+Segurança+VOCÊ PILOTA BEM ???? TEM CERTEZA ???

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ClesioW
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+Segurança+VOCÊ PILOTA BEM ???? TEM CERTEZA ???

Mensagempor ClesioW » 31 Out 2006, 23:26

Prezados Amigos

NÃO QUERO SER O doNO DA VERDADE, SÓ LEVANTAR O TEMA E FAZER PENSAR.

Uma vez um amigão meu, técnico de segurança do trabalho, mudou pra melhor minha forma de pensar/dirigir/pilotar no transito.

Falou "NÃO EXISTEM ACIDENTES, SOMENTE ATOS INSEGUROS E CONDIÇÕES INSEGURAS" todos eles tem um RESPONSÁVEL, você deve evitá-los sempre.

1- Na cidade ou na estrada, pode "PILOTAR FORTE", mas sempre com responsabilidade.

2- Diminua a velocidade quando houver incertezas, qualquer que seja, o motorzão recupera fácil.

3- Nunca pilote com álcool na cabeça, no estômago, ou nas veias.

4- Não ultrapasse sem ter certeza: visão frontal, e dos espelhos.

5- NUNCA faça conversão a esquerda em pistas de mão dupla, dê a volta no quarteirão dobrando a direita e a direita de novo.

6- Não SALTE EM LOMBADAS, este instrumento é construído para reduzir a velocidade. TODOS OS OUTROS ESPERAM QUE VOCÊ FAÇA ISSO.

7- Acredite, quando você não pilota todos os dias, perde reflexo, tenha atenção neste detalhe.

8- Acredite também, quando você pilota todos os dias , fica com auto confiança FALSA, a moto começa a ficar lenta, só que é vc q tá ficando ABUSADINHO, muita atenção.

9- Em viagens , pare com frequências de 100 a 200 km, faça um alongamento , tome uma água, o vento desidrata, sua viagem ficará mais prazerosa , e vc verá detalhes do trajeto que nunca imaginava que existissem.

10- Pilote sempre com a luz acesa, e de preferência com o farol "incomodando" o espelho do motorista, é garantia de que ele te viu,

11- Um carro estacionado no lado da rua, com motorista dentro, "sempre irá sair na sua frente",

12- EM CRUZAMENTOS , estradas ou cidades, O CARRO QUE ESTÁ LÁ , "parado, sempre irá cortar a sua frente" DIMINUA, mão e pé no freio.

13- Buzina e sinal de luz [-X , NÃO DESTROEM OBSTACULOS, então não adiantam sozinhos, para isso inventaram o freio, PODE USAR SEM MODERAÇÃO( GENTE SEM MODERAÇÃO É O FREIO TÁ.. :-! ).

MUITO IMPORTANTE
14- Quando uma atitude sua ou dos outros, te derem um SUSTO, NUNCA MAIS REPITA ESSE PROCEDIMENTO, e evite o dos outros.

15- Quando for inevitável uma parada de emergência , daquelas em que o pneu trazeiro trava , e vai arrastando e "escrevendo", TEM UM PALEATIVO.
TEM QUE TREINAR ANTES, MAS É BOA: mantenha o giro do motor, até acelere um pouco. Com o pé esquerdo vá baixando as marchas e, com o direito mantenha a ação no freio traseiro. O que segurará a moto será a redução de marchas no motor, e o freio somente servirá como controle do giro do motor. (tipo técnica de supermotard). Vá com calma , leva tempo para dominar. O freio da mão é normal, cuidando para não travar.

16- Independente da sua velocidade de tocada, a distância segura do carro/moto da frente sempre será no mínimo de 3 segundos, é o tempo que você leva para acionar os freios. Messa um ponto por onde o veículo da frente passou e conte 1001, 1002, 1003, voce deverá estar passando pela referência 3 segundos depois. Na chuva terá que ser X 3, ou seja: 9 segundos.

17- Freiar em curva com a moto inclinada , pouco irá te ajudar, (exceto quem toca muito, muito mesmo), o normal é terra.

18- Faça uma inspeção rápida nas condições da moto , sempre que for andar após um período parado, pneus, corrente, pregos, raio quebrado, bagagens solta.

19- Lembre-se: o legal da moto é quando andar te dá prazer.

20- O trânsito é lugar de amigos.

21- Não existe sinal totalmente verde para moto, tenha uma reserva de cautela.

22- Capacete e juízo na cabeça, não fazem mal algum.

23- Voce não é indestrutível.

24- Na estrada ou cidade, mantenha a visão no ponto mais longe possível, de preferência, movimente o raio de visão, uma no espelho, uma na direita , uma na esquerda e uma no centro.

25- Em uma curva média ou alta, não use toda a linha interrna da curva já no seu início, isso diminue o seu campo de visão. Se for mais fechada do que você havia calculado, ou mudar de raio, não haverá sobra de aderência para corrigir a tragetória, e fatalmente você irá abrir o final da curva pela linha de fora, PERIGOSO, se tiver um carro lá vc dançou.

26- Quando for viajar principalmente, faça alguns minutos de completa consentração e "meditação", antes de iniciar a pilotagem, DÊ CHANCE PARA "OUVIR O SEU CORAÇÃO" AS VEZES O ANJINHO FALA COM A GENTE NESSAS HORAS, e mostra o melhor momento para seguir.

27- Lugar de disputa é SOMENTE , em circuitos fechados, e de preferência com médico de plantão. Estrada e cidade [-X [-X [-X

28- Quando viajar com muita bagagem, varias mochilas e bolças, coloque a moto bem na vertical, e vá amarrando individualmente, volume por volume. É a única maneira da sua bagagem permanecer firme.

29-"Devemos olhar no retrovisor do carro, principalmente caminhão, antes de ultrapassarmos, se vemos os olhos do motorista, é sinal que ele nos viu
E devemos sempre prevermos a atitude do outro, isto é pilotagem defensiva " by Pilboro

30-"Depois que estiver no hospital, não adianta nada você ter tido razão." By Over50.

31-"Nesse contexto, cuidado com carros com películas escuras, onde não se vê o seu motorista, nem se está te vendo, ou conversando ao celular ou com o carona, ou mudando a estação do rádio......" by Multiestrada.

32- Preparando a inclinação da tomada da curva, podemos melhorar bastante a aderência do pneu dianteiro, pode-se inclinar a moto de duas formas:

1ª - mantendo a tragetória do pneu na "mesma linha " e inclinando a moto com o corpo pendendo para o lado da tomada da curva, ou seja cabeça e ombro deslocam-se no ráio de dentro da curva. NÃO É A MAIS EFICIENTE, pois já começamos a "exigir " aderência do pneu.

2ª - mantemos a tragetória da cabeça e ombros na "mesma linha" e "viramos/soltamos" o pneu dianteiro para o lado contrário do raio da tomada da curva, isso fará com que consiga posicionar a moto na inclinação correta sem maiores esforços de aderência.

33- "Nivelar " a cabeça durante a inclinação de uma curva, também ajuda a melhorar o controle, ou seja a moto pode ficar em qualquer angulo de inclinação, a cabeça deverá ser inclinada em direção oposta, para que o olhar fique nivelado com a estrada.

34- Amimais na pista, INCLUSIVE OS RACIONAIS, o mais comum é que os bipedes, corram para frente independente da proximidade do motoqueiro, então a melhor opção é corrigir a trajetória para passar por trás deles.
Já os quadrupedes tendem a ficar parados ou dar a ré, ou continuar andando em frente no trageto que vc vinha, então melhor é frear e escolher a trajetória da frente e pronunciar AIHHH MEU DEUS....
Complementando:
Cães quando decidiram atravessar a rua saem numa corrida só , caso as tragetórias combinem é pancada na certa, (meu irmão levou um rala na sexta-09.05.08), gato tambem faz a mesma coisa com a vantagem para a moto que ele é bem menor. :?


UMA VERDADE!

Seu comportamento no transito, quando você está só dentro de seu capacete, com os seus pensamentos livres ao vento, TODA A SUA PERSONALIDADE SE REVELA EM SUAS AÇÕES .

Alguns são pessoas cordiais, outras são seguras, outras sinceras. Mas exIstem tambem aqueles que por mais que disfarssem no cotidiano, são pessoas arrogantes, "espertas"/oportunistas, e que no fundo não respeitão a individualidade dos outros, EGOCENTRICOS QUE NÃO RESPEITAM REGRAS DE CONVIVIO EM SOCIEDADE .

OBSERVE COMO VOCE PILOTA, QUAL SEU COMPORTAMENTO NO TRANSITO, VEJA SE NÃO É A FOTO MAIS REAL DA SUA PERSONALIDADE, COMO AS PESSOAS PODEM LHE ENXERGAR, E NÃO COMO VOCE PENSA QUE ESTA APARECENDO DIANTE DO MUNDO NO DIA A DIA....

Um forte abraço a todos.

ClesioW.
--------------------------------------------------------------------------

Lembrei mais uma , que é um bom indicador de quanto vc está se expondo.

- Na estrada, quando vc usa o freio com muita frequencia em velocidade superior a 70 Km/h, alem de estar gastando uma grana a mais nas pastilhas/lonas, tá deixando o perigo chagar muito perto.
- Na Cidade é quando estiver usando acima de 50Km/h

Em uma tocada mais tranquila, uma simples tirada de mão e uma marcha abaixo resolvem os teus problemas, caso a apelação para o freio tenha que ser constante, você deverá sair uns 15 minutos mais cedo de casa
---------------------------------------------------
Editado pela última vez por ClesioW em 12 Mai 2008, 13:14, em um total de 15 vezes.


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Mensagempor BRUNAOSAMPA » 01 Nov 2006, 08:22

otimo texto....


esse ja sempre tive esssa impressao...

como sempre falo..

moto e perigoso...mas se torna mais perigoso quando vc perde o medo

e concordo com quase todos os topicos...


:-! :-! :-! :-! :-! :-!

7- Acredite, quando você não pilota todos os dias, perde reflexo, tenha atenção neste detalhe.

8- Acredite tambem, quando voce pilota todos os dias , fica com auto confiança, FALSA, a moto começa a ficar lenta, só que é vc q tá ficando ABUSADINHO, muita atenção.
mto bom..

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Mensagempor Clandio » 01 Nov 2006, 10:15

ClesioW, Muito bom!!! :-!
A melhor viagem é aquela que se volta inteiro, pra contar pros que ficaram...
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Mensagempor indio » 01 Nov 2006, 10:39

=D> =D> =D> esta é a verdadeira cartilha de um bom condutor. :-! :-!

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Mensagempor Rosalvo » 01 Nov 2006, 10:49

Dicas excelentes!

A única ressalva é quanto ao uso da buzina, que deve ser usada somente em casos extremos. Buzina não é freio nem "abridor de passagem".

Imagine se todo mundo buzinasse em todos os cruzamentos, todas as vezes que quisesse ultrapassar ou ainda que algo o estivesse incomodando!

Valeu
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Mensagempor agnaldomotor » 01 Nov 2006, 10:59

Buzina é a salvação pra quem anda de moto, a moto se esconde facilmente nas colunas dos carros (carro é coisa do passado vcs não acham?? :twisted: ) portanto, o que os olhos não vêem o ouvido tem que ouvir :-D :-D

E funciona, se não fosse a buzina eu não estaria aqui hoje, p/ azar de vcs :x :x :x :x

:-!

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Mensagempor BASTIANI » 01 Nov 2006, 11:16

Valeu ClesioW pelas dicas !!!
:smt061 :cool:
<\> </>
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Mensagempor looser » 01 Nov 2006, 11:34

Rosalvo escreveu:Dicas excelentes!

A única ressalva é quanto ao uso da buzina, que deve ser usada somente em casos extremos. Buzina não é freio nem "abridor de passagem".

Imagine se todo mundo buzinasse em todos os cruzamentos, todas as vezes que quisesse ultrapassar ou ainda que algo o estivesse incomodando!

Valeu


Isso acontece, na BOLIVIA!!! rsrs é bizarro :D

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Mensagempor Fabrício Leal » 02 Nov 2006, 00:05

Eaeh pessoal, td bom :-!

Existe um tópico aberto tempos atrás com muitas dicas sobre pilotagem em grupo, aqui estah o link...

http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... sc&start=0

Uma das mais interessantes eh o formato da pilotagem em grupo em estrada, vulgo "COMBOIO"...

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Outra também eh a manobra de ultrapassagem em pista dupla, muito comum aqui em SP e Região...

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Eh isso aeh...

INteh + :cool:
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Clayton&Caru
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Mensagempor Clayton&Caru » 02 Nov 2006, 00:22

É isso aí Clésio,

Com certeza essas dicas demoraram algum tempo para serem aprendidas, seja por observação ou por experiência própria.
Acredito que ajude muita gente. =D> =D> =D>
Eu sou muito observador no transito/estrada, assim como muita gente deve ser também.
No momento só lembro de duas coisas:
- Observe sempre o retrovisor. (dica para os motociclistas) O seu e o dos carros.
- Cada dia é dia de uma lição nova.
:-!

Abraços


Clayton&Caru
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Mensagempor Clayton&Caru » 02 Nov 2006, 00:23

Ah: Faça como o meu amigão Renato Bigode: 400.000 Km rodados com segurança.

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Mensagempor Pilboro » 02 Nov 2006, 00:42

Devemos olhar no retrovisor do carro, principalmente caminhão, antes de ultrapassarmos, se vemos os olhos do motorista, é sinal que ele nos viu :wink:
E devemos sempre prevermos a atitude do outro, isto é pilotagem defensiva :wink:
Pedrão - Rio Claro

"A vida é curta, faça-a valer à pena"

Agora tô desmuntado!!! Por enquanto...

Não percam esta chance!!! Acessem e confiram:
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Mensagempor over50 » 02 Nov 2006, 08:47

Clesio escreveu :

21- Não existe sinal totalmente verde para moto, tenha uma reserva de cautela.


Apesar de andar 99% só em caminhos off road, onde as regras de pilotagem segura são diferentes, gostaria de acrescentar uma outra regrinha para quem roda na cidade e estradas :

"Depois que estiver no hospital, não adianta nada você ter tido razão." :(

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Mensagempor ClesioW » 02 Nov 2006, 17:45

agnaldomotor escreveu:Buzina é a salvação pra quem anda de moto, a moto se esconde facilmente nas colunas dos carros (carro é coisa do passado vcs não acham?? :twisted: ) portanto, o que os olhos não vêem o ouvido tem que ouvir :-D :-D

E funciona, se não fosse a buzina eu não estaria aqui hoje, p/ azar de vcs :x :x :x :x

:-!


Prezado amigo Agnaldomotor,


A idéia é não confiar em sinal de luz e sinal sonoro da buzina, quando isso ocorre, é porque você precisa de uma ação do outro lado, pra livrar a sua pele.

Nossos procedimentos devem ser sempre no sentido de evitar a dependência de uma reação. Por isso a sugestão mais eficaz é pé e mão no freio , com tempo suficinte para que você reaja pelos dois..

Se o outro motorista for um surdinho vc já era.. 8-) 8-) 8-) 8-)
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Mensagempor Multi » 02 Nov 2006, 18:21

Também gostei dessas dicas. E vou adicionar alguns itens:

O "sinal de pedestres" está sempre verde para cachorros e principalmente galinhas. Atenção com eles - A atração destes seres por rodas é tão magnética quanto ímã e ferro.

Com relação ao ítem 15... sei não... pelo que eu treinei e aprendi com os outros, na freada de emergência mal da tempo de "frear gradualmente"... quanto mais reduzir marchas. Acredito que se der tempo de reduzir as marchas, a freada já era esperada, e não de emergência. Acho que o lance é a pessoa se doutrinar em ter o reflexo para não pisar de uma vez no freio...

Mas.... eu também não sou nenhum expert!

Abraços
Editado pela última vez por Multi em 02 Nov 2006, 18:40, em um total de 1 vez.

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Re: VOCÊ PILOTA BEM ???? TEM CERTEZA ???

Mensagempor Multi » 02 Nov 2006, 18:37

ClesioW escreveu:Prezados Amigos
29-"Devemos olhar no retrovisor do carro, principalmente caminhão, antes de ultrapassarmos, se vemos os olhos do motorista, é sinal que ele nos viu
E devemos sempre prevermos a atitude do outro, isto é pilotagem defensiva " by Pilboro


Nesse contexto, cuidado com carros com películas escuras, onde não se vê o seu motorista, nem se está te vendo, ou conversando ao celular ou com o carona, ou mudando a estação do rádio......

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Re: VOCÊ PILOTA BEM ???? TEM CERTEZA ???

Mensagempor Rosalvo » 02 Nov 2006, 19:52

multistrada escreveu:
ClesioW escreveu:Prezados Amigos
29-"Devemos olhar no retrovisor do carro, principalmente caminhão, antes de ultrapassarmos, se vemos os olhos do motorista, é sinal que ele nos viu
E devemos sempre prevermos a atitude do outro, isto é pilotagem defensiva " by Pilboro


Nesse contexto, cuidado com carros com películas escuras, onde não se vê o seu motorista, nem se está te vendo, ou conversando ao celular ou com o carona, ou mudando a estação do rádio......


Disse muito bem o Multi sobre as películas, todo cuidado é pouco pois a visibilidade fica extremamente reduzida quanto mais escura for a película, principalmente a noite e com chuva, o motorista simplesmente não vê a moto!

Valeu
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Mensagempor ClesioW » 02 Nov 2006, 20:52

Com relação ao ítem 15... sei não... pelo que eu treinei e aprendi com os outros, na freada de emergência mal da tempo de "frear gradualmente"... quanto mais reduzir marchas. Acredito que se der tempo de reduzir as marchas, a freada já era esperada, e não de emergência. Acho que o lance é a pessoa se doutrinar em ter o reflexo para não pisar de uma vez no freio...



Amigo Multiestrada

De fato a efetividade não é total! nem sempre conseguimos nos condicionar a aplicar .

Mas faça um teste da eficácia da técnica, pode ser a baixa velocidade, por exemplo.
Em uma pequena descida de terra, com pouca aderência de piso, estando digamos em 3ª ou 4ª marcha :

- Se frear a traseira pura e simplismente a roda travará.

- Se vc usar a tecnica, aplicar o acelerador baixando uma marcha e depois outra e outra, e "forçar a roda a ficar girando com o motor, provocará um efeito parecido com o ABS, e poderá continuar sob o comando da tragetória.

NÃO RECOMENDÁVEL, mas dá até para fazer uma curva de 90 graus de uma esquina, cantando pneu durante todo o trajeto. NÃO FAÇO MAIS ISSO , juro pra vcs... :roll: :oops: isso ficou no passado.

Abração

Clesio.
Editado pela última vez por ClesioW em 02 Nov 2006, 22:13, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Siri&Perereca » 02 Nov 2006, 21:33

legal o texto.
O que eu posso dizer de mim, sei que não sou um ótimo motorista ou piloto de moto, mas tem coisa que procuro não fazer.
Pricipamente raxa. E este por que em 2 ocasiões diferentes, um cara com uma twister sempre dava uma provocada, mas eu não dava bola, até que um dia encheu o saco e num sinaleiro saí na frente e quanto cheguei no movimento redusi e fiquei na minha. O cara passou pele contra mão e só conseguiu voltar quando faltava +- 2 metros para bater no carro que vinha no sentido contrário. Outro foi um cara de falcon, saí na frente dele, depois reduzi quando chegeui no movimento e o cara passou com tudo entre 2 caminhões que iam no mesmo sentido. Aí fiquei pensando, e se eles se ferram por eu querer mostra qua a minha moto anda mais. Nunca mais fiz

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Mensagempor Multi » 03 Nov 2006, 10:13

Elwino
Pois é, se o cara se mata, vc ainda ia ficar com a maior dor de corno...... o melhor é deixar pra lá!

Clesio
Eu não dispenso a experiência de quem tem mais experiência do que eu. eu acho É que estamos enxergando a situação de forma diferente. Continuo acreditando que, se der tempo de cambiar a moto, a freada não era de emergência. Mas parece uma boa técnica de frenagem, acho tb que a moto ficará mais no chão se der tempo de aplicar o freio motor, principalmente numa curva. Vou experimentar num espaço aqui perto, onde treino de vez em quando.

abraços

Multi

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Mensagempor ClesioW » 04 Nov 2006, 20:37

Amigo Multi

Um efeito colateral que esqueci de falar, é que de tão bom que fica de fazer curva, por exemplo, normalmente dá para se empolgar, e o freio traseiro dissolve rapidinho. Então não dá pra usar muito.

Abração

Clesio.
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Mensagempor Multi » 05 Nov 2006, 14:35

Salve, Clésio!
Eu enxerguei o que vc quis dizer... é interessante mesmo, diferente! Tem-se que lembrar de fazer tudo ao " mesmo tempo" , mas depois entra no automático.

Tomara que vc não precise me mandar mensagens de boa recuperação se eu vier a ficar todo ralado, hahaha! :-D

Gostei pois é mais uma forma de se ter domínio sobre 2 rodas.

Abração, amigo!

Multi

PS.: Mas em freada de emergência não dá tempo de cambiar a moto, rs :wink: (esse Multi é chato praca.... hehehe)

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Mensagempor ClesioW » 05 Nov 2006, 16:43

Fala Multi.

Prometo que dou um geito de te visitar se a dica tiver algum efeito colateral abrasivo 8-) , é só ir com calma, que fica pratico, de fato é mais efetivo quando vc tem algum (frações de segundo ) de reserva, principalmente em pisos mais lisos , como terra, paralelepipedo, chuva, ou velocidade alta, quando entra aquele aquele Sr. de chapeu a 20 Km por hora e vc vinha a 150 , o corréto mesmo0 é prever tudo e não entrar em freada de emergencia. :-! :-!
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Mensagempor SCHIO » 05 Nov 2006, 16:59

10- Pilote sempre com a luz acesa, e de preferência com o farol "incomodando" o espelho do motorista, é garantia de que ele te viu,

Ser visto no trânsito é realmente fundamental para a segurança e uma boa dica é andar sempre com luz alta durante o dia.

ClesioW, obrigado pelo texto. É ótimo para repensar atitudes e refletir sobre segurança. =D>

ABRAÇO :-!
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Mensagempor Nego Véi » 05 Nov 2006, 17:18

:-! parabens pelo texto. muita gente acha que é so por gasolian e acelerar


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