Dicas e depoimentos sobre a TDM900 e TDM850.

Topic author
Borgo
Falador
Falador
Moto:: TDM900
Estado: ES
País: Brasil
Status: Offline

Mensagempor Borgo » 10 Jan 2008, 10:49

Cláudio Braz escreveu:MAIS UMA PERGUNTA:
Alguém já colocou um TOP CASE (bauleto) com a base sendo fixada diretamente na rabeta da TDM 850? Sem o Monorack (no caso da GIVI)?
Vejam nessas fotos e me digam se dá certo. Estou pensando em tirar o meu suporte e colocar direto:
http://www.corrieredeimotori.it/Public/ ... 4_moto.JPG
http://www.clubanuncios.com/files/7538_2.jpg
http://www.clubanuncios.com/files/7538_4.jpg

Obrigado!!

Claudio,

O meu medo é do peso e vibração danificar a barra de manobra (que vc chama de rabeta), pois a da TDM é uma obra prima.
Talvez para um TOP CASE mais leve e de capacidade menor, sei lá...
Não instalei até hoje devido a essa dúvida.
Vamos ver o que o Gustavo diz...

Abs,

Antes a tarde do que nunca!

Jayme
Matraca
Matraca
Moto:: XT660R
Estado: MG

Mensagempor Jayme » 11 Jan 2008, 18:56

Cláudio, respondendo à sua pergunta sobre pneus, coloquei na minha 850 pneus metzeler Roadtec Z6 (sucessor do Z4), nas medidas 120/80 dianteiro e 160/? traseiro (mesmas especificações da TDM900).
Cabem nela sem problemas. Depois de colocado, esteticamente, a única coisa vc vai notar é que o paralamas dianteiro fica um pouquinho distante do pneu mas é porque o perfil do 120 é pouca coisa menor. O visual como um todo melhora bastante.
O preço do par é salgado (para cada conjunto desses vc compra 2 conjuntos originais da 850).
No quesito desempenho a moto mudou para muito melhor, sem comparação.
Realmente, já havíamos cantado a pedra por aqui: o aro 18 dianteiro limita bastante a escolha de pneus.....
Quanto ao baú traseiro não saberia lhe dizer nada, na minha está com a base Givi mesmo.
Abraço :-!

Cláudio Braz
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: XT660Z Ténéré
Estado: GO
Contato:

Mensagempor Cláudio Braz » 12 Jan 2008, 15:55

Gustavo, Borgo e Jayme, muito bom poder contar com o auxílio de vcs!

Resolvi utilizar um pneu 110/90-18 56S da Michelin em caráter de urgência já que vou viajar neste final de semana e também no dia 27 (reunião mensal dos amigos do Fórum no Jerivá entre Anápolis e Brasília). Com ele a moto muda de direção mais rapidamente no trânsito da cidade. Como viajo muito devagar, dentro do limite legal, acredito que o pneu dará conta do recado.
Melhor um pneu novo do que um careca (zero de segurança, multa, etc.). De qualquer modo, e para evitar ficar sem andar na moto, já encomendei um par nas especificações originais.

Gustavo, quando fui ao Brasília Music Festival Moto no 7 de setembro, vi algumas TDMs 900 com o bauleto direto no bagageiro. Mas o da 900 inspira confiança, pois parece que foi projetado para ser usado.

O da 850, como disse o Borgo, realmente é uma obra prima e como tal parece ter sido projetado com função estética. E o que esse tal de bauleto vibra e pula é uma enormidade. (uso o givi E33).

Confesso que mesmo vendo nas fotos algumas 850 com ele fixado direto ainda estou com medo de quebrar. Furar não é o problema, meu medo mesmo é o da quebra não aguentando as vibrações.

Acho que vou tentar um suporte como este da foto e que está em uma TDM900. (apenas a parte pequena em ferro pintado de preto).

Obrigado e abraços!!
Anexos
file_4610882b20f36.jpg
XT 660 Z TÉNÉRÉ
ccbraz@gmail.com

Jayme
Matraca
Matraca

Mensagempor Jayme » 14 Jan 2008, 13:24

Blz, Claudio, faça boa viagem.
Depois nos informe do consumo de sua tdm na viagem, caso tenha anotado.
Valeu!
:-!

Fernando
Falador
Falador
Estado: SC

Mensagempor Fernando » 14 Jan 2008, 20:56

Srs,

Se me permitem, estou entrando neste seleto grupo. Acabo de comprar uma TDM 900. Vou busca-la em Goiânia na próxima quinta e já vou voltar rodando para sentir o desempenho da máquina. Como estarei acompanhado da minha esposa, é claro que não vou abusar da velocidade. Vou apenas avaliar o conforto e o consumo em viagens, pois pretendo ir para o Nordeste este ano novamente. Ano passado fomos de XT 600.

Aproveito para agradecer as dicas de todos vocês. Me ajudaram muito na escolha. Estava indeciso entre a V Strom e a TDM. Optei pela TDM por ser mais compacta, mais econômica e mais bonita que a V Strom :x

SEGUE ABAIXO A FOTO DA MÁQUINA
Anexos
tdm.jpg
São Tomé 2005,
Urubici 2005, 2006 e 2018
Prudentópolis 2005 e 2006,
Congresso no Camacho 2006,
1ª Copa Toscos 2006
Valença / Guaibim 2007
Caldas Novas 2012
Recife 2018
Todos eu fui de moto com a patroa e estavam de+

Cláudio Braz
Fala Pouco
Fala Pouco
Contato:

Mensagempor Cláudio Braz » 14 Jan 2008, 22:44

Fernando,
seja muito bem vindo ao grupo! Parabéns pela escolha =D> e espero que goste das TDMs como nós gostamos.
Caso tenha um ou uns dias para ficar a mais em Goiás, fica o convite para vir à Rio Verde, será um prazer recepcioná-los aqui e hospedá-los em nossa casa, nem precisa de hotel em Goiânia.
Goiano e Mineira quando convidam é para valer, viu!! É só postar uma mensagem privada (MP) que lhes passaremos nosso número de telefone. Ou vou à Goiânia (de TDM, é claro!!!! \:D/ ) buscá-los.
Grande abraço! :-!
XT 660 Z TÉNÉRÉ

ccbraz@gmail.com

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Moto:: NC 700X
Estado: PR
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 14 Jan 2008, 23:14

Olá Fernando!! Parabéns pela moto!!

Preço melhor em Goiânia??

Se você vier pelo interior do Paraná, e passar por Campo Largo (BR 277), dê um alô!! Minha casa fica duas quadras da BR sentido Curitiba. Mandei o telefone em PVT!!
Gustavo, Campo Largo/PR
www.clam.cjb.net

Imagem

Fernando
Falador
Falador

Mensagempor Fernando » 15 Jan 2008, 07:40

Claudio,

Obrigado pelo convite. Provavelmente nós teremos que voltar em seguida. Fica para a próxima.

Tambem fica o convite para os amigos. Se vierem para o Sul, me mandem uma MP que eu terei o maior prazer de recebe-los em minha casa.

Gustavo. Já respondi a sua MP.

Quanto ao preço, paguei 38.750,00. A moto esta com 2311 Km e foi comprada em 08/2007. A zero está custando 42.500,00 na Hotmotos de Mogi Mirin (Tem que negociar. A principio estão pedindo 44.000,00)

Mais uma vez obrigado pela recepção.

Um abraço
São Tomé 2005,
1ª Copa Toscos 2006
Valença / Guaibim 2007
Caldas Novas 2012
Recife 2018

Jayme
Matraca
Matraca

Mensagempor Jayme » 15 Jan 2008, 11:19

Motão, hein, Fernando??

Parabéns pela escolha, não vai se arrepender! O conforto da TDM para sua esposa será muito superior.

Como referência, neste final de ano fui de BH para Floripa de XT660, com minha namorada na garupa. Deu para comparar bem o nível de conforto da 660 com o da TDM. Havíamos feito 600 km de BH a Arraial do Cabo de TDM em outubro e nessa viagem a Floripa (1300km) optamos por ir na XT, que está mais nova. O conforto pra mim e pra garupa muda da água para o vinho. Não que a XT não seja boa, mas a estrada, indiscutivelmente, é o território das TDM´s, com ou sem garupa.

Fui pegar a minha 660 hoje na Orca, aqui em BH, depois de uma revisão pós viagem e vi uma TDM igual à sua à venda. Um show de bola, a moto é bonita mesmo! Por aqui, tavam pedindo 49 mil nela #:-(

Passando pelas Minas Gerais .... o convite tá feito!

Seja bem vindo e compartilhe conosco suas experiências!

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 15 Jan 2008, 21:53

Fernando,

Sem comentários, Vc vai se surpreender...

Bem vindo e estamos as ordens.

Forte Abraço.

Reiner
Moita
Moita

Mensagempor Reiner » 16 Jan 2008, 19:43

Utilizei um top case de 42 litros durante uns 10 meses direto no suporte trazeiro. Ele é de aluminio e bem reforçado. Mas pode marca-lo e estraga-lo. Sugiro usar o monorack. Hoje utilizo o rack com 03 malas. Fica show de bola.

Rene

[quote="Borgo"][quote="Cláudio Braz"]
[color=red]MAIS UMA PERGUNTA:[/color]
[i][b][size=12][u]Alguém já colocou um TOP CASE (bauleto) com a base sendo fixada diretamente na rabeta da TDM 850? Sem o Monorack (no caso da GIVI)?[/u][/size][/b][/i]
Vejam nessas fotos e me digam se dá certo. Estou pensando em tirar o meu suporte e colocar direto:
http://www.corrieredeimotori.it/Public/ ... 4_moto.JPG
http://www.clubanuncios.com/files/7538_2.jpg
http://www.clubanuncios.com/files/7538_4.jpg

Obrigado!![/quote]

Claudio,

O meu medo é do peso e vibração danificar a barra de manobra (que vc chama de rabeta), pois a da TDM é uma obra prima.
Talvez para um TOP CASE mais leve e de capacidade menor, sei lá...
Não instalei até hoje devido a essa dúvida.
Vamos ver o que o Gustavo diz...

Abs,[/quote]
Rene - MC Viloes Passos - MG

Reiner
Moita
Moita

Bateria

Mensagempor Reiner » 16 Jan 2008, 20:02

Boa noite a todos, ainda nao sei usar bem este forum, mas estou aprendendo....Como ja disse, tive uma TDM 850 por 5 anos, só troquei pneu e uma bateria no quinto ano, como a bateria estava muito caro, cerca de R$1200,00 na epoca, fiz um suporte de aço inox 1cm mais largo que o original, aproveitando inclusive as buchas de borracha para encaixa-lo nos suportes originais, gastei R$350,00 em uma bateria de primeira linha com a mesma amperagem e mais R$150,00 no suporte. E fico otimo, muito bom mesmo. A vendi com 32000Km rodados com o kit de transmissao com meia vida ainda.O segredo foi sempre utilizar oleo 90 misturado com grafite na corrente. Hoje tenho uma 900, e nao troco por nada.

Sds

Rene

...pois é Jayme... :cry:

Porque vc tinha que lembrar desse detalhe. Táva tudo indo tão bem :(

Se a bateria da XT660R custa R$920,00 dinheiros, imagina da 900 (que acho que é igual da 850) original. Temos que verificar alternativas. Não é do tipo comum, pois ela fica "deitada" em relação as outras. Deve ter alguma particularidde na construção.

Bom, mesmo assim, vale a pena anotar e perguntar quanto custa na conce :D ssionária.[/quote]
Rene - MC Viloes Passos - MG

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 17 Jan 2008, 12:36

E ai Reiner, blz :-!

Valeu a dica. Acho que questão de bateria não é um caso tão complicado não. é só ter um pouco de criatividade que a gente resolve o problema.

Equanto ao Top Case, acredito mesmo que o monorack seja a melhor saida.

Abs,

Fernando
Falador
Falador

Mensagempor Fernando » 20 Jan 2008, 16:43

Srs,

Depois de 1500 Km rodados, acabamos de chegar em casa, eu a mulher e a TDM. A moto realmente é sensacional. Confortável, potente (chega rapidinho nos 180) e econômica, fez em média 20 km/litro.

Gustavo, não deu para passar ai. Viemos por São Paulo, seguindo orientação do pessoal de Goiânia. (Pistas em melhores condições e menos tráfego). Outro dia a gente se encontra para um bate papo. :-!

Agora vou descansar um pouco. Depois eu passo algumas fotos da viagem.

Um abraço
São Tomé 2005,
1ª Copa Toscos 2006
Valença / Guaibim 2007
Caldas Novas 2012
Recife 2018

Fernando
Falador
Falador

Mensagempor Fernando » 21 Jan 2008, 10:41

Agora começam as perguntas. hehehehe

Clam. Como você fez o cavalete central. Aproveitou de alguma outra moto e adaptou ou fabricou ele todo?

Já procurei nas lojas de acessórios e não encontrei nenhum pra TDM.

Um abraço
São Tomé 2005,
1ª Copa Toscos 2006
Valença / Guaibim 2007
Caldas Novas 2012
Recife 2018

Fernando
Falador
Falador

Mensagempor Fernando » 21 Jan 2008, 10:48

Como prometi, ai vai a foto da TDM já na estrada, num posto próximo a Goiânia. Depois disto pegamos muita chuva. Deu dó sujar a moto :-x .
Anexos
tdm (600 x 450).jpg
São Tomé 2005,
1ª Copa Toscos 2006
Valença / Guaibim 2007
Caldas Novas 2012
Recife 2018

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 21 Jan 2008, 22:40

Fernando escreveu:Agora começam as perguntas. hehehehe

Clam. Como você fez o cavalete central. Aproveitou de alguma outra moto e adaptou ou fabricou ele todo?

Um abraço

Olá Fernando!! Uma pena você não passar por aqui... então vindo por São Paulo (Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas) a estrada está melhor do que a Transbrasiliana (BR153, Itumbiara, Frutal, etc)???

Quanto ao cavalete, eu fiz o da minha moto do zero. Não tem a facilidade de funcionamento, a estética e o acabamento dum modelo de fábrica, preciso soltar uma mola de segurança pra descer ele, mas pelo preço que paguei... uma réplica do Touratech alemão feito pelo Adão de São Paulo (www.adaometais.com.br) ou do clone Machadão (tinha site, não achei) custa mais de 500,00!!!

Para se redimir de não ter passado aqui, você escolhe, ou vem passear pra cá e eu te mostro o cavalete, ou eu desço até Chuville pra almoçar num restaurante (num lembro o nome) que tem rodízio de peixes e frutos do mar. Aí a gente se encontra.
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 21 Jan 2008, 22:51

Cláudio Braz escreveu:Gustavo, Borgo e Jayme, muito bom poder contar com o auxílio de vcs!

Gustavo, quando fui ao Brasília Music Festival Moto no 7 de setembro, vi algumas TDMs 900 com o bauleto direto no bagageiro. Mas o da 900 inspira confiança, pois parece que foi projetado para ser usado.

O da 850, como disse o Borgo, realmente é uma obra prima e como tal parece ter sido projetado com função estética. E o que esse tal de bauleto vibra e pula é uma enormidade. (uso o givi E33).

Confesso que mesmo vendo nas fotos algumas 850 com ele fixado direto ainda estou com medo de quebrar. Furar não é o problema, meu medo mesmo é o da quebra não aguentando as vibrações.

Acho que vou tentar um suporte como este da foto e que está em uma TDM900. (apenas a parte pequena em ferro pintado de preto).

Obrigado e abraços!!

Claudio: olhando as fotos que você postou, e outras do bagageiro da 850, realmente fica difícil imaginar algo, pois este bagageiro parece um aerofólio, sem muita área de apoio pruma base. Veja uma foto duma 900 com um subsuporte (hehe), acho que dá pra inventar alguma coisa parecida.
Abraços!!
Anexos
RackGivi.jpg
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Cláudio Braz
Fala Pouco
Fala Pouco
Contato:

Mensagempor Cláudio Braz » 26 Jan 2008, 02:27

Amigos,
não tive coragem de furar o bagageiro e então fiz o que está nas fotos. Como é de barra de ferro vou testá-lo e, se funcionar, servirá de modelo para o torneiro que fez o escapamento fazer um igual de barra de inox. O primeiro teste será domingo quando encontrarei a turma do fórum em uma lanchonete perto de Brasília-DF (350km daqui).
Abraços!
Anexos
a5.JPG
a4.JPG
a3.JPG
a2.JPG
a.JPG
XT 660 Z TÉNÉRÉ

ccbraz@gmail.com

Fernando
Falador
Falador

Mensagempor Fernando » 27 Jan 2008, 19:40

GustavoCLAM escreveu:
Fernando escreveu:Agora começam as perguntas. hehehehe

Um abraço

Olá Fernando!! Uma pena você não passar por aqui... então vindo por São Paulo (Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas) a estrada está melhor do que a Transbrasiliana (BR153, Itumbiara, Frutal, etc)???

Quanto ao cavalete, eu fiz o da minha moto do zero. Não tem a facilidade de funcionamento, a estética e o acabamento dum modelo de fábrica, preciso soltar uma mola de segurança pra descer ele, mas pelo preço que paguei... uma réplica do Touratech alemão feito pelo Adão de São Paulo (www.adaometais.com.br) ou do clone Machadão (tinha site, não achei) custa mais de 500,00!!!

Para se redimir de não ter passado aqui, você escolhe, ou vem passear pra cá e eu te mostro o cavalete, ou eu desço até Chuville pra almoçar num restaurante (num lembro o nome) que tem rodízio de peixes e frutos do mar. Aí a gente se encontra.

Estou de volta após uma semana de férias sem internet.

Clam, sinta-se meu convidado. Aqui em Joinville temos diversos restaurantes que servem rodizio de frutos do mar. É só escolher. hehehehe
Só me avisa antes pra gente se programar. :-!

Quanto a estrada o pessoal de Goiania recomendou vir pela Ahanguera porque éra mais seguro, apesar de um pouco mais longe. Como não conheço nada por lá, aceitei o conselho.

Um abraço
São Tomé 2005,
1ª Copa Toscos 2006
Valença / Guaibim 2007
Caldas Novas 2012
Recife 2018

Jayme
Matraca
Matraca

Mensagempor Jayme » 28 Jan 2008, 15:05

Olá, Cláudio, vi as fotos da base do bauleto. Em minha opinião, ainda sou mais o suporte original da Givi, parece-me mais resistente.

Não sei como o bauleto se comportou, mas me pareceu que no suporte faltaria uma fixação da base pegando pela frente ou algo parecido. Do jeito que está, acho que a distribuição de forças não tá legal: o apoio da base somente por aquela ferragem curva que se fixa embaixo da rabeta não me pareceu muito resistente.

Depois posta os resultados!

Abraço
:-!

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 28 Jan 2008, 20:39

Fernando: pode deixar que um belo dia (de sol, pois a 3 semanas que só chove) eu aviso e farei uma visita, se não for incômodo!! Eu queria conhecer a Adventure (Suzuki), dizem ser uma boa loja... apareço aí num sábado de manhã.

Claudio: concordo com o Jayme... este suporte, apesar de bem feito, parece que vai oscilar muito, vibrar, pois é preso apenas por trás. Se você puder fazer uma fixação que ligue a frente deste suporte, vai ficar bem melhor.

Eu coloquei a base de plástico da Givi diretamente no bagageiro da TDM, em posição tal que fique bem confortável pra mim e pra Mônica (com o monorack ficamos apertados). Não sei se ficando muito pra trás o bauleto irá forçar o bagageiro.

Ainda vou bolar alguma coisa que seja aparafusado no bagageiro, usando os furos rosqueados já existentes no bagageiro, e aí sim aparafusar a base de plástico a esta base.
Anexos
Bagageiro 09 (Small).JPG
Não liguem pra sujeira e pro depósito de materiais de construção da futura casinha...
Bagageiro 07 (Small).JPG
Vista inferior, notem os buracos preparados para aparafusar qualquer coisa
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Fernando
Falador
Falador

Mensagempor Fernando » 28 Jan 2008, 21:46

Clam,

Pode vir. Aos sábados a loja da Suzuki oferece um café da manhã para os clientes. A loja é bem montada.

Quanto ao suporte para bauleto, tambem estou em dúvida. Acho o monorack da GIVI muito feio e como você mesmo comentou, aperta a garupa contra o piloto.

No caso de parafusar um outro suporte na bagageiro, será que os furos com rosca vão aguentar o esforço? Na minha opinião a sua solução de fixar a base do bauleto direto no bagageiro, é a melhor opção. O bagageiro da TDM é bastante robusto e deve aguentar bem o tranco.

Um abraço
São Tomé 2005,
1ª Copa Toscos 2006
Valença / Guaibim 2007
Caldas Novas 2012
Recife 2018

Sapecado
Colaborativo
Colaborativo

TDM's na estrada...

Mensagempor Sapecado » 29 Jan 2008, 11:00

Oi GustavoCLAM, acho que foi voce que encontrei na estrada vindo de Curitiba - Campo Largo, próximo à Ouro Fino ??
Não pude parar porque estava viajando com a família.
Um Sapecado abraço
Nelson

GustavoCLAM escreveu:Fernando: pode deixar que um belo dia (de sol, pois a 3 semanas que só chove) eu aviso e farei uma visita, se não for incômodo!! Eu queria conhecer a Adventure (Suzuki), dizem ser uma boa loja... apareço aí num sábado de manhã.

Claudio: concordo com o Jayme... este suporte, apesar de bem feito, parece que vai oscilar muito, vibrar, pois é preso apenas por trás. Se você puder fazer uma fixação que ligue a frente deste suporte, vai ficar bem melhor.

Eu coloquei a base de plástico da Givi diretamente no bagageiro da TDM, em posição tal que fique bem confortável pra mim e pra Mônica (com o monorack ficamos apertados). Não sei se ficando muito pra trás o bauleto irá forçar o bagageiro.

Ainda vou bolar alguma coisa que seja aparafusado no bagageiro, usando os furos rosqueados já existentes no bagageiro, e aí sim aparafusar a base de plástico a esta base.
TDM 900 - 2006

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Re: TDM's na estrada...

Mensagempor GustavoCLAM » 29 Jan 2008, 18:29

Sapecado escreveu:Oi GustavoCLAM, acho que foi voce que encontrei na estrada vindo de Curitiba - Campo Largo, próximo à Ouro Fino ??
Não pude parar porque estava viajando com a família.
Um Sapecado abraço
Nelson

Nelson!! Quando?? Com qual moto?? Fim de semana passado eu andei até Ouro Fino de Shadow (não espalhe!!).

Se você não parou aqui... o jeito é eu ir até Ivaiporã!! heheheh

Abraços!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Was This Topic Useful?

Voltar para “TDM900 Dicas, Peças e Testes”