Dicas e depoimentos sobre a TDM900 e TDM850.

Topic author
Borgo
Falador
Falador
Moto:: TDM900
Estado: ES
País: Brasil
Status: Offline

Dicas e depoimentos sobre a TDM900 e TDM850.

Mensagempor Borgo » 20 Abr 2007, 22:02

Ai pessoal,

Esse espaço é para coletar as opniões sobre a TDM900 e TDM850.
Experiencias, numeros,comparativos, relatos, dicas e histórias dessa verdadeira máquina, quase sempre confundida como uma BigTrail.

Vamos lá, soltem o verbo...

Abs a todos.
Anexos
tdm900_popup_05.jpg
YAMAHA TDM900 2006
tdm900_popup_05.jpg (88.39 KiB) Exibido 10311 vezes
Editado pela última vez por Borgo em 06 Ago 2007, 14:13, em um total de 3 vezes.

Antes a tarde do que nunca!

SCHIO
Zelador
Zelador
Moto:: NC 700X
Estado: RS

Mensagempor SCHIO » 21 Abr 2007, 08:29

Saudações!
Na minha opinião as TDM são motos excelentes mas estão um pouco longe de "Bigtrail". São até bastante versáteis só que muito mais "on" do que "off", classificaria elas como "Funbike". :-!

ABRAÇOS.
"TEMOS LIVRE ARBÍTRIO, MAS COLHEREMOS TUDO O QUE PLANTARMOS."

MOTOS ATUAIS = XL 1000V / VFR 1200F

view" onclick="window.open(this.href);return false; ... 0&start=15

calberto
Moita
Moita
Moto:: XTZ750 Super
Estado: MG

Mensagempor calberto » 21 Abr 2007, 08:56

[quote="SCHIO"]Saudações!
Na minha opinião as TDM são motos excelentes mas estão um pouco longe de "Bigtrail". São até bastante versáteis só que muito mais "on" do que "off", classificaria elas como "Funbike". :-!

ABRAÇOS.[/quote]
Concordo com o Schio - só trocaria a conjunção adverbial "pouco longe" por "muito longe". São motos lindas e perfeitas para longas viagens em asfalto, porém o curso da suspensão é curto demais para estradas de terra; embora alguns americanos do clube TDM da Jody digam que andam nas estradas corta-fogo de quando em vez.

No meu mundo perfeito eu teria uma TDM estacionada bem ao lado da Super Tenere!

[]s a todos

calberto
Moita
Moita
Moto:: XTZ750 Super
Estado: MG

Mensagempor calberto » 21 Abr 2007, 11:08

só trocaria a conjunção adverbial "pouco longe" por "muito longe".

PS: pensei certo ams escrevi errado: leia:se: " locução adverbial" .

[]s

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 21 Abr 2007, 12:35

Pessoal,

Na verdade a classificação correta seria uma Dual Purpose, como denomina a Suzuki.
Sem dúvidas a Yamaha deixou de fabricar as Verdadeiras Big Trail no Brasil quando tirou de linha a espetacular XTZ750 Super Ténéré, pela qual tenho profundo respeito e admiração. Grande máquina!
Temos uma dificuldade hoje que é a falta de opções proximas quando se fala de Big Trail.

Quanto ao curso da suspensão realmente é bem curto, comparando-se com uma trail (XT 660R). A Suzuki não informa em seu site dados completos sobre a V-Strom. Vejam :
Anexos
Comparativo.gif
Comparativo TDM900 x XT660R
Comparativo.gif (11.31 KiB) Exibido 10282 vezes

clapp
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: Tiger 800
Estado: RJ

TDM 850

Mensagempor clapp » 21 Abr 2007, 15:15

Esta, posso falar com bastante conhecimento, já tive uma, e até hoje mais de 20 motos,mas a TDM 850 é a que mais gostei,realmente não é moto para ser usada fora de estrada, com a ténéré ou a XT,mas não faz feio na terra,lógico que estrada de terra sem muita lama, anda bem, da pena da moto.Agora no asfalto, ela anda junto com muita moto esportiva, pode ser considerada meio esportiva,anda muito e faz curva demais.
Quanto a manutenção,só troquei óleo e pastilha de freio.Se deus quiser
a proxíma vai ser TDM 900.
Abç
Clapp

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Estado: PR
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 13 Mai 2007, 21:31

Olá Borgo!

Como os demais amigos comentaram, a TDM é totalmente on-road, ela no máximo suporta bem um asfalto deteriorado, pois ela tem suspensões confortáveis e amplas regulagens (3 vias atrás e 2 na frente). Acredito que muitos motociclistas se confundem e acham que a TDM é bigtrail pois ela usa um motor semelhante ao da SuperTeneré. Mas é uma moto totalmente asfáltica. A V-Strom pode ser chamada de Dual-Purpose, mas a TDM não.

É a mesma confusão que está surgindo com relação a XT660 e a MT03, são duas motos totalmente diferentes em porte, suspensões, e ciclística (pra não citar o visual), mas que usam o mesmo motor apenas.

Adquiri uma TDM 900 2002 recentemente, e já rodei uns 3 mil km... estou adorando a moto! Muito confortável para uma moto asfáltica, tanto as suspensões, como a posição de pilotagem, como o banco (parece que tem espuma de gel de fábrica).

É potente e veloz (já cheguei a 210 km/h de painel), mas possui uma retomada um pouco mais lenta do que uma Bandit 600, por exemplo, acho que devido as marchas serem mais longas do que as motos 4 cilindros. O bicilíndrico da TDM é muito suave, vibra um pouco e reclama em marchas altas (4° pra cima) a menos de 3 mil rpm, mas depois dessa rotação, e especialmente lá pelas 4.500/5000 rpm, parece que o motor some e a moto é empurrada pelo vento, é fantástico.

A 4000 rpm em 6° marcha, a moto está a 110/h. A 5000 rpm ela está a 140/h, e andando nessa faixa de rotações ela faz 19,5 km/l. Eu fiz, indo pra Bonito acompanhando motos menores a 100/110/h, 21,5 km/l, e num trecho em especial mais lento, e usando gasolina podium, fiz inacreditáveis 24,5 km/l, ela consumiu menos que as duas XTs 600, mas um pouco mais do que a XT660, que fez 25 km/l.

Os dois únicos pontos que não gostei da moto são a proteção aerodinâmica (já adaptei uma sobre-bolha pra viajar, mas pretendo colocar uma bolha semelhante a original, mas mais alta) e o acelerador meio pesado, em longos trechos a velocidades constantes eu senti o pulso meio dolorido, a mola que borboletas da injeção é pesada.

Aqui, em Nova Alvorada do Sul/MS (a XT do meu amigo João é pra agradar aos XTzeiros, hehe)

Imagem

Aqui quase chegando em Campo Largo, na BR 277:

Imagem

Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida, basta perguntar!!

Abraços!!
Gustavo, Campo Largo/PR
www.clam.cjb.net

Imagem

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 14 Mai 2007, 19:26

Grande Clam,

Belo depoimento, agradeço tambem aos demais. =D> =D>
Uma Pergunta, qual sua altura?
Meço 1,68, e estou pensando encarar uma, será que dá?

Abs a todos.

Alemão CL
Falador
Falador
Estado: AC
País: Alemanha

Mensagempor Alemão CL » 15 Mai 2007, 12:50

Ae Gustavo, meteu a mão no bolso então? rsrsrs... Parabéns pela aquisição, aposto que é muito mais máquina que a Freewind... Vamos marcar algum passeio pela região qualquer hora dessa pra gente rodar um pouquinho!

Abraços!

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 16 Mai 2007, 01:59

Borgo: acho que sua altura não será problema. Ela também não é muito pesada pruma 900, e o banco não é muito largo, não obriga o piloto a abrir muito as pernas (a V-Strom tem o banco poltrona, abre-se muito as pernas pra manobrar). O melhor é você achar uma TDM numa loja e montar pra ver.

Alemão!! Como vai, quanto tempo!!! Tá de XT agora?? Tá infestada de XTs essa cidade, hehe

Obrigado! Sim ela é mais "máquina" que a Freewind, mas já precisei trocar o pneu dianteiro da TDM... deu uma saudade da FW $$$$$, hehe

A TDM está a sua disposição!! Porém te peço um pouco de paciência, pois ela está CKD (completamente desmontada) aqui na oficina do CLAM!! Se quiser conhecer uma TDM por dentro, venha no sábado a tarde aqui em casa, vou mexer nela no fim de semana.

Abração!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Alemão CL
Falador
Falador

Mensagempor Alemão CL » 16 Mai 2007, 20:26

O pessoal da cidade tá ficando metido, rsrsrs.... Se eu não trabalhar sábado pode deixar que eu vou aí conhecer tua motoca, daí te ajudo a dar uma encerada nela, rsrsrs!

Um abraço!

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 20 Mai 2007, 20:21

Alemão!! Não vieste me ajudar!! Agora não sei como faço pra montar a motoca!! Nunca vi tanta mangueira na minha vida!! hehehe

Pra tirar o tanque, umas 4, mais os conectores elétricos... a caixa do filtro de ar, mais 3 mangueiras... uma complexidade mecânica total!!

Imagem

Imagem

Pra trocar o filtro de ar, desmonta-se toda ela, como na foto, e esse filtro custa a pexincha de 300 reaus!!

Pra tirar as velas, é preciso tirar o radiador... mas pra tirar o radiador, precisa tirar pelo menos uma mangueira... então terei que esvaziar o sistema refrigerante!! Só pra tirar as velas!!

Pra tirar o pinhão, tira-se a tampa (5 parafusos), depois a porca do sensor do velocímetro (3 parafusos), depois a base do sensor (mais 4 parafusos)... ufa!! aí vem a porcona 32 mm.

Pra trocar óleo e filtro, também é uma operação complexa...

Mas eu precisava fazer toda essa operação pois essa TDM estava toda original, todos os parafusos imaculados, até o pneu dianteiro era original. Assim confirmei a excelente procedência da moto, e fico confiante de que a mecânica dela está toda OK.

Abraços!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Alemão CL
Falador
Falador

Mensagempor Alemão CL » 20 Mai 2007, 22:32

E essa corrente é pra amarrar a moto na garagem? Rsrsrsrs.... O quadro dela é bonito de ver hein!!!!

Pelo que entendi a caixa do filtro de ar fica debaixo do tanque, daí tem que tirar o tanque pra trocar o filtro! que coisa hein! Essa das velas também judia do mecânico, rsrsrs... o importante é que revisão dá trabalho mas é melhor do que ter que fazer ela na estrada!!!

Não pude ir na tua casa, mas assim que puder dou um pulo aí. Um abraço!

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 21 Mai 2007, 20:10

Clam PelamordeDeus,

Isso ai é uma verdadeira operação de guerra! :smt067 :smt070 :smt072
O preço do filtro do ar não é nada em comparação com o trabalhão.
Deus me livre ter que fazer uma revisão dessas com os mecanicos burros que temos por aqui. Ia ter que ser eu mesmo.
Cara, e as velas? Putz que los parola! #-o #-o #-o

Agora fala uma coisa aqui pra nois: É so a TDM que é assim ou as outras do mesmo segmento dão esse trabalho todo também? :shock: :shock:

Abração,

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 21 Mai 2007, 23:54

Alemão! A corrente é parte de um avançado sistema de segurança contra os elementos meliantes que estão abundando em nossa região!! A minha garagem é aberta, amarro a moto no carro.

Muitas motos tem que tirar o tanque pra trocar o filtro de ar, é comum, mas pra trocar as velas a TDM deve ser campeã!

Borgo: acredito que outras motos com injeção eletrônica e refrigeração líquida tenham a mesma complexidade mecânica, com pequenas variações. Algumas podem ter facilidade de trocar velas, ou algum filtro, mas todas devem ter os seus macetes. As motos carenadas Sport-Touring devem ser até piores, pois tem todas as carenagens pra tirar, mesmo pra trocar o óleo (a TDM não precisa, pelo menos no óleo).

É um trabalhão mas eu gosto de mexer nas motocas... aprendi muito mexendo em CB velha. No caso da TDM o problema é achar algumas peças, depende-se de concessionária... achei o filtro de ar mais em conta, R$ 180,00, mas nada de pinhão, nem na Corcopin de São Paulo.

Abraços!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 25 Jun 2007, 19:08

Borgo escreveu:Pessoal,

Na verdade a classificação correta seria uma Dual Purpose, como denomina a Suzuki.
Sem dúvidas a Yamaha deixou de fabricar as Verdadeiras Big Trail no Brasil quando tirou de linha a espetacular XTZ750 Super Ténéré, pela qual tenho profundo respeito e admiração. Grande máquina!
Temos uma dificuldade hoje que é a falta de opções proximas quando se fala de Big Trail.

Quanto ao curso da suspensão realmente é bem curto, comparando-se com uma trail (XT 660R). A Suzuki não informa em seu site dados completos sobre a V-Strom. Vejam :

Pessoal,

A Yamaha divulgou uma informação errada no site:
O curso correto da suspensão trazeira é 133 mm.

Abs a todos.

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 04 Jul 2007, 13:03

Pessoal,

Início desta semana pude experimentar o que o Clam relatou acima.
Consegui uma TDM 2006 em Sampa e tive o prazer de pilotar a máquina de volta para Vitória.
Sem dúvidas muito confortável, mas com a suspensão bastante reativa, tive dificuldades até me acostumar com os solavancos. A suspensão pode ser regulada de forma que se torne mais macia, mas compromete um pouco sua reação nas curvas. O dinamismo do velho motor 2 cilindros de 897cc é um espetáculo, não tem comparação. quem pilota nunca mais quer saber de moto monocilindrica, por mais tecnologia que tenha, não dismerecendo as XT's. Nada mal para um projeto antigo. O consumo ficou na fantástica casa dos 23,5 Km/l, superior ao da 660. Incrível.
Atinge muito facil a velocidade ideal e se mantem sem dificuldades e perfeitamente estável na estrada, uma nave.
Já encarei um barro por aqui, sem problemas, só que a velocidade tem que ser reduzida, lógico. Apenas sua altura mínima inspira cuidados para quem estava acostumado com uma moto Trail.
Já cheguei tendo que fazer a revisão dos 1000 Km e por aqui não tem nem o filtro de óleo para a troca, tive que mandar vir de fora. É o preço que se paga...

Grande abraço a todos.

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 03 Ago 2007, 23:12

Borgo!! Parabéns pela TDM!! Que cor é?? Tasque uma foto aqui pra nóis vê!!

Você tá ferrado, como eu... depois de andar numa TDM 900 nada mais presta... essa moto é casamento!!

Tô na etapa de aperfeiçoar a motoca, já fiz um cavalete central pra ela, estou fazendo um parabrisa ajustável para a minha altura, já troquei a relação. A original, apesar de estar ainda em bom estado, com bastante regulagem pra gastar, estava fazendo muito barulho em certos elos da corrente, como acontece com certas correntes DID nacionais da XTs 600, acho que no meu caso foi relapso do antigo proprietário, que só usava, quando usava, graxa branca. Coloquei uma corrente Iris espanhola 530 (a original é 525), já que o preço era quase o mesmo, e a 530 é bem mais grossa e resistente. Para usar essa corrente, comprei da VAZ pinhão da R1 (17 dentes, original é 16) e coroa da Thunder Ace 1000 (45 dentes, a original é 42) permanecendo a mesma relação de redução.

A moto ficou ainda melhor, podendo acelerar, em 2°, 3°, 4°, desde 1000 rpm sem trancos.

Imagem

Imagem

Imagem

Atendi ao chamado da fábrica em São Paulo, pedindo para levar a moto na concessionária para a troca do TPS (Srta Paulete do SAC), e aprendi a mexer nos famigerados C1 e C2. C1 não é do 1° cilindro nem C2 do 2° cilindro, mas sim códigos secretos que só são revelados para os iniciados em TDM... hehehehehe

Ainda não pude mexer nessas regulagens, mas tenho manual de oficina dela, e vou fuçar nisso neste fim de semana, daí posto aqui.

Grande abraço!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 04 Ago 2007, 11:27

Grande Clam,

Belo trabalho. Já vi que vc é fuçador igual eu.

Realmente eu to ferrado. A maquina é TORA! ...é como vc falou.

Agora, com relação a relação (rsrs), qual lubrificante vc usa na corrente. No manual, fala apenas em "lubrificante especifico para correntes com aneis de borracha". A Yamaha não indica qual tipo. #:-( #:-(
A escolha correta do lubrificante vai evitar problemas futuros como o seu. Atualmente estou usando a famigerada graxa branca.
A foto é identica a que está no início do tópico. Comprei ela 0Km e tive dificuldades de encontrar uma 2006 neste estado. 2006 só por causa da cor, porque a 2007, vermelha daquele jeito, parece mais uma maçã do amor. #-o
Vou tirar umas fotos dos detalhes e posto aqui.
Estou pensando em mudar o nome do tópico para: Guia prático ilustrado de manutenção da TDM 900, by Clam. 8-) 8-)

Forte abraço,

Topic author
Borgo
Falador
Falador

Mensagempor Borgo » 04 Ago 2007, 11:29

Clam, só mais uma pergunta...

O que é o tal do TPS?

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 05 Ago 2007, 12:28

Caro Borgo!!

A lubrificação de correntes é tema polêmico... só esse tema rende 25 % dos debates por aí. Eu usei dois produtos somente: usei óleo 90 e uso hoje spray importado Spectro. Esse spray eu comprei a uns 3 anos na Euromoto, a R$ 25,00, uma embalagem com 400 ml, e a R$ 15,00 uma de 150 ml (pra usar em viagens, pela portabilidade). O menor acabou recentemente, o grande ainda tem uns 2/3 pra usar, então o custo benefício é ótimo. Usa-se em pequena quantidade, para fazer render, e por isso não meleca a roda. Importante é passar o spray e deixar "secar" o solvente, só andar depois de uns 15 min pelo menos, isto é, se passar o spray e já sair rodando, uma boa parte se perde pela velocidade. Tanto faz na chuva ou no seco, o rendimento é o mesmo do spray.

Agora vou testar um sprayzinho da Repsol, pequeno, pra levar em viagens (que estão raras), que tá 7,00 por aqui. Esses Spectro sairam da promoção na Euromoto, estão agora 49,00 e 25,00, daí é muito caro e não compensa.

JOGUE FORA ESSA GRAXA BRANCA IMEDIATAMENTE!! A relação da moto fica assim, ó:

Imagem

Note a sujeira que adere a graxa branca e que se acumula. Isso é que está "lubrificando" a relação!!

Depois de muito querosene, pincel e trabalho:

Imagem

Usando o spray, ou óleo 90, em volta do pinhão novamente fica sujo, mas de óleo, sem a aderência de sujeira. O óleo, seja 90 ou spray, lubrificam sem grudar areia, detritos, etc.

TPS: sensor de posição do acelerador, sensor que indica a central de injeção o quanto está aberto o acelerador, para corrigir o mapa da injeção e da ignição, conforme outros parâmetros também: temperaturas, marcha engatada, rotação, etc.

Já pensei em colocar todas as informações da TDM e dicas de manutenção, e fotos, e outras coisas, num site, seguindo o exemplo da minha ex-Freewind (www.freewindbrasil.cjb.net), mas dá um trabalho.... tô sem tempo, pelo menos até o fim do ano. Enquanto isso vamos compartilhando as informações neste tópico, deste inestimável clube XT.

Abraços!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Alemão CL
Falador
Falador

Mensagempor Alemão CL » 05 Ago 2007, 18:33

Fala Gustavo! Pq vc tava esmerilhando a corrente?

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 05 Ago 2007, 20:46

Fala Seo Alemão!!

Minhas motos são tudo assim, esmerilhadas!!! hehehehe

Eu estava limando um dos pinos da corrente velha (original, sem emenda), para desmontá-la, sem precisar tirar a balança.

Como foi a viagem pra Urubici ?? Foi, num foi??

Dias 18 e 19 tem encontro em Blumenau, acho que poderei ir!!, Vamos formar um trem de motos de CL!!

Abração!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Alemão CL
Falador
Falador

Mensagempor Alemão CL » 05 Ago 2007, 22:59

Eu tbm não fui!!! Mas vamos ver se dá certo de ir a Blumenau! Conseguiu terminar as manutenções da TDM?

GustavoCLAM
In Memoriam
In Memoriam
Contato:

Mensagempor GustavoCLAM » 08 Ago 2007, 19:23

Daniel Alemão!!

Eu não faço manutenção na TDM, até porque não precisa, eu faço aperfeiçoamentos, hehehe

Falta ainda uma sobre bolha, como eu tinha na Freewind, já estou cotando os preços, usarei PETG, um material melhor que o acrílico, moldável a frio, e que custa metade do policarbonato. Aí faço um suporte regulável, colocado sobre a bolha original... dá uma baita diferença pra quem é alto, como eu.

Vamos combinar a ida a Blumenau, quero fazer umas comprinhas na Hparts, uma jaqueta Ixon.

Abração!!
Gustavo, Campo Largo/PR

www.clam.cjb.net

Imagem

Was This Topic Useful?

Voltar para “TDM900 Dicas, Peças e Testes”