem tem não quer vender e se quer está aproveitando pra vender caro.

Os problemas na injeção são mais frequentes nas XT 660R 2005/2006.

Pedro Maluco
Matraca
Matraca

Mensagempor Pedro Maluco » 22 Jan 2008, 12:47

:twisted:
Vamos lá, ambos tem razão no q informaram, tanto o Paul, qto o Panico :

De acordo com o manual de serviços da XT660 em português ( q pode ser adquirido na lojinha do Clube ), é informado o seguinte :

* Pág. 7-9
Código de falha 19
Abertura do circuito na linha de entrada ( terminal azul / preto ) da ECU foi detectado qdo o interruptor de partida foi pressionado.

* Pág. 7-15
Código de falha 19
O circuito aberto foi detectado no fio de entrada do interruptor do apoio lateral da ECU.

Em resumo, o código de falha 19 aparece no painel qdo existe o rompimento do fio azul / preto, dessa forma ñ chega informação para a ECU, referente à posição do descando lateral ( se estendido ou retraído ).

Galloper, portanto o código de falha 19 ñ se trata de nenhum problema relativo ao sistema de injeção.
:-!
Pedro Maluco !!!

Topic author
Furtado
Falador
Falador

Mensagempor Furtado » 22 Jan 2008, 13:34

Valeu a dica. De qualquer forma o problema aconteceu com o colega e a moto ficou na estrada. Uma forma de "by pass" seria bem vinda, afinal de contas para este tipo de moto não se pode contar com uma vasta rede de apoio e dependendo do lugar da pane só mesmo o reboque pra salvar.

Um abraço
Editado pela última vez por Furtado em 22 Jan 2008, 20:08, em um total de 1 vez.

William Shakespeare

Beto Klein
Zelador
Zelador
Moto:: Futuro motociclista
Estado: RS

Mensagempor Beto Klein » 22 Jan 2008, 13:44

Imprima isso e leve junto da moto, elucida muitas questões:
Imagem

:-! :smt035
Imagem

Já pensou em usar a ferramenta de busca antes de postar?

Panico
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor Panico » 22 Jan 2008, 13:52

Nossa Betão,, tu é mesmo o cara!!!!!!!

Muca22
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: F 800 GS
Estado: AC
País: EUA

Mensagempor Muca22 » 22 Jan 2008, 15:09

Beto,
Obrigado pela info completa.

Hugs.
Imagem

Panico
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor Panico » 22 Jan 2008, 17:01

Betão.... somente agora que eu me toquei no erro 19

a porcaria do cabo do pezinho!!! e com um guia rápido desse eu arrumava na hora a parada,,, ou abrindo o circuito ou o fechando,,,, cortava com um alicate,,, pelo menos voltava pra casa e nao ficava na estrada!!!!

Xandico
Matraca
Matraca
Moto:: DL1000 V-Strom
Contato:

Mensagempor Xandico » 23 Jan 2008, 16:48

Convenhamos heim galera, a Yamaha tem a obrigação de saber disso ! Elaiá ...

Estamos ensinando o pai-nosso ao vigário ?

Abraços! :?
Devoto de N.Sra.Aparecida - gratidão eterna

Jorge & Elenice
Falador
Falador
Estado: MT
Contato:

Mensagempor Jorge & Elenice » 23 Jan 2008, 17:37

putz, que tabelão que o Beto mandou, ja imprimi a minha, numa viagem é muito importante um papel destes dobrado no bolso, ajuda pra caramba. valew Betooooo :-! :-! :-!
----------------------------------------
AGORA SEM A POTRANCA!!!

Beto Klein
Zelador
Zelador

Mensagempor Beto Klein » 23 Jan 2008, 17:47

Na minha modesta opinião, estas informações deveriam vir junto ao manual do proprietário, pois são pertinentes ao bom funcionamento do bem adquirido (moto), sendo tão ou mais importantes que os passos de verificação e de troca de óleo constantes no livreto.
:roll:
Imagem

Panico
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor Panico » 23 Jan 2008, 17:51

e olha que um manual dessa ainda da pra ganhar uma grana :^o :^o :^o :^o :oops: :oops: :oops:

Marcyo
Fala Pouco
Fala Pouco
Contato:

cod 19

Mensagempor Marcyo » 12 Mar 2008, 17:30

blz caras todo mundo falou mas me fala uma coisa quem teve este defeito detectado e qual foi a soluçao , a minha aconteceu isto hoje do nada minha moto estava na garagem guardada e quando liguei nada ai apareceu o tal cod . verifiquei tudo até desmontei o sensor e troquei os fios e nada .

Pedro Maluco
Matraca
Matraca

Mensagempor Pedro Maluco » 12 Mar 2008, 20:41

Amigo, conforme ja foi dito anteriormente, o codigo de falha 19 aparece qdo a ECU nao consegue enxergar a posicao do descanso lateral, ou seja, a ECU nao consegue detectar se o pezinho esta estendido ou retraido.

Possiveis causas :
* Interruptor do descanso lateral defeituoso. ( Basta vc fazer um jump no conector, para testar se o problema e no interruptor ou nao ).
* Mal contato em algum conector ( proximo ao descanso lateral ou junto a ECU )
* Fiacao interrompida ( fio azul / preto ).
* Problema interno na ECU ( acho a alternativa menos provavel, porem pode acontecer ).

Mais explicado do q isso, impossivel... :-!

# Estou postando essa msg de um teclado sem acentos... :?
Pedro Maluco !!!

Marcyo
Fala Pouco
Fala Pouco
Contato:

cod 19

Mensagempor Marcyo » 13 Mar 2008, 11:52

obrigado por ter respondido , mas gostaria de saber se algum amigo ja teve este defeito detectado pois ja verifiquei tudo e nada o mais estranho é que derepente ela sarou mas logo parou de novo ja fiz tudo que fio dito e nada . tenho noçao de eletronica e ja medi todos os fios e até desmontei o sensor do pezinho mas de nada adiantou .

Pedro Maluco
Matraca
Matraca

Mensagempor Pedro Maluco » 13 Mar 2008, 13:19

Se o defeito é intermitente ( vai e volta ) então é gde a chance de ser um mal-contato.
Esses mal-contatos tiram a paciência da gente, até q consigamos descobrir o exato ponto em q eles estão ocorrendo.

Gde abraço !

E qdo conseguir resolver o problema, informa pra gente qual era o motivo ! :-!
Pedro Maluco !!!

Marcyo
Fala Pouco
Fala Pouco
Contato:

cod 19

Mensagempor Marcyo » 13 Mar 2008, 17:27

pois é pessoal ficou assim entao liguei na rede autorizada de minha cidade no caso guarulhos onde moro e nimguem soube me esplicar oque seria
nao botei fé nao quiz levar lá pois como é tudo eletronico e encaixado podem colocar qualquer peça e falar que estava ruim ,bom mas voltando ao de feito ela agora fica com o codigo 19 direto no painel e antes so ficava quando dava partida . um outro mecanico falou para eu tirar o cabo do terra da bateria e esperar 10 minutos para resetar mas tambem nao adiantou nada vou levar em uma oficina de um amigo e rezar .quando descobrir o poblema e a soluçao aviso. e aguardo se alguem tiver mais alguma esperiencia que possa ajudar .

Fernando&Carmen
Presidente desta Comunidade Anárquica
Presidente desta Comunidade Anárquica
Moto:: Ténéré 2VG
Contato:

Mensagempor Fernando&Carmen » 13 Mar 2008, 18:03

Marcyo

Faça um jumper no conector do interruptor... e verifique se o defeito some... :roll:

Se sumir, o defeito é do conector "para baixo": conector, chicotinho ou interruptor... se não sumir, o defeito é "para cima", ou seja, conector, fiação até o módulo, ou conector do módulo...

Se for o caso do jumper resolver, ao menos tu já pode rodar com a moto até resolver o problema do interruptor... :-!

abraço

Pedro Maluco
Matraca
Matraca

Mensagempor Pedro Maluco » 13 Mar 2008, 20:09

E o q estou recomendando para o Marcio.
Primeiramente faca um jumper no conector mais proximo ao descanso lateral ( pezinho ), caso o problema persista, siga a fiacao e veja se existe outro conector no caminho. Faca um jumper nesse conector e verifique se o defeito ainda persiste. Por ultimo, faca um jumper no conector junto a ECU. Se o problema ainda persistir, entao sera defeito interno na ECU.
Bom, como o Marcio afirmou q tem conhecimentos de eletronica e q ja fez esse procedimento, entao imagino q seja problema na ECU... :smt095
Pedro Maluco !!!

Pedro Maluco
Matraca
Matraca

Mensagempor Pedro Maluco » 13 Mar 2008, 20:32

Estou mto longe de casa no momento ( mto longe da terra inclusive ! :-D ) e impossibilitado de consultar o manual de servicos da XT660.
Mas e informado no manual a forma de serem resetados os erros q estao armazenados na memoria da ECU.
No entanto, esses erros q ficam na memoria da ECU, sao somente uma especie de historico, ou seja, indicam quais problemas ja aconteceram anteriormente com a motocicleta.
Acredito ( quase q com total certeza ) de q assim q um defeito e solucionado, o codigo de erro deixa de ser apresentado no painel e passa a ficar somente armazenado na ECU, para uma consulta futura, porem nao impedindo ofuncionamento da moto.

Fernando ou outro membro do Clube q tenha o manual de servicos :
Deem uma olhada ai e informem para o Marcio, acredito q seja o parametro 60 q mantem armazenados os codigos de erro.
Indiquem ao nosso amigo, qual botao ( ou botoes ) q deverao serem pressionados para q sejam apagados os codigos de defeito q ficam armazenados na memoria da ECU.
Talvez resolva o problema.
Embora eu acredite ( quase com total certeza, repito ) q os codigos de defeito armazenados na memoria da ECU tem somente finalidade indicativa ( historico ), nao custa nada resetar essa memoria do processador.
Afinal de contas, esses circuitos microprocessados, continuamente vivem pregando pecas na gente !
:wink:

Conforme comentado, considero imprescindivel a obtencao do manual de servicos da nossas motos ( independente de serem XT600, XT660, ou qquer outro modelo ).
O manual de servicos da XT660 esta disponivel para aquisicao junto a lojinha do Clube, e trata-se de um item imprescindivel ! :smt045
Pedro Maluco !!!

Beto Klein
Zelador
Zelador

Mensagempor Beto Klein » 14 Mar 2008, 11:09

Pedro Maluco escreveu:...Fernando ou outro membro do Clube q tenha o manual de servicos :
Deem uma olhada ai e informem para o Marcio, acredito q seja o parametro 60 q mantem armazenados os codigos de erro.
Indiquem ao nosso amigo, qual botao ( ou botoes ) q deverao serem pressionados para q sejam apagados os codigos de defeito q ficam armazenados na memoria da ECU...

O "parametro" que armazena os erros e os apaga eh o nº 62.

Acessando o modo diagnostico (sempre com o corta-corrente “Engine Run Switch” desligado = OFF), va ateh o "nº" 62 e anote o erro (ou os erros).
Acionando o corta corrente “Engine Run Switch” na posição “ON”, voce limpara a memoria. ”(nao pode ser desfeito, por isso anote todos os codigos antes).
Imagem

Panico
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor Panico » 14 Mar 2008, 12:15

O chefe falou, tá falado!!!!!

Fernando&Carmen escreveu:Marcyo

Faça um jumper no conector do interruptor... e verifique se o defeito some... :roll:

Se sumir, o defeito é do conector "para baixo": conector, chicotinho ou interruptor... se não sumir, o defeito é "para cima", ou seja, conector, fiação até o módulo, ou conector do módulo...

Se for o caso do jumper resolver, ao menos tu já pode rodar com a moto até resolver o problema do interruptor... :-!

abraço

Was This Topic Useful?

Voltar para “XT660R Injeção Eletrônica e Sistema Elétrico”