IMPORTANTE!! Travessia entre Corrientes e Resistencia/ARG.

Dicas sobre lugares, estradas, hotéis e outros assuntos que interessam aos viajantes.

Topic author
Rodolpho
Matraca
Matraca
Moto:: Tiger 800
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

IMPORTANTE!! Travessia entre Corrientes e Resistencia/ARG.

Mensagempor Rodolpho » 26 Nov 2013, 08:18

Há algum tempo uma mudança no trânsito ocorreu em um trecho da cidade argentina de Corrientes e vem impactando quase todos motociclistas que passam por ali em viagem. E os expondo a situações desagradáveis também.
Esse trecho é um corredor usual de passagem para quem vai para o Deserto de Atacama, sul da Bolívia e outros pontos de interesse no norte da Argentina. Ou ainda, para quem cruza o rio Paraná naquele trecho e, em seguida, segue rumo ao sul descendo até as cidades de Santa Fé e Rosário, para seguir para a Patagônia ou ainda para a região de Córdoba, Mendoza ou para o Chile, etc. A imagem abaixo ilustra muito bem a importância desse ponto para nós motociclistas viajantes.

Corrientes/Arg.
A alteração mencionada acima foi a proibição do tráfego de motocicletas pela pista principal da Avenida Pedro Ferre, que dá acesso direto à ponte que cruza o rio Paraná, e faz a ligação de Corrientes com a cidade de Resistencia. Esta alteração ocorreu em meados de 2011/2012, não sabemos precisar a data exata, mas foi a partir daí que começaram a surgir os relatos de extorsão realizada pela polícia argentina naquele trecho especificamente com ênfase nesse problema.
Essa alteração visou, ao que nos parece, afastar do tráfego pesado e mais veloz, as motos de pequena cilindrada – abundantes na Argentina como um todo, e os motociclistas locais que pilotam quase sempre sem capacete ou qualquer equipamento de proteção. Uma atitude muito válida por parte do governo da província, diga-se de passagem, e que deve trazer resultados positivos para a segurança do trânsito local. O grande problema é que a “proibição” do tráfego de motos pela pista expressa (central) está muito bem sinalizada, porém não existem placas de sinalização informando aos motociclistas de outras regiões (e países) COMO PROCEDER PARA ACESSAR A PONTE GENERAL BELGRANO, da forma correta. O motociclista está seguindo pela via local e de repente vê o que parece ser a última entrada de acesso a ponte, por falta de conhecimento e DE UMA SINALIZAÇÃO COERENTE, simplesmente entra na pista expressa a fim de pegar a ponte. Nesse momento, saindo da cabine de fiscalização que fica aos pés da ponte, surgem os policiais argentinos que ordenam que encostem suas motocicletas.
Desse ponto em diante, se seguem relatos de todas as formas de extorsão possíveis. Desde simples e diretos pedidos de propina, até a retenção dos documentos dos motociclistas por um longo período de tempo para só então ameaçar de lavrar uma multa, reter a motocicleta por dois dias, etc.etc.etc. e que no final acaba com o pagamento da propina também. Vejam bem, não estamos questionando o fato de uma infração ter sido cometida, estamos questionando duas coisas: a falta de QUALQUER TIPO DE SINALIZAÇÃO INFORMATIVA e a POSTURA DOS POLICIAIS VISANDO BUSCAR BENEFÍCIOS PARA ELES MESMOS. Se uma infração foi cometida e ela é resultado de uma atitude irresponsável por parte de qualquer motorista, ou ainda, foi realizada em um descumprimento ostensivo e proposital da lei, deve sim ser penalizada. Só que da forma correta e como manda a lei. Só que nesse caso, a falta de informação é a principal responsável pela ocorrência dessa infração e a polícia poderia buscar uma postura EDUCATIVA. Enfim… não estamos escrevendo esse post para criticar a postura da polícia argentina e sim para orientar outros motociclistas a maneira correta de acessar a ponte que cruza o rio Paraná, dando acesso à cidade de Resistencia. E é o que faremos à partir de agora.
Normalmente chegamos à Corrientes vindos pela Ruta 12, desde Puerto Iguazu (e depois Posadas). Ao alcança a primeira rotatória, já dentro da cidade, pegue a primeira saída à direita, seguindo pela Av. Independência (que depois mudará de nome para Pedro Ferre). Assim que possível, saia da pista central e passe a rodar pela pista lateral. Você seguirá em frente por cerca de 7,5 km, em direção a Avenida Costanera, que margeia o Rio Paraná. Logo irá avistar a ponte e o impulso será de voltar para a pista central para não perder o acesso. Resista. Continue seguindo pela pista local e, pouco depois você irá visualizar a oportunidade de fazer um retorno de 180 graus à sua esquerda, o faça e então retorne em direção à ponte para pegar um pequeno acesso lateral. Pronto, feito!
Se quiser marcar no GPS a coordenada do ponto exato do retorno é:  -27° 28.410′, -58° 51.275′
Apenas instruções escritas podem ser difíceis de ser compreendidas, portanto fizemos uma imagem para auxiliá-los neste trecho. Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

http://tonaestrada.com.br/travessia-ent ... tenciaarg/

Imagem

´Fácil é aprender o caminho, dificil é achá-lo.
Fácil é caminhar pelo caminho, dificíl é se manter nele´ (Veneravel Meste Hsing Yun)

HART
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: F 800 GS
Estado: SC

Mensagempor HART » 26 Nov 2013, 14:42

Em Fevereiro de 2012 pagamos propina pros policiais argentinos filhosdaputa na entrada da ponte. Vinhamos seguindo motos argentinas e param todo mundo, conferiram docs dos locais e mandaram seguir, já dos brasileritos estorquiram propina.
Em 2013 ficamos atentos e desviamos antes de chegar na ponte, mas há de se ter cuidado na volta, pq a proibição é para toda a avenida que tem vários kms, fomos alertados por motoristas locais.
Atualmente em viagens uso a GoPro presa no capacete pra intimidar.
Na entrada de Pres Roque S Pena tem uma situação parecida.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem

ELREIS
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: Tiger 800
Estado: RJ
País: BRASIL
Contato:

Mensagempor ELREIS » 26 Nov 2013, 15:18

Em maio de 2012 passei exatamente por esta situação!!!

Me levou para a cabine e falou que minha infração correspondia a não sei quantos tanques de gasolina??!! No final sai com 100 pesos a menos ou teria a moto apreendida...

Absurdo total! Mais a frente em outra guarita, uma mais destacada em meio a vegetação, outro policial pediu una "contribuicon"!!!

Tópico importante para os viajantes!!!
Editado pela última vez por ELREIS em 26 Nov 2013, 22:18, em um total de 1 vez.

Vô João - o Veterano
Zelador
Zelador
Moto:: DL1000 V-Strom
Estado: PR

Mensagempor Vô João - o Veterano » 26 Nov 2013, 22:08

:-! Muito válida a informação.
Vô João - o Veterano

YENNA
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: XT660Z Ténéré
Contato:

Mensagempor YENNA » 26 Nov 2013, 22:58

MUITO IMPORTANTE A INFORMAÇÃO...ESTAREI PASSANDO POR ESSA REGIÃO AGORA EM DEZEMBRO!!!VAMOS VER COM VAI SER..VALEU!! :-!
YENNA100LIMITE
NA DUVIDA ACELERA!!!!

Robinho Itajai
Zelador
Zelador
Moto:: XT660Z Ténéré
País: brasil

SITUAÇÃO DE TRÂNSITO NA ARGENTINA!

Mensagempor Robinho Itajai » 27 Nov 2013, 18:42

Pra quem vai esse ano para \:D/ lá, é uma ótima informação!
YENNA! vai com DEUS amigo, coloque umas fotos e vamos te acompanhar daqui do fórum!

GRANDE MOTOABRAÇO600!
VALEU :-! !

R3g1nAldO
Zelador
Zelador
Estado: GO
Contato:

Mensagempor R3g1nAldO » 27 Nov 2013, 20:00

Imagem
Quando eu quero mais eu vou pra Goias

Precisando de ajuda? É só ligar:
64-9208 4154 - CLARO
64-8175 2930 - TIM

Harry Jr
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Futuro motociclista
Contato:

Mensagempor Harry Jr » 27 Nov 2013, 20:05

Deixei Vintão la também, como ja tinham me roubado no caminho antes comecei a andar com bem pouco dinheiro na carteira. :-x :-x :-x

R3g1nAldO
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor R3g1nAldO » 27 Nov 2013, 21:59

Harry Jr escreveu:Deixei Vintão la também, como ja tinham me roubado no caminho antes comecei a andar com bem pouco dinheiro na carteira. :-x :-x :-x

NA minha viagem, procurarei deixar pouca grana na carteira.
Imagem

64-9208 4154 - CLARO

64-8175 2930 - TIM

Harry Jr
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Contato:

Mensagempor Harry Jr » 27 Nov 2013, 22:02

R3g1nAldO escreveu:
Harry Jr escreveu:Deixei Vintão la também, como ja tinham me roubado no caminho antes comecei a andar com bem pouco dinheiro na carteira. :-x :-x :-x

Isso funciona bem, e enrolar o máximo possível o policial, eles querem dinheiro rápido, se ver que demora muito mandam embora :)(:
Na dúvida acelera!!!

R3g1nAldO
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor R3g1nAldO » 27 Nov 2013, 22:05

Harry Jr escreveu:
R3g1nAldO escreveu:

Isso funciona bem, e enrolar o máximo possível o policial, eles querem dinheiro rápido, se ver que demora muito mandam embora :)(:

Essa será minha primeira viagem fora de terras tupiniquins, então vou fazer algumas cagadas. É claro que sei das coisas, lendo relatos e conversando com amigos que foram. Mais o que vale mesmo é na hora. Vou procurar deixar pouca grana, mais pouca mesmo na carteira e o restante fica em outro bolso etc. Vamos ver como vou sair. [-o< .Aqui em Rio Verde tomei trauma de PM que faz blitz. A maioria quer te ferrar por estar de moto. :-x
Imagem

64-9208 4154 - CLARO

64-8175 2930 - TIM

Harry Jr
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Contato:

Mensagempor Harry Jr » 27 Nov 2013, 22:12

R3g1nAldO escreveu:
Harry Jr escreveu:
R3g1nAldO escreveu:

Essa será minha primeira viagem fora de terras tupiniquins, então vou fazer algumas cagadas. É claro que sei das coisas, lendo relatos e conversando com amigos que foram. Mais o que vale mesmo é na hora. Vou procurar deixar pouca grana, mais pouca mesmo na carteira e o restante fica em outro bolso etc. Vamos ver como vou sair. [-o< .Aqui em Rio Verde tomei trauma de PM que faz blitz. A maioria quer te ferrar por estar de moto. :-x

Não sou la muuuuito experiente também, fui começo do ano pra argentina e chile mas aprende rápido as manhas, o negócio deles é pressão psicológica, ameaça de apreensão de moto, multas exorbitantes e tal, mas se der um enrolation neles :-D :-D :-D e fizer de conta que não entende ja quebra as pernas 8-) 8-) 8-)
Na dúvida acelera!!!

R3g1nAldO
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor R3g1nAldO » 27 Nov 2013, 22:15

Harry Jr escreveu:
R3g1nAldO escreveu:
Harry Jr escreveu:
R3g1nAldO escreveu:

Não sou la muuuuito experiente também, fui começo do ano pra argentina e chile mas aprende rápido as manhas, o negócio deles é pressão psicológica, ameaça de apreensão de moto, multas exorbitantes e tal, mas se der um enrolation neles :-D :-D :-D e fizer de conta que não entende ja quebra as pernas 8-) 8-) 8-)

Sem contar que vou ta com a Go Pro no capacete e dependendo da situação vou fazer igual a um rapaz comentou. Vou pedir pra mulher pegar a camera ou celular, colocar pra filmar, tirar foto e chamar os policiais pra sair na "fita". [-o< 8-) {:)
Imagem

64-9208 4154 - CLARO

64-8175 2930 - TIM

Harry Jr
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Contato:

Mensagempor Harry Jr » 27 Nov 2013, 22:16

R3g1nAldO escreveu:
Harry Jr escreveu:
R3g1nAldO escreveu:
Harry Jr escreveu:
R3g1nAldO escreveu:

Sem contar que vou ta com a Go Pro no capacete e dependendo da situação vou fazer igual a um rapaz comentou. Vou pedir pra mulher pegar a camera ou celular, colocar pra filmar, tirar foto e chamar os policiais pra sair na "fita". [-o< 8-) {:)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) ja assusta os herói também
Na dúvida acelera!!!

Afranio anio
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: DL650 V-Strom
Contato:

Mensagempor Afranio anio » 27 Nov 2013, 22:21

fala que e da imprensa, que esta cobrindo a copa do mundo ou coisa parecida.
ah e leva uns adesivos do clube xt para dar a eles de presente. LIBERA NA HORA. :x

:-!

FALANDO SERIO: boa postagem o alerta acima.
fica o recado.
:-!
URUBICI 2012,2013,2015 e 2017 eu fui.
XTeinhaeger 2013 e 2014 eu fui.

Rafacampinas
Zelador
Zelador

Mensagempor Rafacampinas » 29 Nov 2013, 03:39

Aconteceu comigo em 2008, estava na principal e os guardas de transito me seguraram por uns 40 minutos e me levaram 50 dinheiros argentinos. Legal essa informação, com o mapa então, ficou melhor ainda. Passei por lá agora em meados de outubro e utilizei a pista lateral, nem a pau que iria usar a principal, fiquei traumatizado com o ocorrido em 2008. Com relação a avenida costaneira, fizeram um calçadão beirando o rio, ficou bem legal, vale a pena peder uma meia hora e colocar o pé na água. =D> :-! :-! :-!
Mendoza Maio de 2008.
Ushuaia/Santiago novembro de 2010.
Atacama e Machu Picchu, Setembro 2013.
Jalapão 2014, bão dimais.
Uruguai Abril 2015
Jalapão Junho 2016
Atacama Setembro de 2016

Rafacampinas
Zelador
Zelador

Mensagempor Rafacampinas » 29 Nov 2013, 03:42

A Policia Argentina está bem mais calma com relação a propina, parece que teve uma revolução em 2010, estava muito descarado esse negócio de propina. :-! :-! :-!
Mendoza Maio de 2008.
Ushuaia/Santiago novembro de 2010.
Atacama e Machu Picchu, Setembro 2013.
Jalapão 2014, bão dimais.
Uruguai Abril 2015
Jalapão Junho 2016
Atacama Setembro de 2016

BIG
Zelador
Zelador
Moto:: Tiger 1050
Estado: RS
Contato:

Mensagempor BIG » 02 Dez 2013, 01:57

Passamos em setembro deste ano, quando fomos para o Peru via Bolívia, na ida e na volta. Evitamos a avenida principal e entramos conforme o desenho mostrado acima no início do tópico. Na volta, a mesma coisa. É um saco, mas é assim que funciona. A Argentina teve uma mudança grande no efetivo da Caminera. Entrou gente nova, sem o vício antigo da propina. Apenas perguntam pra vc de onde tu vem e pra onde tu vai. Se falar venho do Brasil e vou para Bolivia ou Chile, por exemplo, preparem-se para um questionamento longo e até vistoria das bagagens. Mas se vc falar que vem da cidade anterior e vai para a próxima cidade grande a frente, a coisa funciona rápido. Atualmente eles (caminera) estão parando para pedir adesivos de motoclube ou da viagem e para olhar as motos, as vezes nem documentos pedem.
Nesta mesma viagem optamos por dormir em Corrientes (uns 1100 km desde Porto Alegre) no centro tem hotéis bons e baratos, e a comida é muito boa e por preços razoáveis. No outro dia sai cedo e pega a longa, quente e monótona estrada do Chaco...Fica a dica.
Tiger Sport 1050 - Branca

joecio
Zelador
Zelador
Estado: DF

viajar

Mensagempor joecio » 02 Dez 2013, 17:20

Na entrada de Pres Roque S Pena tem uma situação parecida...

Obrigado a todos pelas informações.
no nordeste brasileiro tem alguns estados com a mesma prática hipócrita. Mas, os turistas estrangeiros são menos ameaçados destes crimes. Passarei por lá no final do mês e estarei contando o momento que esteja já nos outros países. Um país que não cuida dos turistas tem mais que pastar, se já não bastasse os preços por lá estarem mais alto do que os outros vizinhos.
GO,BA,SE,AL,PE,PB,RN,CE,PI,MA,TO,MG,SP,PR,SC,RS,PARAGUAI,ARGENTINA,CHILE,URUGUAI, PA (Trasamazônia). Peru, AC, RO, MT.

Visitante

Mensagempor Visitante » 06 Dez 2013, 13:11

Um amigo meu, dias desses, tava retornando da Argentina... foi parado há uns 200 km de Uruguaiana, com o farol queimado. Além disso, a carta verde tinha vencido há 2 dias - teve problemas na moto e acabou tendo que ficar parado em Buenos Aires - e a habilitação tava vencida também.... rsrsrrsr

Dessa vez, sorte dele que os policias eram corruptos...

R3g1nAldO
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor R3g1nAldO » 06 Dez 2013, 18:00

Anonymous escreveu:Um amigo meu, dias desses, tava retornando da Argentina... foi parado há uns 200 km de Uruguaiana, com o farol queimado. Além disso, a carta verde tinha vencido há 2 dias - teve problemas na moto e acabou tendo que ficar parado em Buenos Aires - e a habilitação tava vencida também.... rsrsrrsr

Dessa vez, sorte dele que os policias eram corruptos...

Mais aí é pedir demais né? #-o
Imagem

64-9208 4154 - CLARO

64-8175 2930 - TIM

Sidney
Zelador
Zelador
Moto:: XT1200Z Super
Estado: RS
Contato:

Mensagempor Sidney » 19 Dez 2013, 18:27

muito importante essa informação =D> =D> =D> =D> =D>
RAV (51) 9916-8443
XT 1200 Z SUPER TENERE 2014
XT 600 Z 93
GSX 1300 R 2005
XT 600 E 2001
"Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás" (Ernesto Che Guevara)

VirCar
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor VirCar » 20 Dez 2013, 18:53

Parabéns pela mensagem Rodolpho. Estou indo para Uyuni na semana que vem e vá ajudar !
Na Argentina, eles vem as nossas motos com placas de São Paulo e apitam sempre. Como sou argentino ai chega a primeira surpresa, a segunda quando vem a mulher na segunda moto...Vamos embora sem problemas.
A vantagem vira problema no Chile....Quando furei um Stop. o carabineiro me ouviu pedir desculpas em argentino e queria me multar duas vezes!!!

No tem jeito amigos....os motociclistas somos como a tartarugas do projeto Tamara correndo para o mar...somos quase todos pegos pelos predadores !!!

.Abraços, bom Natal e feliz 2014 para todos !!

tarlys
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: XT600E 4MW

Mensagempor tarlys » 29 Dez 2013, 20:53

:-! :-! :-! :-! valeu muito essa informação!!!! Vou pro atacama em fev/14. Tinha nem ideia disso. Com certeza seria pego na av. principal.

Muito obrigado mesmo, pela informação. Parabéns pela iniciativa de compartilhar com a nação xtísta. =D> =D> =D>

VirCar
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor VirCar » 29 Dez 2013, 21:21

Dica boa !!! Passamos anteontem e salvamos 400 pesos....depois encontramos 3 caras de Sta Catarina (Tenere, 800 GS e Vstromm 650,e os netos de p. (Filhos e pouco) dos meus compatriotas policiais falaram de que para pagar a multa (800 pesos) tinham que ir ao Banco Nacion , e não se que cosa....Acertaram com 400 pesos aos bandidos, que alem disso fazem greve e baguncam o pais.... Fiquem expertos ai e tambem mais na frente em Presidente Roque S Pena, mesma interdicao....abracos desde Uyuni. Bom 2014 para todos !!
O melhor desejo antes duma longa viagem de moto:

“Desejo a vocês que os problemas que surjam sejam facilmente resolvíveis”

( Lupiao dixit )

Was This Topic Useful?

Voltar para “Dicas sobre viagens”