Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
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Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Vou disponibilizar algumas informações que podem ser úteis e válidas para alguém, se trata das ferramentas especiais usadas na desmontagem/montagem do motor da XT600/ Tenere.
Eu fabriquei essas ferramentas, para realizar a tarefa de desmontar 100% do motor da minha Tenere, e consequentemente monta-lo, de forma adequada e correta.
Algumas dessas ferramentas não são tão necessárias, existem diversas alternativas paralelas que servem o mesmo propósito, porém eu decidi por faze-las pois eu tinha material disponivel para isso, e mão de obra feita por mim mesmo.
Eu fiz o desenho com as medidas das peças, não sou muito bom em CAD, qualquer duvida podem perguntar.
Extrator Magneto:
OBS: Essa ferramenta tem o propósito de extrair o magneto do eixo do virabrequim. Recomendo utilizar o parafuso central modelo Allen, no minimo rosca 5/8'', esse deve ser um parafuso temperado 8.8 com ponta torneada em angulo 45°.
Além disso, deve se usar 3 barras roscadas rosca M8 x 120 mm, com porca e arruelas.
OBS: Para o uso correto dessa ferramenta, uma cinta de fixação do volante magneto deve ser usada em conjunto.
Eu fabriquei essas ferramentas, para realizar a tarefa de desmontar 100% do motor da minha Tenere, e consequentemente monta-lo, de forma adequada e correta.
Algumas dessas ferramentas não são tão necessárias, existem diversas alternativas paralelas que servem o mesmo propósito, porém eu decidi por faze-las pois eu tinha material disponivel para isso, e mão de obra feita por mim mesmo.
Eu fiz o desenho com as medidas das peças, não sou muito bom em CAD, qualquer duvida podem perguntar.
Extrator Magneto:
OBS: Essa ferramenta tem o propósito de extrair o magneto do eixo do virabrequim. Recomendo utilizar o parafuso central modelo Allen, no minimo rosca 5/8'', esse deve ser um parafuso temperado 8.8 com ponta torneada em angulo 45°.
Além disso, deve se usar 3 barras roscadas rosca M8 x 120 mm, com porca e arruelas.
OBS: Para o uso correto dessa ferramenta, uma cinta de fixação do volante magneto deve ser usada em conjunto.
Editado pela última vez por MauMau Veloso em 31 Dez 2016, 11:20, em um total de 1 vez.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Separador Bloco Central
Essa ferramenta, pode ser útil quando for separar as partes do bloco central. Principalmente quando este, nunca foi aberto, a montagem de fabrica utiliza uma cola que prende bem, portanto para evitar martelar ou usar alavanca como chave de fenda, essa ferramenta é adequada.
OBS: Essa segue a mesma indicação do extrator do magneto.
Essa ferramenta, pode ser útil quando for separar as partes do bloco central. Principalmente quando este, nunca foi aberto, a montagem de fabrica utiliza uma cola que prende bem, portanto para evitar martelar ou usar alavanca como chave de fenda, essa ferramenta é adequada.
OBS: Essa segue a mesma indicação do extrator do magneto.
Editado pela última vez por MauMau Veloso em 01 Jan 2017, 21:19, em um total de 1 vez.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Ferramenta Comprimir Molas de Válvula:
O uso dessa ferramenta é aplicado quando for desmontar as válvulas do cabeçote.
Para isso, deve se comprimir as molas, só assim é possivel remover as travinhas que prendem as valvulas.
Essa ferramenta é bem útil quando for fazer um trabalho no cabeçote, por exemplo, trocar retentores de válvula, ou até mesmo um serviço de retifica no mesmo.
O uso dessa ferramenta é aplicado quando for desmontar as válvulas do cabeçote.
Para isso, deve se comprimir as molas, só assim é possivel remover as travinhas que prendem as valvulas.
Essa ferramenta é bem útil quando for fazer um trabalho no cabeçote, por exemplo, trocar retentores de válvula, ou até mesmo um serviço de retifica no mesmo.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Instalador do Virabrequim:
Essa é uma ferramenta bem peculiar, seu uso se aplica apenas para quando for instalar o virabrequim ao carter central do lado esquerdo. Seu uso é adequado, evitando alternativas do tipo martelar o virabrequim para encaixar o rolamento no alojamento do carter central.
Essa é uma ferramenta bem peculiar, seu uso se aplica apenas para quando for instalar o virabrequim ao carter central do lado esquerdo. Seu uso é adequado, evitando alternativas do tipo martelar o virabrequim para encaixar o rolamento no alojamento do carter central.
Editado pela última vez por MauMau Veloso em 31 Dez 2016, 12:50, em um total de 1 vez.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Protetor Ponta Eixo Virabrequim:
Essa pecinha é fundamental, para proteger a ponta do eixo do virabrequim, do lado do magneto.
Quando é utilizado a ferramenta para extrair o magneto, se não ter cuidado, pode danificar a ponta da rosca do eixo do virabrequim. Para isso, deve se utilizar esse protetor, que vai preservar a rosca da ponta do eixo.
Essa pecinha é fundamental, para proteger a ponta do eixo do virabrequim, do lado do magneto.
Quando é utilizado a ferramenta para extrair o magneto, se não ter cuidado, pode danificar a ponta da rosca do eixo do virabrequim. Para isso, deve se utilizar esse protetor, que vai preservar a rosca da ponta do eixo.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Mau!
Agradeço de coração!
Vou providenciar essas ferramentas para ter no momento em que for reformar o motor.
Muito bom compartilhar essas informações no fórum.
Abração!
Agradeço de coração!

Vou providenciar essas ferramentas para ter no momento em que for reformar o motor.
Muito bom compartilhar essas informações no fórum.
Abração!
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
E ai vai mais uma, essa porém não é tão simples de fazer, pelo menos não do modo que vou disponibilizar, pois foi cortado no laser.
Mas, essa ferramenta é universal, encontra-se a venda em algumas lojas de ferramentas para motocicletas, entretanto ainda é possivel fabricar a ferramenta de modo diferente como geralmente existe por ai.
Fixador Campana da Embreagem:
Essa ferramenta é utilizada para quando for soltar a porca que prende o conjunto do campana ao cubo da embreagem.
Esta no caso, eu apenas copiei o desenho de um disco separador de aço, usado na embreagem.
Eu cortei no laser, em chapa de aço de 6 a 8 mm.
Como é uma peça com medidas especiais, não vou descrever cotas das medidas, mas vou deixar um link para download do anexo com o arquivo .dwt para AutoCAD, talvez seja util para alguem algum dia...
http://www.filefactory.com/file/41ffy33a83uf/Ferramenta%20Embreagem%20Tenere.dwt
Mas, essa ferramenta é universal, encontra-se a venda em algumas lojas de ferramentas para motocicletas, entretanto ainda é possivel fabricar a ferramenta de modo diferente como geralmente existe por ai.
Fixador Campana da Embreagem:
Essa ferramenta é utilizada para quando for soltar a porca que prende o conjunto do campana ao cubo da embreagem.
Esta no caso, eu apenas copiei o desenho de um disco separador de aço, usado na embreagem.
Eu cortei no laser, em chapa de aço de 6 a 8 mm.
Como é uma peça com medidas especiais, não vou descrever cotas das medidas, mas vou deixar um link para download do anexo com o arquivo .dwt para AutoCAD, talvez seja util para alguem algum dia...
http://www.filefactory.com/file/41ffy33a83uf/Ferramenta%20Embreagem%20Tenere.dwt
Editado pela última vez por MauMau Veloso em 01 Jan 2017, 21:14, em um total de 1 vez.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Oi Mau. Beleza?
Existe uma ferramenta de fixação do rotor.
Como você fez? Usou algo para substituir?
Existe uma ferramenta de fixação do rotor.
Como você fez? Usou algo para substituir?
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Cinta Magneto:
Pois sim alexandre, por sinal eu fiz essa ferramenta também...
Algumas pessoas dizem usar a ferramenta para troca do filtro de oleo de caminhão, serve da mesma maneira.
A minha ficou assim:
Pois sim alexandre, por sinal eu fiz essa ferramenta também...
Algumas pessoas dizem usar a ferramenta para troca do filtro de oleo de caminhão, serve da mesma maneira.
A minha ficou assim:
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Show Mau Mau, parece terem ficado muito boas mesmo, valeu por compartilhar 

Ex: XTZ 125K 2006
Ex: XTZ 250 Lander 2009
Atual: XT 600E 2002.
Saúde e vida longa!
Ex: XTZ 250 Lander 2009
Atual: XT 600E 2002.
Saúde e vida longa!
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Tulo escreveu:Show Mau Mau, parece terem ficado muito boas mesmo, valeu por compartilhar
Eu que agradeço Tulo, tanta dessa ajuda obtive por aqui, com os colegas que me forneceram informações necessárias para faze-las!
E pelo menos ficaram funcionais, já é o 2° motor que estou trabalhando, e essas ferramentas foram de extrema importancia!
Em breve postarei alguns videos onde mostro a utilização delas no motor...
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
MauMau Veloso escreveu:Cinta Magneto:
Pois sim alexandre, por sinal eu fiz essa ferramenta também...
Algumas pessoas dizem usar a ferramenta para troca do filtro de oleo de caminhão, serve da mesma maneira.
Maravilha Mau!

Agora completou a lista de ferramentas especiais.
Muito obrigado mais uma vez!
Abraço.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Show Mau Mau..



ATUAL: MAMUTE
EX: XL250R,XL250R(trilha), XLX350, XLX350, CG125FAN, KX250, AGRALE 27.5, BIGORNA PRETA


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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Olá Mau. Bom dia!
Estive medindo o magneto da XT 600 E e percebi que os furos para adaptação da ferramenta de extração ficam no diâmetro de 90 mm, um pouco diferente do modelo que você usou na sua Ténéré. Então eu fiz outro desenho de ferramenta que atendesse as minhas necessidades. Se fizer uma ferramenta com os rasgos a partir do diâmetro de 70 mm serve para os dois modelos de motocicleta, mas é mais difícil produzir dessa forma, então apenas os furos no diâmetro de 90 mm já resolve o meu caso.
Acho que dessa forma pode ajudar a quem vai fazer a ferramenta, afinal a fixação é um pouco diferente para os dois modelos.

Estive medindo o magneto da XT 600 E e percebi que os furos para adaptação da ferramenta de extração ficam no diâmetro de 90 mm, um pouco diferente do modelo que você usou na sua Ténéré. Então eu fiz outro desenho de ferramenta que atendesse as minhas necessidades. Se fizer uma ferramenta com os rasgos a partir do diâmetro de 70 mm serve para os dois modelos de motocicleta, mas é mais difícil produzir dessa forma, então apenas os furos no diâmetro de 90 mm já resolve o meu caso.
Acho que dessa forma pode ajudar a quem vai fazer a ferramenta, afinal a fixação é um pouco diferente para os dois modelos.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
alexandre_ escreveu:Olá Mau. Bom dia!![]()
Estive medindo o magneto da XT 600 E e percebi que os furos para adaptação da ferramenta de extração ficam no diâmetro de 90 mm, um pouco diferente do modelo que você usou na sua Ténéré. Então eu fiz outro desenho de ferramenta que atendesse as minhas necessidades. Se fizer uma ferramenta com os rasgos a partir do diâmetro de 70 mm serve para os dois modelos de motocicleta, mas é mais difícil produzir dessa forma, então apenas os furos no diâmetro de 90 mm já resolve o meu caso.
Acho que dessa forma pode ajudar a quem vai fazer a ferramenta, afinal a fixação é um pouco diferente para os dois modelos.
Sem título 1.jpg
Sem título.png
Alexandre. Esse desenho q vc fez é justamente o sacador "universal" Yamaha. Serve nas teneres, xts600 e 660, ybr e xtz Lander, fazer. Etc
ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)
Urubifrio 2013
2014
2015
2016
2017
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Andreaspopo escreveu:alexandre_ escreveu:Olá Mau. Bom dia!![]()
Estive medindo o magneto da XT 600 E e percebi que os furos para adaptação da ferramenta de extração..
Alexandre. Esse desenho q vc fez é justamente o sacador "universal" Yamaha. Serve nas teneres, xts600 e 660, ybr e xtz Lander, fazer. Etc
Então Andreas, eu sabia que havia uma ferramenta universal Yamaha, mas não sabia que tinha diferença de fixação entre as XT600E e XT600Z. Acabei fazendo uma ferramenta simplificada com furos em 70 mm e não funcionou na minha moto, vou abrir os rasgos para dar certo.
Valeu!
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
É isso ai Alexandre, obrigado por frisar a diferença entre o magneto das XTs. A furação muda mesmo, eu ainda prefiro usar a ferramenta com apenas os 3 furos, ao invés de rasgar o oblongo.
Digo isso por que, quando fixar a ferramenta no magneto para dar torque no parafuso central, você vai ver como é dificil sacar o magneto, o aperto cônico é extremamente preciso, e dependendo do aperto na ferramenta, é possivel que os 3 parafusos que prendem a ferramenta ao magneto venham a retorcer e fugir ao longo do rasgo da ferramenta, por isso manter apenas um furo é mais seguro.
O segredo é, fixar o magneto com a cinta, e dar um bom aperto no parafuso central da ferramenta, depois bater no parafuso da ferramenta com um martelo, isso fará o magneto saltar com facilidade.
Digo isso por que, quando fixar a ferramenta no magneto para dar torque no parafuso central, você vai ver como é dificil sacar o magneto, o aperto cônico é extremamente preciso, e dependendo do aperto na ferramenta, é possivel que os 3 parafusos que prendem a ferramenta ao magneto venham a retorcer e fugir ao longo do rasgo da ferramenta, por isso manter apenas um furo é mais seguro.
O segredo é, fixar o magneto com a cinta, e dar um bom aperto no parafuso central da ferramenta, depois bater no parafuso da ferramenta com um martelo, isso fará o magneto saltar com facilidade.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
MauMau Veloso escreveu:É isso ai Alexandre, obrigado por frisar a diferença entre o magneto das XTs. A furação muda mesmo, eu ainda prefiro usar a ferramenta com apenas os 3 furos, ao invés de rasgar o oblongo.
Digo isso por que, quando fixar a ferramenta no magneto para dar torque no parafuso central, você vai ver como é dificil sacar o magneto, o aperto cônico é extremamente preciso, e dependendo do aperto na ferramenta, é possivel que os 3 parafusos que prendem a ferramenta ao magneto venham a retorcer e fugir ao longo do rasgo da ferramenta, por isso manter apenas um furo é mais seguro.
O segredo é, fixar o magneto com a cinta, e dar um bom aperto no parafuso central da ferramenta, depois bater no parafuso da ferramenta com um martelo, isso fará o magneto saltar com facilidade.
Certo Mau!
Eu vi umas duas vezes retirarem o magneto da minha moto, sempre para troca da placa de partida.
Esse processo é interessante, e o mecânico batia mesmo no parafuso central.
Só não estou conseguindo achar uma cinta de aço para terminar o fixador do magneto, onde você conseguiu a sua Mau?
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
alexandre_ escreveu: Só não estou conseguindo achar uma cinta de aço para terminar o fixador do magneto, onde você conseguiu a sua Mau?
A minha eu mesmo fiz, o projeto dela também esta no tópico.

Mas o Giscerio usou uma que ele comprou em loja, vou perguntar pra ele.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
MauMau Veloso escreveu:alexandre_ escreveu: Só não estou conseguindo achar uma cinta de aço para terminar o fixador do magneto, onde você conseguiu a sua Mau?
A minha eu mesmo fiz, o projeto dela também esta no tópico.![]()
Mas o Giscerio usou uma que ele comprou em loja, vou perguntar pra ele.
Digo a cinta de aço inox que você usou. Não to achando na espessura certa.
As demais partes do fixador eu já fiz.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
alexandre_ escreveu:MauMau Veloso escreveu:alexandre_ escreveu:
Digo a cinta de aço inox que você usou. Não to achando na espessura certa.
As demais partes do fixador eu já fiz.
Ah ta entendi, então pedi pra um colega meu cortar na guilhotina uma fita de 0,7mm de espessura, eu tinha feito com 1,2mm mas fica muito dura e nao da para curvar direito, a melhor mesmo é 0,7mm.
Isso também pode ser feito com chapa galvanizada, talvez em serralheria tenha algum retalho...
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
MauMau Veloso escreveu:alexandre_ escreveu:MauMau Veloso escreveu:Digo a cinta de aço inox que você usou. Não to achando na espessura certa.
As demais partes do fixador eu já fiz.
Ah ta entendi, então pedi pra um colega meu cortar na guilhotina uma fita de 0,7mm de espessura, eu tinha feito com 1,2mm mas fica muito dura e nao da para curvar direito, a melhor mesmo é 0,7mm.
Isso também pode ser feito com chapa galvanizada, talvez em serralheria tenha algum retalho...
Maravilha Mau!
Dessa dica que eu precisava. Vou tentar providenciar.
Obrigado.
Abraço.

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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
Fala Mau Mau.
Se me permite uma sugestão. Posta o link dos vídeos aqui no tópico, que com certeza vão ajudar muita gente que pode ter duvidas.
Os que eu já assisti já salvei nos favoritos do YouTube, inclusive o da Desmontagem Completa que tá show!

Se me permite uma sugestão. Posta o link dos vídeos aqui no tópico, que com certeza vão ajudar muita gente que pode ter duvidas.
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Re: Ferramentas Especiais - Manutenção Motor XT600
MAGGION escreveu:Fala Mau Mau.
Se me permite uma sugestão. Posta o link dos vídeos aqui no tópico, que com certeza vão ajudar muita gente que pode ter duvidas.
Os que eu já assisti já salvei nos favoritos do YouTube, inclusive o da Desmontagem Completa que tá show!![]()
Opa beleza brother!
Pois é, eu tava mesmo esperando até ter um video de desmontagem para fazer a ordem reversa... rsss
Eu havia filmado uma montagem completa primeiro, mas não tinha filmado a de desmontagem, como fiz isso recente, agora consigo por em um tópico, assim o pessoal aprende a desmontar e depois montar também.

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