REZA PRA SUBI !!

Fórum privado dos Moderadores do Fórum (usuários normais não tem acesso, e nem ao menos conseguem ver este fórum)
Avatar do usuário

Topic author
Fernando&Carmen
Presidente desta Comunidade Anárquica
Presidente desta Comunidade Anárquica
Mensagens: 3679
Moto:: Yamaha - TDM850
Cidade: Santa Maria
Estado: RS
País: Brasil
Localização: Santa Maria
Contato:
Status: Offline

29 Jan 2009, 04:53  

Reza pra subi mizifiu! hum hum hum...

Acabo de psicografá umas alteração nos fóru... eparei!

O preto véio do tecrado empipocado baxô no burro véio aqui,
a guiô os meus passo...

Não sei o q fiz, nem bem como fiz... mas tá feito...

Agora é rezá pra subi, e pra q o fórum não desmonte quando "receber carga"... hahahahaha 8-)

Tradução:

FAz um bom tempo q venho estudando vários artigos e dicas sobre otimização de bancos de dados e fóruns... :roll:

Essa madrugada simplesmente a coisa "veio"... :shock: a idéia apareceu, e eu coloquei ela em prática... hehehe 8-)

Basicamente, consegui montar um algoritmo para fazer o cache em disco, sob demanda, dos tópicos... baseados nas "páginas"... :-!

O nosso principal problema é o acesso às tabelas de tópicos e postagens... q são imensas... aí quando temos muitos usuários online ao mesmo tempo, a coisa pesa, chegando ao ponto de travar o DB por falta de memória... :roll:

Agora quando alguém acessa o tópico, a página q ele acessou fica gravada em disco! No próximo acesso, os dados são buscados no disco, e não mais no DB!! :-!

Claro q vou ter q limitar esse cache, provavelmente fazendo ele ter uma vida útil de 24h... senão acabaremos com todo o fórum duplicado no disco, o q não faz muito sentido... :shock:

Mas a questão é q os tópicos mais vistos, e portanto com maior impacto, são realmente os novos... as postagens do dia... e portanto o cache no disco deve ajudar bastante... :-D

Claro q tenho q balancear isso, pois senão tb posso matar o disco... :roll: e é isso q vamos saber amanhã! 8-)

Terça já havia feito algumas mudanças, e q parecem já ter tido um bom efeito... hoje (quarta) tivemos vários picos de 66... 68 usuários online e o fórum continuou perfeitamente usável...

Agora com essas modificações, espero elevar bastante esse limite!! :-D

O efeito colateral: a página do tópico após "cacheada" só é atualizada quando houver uma nova postagem no tópico... incluindo aí os dados dos usuários, assinaturas e avatares, fica 'congelada'.... :-!

POR FAVOR, AO NOTAREM QQ ANOMALIA, ME INFORMEM OK?

Agora já posso dormir... hahaha 8-)

abraço


__________________________________________
Fernando "Fritz"
Auxiliar de Serviços Gerais do CXT

Avatar do usuário

Topic author
Fernando&Carmen
Presidente desta Comunidade Anárquica
Presidente desta Comunidade Anárquica
Mensagens: 3679
Moto:: Yamaha - TDM850
Cidade: Santa Maria
Estado: RS
País: Brasil
Localização: Santa Maria
Contato:
Status: Offline

29 Jan 2009, 13:15  

hehehe

Aparentemente funcionou!!! :)

Estamos com 60 usuários online, e o servidor abaixo de 5%... :-D

E até o momento, não encontrei nenhuma anomalia... :D/

No momento, estamos com 1000 páginas no cache de disco... :wink:

abraços
__________________________________________
Fernando "Fritz"
Auxiliar de Serviços Gerais do CXT

Was This Topic Useful?



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante