A NOVA GASOLINA - ADITIVAÇÃO

Mais um tópico em extinção...
Os tópicos daqui serão gradativamente movidos para outros lugares mais adequados.

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador
Moto:: XL 1000 Varadero
Estado: RS
País: Brasil
Status: Offline

A NOVA GASOLINA - ADITIVAÇÃO

Mensagempor SCHIO » 20 Fev 2014, 17:16

:)(:

PORQUE OS POSTOS CONTINUAM VENDENDO A GASOLINA COMUM (sem aditivo)

Relembrando que a partir de primeiro de janeiro deste ano, em cumprimento à nova legislação, toda gasolina vendida em território nacional passou a ser UBTS (ultra baixo teor de enxofre), com o máximo de 50 ppm (partes por milhão) ou 0.005% de enxofre. Inclusive pode-se chama-la agora de Gasolina S-50. =D>
Até dezembro do ano passado o limite permitido ainda era de 800 ppm e a gasolina Podium, que continua sendo comercializada, era a única gasolina UBTS produzida no Brasil (tendo no máximo 30 ppm de exofre).
É interessante observar que agora a diferença de qualidade entre as gasolinas normal e Podium ficou muito menor. A Podium ainda possui maior octanagem, mas em relação a teor de enxofre e estabilidade química (resistência à oxidação e formação de goma - que define a durabilidade), elas estão realmente bem próximas. :D
O detalhe é que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) havia anunciado que, por força de sua Portaria n° 38, de 10/12/09, que atende à fase L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), a partir de 1º de janeiro de 2014 toda gasolina seria aditivada e S-50. Cabe destacar que a aditivação obrigatória, na medida que os aditivos detergentes/dispersantes ajudam a prevenir a formação de depósitos, mantendo por mais tempo as condições ideais de funcionamento do motor, também traz um grande ganho para o condumidor.
Então a gasolina S-50 já está disponível em todos os postos de abastecimento, entretanto, na última hora, a ANP determinou que a aditivação da gasolina deveria ser feita pela Petrobras, antes da entrega às companhias de petróleo e suas distribuidoras (até então a aditivação sempre coube à estas). Segundo a agência, esta medida foi tomada para assegurar a qualidade da gasolina única aditivada. Com isso, por ser necessário algum tempo para implantar este processo nas refinarias, a estreia da gasolina unicamente aditivada, concomitantemente com o fim da não aditivada, ficou para 1º de julho de 2015. Até lá todas as bandeiras podem continuar vendendo gasolina sem aditivo, a chamada "gasolina comum".
Entretanto há uma mudança em relação à aditivação: ficou definido agora que caberá a Petrobras somente a aditivação básica, podendo ocorrer ainda uma segunda aditivação, de maior carga de aditivos, a cargo das companhias de petróleo e suas distribuidoras.

Resumindo: Até 01/07/2015 continuaremos a ter nos postos a gasolina S-50 sem aditivo (comum) e a S-50 aditivada. Após esta data não existirá mais gasolina sem aditivação, toda gasolina sairá aditivada das refinarias, e poderemos ter ainda, a critério das distribuidoras, gasolinas com uma aditivação extra. (uma "super", "plus", etc ...).
Porém, considerando que a gasolina normal agora já é de boa qualidade, eu acredito que somente a aditivação básica será suficiente e poderemos até dispensar produtos mais caros, que certamente serão oferecidos pelas distribuidoras.
:wink:

ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Schio.

:-!
Editado pela última vez por SCHIO em 18 Out 2014, 17:14, em um total de 26 vezes.

"TEMOS LIVRE ARBÍTRIO, MAS COLHEREMOS TUDO O QUE PLANTARMOS."

MOTOS ATUAIS = XL 1000V / VFR 1200F

view" onclick="window.open(this.href);return false; ... 0&start=15

HART
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: F 800 GS
Estado: SC

Re: A NOVA GASOLINA

Mensagempor HART » 20 Fev 2014, 18:17

Interessante, e muda alguma coisa no comportamento, ou consequência nos motores como é o caso do diesel, onde o enxofre exerce/exercia importante papel lubrificante nas bombas e bicos injetores dos motores clássicos (injeção mecânica). Continuo abastecendo a hartlux com diesel antigo (sujinho) sempre que possível.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem

FernandoMatias
Zelador
Zelador
Moto:: XTZ750 Super
Estado: PR
Contato:

Mensagempor FernandoMatias » 20 Fev 2014, 18:32

Que tal andar de moto?

Fernando&Carmen
Presidente desta Comunidade Anárquica
Moto:: Ténéré 2VG
Contato:

Mensagempor Fernando&Carmen » 20 Fev 2014, 18:58

Bom...

A única vantagem do Enxofre é que ele é um aditivo de extrema pressão... O:) simplificando, me peças que sofrem muito esforço, ele ajuda a "lubrificar" pois forma uma camada de sulfetos, ou sulfatos ou sulf algumacoisa... é o caso dos bicos injetores dos motores diesel... :roll: (o óleo de diferencial, por exemplo, fede tanto pois tem adição de enxofre com essa função... :-! )

Por outro lado.. não... por todos os outros lados, ele é terrível... :evil: após a combustão, em contato com o vapor d'agua ele forma ÁCIDO SULFÚRICO! É isso q faz os olhos arderem em contato com a fumaça do escape... é ele que "apodrece" os silenciadores dos carros... é ele que contamina o óleo do motor, deixando o óleo ácido... e claro, por isso é extremamente poluente, causa chuva ácida e bla bla bla... #-o #-o

Então já vem tarde essa redução!! =D> =D> =D>

Na questão química da combustão, ou seja, eficiência do motor, consumo, acredito q não haja nenhuma influência... [-X mas com certeza para a vida útil do motor será muito bom!! \:D/ \:D/ \:D/

Ao menos às vezes temos boas notícias, né? :-!

Ventania
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: XT600E 4MW
Estado: SP
País: BRASIL

Mensagempor Ventania » 21 Fev 2014, 14:06

Gostei da matéria apresentada pelo Schio e os comentários do Fernando e do Hart. :-! :-!

Até que emfim uma gasolina boa para fornecermos aos nossos veículos.
UM ABRAÇO
RUY

IBIRAMOTOPOINT-GINÁSIO DO IBIRAPUÉRA, DUAS TERÇAS FEIRAS POR MÊS.

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 25 Fev 2014, 21:56

FernandoMatias escreveu:Vai uma matéria:

http://www.oimparcial.com.br/app/notici ... rros.shtml

Muito boa esta matéria, recomendo. Só que o adiamento do prazo, para que toda gasolina tenha uma aditivação básica, não ocorreu devido a desentendimento e sim porque somente na última hora a ANP determinou que esta aditivação ficaria a cargo da Petrobras.

ABRAÇOS E BOAS CURVAS. :wink:
Schio.

Editado pela última vez por SCHIO em 09 Mai 2015, 21:27, em um total de 2 vezes.

ratu
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PE

Mensagempor ratu » 26 Fev 2014, 10:52

SCHIO escreveu:
FernandoMatias escreveu:Vai uma matéria:

http://www.oimparcial.com.br/app/notici ... rros.shtml

Muito boa esta matéria, recomendo. Só que , como eu expliquei no texto, o adiamento do prazo para a gasolina ser unicamente aditivada não ocorreu devido a desentendimentos, mas porque a ANP na última hora determinou que caberia a Petrobras fazer a aditivação.

ABRAÇOS E BOAS CURVAS. :wink:
Schio.

Schio. Leia-se desconfianca da Petrobras, pois todos sabemos as tramoias que essas empresas de petroleo dizem que fazem e o consumidor paga caro e ruim. Vamos aguaradr p/ ver...

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Re: ADITIVAÇÃO DA NOVA GASOLINA

Mensagempor SCHIO » 26 Fev 2014, 11:27

ratu,

Acho que não entendi a sua observação...
Mas posso adiantar que a gasolina sempre sai das refinarias da Petrobras rigorosamente dentro da especificação. E quanto à futura aditivação, você poderá ter realmente a certeza de que a gasolina estará devidamente aditivada.

ABRAÇO.
Sergio Schio.

ratu
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor ratu » 26 Fev 2014, 12:34

SCHIO escreveu:ratu,

Acho que não entendi a sua observação...
Mas posso adiantar que a gasolina sempre sai das refinarias da Petrobras rigorosamente dentro da especificação. E quanto à futura aditivação, você poderá ter realmente a certeza de que a gasolina estará devidamente aditivada.

ABRAÇO.
Sergio Schio.

Desculpa se nao fui claro. O que quero dizer é que a Petrobras ficou em duvida se as empresas iriam mesmo reduzir o patamar de enxofre. Entao é mais confiavel que ela mesmo faca a adicao na refinaria e se as outras empresas quiserem, elas adicionam + aditivo ou nao. O patamar minimo exigido ja vem da refinaria...

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 26 Fev 2014, 22:57

ratu,

Teor de enxofre é uma coisa e aditivação é outra.
Para fornecer ao mercado a nova gasolina de baixo teor de enxofre, desde primeiro de janeiro, conforme foi previsto pela Portaria 38 da ANP, a Petrobras antes pecisou instalar unidades de hidrotratamento de gasolina (processo de hidrodessulfurização) em todas as suas refinarias. Este processo remove os compostos de enxofre e também melhora a estabilidade química da gasolina, aumentando muito a sua durabilidade.
O aditivo um composto detergente/dispersante, que adicionado na gasolina, objetiva evitar depósitos e incrustações, mantendo os sistemas por onde circula o combustível limpos por mais tempo. A tal portaria da ANP já previa, para a mesma data, o fim da gasolina sem aditivo, a chamada comum. Só não avisou a Petrobras a tempo para implantar o processo de aditivação.
Mas a espera valerá a pena pois sendo feita pela Patrobras poderemos ter certeza de que a gasolina estará realmente aditivada. Inclusive eu acredito que será até desnecessária uma aditivação complementar feita nas distribuidoras.

ABRAÇO.
Schio.

Editado pela última vez por SCHIO em 09 Mai 2015, 21:36, em um total de 1 vez.

ratu
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor ratu » 27 Fev 2014, 07:57

SCHIO escreveu:ratu,

Teor de enxofre é uma coisa e aditivação é outra.
Para fornecer ao mercado a nova gasolina de baixo teor de enxofre, desde primeiro de janeiro, conforme foi previsto pela Portaria 38 da ANP, a Petrobras antes pecisou instalar unidades de hidrotratamento de gasolina (processo de hidrodessulfurização) em todas as suas refinarias. Este processo remove os compostos de enxofre e também melhora a estabilidade química da gasolina, aumentando muito a sua durabilidade.
O aditivo é somente um detergente/dispersante, que é adicionado na gasolina e tem por objetivo evitar depósitos e incrustações, mantendo os sistemas motor limpos por mais tempo. A tal portaria da ANP já previa, para a mesma data, o fim da gasolina sem aditivo, a chamada comum. Só não avisou a Petrobras, a tempo, que a aditivação passaria a ser a cargo dela.
Mas a espera valerá a pena pois sendo feita pela Patrobras poderemos ter certeza de que a gasolina estará realmente aditivada. Inclusive eu acredito que será até desnecessária uma aditivação complementar feita nas distribuidoras.

ABRAÇO.
Schio.

Ezatualmente! Abc.

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 13 Mar 2014, 13:07

.
Revisei meu texto e aproveito par dar um "up" no tópico.
:wink:

Fernando&Carmen
Contato:

Mensagempor Fernando&Carmen » 13 Mar 2014, 13:40

Estou mexendo bastante com gasolina ultimamente... :roll:
e tenho a sensação que ela já não fede tanto... :shock:

Ou será que estou apenas matando minhas células olfativas?? #-o #-o #-o

kkkkkkk

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: RJ
Contato:

Mensagempor kbludo » 13 Mar 2014, 14:47

Boa! Vamos ver quanto vai ficarrrr$$$$$ essa brincadeira...
Abraço Schio :-! .
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 13 Mar 2014, 19:45

Fernando&Carmen escreveu:Estou mexendo bastante com gasolina ultimamente... :roll:
e tenho a sensação que ela já não fede tanto... :shock:

Ou será que estou apenas matando minhas células olfativas?? #-o #-o #-o

kkkkkkk

Acho que você ainda tem alguma célula olfativa funcionando aí Fritz... 8-)

Sim, mudou bastante o cheiro e também a coloração.
O processo de hidrodessulfurização, além de remover mais de 90% dos compostos de enxofre, também melhora várias outras características do gasolina. Ela entra com aquela cor amarelinha e o velho que é conhecido nosso e sai do processo com odor bem neutro e incolor, totalmente cristalina.

ABRAÇO E BOAS CURVAS. :wink:
Editado pela última vez por SCHIO em 17 Jun 2014, 16:53, em um total de 3 vezes.

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 13 Mar 2014, 19:58

kbludo escreveu:Boa! Vamos ver quanto vai ficarrrr$$$$$ essa brincadeira...

Até agora a Petrobras não esta repassando o custo adicional desse novo tratamento, pelo qual a gasolina tem que passar para enquadrar-se no limite de 50 ppm de enxofre.
Mas quando ela começar a aditivar a gasolina eu acho que este custo ela terá que repassar, até porque é um processo que não estava previsto.

ABRAÇO E BOAS CURVAS.
Sergio Schio.

Fernando&Carmen
Contato:

Mensagempor Fernando&Carmen » 16 Mar 2014, 23:58

Poderia quase fazer uma aposta: Esse repasse junto com o reajuste vai vir forte... DEPOIS DAS ELEIÇÕES!! :evil:

Até lá... creio q não vejamos grandes alterações de preços... :roll: :roll:

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: RJ
Contato:

Mensagempor kbludo » 17 Mar 2014, 14:08

SCHIO escreveu:
kbludo escreveu:Boa! Vamos ver quanto vai ficarrrr$$$$$ essa brincadeira...

[b]Até agora a Petrobras não esta repassando o custo adicional desse novo tratamento, pelo qual a gasolina tem que passar para enquadrar-se no limite de 50 ppm de enxofre.
Mas quando ela começar a aditivar a gasolina eu acho que este custo ela terá que repassar, até porque é um processo que não estava previsto.

ABRAÇO E BOAS CURVAS.

É, por muito menos a facada sempre é certa e desta vez não será diferente...
Só quero saber quanto R$ sairá do bolso :evil: .
Grande abraço.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 18 Mar 2014, 06:43

Fernando&Carmen escreveu:Poderia quase fazer uma aposta: Esse repasse junto com o reajuste vai vir forte... DEPOIS DAS ELEIÇÕES!! :evil:

Até lá... creio q não vejamos grandes alterações de preços... :roll: :roll:

Não sei se isso vai acontecer, mas é verdade que faz bastante tempo que governo está segurando o preço dos combustíveis para conter a inflação. Quando a Petrobrás precisa importar gasolina para suprir o mercado ela paga um preço maior do que aquele que ela recebe das distribuidoras.

Rogério Souto
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PB
Contato:

Mensagempor Rogério Souto » 18 Mar 2014, 10:02

Bom dia pessoal,

Em tese é o seguinte:
Se a PETROBRAS, vai fazer a aditivação da gasolina, o custo deverá ser repassado para as distribuidoras, já que estas deverão economizar, pois, não teria a necessidade de repetir o processo.

Abraços,
Imagem

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 18 Mar 2014, 21:00

Rogério Souto escreveu:Bom dia pessoal,

Em tese é o seguinte:
Se a PETROBRAS, vai fazer a aditivação da gasolina, o custo deverá ser repassado para as distribuidoras, já que estas deverão economizar, pois, não teria a necessidade de repetir o processo.

Abraços,

CORRETO!

Mas é certo que as distribuidoras ainda vão oferecer uma aditivação "ultra, mega, blaster, hiper, super, plus, extra, premium, power...

No entanto:

"Com uma gasolina que já de boa qualidade e que ainda terá a aditivação básica, eu acredito que poderemos até dispensar produtos com mais aditivos e preço, que certamente serão oferecidos pelas distribuidoras. :wink:

ABRAÇO E BOAS CURVAS.
Sergio Schio.

Zébuscapé
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: KTM 990 LC8

Mensagempor Zébuscapé » 18 Mar 2014, 22:34

Eu uso comum mesmo..., o problema é não pegar alguma porcaria batizada nestes postos ... isto sim é um problema... :-x

:-! :-!

A remoção do enxofre tem como diferencial manter os catalisadores , pois é veneno para os mesmos, e assim as emissões de nox e sox diminuíram muito...

Para o diesel s-50 ter o "ganho" previsto, somente nos motores projetados para este combustível que são após 2013 e tem que usar um aditivo que não lembro agora o nome... Pode usar nos antigos, mas os resultados não são os mesmos do ponto de vista de emissões...

Ténéré...
FIZ 10 ANOS DE CLUBÃO :-D :-D
colaboradores.php" onclick="window.open(this.href);return false; COLABOREM
CG 125 1991, NX 150 1993, XLX 250 1990, XT600Z ténéré 1990, DL 650 Vstron 2009, XT 600 2002, XTZ 750 1997, XT660-2008 preta e a atual XT660R 2005 azul com mais jalapões que eu ...kkkk

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Mensagempor SCHIO » 19 Mar 2014, 00:22

Zé,

O maior problema realmente é gasolina adulterada, mas usar a aditivada é sempre melhor. O aditivo, que nada mais é que um detergente/dispersante, ajuda a evitar depósitos e incrustações nas "partes molhadas" do motor, mantendo por mais tempo as características originais de funcionamento do motor.

A remoção do enxofre, além de permitir o uso de catalizadores mais eficientes para converter NOx, traz muitos benefícios. O SO² gerado na queima de combustíveis que contém compostos de enxofre, além de poluir o meio ambiente, aumenta reapidamente a acidez do óleo lubrificante e acelera a corrosão do sistema de escapamento, por exemplo, pois este gás reage com água produzindo ácido sulfúrico. :shock:

O diesel S-50, a partir janeiro deste ano, foi totalmente substituído pelo S-10.
O aditivo usado nos modernos motores a diesel é o ARLA 32 (solução de 32% de uréia em água desmi). Este reagente que é usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel.
Mas o S-10 sempre vai produzir menos emissões em qualquer motor...

ABRAÇO E BOAS CURVAS. :wink:

Topic author
SCHIO
Zelador
Zelador

Re: A NOVA GASOLINA - ADITIVAÇÃO

Mensagempor SCHIO » 08 Jun 2014, 00:57

UP!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY

Re: A NOVA GASOLINA - ADITIVAÇÃO

Mensagempor la2torres » 16 Jun 2014, 22:18

Pessoal, uma coisa que eu não entendo, na TV vira e volta a Petrobras e o Governo se gabam de que o Brasil é autosuficiente em petroleo. então pq comprar gasolina ou então pq atrelar o preço do petroleo o preço internacional! No pais do Hugo Chavez, que já partiu, a gasolina é quase gratis.

Was This Topic Useful?

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS (EM OBRAS)”