MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mais um tópico em extinção...
Os tópicos daqui serão gradativamente movidos para outros lugares mais adequados.
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MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mensagempor SCHIO » 30 Mai 2014, 02:24

Boas,

Em conversas sobre motocicletas, eu notei que há interesse, curiosidade e também bastante desconhecimento em relação à motorização das mesmas. Assim tive a ideia de elaborar este pequeno artigo, somente com algumas noções básicas sobre o assunto, para compartilhar com os amigos.
É certo que ele esta muito longe de ser perfeito, mas espero que gostem, que contribua de alguma forma para um melhor entendimento e, quem sabe, possa até estimular alguém a aprofundar-se mais no mundo da mecânica.
:wink:

ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Schio.


:-!



CARACTERIZAÇÃO DOS MOTORES DE MOTOCICLETAS EM FUNÇÃO DO NÚMERO E DISPOSIÇÃO DOS CILINDROS
* Sergio Luiz Schio

Motocicletas utilizam motores dos mais diversos tipos, tamanhos e configurações. Vamos nos limitar agora aos propulsores de combustão interna a ciclo de Otto (quatro tempos), até hoje os mais utilizados. Juntamente com o deslocamento volumétrico, ou "cilindrada", que tem relação direta com torque, o número de cilindros e sua disposição é a especificação que mais afeta a estrutura e o comportamento de um motor, também determinando sua melhor aplicação. O objetivo deste texto, ao rever algumas noções básicas acerca desta importante especificação, é esclarecer o motivo de existirem tantas variações de motorização nas motocicletas e também promover um maior entendimento sobre delas.

-Monocilíndricos: Motores com somente um cilindro fornecem bastante torque em rotações baixas, pois um único pistão produz mais força do que dois menores que, somados, possuam o mesmo deslocamento volumétrico. Por isso são muito usados em motos "off road", onde um bom torque é fundamental e alta rotação dificulta o controle preciso da tração, e nas versáteis motocicletas de uso misto, "trail e big trail". Estes motores também consomem pouco combustível, possuem engenharia simples e, consequentemente, produção e manutenção mais econômicas. Por isso todas as motocicletas pequenas e de baixo custo também usam este tipo de motor. As desvantagens são: potência limitada, vibração e ruído.
-Bicilíndricos: Funcionam como se fossem dois motores monocilíndricos trabalhando juntos para girar um mesmo eixo. Com menor vibração, em relação aos anteriores, apresentam melhor desempenho em rotações mais altas, mantendo ainda um bom torque em rotações baixas. O seu melhor desempenho é nos regimes médios (entre quatro e nove mil rpm), no qual apresenta excelente torque e bastante potência, proporcionando assim ótima dirigibilidade e bom rendimento (relação desempenho/consumo). Porém ele não pode atingir rotações muito elevadas e também a sua potência não cresce muito com o aumento da rotação. Devido a grande "elasticidade", são muito usados em motos custom, estradeiras em geral (dual purpose, cruiser), nakeds urbanas e até em algumas esportivas (o vigor nas retomadas por vezes acaba até compensando sua limitação em potência final).
-Tricilíndricos: Motores com três cilindros conseguem combinar algumas das boas características dos bicilíndricos, como o ótimo torque em giro médio e economia de combustível, com algumas dos tetracilíndricos, como suavidade no funcionamento e potência com alta rotação. Podemos até dizer que temos aqui "o melhor de dois mundos". Suas vantagens, em relação aos tetracilíndricos, é serem mais leves e compactos, possuírem menos peças móveis, manutenção mais simples e menor consumo de combustível. Com todas estas qualidades, eles são tão versáteis que podem ser utilizados com sucesso em vários estilos de motocicletas, de uso misto a esportivas (vide a linha Triumph).
-Tetracilíndricos: O fracionamento da capacidade volumétrica (“cilindrada”) em pequenas partes, cilindros menores, reduzindo a massa individual e o esforço dos pistões, permite obter um nível de rotação máximo mais elevado, com reduzida vibração, a ponto de um motor deste tipo poder atingir até 17.000 rpm. Potência crescente com altos regimes de rotação resulta em grande potência final, sendo por isso os preferidos para usar em motos esportivas. Porém seu torque em rotações baixas é relativamente fraco e também não primam pela economia de combustível. O motor de quatro cilindros, além do ótimo desempenho esportivo, possui também como característica positiva um funcionamento suave, com baixo nível de vibração e ruído.
-Hexacilíndricos: Estes motores tem funcionamento extremamente suave, privilegiando principalmente o conforto e a dirigibilidade. Normalmente são motores de grande cilindrada e por isso têm torque de sobra em qualquer regime de rotação. Por serem motores volumosos e pesados são mais indicados para motos touring, onde peso, desempenho e aerodinâmica não são as maiores prioridades do projetista.

Quanto à disposição dos cilindros, a arquitetura mais utilizada é a de cilindros em linha, depois em “V” (ou “L”, se o ângulo for de 90°) e, por último, contrapostos ou boxer (formando ângulo de 180°).
A configuração em linha é a que tem a construção mais simples, com a vantagem de poder ter uma única árvore de comando no cabeçote, acionada também por uma única corrente de comando. Uma das desvantagens é sua largura. Com dois cilindros, esta é a configuração mais utilizada em motos de média cilindrada, dos mais variados estilos; com três, como já foi dito, também é um motor muito versátil e de larga aplicação, porém de custo maior; mas se o objetivo é potência máxima, esta é a arquitetura ideal para um tetracilindrico. Não é por acaso que a maioria das motos esportivas e super esportivas utilizam um quatro em linha.
Motores com disposição dos cilindros em “V” são tão antigos quanto à própria história da motocicleta. Com dois cilindros, esta configuração é comumente aplicada em motos custom, de uso misto a até em algumas esportivas. O motor em “V” favorece o torque em rotação baixa e proporciona retomadas impressionantes. Este tipo de engenharia também oferece outras vantagens em relação aos motores em linha: Permite diminuir a largura do motor e favorece o resfriamento dos cilindros internos. As desvantagens, em relação ao anterior, são: maior comprimento, engenharia mais complexa e maior vibração. Para reduzir a vibração pode-se aumentar o ângulo entre os cilindros, o que alonga ainda mais o motor, ou usar eixos contra rotantes (ou balanceiros) paralelos ao virabrequim, o que limita a sua rotação. Um motor de quatro cilindros em "V" reúne algumas boas características do motor quatro em linha com a vantagem volumétrica e dinâmica da configuração em V, ou seja, é um motor relativamente compacto, que apresenta ótimo desempenho em rotações altas e ainda bom torque em rotações médias e baixas, proporcionando melhores retomadas que um "L4", porém com vibração um pouco maior. Resumindo, ele consegue ter, ao mesmo tempo, comportamento esportivo e boa elasticidade. Inclusive este tipo de motor está sendo utilizado, de forma pioneira pela Honda, em uma moto de uso misto ou dual-purpose: a VFR 1200X.
Motores do tipo boxer (cilindros contrapostos, formando ângulo de 180º) tem a desvantagem de ter dimensões bem maiores, principalmente na largura, exigindo motos de maiores dimensões para acomoda-los. Suas vantagens são a quase completa ausência de vibração, uma vez que a vibração causada pelo deslocamento do pistão de um cilindro é praticamente anulada pelo deslocamento do pistão do cilindro oposto e, pelo fato de ser “plano”, sua massa fica mais próxima do solo, baixando bastante o centro de gravidade, o que contribui para melhorar a estabilidade. A lubrificação dos cabeçotes também é favorecida pela posição horizontal dos cilindros. A longevidade do motor boxer de dois cilindros da BMW, com mais de 100 anos de história, já sinaliza que este é realmente um bom motor. Um dos motores boxer mais desenvolvidos atualmente é o usado na Honda GL 1800 Gold Wing, com seis cilindros e refrigeração líquida, um bom exemplo de máximo conforto sobre duas rodas.
Existem outras importantes especificações técnicas, como número de válvulas por cilindro, diferentes sistemas de comando, alimentação, refrigeração, escapamento, etc., que também influem bastante no comportamento dos motores, porém, para o objetivo deste texto, não precisamos entrar nestes pormenores.

x-x-x-x-x

* Um apaixonado carros e motos.
Editado pela última vez por SCHIO em 30 Abr 2015, 19:21, em um total de 29 vezes.


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Re: MOTOS E MOTORES

Mensagempor rocky balboa » 30 Mai 2014, 06:53

=D> =D> =D> =D> =D> EXCELENTE TEXTO SCHIO, BASTANTE DIDATICO E BEM SIMPLES, MUITO IMPORTANTE PARA OS NOVOS MOTOCILCISTAS E OS MAIS VELHOS TAMBEM TIRAREM ALGUMA DUVIDA EM RELAÇÃO AO USO E AQUISIÇÃO DE SUA MOTO. =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> abçs. SAUDE E VIDA LONGA :-! :-! :-! :-! :-!
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louco por motos... ténére é claro

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Re: MOTOS E MOTORES

Mensagempor SCHIO » 30 Mai 2014, 12:00

rocky balboa escreveu:=D> =D> =D> =D> =D> EXCELENTE TEXTO SCHIO, BASTANTE DIDATICO E BEM SIMPLES, MUITO IMPORTANTE PARA OS NOVOS MOTOCILCISTAS E OS MAIS VELHOS TAMBEM TIRAREM ALGUMA DUVIDA EM RELAÇÃO AO USO E AQUISIÇÃO DE SUA MOTO. =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> abçs. SAUDE E VIDA LONGA :-! :-! :-! :-! :-!



VALEU! :-!


OBRIGADO, ABRAÇO E BOAS CURVAS. :wink:
Schio.
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Re: MOTOS E MOTORES

Mensagempor totó » 30 Mai 2014, 13:03

Que belo texto Schio. Coisa de engenheiro?
Tá de parabéns. Valeu. =D> =D> =D>

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Re: MOTOS E MOTORES

Mensagempor SCHIO » 30 Mai 2014, 19:12

totó escreveu:Que belo texto Schio. Coisa de engenheiro?
Tá de parabéns. Valeu. =D> =D> =D>



Muito obrigado totó, mas é coisa de curioso apaixonado por motos mesmo...he he

ABRAÇO E BOAS CURVAS.
Schio.


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Re: MOTOS E MOTORES

Mensagempor FernandoMatias » 02 Jun 2014, 13:14

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Muito bom!
Que tal andar de moto?

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Re: MOTOS E MOTORES

Mensagempor tcho » 02 Jun 2014, 13:25

Muito bom! =D>
moto é um vício incurável
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Re: MOTOS E MOTORES - Para Iniciados e Iniciantes

Mensagempor SCHIO » 06 Jun 2014, 20:44

:D :D :D


Obrigado pessoal!


:-!

ABRAÇOS E BOAS CURVAS.[/b]
Schio.
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Re: MOTOS E MOTORES - Para Iniciados e Iniciantes

Mensagempor la2torres » 10 Jun 2014, 18:55

Li hoje, muito bom. :-!

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Re: MOTOS E MOTORES - Para Iniciados e Iniciantes

Mensagempor SCHIO » 16 Jun 2014, 10:24

la2torres escreveu:Li hoje, muito bom. :-!



Obrigado. Fico muito feliz que tenha apreciado! :D

ABRAÇO E BOAS CURVAS.

Schio.

:-!
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Re: MOTOS E MOTORES - Para Iniciados e Iniciantes

Mensagempor SCHIO » 26 Abr 2015, 21:11

Boas,

Numa comversa, há alguns dias, uma pessoa me fez perguntas sobre este assunto e isto me fez lembrar deste artigo.
Assim aproveito para dar um "up" no tópico. :wink:


ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Sergio Schio.
Editado pela última vez por SCHIO em 28 Abr 2015, 13:51, em um total de 1 vez.
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Re: MOTOS E MOTORES - Para Iniciados e Iniciantes

Mensagempor Samuel Singulano » 27 Abr 2015, 15:26

:-! muito bom!
Viaje por aí não para que o mundo possa te ver, mas para que você possa ver o Mundo!""

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Re: MOTOS E MOTORES - Para Iniciados e Iniciantes

Mensagempor ISAAC DE BSB » 27 Abr 2015, 15:55

Eu já havia lido. Aproveitei para reler hoje.

Abraço.

Isaac de BSB :-! :-! :-!
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Re: MOTOS E MOTORES - Para Iniciados e Iniciantes

Mensagempor kbludo » 27 Abr 2015, 16:26

ISAAC DE BSB escreveu:Eu já havia lido. Aproveitei para reler hoje.

Abraço.

Isaac de BSB :-! :-! :-!


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Re: MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mensagempor SCHIO » 28 Abr 2015, 18:55

Valeu!

:)(:

Arrumei um tempo e revisei o texto.
O conteúdo praticamente não mudou, mas tentei dar uma melhorada para tornar a leitura mais fácil e agradável. :wink:


ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Schio.

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Re: MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mensagempor Montanha » 28 Abr 2015, 19:47

SCHIO escreveu:Valeu!
:)(: Arrumei um tempo e revisei o texto. O conteúdo praticamente não mudou, mas tentei dar uma melhorada para tornar a leitura mais fácil e agradável. :wink: ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Schio. :-!


Schio, só faltou falar dos motores 2T, que detonam qualquer 4T de mesma cilindrada e alguns bem maiores hehehehe
"http://s1296.photobucket.com/user/adalbertobisi/media/201201_zps96ce8d6b.jpg.html?sort=3&o=74"
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Re: MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mensagempor SCHIO » 30 Abr 2015, 12:11

Montanha escreveu:
SCHIO escreveu:Valeu!
:)(: Arrumei um tempo e revisei o texto. O conteúdo praticamente não mudou, mas tentei dar uma melhorada para tornar a leitura mais fácil e agradável. :wink: ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Schio. :-!


Schio, só faltou falar dos motores 2T, que detonam qualquer 4T de mesma cilindrada e alguns bem maiores hehehehe
"http://s1296.photobucket.com/user/adalbertobisi/media/201201_zps96ce8d6b.jpg.html?sort=3&o=74"



É verdade Montanha, motores de ciclo a dois tempos são realmente especiais. Em função de sua simplicidade, grande potência específica e peso reduzido, são bem interessantes e por isso ainda têm um espaço reservado no coração de muitas pessoas.
Mas, feliz ou infelizmente, o aumento do rigor das normas de emissões, principalmente, e a necessidade de economia de combustível, fizeram os fabricantes de motocicletas praticamente abandonarem estes propulsores.
Foi por isso, e também para simplificar o texto, que eu os excluí, no entanto ainda pode haver uma esperança para ele:

http://flaviogomes.grandepremio.uol.com ... em-alta-2/

:wink:

ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Schio.

:-!
Editado pela última vez por SCHIO em 03 Mai 2015, 17:16, em um total de 2 vezes.
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Re: MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mensagempor SCHIO » 02 Mai 2015, 10:28

- up!
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Re: MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mensagempor Montanha » 02 Mai 2015, 18:48

Então SCHIO, vou usar seu tópico e dar linha para as características dos motores 2T atuais e em desenvolvimento.
É sabido que a Yamaha, em seu início, não pôde fabricar no Brasil os motores e motos 4T por um conchavo da Honda com os lobistas da época.
Após determinado prazo isso caiu e outras fabricantes tambem puderam "se apresentar" com seus produtos de 2 e 4T.
Os motores 2T contam atualmente com muita tecnologia desenvolvida, mas de forma pulverizada.
Há patentes para carter úmido, onde o óleo não tem contato com a câmara de combustão. Outra para taxa de compressão variável para cada condição de uso do motor e giro. Em outras melhoraram os sistemas de abertura variável da janela de escape dos gases queimados, em conjunto com escapamentos tambem reconfigurados pelo regime de trabalho.
Isso aliado a óleos de última geração e a introdução de injeção de combustível diretamente na câmara de combustão (item descrito nos dois links abaixo) fazem dos motores 2T muito mais eficientes, com consumo menor de combustível e menos poluidores que os primos 4T.
Nos links abaixo - onde é citado apenas a injeção direta - há uma diminução brutal nas emissões de gases poluentes, permitindo aos 2T atender com mais folga os rígidos padrões de controle de emissões européias.
Com custo muito mais baixo que um 4T, basta apenas juntar todas essas novas tecnologias em um único produto para decretar a morte dos 4T.
http://www.motonline.com.br/noticia/athena-dicc-pode-revolucionar-os-motores-2-tempos/
http://www.motoraid.com.br/motoraid/noticias/o-incrvel-renascimento-das-2-tempos
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Re: MOTOS E MOTORES - escolha sua moto pelo motor

Mensagempor Chichorro » 02 Mai 2015, 20:31

Excelente tópico e excelente texto :-!
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