Estabilidade em altas velocidades

Topic author
Aelo
Moita
Moita
Moto:: XT600E 4MW
Estado: BA
País: Brasil
Status: Offline

Estabilidade em altas velocidades

Mensagempor Aelo » 08 Set 2019, 10:26

Olá pessoal, quero compartilhar minha experiência nas melhorias aero dinâmicas de minha XT 600.
Logo que comprei minha princesinha, no primeiro teste de estabilidade, me assustei com a instabilidade de direção.
Aos 140 km/h a moto mal respondia ao tentar desviar de uma faixa para outra, isso é extremamente preocupante, principalmente em uma moto que alcança essa velocidade com tanta facilidade.
Pesquisei muito e não encontrei nada a respeito dessa anomalia, achei que não posso não favorecia na estabilidade, que no capacete galera aerodinâmico, que o pneu dianteiro também não ajudava, mas a resposta veio após uma chuva.
Ao pegar uma pequena chuva, o spray deixado pelo pneu dianteiro molhounminhas pernas rapidamente, observei que ali também simulava o vortex de ar que o movimento do pneu produz.
Bateu o professor pardal e eu pensei logo.

Com o deslocamento da moto o ar passa por baixo do paralamas original e o pneu gera um vortex de ar contrario ao que vem da frente e passa por baixo do paralamas dianteiro-original e isso cria uma turbulência exatamente na parte inferior dianteira da moto e que alcança o próprio Paralamas e faz a frente da moto ficar mais suspensa, causando a instabilidade que eu percebi.

A solução que encontrei foi instalar mais um Paralamas dianteiro bem próximo do pneu dianteiro (o da bros se adapta bem), com isso o vórtice de ar gerado pelo giro do pneu não sobe para o Paralamas cross e não de chora com o fluxo contrario, também eliminei em 70% o spray de água que o pneu produz e molha as pernas.

Logo no primeiro teste consegui desenvolver os 180 km/h com pleno controle da moto.
Muito satisfeito com isso, pensei em melhorar um pouco mais e coloquei pneu dianteiro street 18" e logo após o traseiro com desenho street também, a moto está muito estável e econômica, faço 19,5 km/l andando na cidade.

Quero deixar bem claro que não ando em altas velocidades, fiz apenas testes, não gosto de correr riscos desnecessários e minha magrela existe para me dar prazer e não para tirar minha saúde, mas sei que se eu precisar vou ter uma SUPERMOTO que não vai me deixar na mão se eu precisar desenvolver com segurança e essa necessidade apareceu quando em uma pequena viagem que fiz (260km), tentaram me roubar e eu tive que escapar, a moto batia no ponteiro do VDO, até me emociono em falar, foi uma mistura de satisfação e orgulho por ter uma moto única e logo após aquele pico de adrenalina, na segurança de um posto, pensei, se eu tivesse o lazer de atropelar um rato será que eu estaria vivo? Quem iria cuidar de meus filhos?
A resposta foi a óbvia, amo menos a minha a magrela que meus filhos. Então não faço mais isso.

Aelo, vivo um dia por vez e e aproveito ao máximo as experiências que o dia me traz.

Enviado de meu SM-P585M usando o Tapatalk

totó
Zelador
Zelador
Moto:: XT660Z Ténéré
Estado: RS
País: Brasil
Status: Offline

Re: Estabilidade em altas velocidades

Mensagempor totó » 11 Set 2019, 07:21

Belo relato. Parabens pela motoca e pelas idéias aplicadas nela e também pela lucidez quando fala sobre altas velocidades :-! :-! .

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”