BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor cid1200 » 01 Set 2014, 20:50

Black Dog escreveu:Não tem código, a moto é uma 1150 GS ano 1999. Só fica as luzinhas piscando alternadamente após a a partida e não aciona o ABS.


Black Dog,
a minha moto estava com este mesmo problema e foi resolvido no susto:
Ela entrou numa valeta e o conduíte do freio dianteiro partiu... quando foi substituído, o meu mecânico teve dificuldade em fazer a sangria... encontrou um procedimento na internet (vou procurar saber melhor) e ao segui-lo conseguiu fazer a sangria (teve que fazer no dianteiro juntamente com o traseiro) ... nisto, o problema do ABS foi completamente resolvido !
Não conseguimos entender o que ocorria anteriormente e imaginamos ser alguma bolha de ar ou alguma válvula travada.
Então, recomendo que verifique tudo antes de partir para a parte eletrônica...
Boa sorte!


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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Miúdo » 02 Set 2014, 08:45

vetelston escreveu:Miudo
Troquei a embreagem na motopoint e fiz uma revisao completa e troca de outros componentes. Mas acho que so a troca da embreagem foi por volta de R $ 500, 00. O Ze tb faz e bem feito. Ele trocou a junta do cabeçote para mim.


Com certeza, vetelston, o Zé é o mecânico da minha há 4 anos e meu amigo de longa data... super confiável!!!

Valeu. :-! :-!

Abraço. :-! :-!
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Black Dog » 02 Set 2014, 09:56

Destro escreveu:MAs a respeito do código de erro, vc não mensionou. Ele pode ser lifdo do mesmo modo que se lê o código da centralina.
"Info on diagnosing ABS1 and ABS2 faults is described by Brian Curry in great detail on the IBMWR K-tech pages. In a nutshell, by putting a readout light between the ABS pin and ground you can get a blink code when the bike is on. All codes except 5 seem to be persistent (needing reset by this procedure). There is also a BMW document, part 01 71 9 798 811 (5/90), that you may be able to locate which is for troubleshooting ABS.

1. front pressure modulator
2. rear pressure modulator
3. front wheel speed sensor
4. rear wheel speed sensor
5. battery voltage too low
6. ABS relay
7. ABS control unit
8. sensor gap front or rear, or other outside influence
9. <unknown, but seems to exist>
16. Failed plunger test, persistent"


Não entendi bem, a luzinha vai piscar um certo nº de vezes que corresponde ao código, seria isto? Caraca, nem sabia disto, mas vou tentar. :-!
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Destro » 02 Set 2014, 10:22

Black Dog escreveu:
Destro escreveu:MAs a respeito do código de erro, vc não mensionou. Ele pode ser lifdo do mesmo modo que se lê o código da centralina.
"Info on diagnosing ABS1 and ABS2 faults is described by Brian Curry in great detail on the IBMWR K-tech pages. In a nutshell, by putting a readout light between the ABS pin and ground you can get a blink code when the bike is on. All codes except 5 seem to be persistent (needing reset by this procedure). There is also a BMW document, part 01 71 9 798 811 (5/90), that you may be able to locate which is for troubleshooting ABS.

1. front pressure modulator
2. rear pressure modulator
3. front wheel speed sensor
4. rear wheel speed sensor
5. battery voltage too low
6. ABS relay
7. ABS control unit
8. sensor gap front or rear, or other outside influence
9. <unknown, but seems to exist>
16. Failed plunger test, persistent"


Não entendi bem, a luzinha vai piscar um certo nº de vezes que corresponde ao código, seria isto? Caraca, nem sabia disto, mas vou tentar. :-!



Você lê o código de erro com a mesma gambiarrinha que lê o código de erros da injeção Motronic. Um led e uma resistência ligados ao 12v e catodo no pino do ABS. Ou com um voltímetro de ponteiro. É só contar os piscados ou a deflexão do ponteiro, dependendo do método usado.
Acho que deveria começar por aí pois qualquer erro, vai fazer com que as lampadas do painel pisquem alternadamente e o ABS não funcione.
Sds
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Encom » 02 Set 2014, 16:03

Destro, o seu ABS acusa qual erro?
Abs.
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Destro » 02 Set 2014, 16:14

Encom escreveu:Destro, o seu ABS acusa qual erro?


O meu acusa o erro 07 cuja solução apontada é a troca da unidade hidráulica.
O problema maior é que moro em apartamento e não tem como fazer serviços longos pois a garagem é coletiva e não dá pra deixar coisas espalhadas. Os mecânicos não querem nem chegar perto e um especialista em ABS aqui de BH nem quis me ouvir sobre o assunto. Ninguem mais tem a curiosidade de conhecer algo diferente, o negócio é faturar com o pouco que sabe.
Comprar outra unidade lá fora fica um preço absurdo por causa do peso 8kg. Fazer a manutenção na BM teria que comprar mais uma moto pra deixar as duas lá para apgar o concerto e a peça.

Sds
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Encom » 02 Set 2014, 21:28

Destro escreveu:
Encom escreveu:Destro, o seu ABS acusa qual erro?


O meu acusa o erro 07 cuja solução apontada é a troca da unidade hidráulica.
O problema maior é que moro em apartamento e não tem como fazer serviços longos pois a garagem é coletiva e não dá pra deixar coisas espalhadas. Os mecânicos não querem nem chegar perto e um especialista em ABS aqui de BH nem quis me ouvir sobre o assunto. Ninguem mais tem a curiosidade de conhecer algo diferente, o negócio é faturar com o pouco que sabe.
Comprar outra unidade lá fora fica um preço absurdo por causa do peso 8kg. Fazer a manutenção na BM teria que comprar mais uma moto pra deixar as duas lá para apgar o concerto e a peça.

Sds


Esse é um dos motivos pelos quais me recuso a morar em apto... Deixar minha oficina pra trás? Sem chance...
Abs.

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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Miúdo » 05 Set 2014, 08:08

Galera, fyi, ontem tive 12 horas dentro da Motopoint Rio Claro, cheguei 8:00 e saí 20:15 da oficina... tô de cara com o tanto que aquele povo conhece, sabe, dominam tudo das GS's... é realmente impressionante!!!
Fiquei do lado dos mecânicos (Valdemir e. Christiano) o tempo todo, e é só aprendizado, os caras não escondem nenhuma informação, te passam com gosto!!!
Acho que vale a pena, por mais que ocêis saibam muito tamem das gordas, levar pelo menos uma vez lá pra tirarem dúvidas e aprender macetes sobre nossas máquinas...
Pessoal muito receptivo, o Sr Berndt, o alemãozão que o pessoal chama de. Bernardo é uma simpatia...
Falano da Medina Embreagens que recondiciona o disco de embreagem com lona original Sachs, ocêis precisam ver o trabalho dos caras... disco e platô ficaram como zero... serviço maravilhoso, de primeiro mundo memo!!!

Recomendo, cumpanheirada!!!
.........Miúdo.........





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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Destro » 05 Set 2014, 09:35

Miúdo escreveu:Galera, fyi, ontem tive 12 horas dentro da Motopoint Rio Claro, cheguei 8:00 e saí 20:15 da oficina... tô de cara com o tanto que aquele povo conhece, sabe, dominam tudo das GS's... é realmente impressionante!!!
Fiquei do lado dos mecânicos (Valdemir e. Christiano) o tempo todo, e é só aprendizado, os caras não escondem nenhuma informação, te passam com gosto!!!
Acho que vale a pena, por mais que ocêis saibam muito tamem das gordas, levar pelo menos uma vez lá pra tirarem dúvidas e aprender macetes sobre nossas máquinas...
Pessoal muito receptivo, o Sr Berndt, o alemãozão que o pessoal chama de. Bernardo é uma simpatia...
Falano da Medina Embreagens que recondiciona o disco de embreagem com lona original Sachs, ocêis precisam ver o trabalho dos caras... disco e platô ficaram como zero... serviço maravilhoso, de primeiro mundo memo!!!

Recomendo, cumpanheirada!!!


Miudo,
Faltou o relatório do serviço com a planilha de custos. A viagem pra lá é tranquila?

Sds
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Miúdo » 05 Set 2014, 10:19

Destro escreveu:
Miudo,
Faltou o relatório do serviço com a planilha de custos. A viagem pra lá é tranquila?

Sds


Uai, Destro, viagem tranquila, pra mim dá uns 180 km só de estradão... Procê dá uns 600... Saí de casa de madrugada, 5:30hs e cheguei de volta 23:30hs, mas por causa de um baita acidente a 20 km de casa... Esperei quase hora e meia... #-o #-o
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regia ... prata.html


Serviços e custos:
Recondiciou o disco de embreagem, deu passe com pedra no platô, (a embreagem ficou zero) trocou fluído (levei) do sistema de embreagem, trocou as 4 velas (levei), trocou pastilhas dianteiras e traseiras (levei), trocou os coxins do protetor de carter, trocou o retentor do contra-peso... paguei 1.600,00 reales... barato num é, mas pensa num caboco satisfeito... saí com a moto meio baleada e voltei com ela zerada... a moto ficô simplesmente um tesão!!!! :-! :-! :-!
.........Miúdo.........





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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor ismael d moura » 05 Set 2014, 13:31

MIÚDO e de-mais, eu os conheço e tenho vários amigos por aqui que só leva as motos lá, são mesmo atenciosos e conhecedores, Miúdo, e de-mais, o legal é isso mesmo você fica e vê sua moto, sendo montada e desmontada, e sabe de tudo em detalhes, Miúdo você será uma moto zera por mais uns par de quilômetros, bom final de semana a todos, cuidado nas curvas heimmmmmmmm
ISMAEL

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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Miúdo » 07 Set 2014, 21:48

Verdade, Ismael!!! :-! :-! :-!
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Encom » 10 Set 2014, 22:09

Galera....

Tô meio sumido, mas deixa eu contar as novidades...

No fim de semana, regulei as válvulas.... Facinho... O difícil é chegar nelas... Para virar o motor tive que tirar o protetor da correia do alternador... Surpresa!!! A correia tava desfiando... Logo, logo ia ficar na rua.... Mas como já tinha uma reserva estrategicamente guardada já coloquei.

Mudei, também, o esquema da chavinha para ligar a moto com o descanso abaixado. Seguindo o conselho dos amigos daqui, coloquei um relê ligado a luz do neutro.

Tenho 2 dúvidas para colocar aos amigos:

1) Desde que comprei a moto tem uma coisa que acontece que para mim é uma incógnita... Se a moto morrer em um curto período após eu ligá-la de manhã ou após ficar o dia todo parada no trabalho, fica muito difícil ligá-la novamente... É como se ela estivesse afogada. Tenho que esperar alguns minutos ou ficar forçando a partida com o acelerador enrolado para ela pegar novamente (quando pega)... O q pode ser?

2) de uns tempos pra cá vem acontecendo o seguinte: quando passo para segunda marcha (estando em primeira ou terceira) e ando um pouco ela dá um tranco como se a marcha estivesse mal engatada e daí segue normal até eu fazer as trocas e voltar a segunda quando acontece novamente... Alguém sabe me dizer o que pode ser? Tenho passado rapidamente pela segunda e ido para a terceira para evitar esses trancos...

É isso aí...
Abs.

Claudio



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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Chichorro » 14 Set 2014, 11:11

Encom escreveu:Galera....

Tô meio sumido, mas deixa eu contar as novidades...

No fim de semana, regulei as válvulas.... Facinho... O difícil é chegar nelas... Para virar o motor tive que tirar o protetor da correia do alternador... Surpresa!!! A correia tava desfiando... Logo, logo ia ficar na rua.... Mas como já tinha uma reserva estrategicamente guardada já coloquei.

Mudei, também, o esquema da chavinha para ligar a moto com o descanso abaixado. Seguindo o conselho dos amigos daqui, coloquei um relê ligado a luz do neutro.

Tenho 2 dúvidas para colocar aos amigos:

1) Desde que comprei a moto tem uma coisa que acontece que para mim é uma incógnita... Se a moto morrer em um curto período após eu ligá-la de manhã ou após ficar o dia todo parada no trabalho, fica muito difícil ligá-la novamente... É como se ela estivesse afogada. Tenho que esperar alguns minutos ou ficar forçando a partida com o acelerador enrolado para ela pegar novamente (quando pega)... O q pode ser?

2) de uns tempos pra cá vem acontecendo o seguinte: quando passo para segunda marcha (estando em primeira ou terceira) e ando um pouco ela dá um tranco como se a marcha estivesse mal engatada e daí segue normal até eu fazer as trocas e voltar a segunda quando acontece novamente... Alguém sabe me dizer o que pode ser? Tenho passado rapidamente pela segunda e ido para a terceira para evitar esses trancos...

É isso aí...



Fala Claúdio,

Tá complicado hein, queria poder ajudar...mas :? ...

Essa questão da marcha se não me engano o Cid tá com o mesmo problema...
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor cid1200 » 14 Set 2014, 17:56

Chichorro escreveu:
Essa questão da marcha se não me engano o Cid tá com o mesmo problema...


O meu consegui resolver... não era na caixa (pelo menos até agora não voltou a ocorrer...)
O problema piorou com a moto morrendo na hora de manobrar.. ou falhava, ou apagava totalmente... e ainda além disso, o indicador digital das marchas ficou malucão !
Fui vasculhando até descobrir um fio partido no chicote (lado direito do tanque, saindo para a mesa).
Fiz uma solda no capricho, usei conduíte termo retrátil, reamarrei o chicote e todos os problemas foram resolvidos... Graças a Deus!!!
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Encom » 15 Set 2014, 22:46

To pensando em colocar um Militec no câmbio pra ver se ajuda....
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor cid1200 » 17 Set 2014, 00:33

Encom escreveu:To pensando em colocar um Militec no câmbio pra ver se ajuda....


Sou super fã!!! uso sempre as medidas recomendadas no motor, na caixa, no cardã e por ultimo adicionei no óleo das bengalas tbem!

Além de usar no carro to pensando em misturar com WD40... kkkk (essa última foi brincadeira)
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Miúdo » 17 Set 2014, 04:29

cid1200 escreveu:
Encom escreveu:To pensando em colocar um Militec no câmbio pra ver se ajuda....


Sou super fã!!! uso sempre as medidas recomendadas no motor, na caixa, no cardã e por ultimo adicionei no óleo das bengalas tbem!

Além de usar no carro to pensando em misturar com WD40... kkkk (essa última foi brincadeira)



Ow CId, e quais são as medidas (volumes) recomendadas para o motor, e caixa???

Valeu!!!
.........Miúdo.........





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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Black Dog » 17 Set 2014, 09:12

Encom escreveu:To pensando em colocar um Militec no câmbio pra ver se ajuda....


Duvido que resolva alguma coisa. Não há nenhuma comprovação da eficácia deste produto. Também já usei e não teve diferença alguma.
Além do que, segundo o próprio fabricante, ele "sai completamente" do óleo e "adere" às superfícies metálicas após uma certa temperatura, mas isto no motor, onde a temperatura aumenta bastante, não na caixa.
Mas, tem vários tópicos aqui no fórum sobre o assunto, não vou começar outro. :cool:
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Encom » 17 Set 2014, 19:26

Abs.

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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Varrus Capich Shaba » 18 Set 2014, 06:45

Tive que trocar meus rolamentos e pivôs recentemente. Os rolamentos travam, e passam a funcionar como buchas, desgastando os pivôs. A solução parece interessante, mas será que vão lembrar de colocar graxa? Sei não....
Abraço,

Ricardo.

Visitem www.capixabaerrante.blogspot.com

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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Destro » 18 Set 2014, 09:58

Varrus Capich Shaba escreveu:Tive que trocar meus rolamentos e pivôs recentemente. Os rolamentos travam, e passam a funcionar como buchas, desgastando os pivôs. A solução parece interessante, mas será que vão lembrar de colocar graxa? Sei não....


Como você diagnosticou o problema dos rolamentos? Foi desmontando ou teve algum alerta do comportamento da suspensão?

Sds
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor cid1200 » 18 Set 2014, 10:09

Miúdo escreveu:
Ow CId, e quais são as medidas (volumes) recomendadas para o motor, e caixa???

Valeu!!!


Olá Miúdo, uso 60ml p cada litro de óleo... é só fazer a proporção conforme a quantidade de óleo que vai em cada local.

Seguem as informações do fabricante:
"Motores (gasolina, álcool, diesel): aplique 60ml por litro de óleo, a cada 20.000 km ou 500 horas. Em condições severas dobre a quantidade (trabalhos superiores a 5.000 rpms).
Motores 2 tempos (motos, barcos, jetskis , karts): aplique 60ml por litro de óleo 2 tempos
Câmbio manual: aplique 60ml por litro de óleo, a cada 48.000 km ou 1.000 horas.
Câmbio automático: aplique 30ml por litro de óleo, a cada 48.000 km ou 1.000 horas.
Diferenciais: aplique 30ml por litro de óleo, a cada 48.000 km ou 1.000 horas.
Caixas de redução e compressores de ar: aplique 100ml por litro de óleo, na primeira aplicação. Posteriormente, 60ml por litro de óleo, a cada 1.000 horas.
Sistemas hidráulicos: aplique 20ml por litro de fluido hidráulico, a cada troca de fluido.
Outras maneiras de usar Militec-1

aplique uma fina película de Militec-1 diretamente sobre a peça metálica e "cozinhe-a" durante 30 min., à 80°C(forno, estufa ou por indução).
para adicionar à graxa, aplique 15% de Militec-1 (por peso), e misture de forma homogênea.
aplique várias gotas de Militec-1 puro à ferramenta, em operações de corte de metais.
Obs.: Troque o óleo conforme recomendações do fabricante."
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Varrus Capich Shaba » 18 Set 2014, 18:37

Márcio, não tive qualquer sinal da suspensão. Desmontei o swing arm para trocar o switch que indica a marcha no painel, e vi a situação. Rolamentos travados iniciando um processo de desgaste dos pivôs. Pedi as peças e troquei. Os rolamentos dos pivôs da frente estavam bons, só troquei os dois traseiros.
Agora encomendei todos os rolamentos e retentores da final drive. Quatro rolamentos e dois retentores, bem como o oring. Faz uma semana que foi tributado e está parado na Receita....
Abraço,

Ricardo.

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Destro
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Re: BMW 1100 GS, 1150 GS e 1200 GS

Mensagempor Destro » 18 Set 2014, 18:45

Varrus Capich Shaba escreveu:Márcio, não tive qualquer sinal da suspensão. Desmontei o swing arm para trocar o switch que indica a marcha no painel, e vi a situação. Rolamentos travados iniciando um processo de desgaste dos pivôs. Pedi as peças e troquei. Os rolamentos dos pivôs da frente estavam bons, só troquei os dois traseiros.
Agora encomendei todos os rolamentos e retentores da final drive. Quatro rolamentos e dois retentores, bem como o oring. Faz uma semana que foi tributado e está parado na Receita....


Segundo reza a lenda, todos os rolamentos são encontráveis no mercado nacional com excessão de dois, o grandão e o do pinhão. Verificou isso?
Marcio Destro

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