Tenere 600 2VG 1993 relatos e gastos

Topic author
mirojiujitsu
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: SP
País: brasil
Contato:
Status: Offline

Tenere 600 2VG 1993 relatos e gastos

Mensagempor mirojiujitsu » 27 Jan 2017, 14:11

Bom pessoal vou passar aqui as minhas impressões e como faço para deixar a motoca sempre nova, as motos que eu já tive foi a daelim 100, xr 200, a tenere 600 foi paixão a 1 vista quando eu subi na moto do thiago eu pensei comigo mesmo esta moto vai ser minha rsrs comprei ela em 2004 do Thiago Flaminio um grande amigo que sempre cuidou muito bem da moto, a minha sorte foi que ele ficou apertado com a faculdade e com as prestações do carro ai consegui comprar mas mesmo assim com muito choro rsrsrs

a moto é fantástica muito confortável e pilotagem incrível, nunca tive problemas sérios, muitas viagens , alegria e namoros rsrs hoje o motor esta com 74 mil e uns quebradinhos e funcionando como um relógio, porem de tanto usar em viagens, trabalho e algumas trilhas e enchentes chegou a hora da reforma, andei 8 anos sem fazer nada apenas óleo relação , pneu e filtros, na reforma gastei em torno de 3500 reais pois como meu pai foi supervisor da Honda ele fez tudo parte elétrica pintura soldas etc...

peças que foi trocada

Kit keyster carburador
Cubo dianteiro novo
cubo traseiro reformado 150 mm não achei novo
rolamentos e retentores novos
Engrenagem do conta giro (xtz 125)
Radiador tive que trocar pq na reforma sem prestar a atenção eu coloquei um parafuso maior e acabei trincando em vez de mandar soldar comprei outro
Coloquei uma ventoinha de 8000 rpm no radiador uso apenas no semafaro
Mangueiras do radiador reformadas não precisava mas decidi fazer
troca de óleo das bengalas motul
bateria gel da 7 galo marca Motobatt 14 A bateria fantástica e como não vaza não terei mais problemas com o quadro por causa do vazamento da bateria qua a bentita da mangueira sempre sai do lugar mesmo com a trava
Bolha da carenagem e parafusos de plastico novo
Rabeta traseira novo
Tampa lateral novo
Para-lama dianteiro novo
Pintura do tanque e carenagens
Chicote elétrico principal novo
chicote do farol novo
Torneira de combustível novo
buchas da balança traseira novo
Tampa do painel do velocímetro novo
lampadas led no painel
Burrinho de freio dianteiro comprei novo mais ainda não instalei pois o original esta perfeito comprei apenas para reposição
Parafuso do Reservatório de óleo mandei fazer com algumas melhorias agora não espana nunca mais rsrsrs
retrovisor novo não original mas qualidade excelente
start de jetski prefiro tenho o original mas da muito problema com oxidação
Sensor do neutro novo
Protetor de tanque endurece (recomendo)
Reforma completa no filtro de ar um detalhe importante a mangueira que sai do motor para o filtro de ar sempre acaba entortando então eu coloquei uma mangueira de gaz de cozinha que é grossa e resistente pacas tb uso na intruder sem problemas para colocar vai ter que ferver a água e deixar a ponta da mangueira amolecer ( Recomendo)
Filtro de gasolina novo
Tubo Guia Acelerador Yamaha Tenere 600 novo
Protetor de bengala novo
protetor de mão novo
Válvula Compensadora novo
Diafragma Carburador novo
Curva De Escapamento inox Arachi novo
Protetor De Corrente Novo
Rele Partida novo
Caixa De Fuzivel Dt Rd novo Gostei pq tem um case bacana e cabe 2 fusível ficando um de reserva
Manicoto Suporte Do Manete novo
Manetes novo
Chave Trava Banco novo
Tampa Dos Medidores novos porem guardados para reposição
Caixa Direção rolamento novo
Lampada Lanterna Led novo
retificador de voltagem novo
Lanterna traseira completa novo
Pneu traseiro 140 sport demon novo
Parafuso do bujão de óleo novo
Fiação da bateria novo
Pedal do cambio novo
par de ilhos novo não sei se é este o nome aquela peça de borracha que vai na carenagem na parte do pisca
Dica para a carenagem é usar bucha de registro de torneira aquela redonda pretinha coloca antes do parafuso assim evita trincar a carenagem

tem mais coisas que agora eu não lembro mas o principal ta na lista

depois da reforma que durou 2 anos pois meu pai trabalha em 2 empregos então ele fazia tudo em algumas folgas e nas ferias, e como pode ver pela relação com o motor eu não gastei nada, o motor da tenere e xt é parrudo demais eu conheci uma pessoa em um restaurante (Gaudio) que tem a tenere 1990 e disse que a dele esta com 260 mil km sem ter feito nada no motor, agora a pergunta como a deixar a moto sempre nova?

1 ter uma moto apenas para trabalho no meu caso agora uso a intruder 125 que já esta com 160 mil km originais e sem fumar nada motorzinho bom da peste em resistência mas não passa de 100 km por hora hahahha
2 sempre deixar a motoca coberta no meu caso uso um lençol de casal e uma capa de carro rsrsr
3 para evitar problemas com a parte elétrica isole todos os contatos do chicote digo os conectores como eu coloquei um chicote novo foi fácil pois a cada engate fui vedando com isolante 3M
4 deixar o tanque sempre cheio assim evita a ferrugem
5 sempre troco o óleo a cada 2300 KM ou a cada 6 meses ultimamente ando 900 KM por ano pois uso apenas para viagens e passeios
6 uma moto de 600 cilindradas nova o ipva fica em torno de 589 a 600 reais, como a tenere não paga ipva eu uso este dinheiro para compra de peças novas, seja para troca ou reposição com este raciocínio do ipva a minha moto esta praticamente nova pois tudo que estava bem usado troquei por novo e hoje tenho 3 caixas de peças para reposição rsrsrs

7 tente fazer amizade com fornecedores da yamaha isso me ajudou muito o chicote elétrico eu paguei 300 reais e do farol 68 e as outras peças ele teve a paciência de procurar e me avisar algumas demorou 2 a 4 meses mas chegou, pena que este camarada não trabalha mais la mas agora recorro ao meu cunhado que é muito mole rsrs mas fico sempre lembrando e de tanto cobrar ele trás

8 se vc pretende realmente ficar com a tenere 600 por muito tempo coloque um protetor de tanque pois um tanque novo esta em torno de 3 mil reais e lembre-se ( tanque sempre cheio )

9 uma dica bacana para o quadro é retirar a rabeta traseira e a cada 4 meses encher de óleo por dentro do tubo do quadro

Enfim a tenere 600 esta comigo a 13 anos e sou muito feliz com ela, já me ofereceram 17 mil e eu não aceitei não aceito pq como já disse foi amor a 1 vista esta com certeza vai morrer ao meu lado.

e agradeço a todos do clube xt 600 por sempre ajudar nas duvidas e postar os relatos com informações importantes um grande abraço a todos
Editado pela última vez por mirojiujitsu em 27 Jan 2017, 16:09, em um total de 2 vezes.

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: RJ
País: Brasil
Contato:

Re: Tenere 600 2VG 1993 relatos e gastos

Mensagempor kbludo » 27 Jan 2017, 15:07

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Muito bom ver a sua dedicação pela motoca, realmente essa nuca te deixará na mão!
Gostei muito das dicas, tem até umas que estou botando em prática, como ter uma moto para o trabalho (de carro é f...), capa e tanque cheio!
Quero ver esse relato de novo daqui uns 20 ANOS :-! .
Grande abraço.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 27 Jan 2017, 15:48

Meu caramba Miro! Que beleza! =D> =D>
Fez toda a reforma com baixo investimento.
Maravilha! :-!
Boas dicas também. A minha nesse ano está isenta de imposto.........que benção!

Topic author
mirojiujitsu
Colaborativo
Colaborativo
Contato:

Mensagempor mirojiujitsu » 27 Jan 2017, 16:00

kbludo escreveu:=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Muito bom ver a sua dedicação pela motoca, realmente essa nuca te deixará na mão!
Gostei muito das dicas, tem até umas que estou botando em prática, como ter uma moto para o trabalho (de carro é f...), capa e tanque cheio!
Quero ver esse relato de novo daqui uns 20 ANOS :-! .
Grande abraço.

com certeza amigo vovô de tenere 600 rsrsrs grande abraço!!!

Topic author
mirojiujitsu
Colaborativo
Colaborativo
Contato:

Mensagempor mirojiujitsu » 27 Jan 2017, 16:08

alexandre_ escreveu:Meu caramba Miro! Que beleza! =D> =D>
Fez toda a reforma com baixo investimento.
Maravilha! :-!
Boas dicas também. A minha nesse ano está isenta de imposto.........que benção!

sim amigo é só ter paciência e ter uns contatos na yamaha que tenha paciência, comprei algumas coisas com o mauro da poder motos gente fina mas a maioria das as peças mais em conta eu peguei com o adan um amigo que trabalhava na yamaha fez preços bacanas ;)

abraços...

Topic author
mirojiujitsu
Colaborativo
Colaborativo
Contato:

Mensagempor mirojiujitsu » 27 Jan 2017, 16:29

Segue algumas fotos de antes e depois mais a frente coloco mais detalhes
Anexos
150901_395343280555452_1898594603_n.jpg
ultima viagem antes da reforma faz tempooo rsrsrs
1556294_785839454839164_6320165918636914102_o.jpg
Minha mulher e meu pai na foto
1932545_765220666901043_4203374911539670691_o.jpg
10847652_765205173569259_281870083534887427_o.jpg
10848843_752972004792576_5636499433320276563_o.jpg
10985035_850233845066391_7002636511941770835_n.jpg
moto do meu pai ano 1975 Xl super sport 250
12513865_937926296297145_2868721502051725464_o.jpg
20170121_204500_HDR.jpg
20170121_205243_HDR.jpg
20170121_205458_HDR-1.jpg

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: RJ
Contato:

Mensagempor kbludo » 30 Jan 2017, 08:39

Belas fotos =D> =D> =D> =D>
Abração.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Ivan
Matraca
Matraca
Estado: MG

Mensagempor Ivan » 03 Jul 2017, 11:48

mirojiujitsu escreveu:Bom pessoal vou passar aqui as minhas impressões e como faço para deixar a motoca sempre nova, as motos que eu já tive foi a daelim 100, xr 200, a tenere 600 foi paixão a 1 vista quando eu subi na moto do thiago eu pensei comigo mesmo esta moto vai ser minha rsrs comprei ela em 2004 do Thiago Flaminio um grande amigo que sempre cuidou muito bem da moto, a minha sorte foi que ele ficou apertado com a faculdade e com as prestações do carro ai consegui comprar mas mesmo assim com muito choro rsrsrs

a moto é fantástica muito confortável e pilotagem incrível, nunca tive problemas sérios, muitas viagens , alegria e namoros rsrs hoje o motor esta com 74 mil e uns quebradinhos e funcionando como um relógio, porem de tanto usar em viagens, trabalho e algumas trilhas e enchentes chegou a hora da reforma, andei 8 anos sem fazer nada apenas óleo relação , pneu e filtros, na reforma gastei em torno de 3500 reais pois como meu pai foi supervisor da Honda ele fez tudo parte elétrica pintura soldas etc...

peças que foi trocada

Kit keyster carburador
Cubo dianteiro novo
Radiador tive que trocar pq na reforma sem prestar a atenção eu coloquei um parafuso maior e acabei trincando em vez de mandar soldar comprei outro
bateria gel da 7 galo marca Motobatt 14 A bateria fantástica e como não vaza não terei mais problemas com o quadro por causa do vazamento da bateria qua a bentita da mangueira sempre sai do lugar mesmo com a trava
Rabeta traseira novo
Tampa lateral novo
Para-lama dianteiro novo
chicote do farol novo
lampadas led no painel
Burrinho de freio dianteiro comprei novo mais ainda não instalei pois o original esta perfeito comprei apenas para reposição
Parafuso do Reservatório de óleo mandei fazer com algumas melhorias agora não espana nunca mais rsrsrs
Sensor do neutro novo
Reforma completa no filtro de ar um detalhe importante a mangueira que sai do motor para o filtro de ar sempre acaba entortando então eu coloquei uma mangueira de gaz de cozinha que é grossa e resistente pacas tb uso na intruder sem problemas para colocar vai ter que ferver a água e deixar a ponta da mangueira amolecer ( Recomendo)
Filtro de gasolina novo
Protetor de bengala novo
protetor de mão novo
Rele Partida novo
Caixa De Fuzivel Dt Rd novo Gostei pq tem um case bacana e cabe 2 fusível ficando um de reserva
Manetes novo
Chave Trava Banco novo
Fiação da bateria novo
Pedal do cambio novo
par de ilhos novo não sei se é este o nome aquela peça de borracha que vai na carenagem na parte do pisca
Dica para a carenagem é usar bucha de registro de torneira aquela redonda pretinha coloca antes do parafuso assim evita trincar a carenagem

depois da reforma que durou 2 anos pois meu pai trabalha em 2 empregos então ele fazia tudo em algumas folgas e nas ferias, e como pode ver pela relação com o motor eu não gastei nada, o motor da tenere e xt é parrudo demais eu conheci uma pessoa em um restaurante (Gaudio) que tem a tenere 1990 e disse que a dele esta com 260 mil km sem ter feito nada no motor, agora a pergunta como a deixar a moto sempre nova?

1 ter uma moto apenas para trabalho no meu caso agora uso a intruder 125 que já esta com 160 mil km originais e sem fumar nada motorzinho bom da peste em resistência mas não passa de 100 km por hora hahahha
2 sempre deixar a motoca coberta no meu caso uso um lençol de casal e uma capa de carro rsrsr
3 para evitar problemas com a parte elétrica isole todos os contatos do chicote digo os conectores como eu coloquei um chicote novo foi fácil pois a cada engate fui vedando com isolante 3M
5 sempre troco o óleo a cada 2300 KM ou a cada 6 meses ultimamente ando 900 KM por ano pois uso apenas para viagens e passeios
6 uma moto de 600 cilindradas nova o ipva fica em torno de 589 a 600 reais, como a tenere não paga ipva eu uso este dinheiro para compra de peças novas, seja para troca ou reposição com este raciocínio do ipva a minha moto esta praticamente nova pois tudo que estava bem usado troquei por novo e hoje tenho 3 caixas de peças para reposição rsrsrs

7 tente fazer amizade com fornecedores da yamaha isso me ajudou muito o chicote elétrico eu paguei 300 reais e do farol 68 e as outras peças ele teve a paciência de procurar e me avisar algumas demorou 2 a 4 meses mas chegou, pena que este camarada não trabalha mais la mas agora recorro ao meu cunhado que é muito mole rsrs mas fico sempre lembrando e de tanto cobrar ele trás

8 se vc pretende realmente ficar com a tenere 600 por muito tempo coloque um protetor de tanque pois um tanque novo esta em torno de 3 mil reais e lembre-se ( tanque sempre cheio )

9 uma dica bacana para o quadro é retirar a rabeta traseira e a cada 4 meses encher de óleo por dentro do tubo do quadro

Enfim a tenere 600 esta comigo a 13 anos e sou muito feliz com ela, já me ofereceram 17 mil e eu não aceitei não aceito pq como já disse foi amor a 1 vista esta com certeza vai morrer ao meu lado.

e agradeço a todos do clube xt 600 por sempre ajudar nas duvidas e postar os relatos com informações importantes um grande abraço a todos

Fala Miro... Parabéns pela dedicação! Estou com minha 91 fase 2 branca e vermelha, desde 2001, e mais de 140.000km só comigo... Mas aqui em MG pagamos IPVA, e apesar de barato, o aperto habitual não permitiu manter impecável como gostaria, tem as marcas deixadas pelo tempo e uso em asfalto, um pouco na terra/barro...

Agora no sul de MG, tudo mais difícil por aqui, esta engrenagem do conta-giros seria a engrenagem que vai no motor? A minha parou há algumas semanas... Lembra quanto pagou mais ou menos? Valeu!
Ivan
Ténéré91 - desde 2001 e 1xx.000 km comigo
Botelhos e Poços de Caldas - MG

Topic author
mirojiujitsu
Colaborativo
Colaborativo
Contato:

Re: RE: Re: Tenere 600 2VG 1993 relatos e gastos

Mensagempor mirojiujitsu » 03 Jul 2017, 12:33

Ivan escreveu:
mirojiujitsu escreveu:Bom pessoal vou passar aqui as minhas impressões e como faço para deixar a motoca sempre nova, as motos que eu já tive foi a daelim 100, xr 200, a tenere 600 foi paixão a 1 vista quando eu subi na moto do thiago eu pensei comigo mesmo esta moto vai ser minha rsrs comprei ela em 2004 do Thiago Flaminio um grande amigo que sempre cuidou muito bem da moto, a minha sorte foi que ele ficou apertado com a faculdade e com as prestações do carro ai consegui comprar mas mesmo assim com muito choro rsrsrs

peças que foi trocada

Kit keyster carburador
Cubo dianteiro novo
Rabeta traseira novo
Tampa lateral novo
Para-lama dianteiro novo
chicote do farol novo
lampadas led no painel
Sensor do neutro novo
Filtro de gasolina novo
Protetor de bengala novo
protetor de mão novo
Rele Partida novo
Manetes novo
Chave Trava Banco novo
Fiação da bateria novo
Pedal do cambio novo

Fala Miro... Parabéns pela dedicação! Estou com minha 91 fase 2 branca e vermelha, desde 2001, e mais de 140.000km só comigo... Mas aqui em MG pagamos IPVA, e apesar de barato, o aperto habitual não permitiu manter impecável como gostaria, tem as marcas deixadas pelo tempo e uso em asfalto, um pouco na terra/barro...

Agora no sul de MG, tudo mais difícil por aqui, esta engrenagem do conta-giros seria a engrenagem que vai no motor? A minha parou há algumas semanas... Lembra quanto pagou mais ou menos? Valeu!

Desculpa amigo eu errei no texto seria engrenagem do velocímetro, a minha tinha parado de marcar tb e nao precisei trocar depois do talento no painel troquei e cabo e funcionou ta até hoje firme e forte, para limpar sistema do painel usei querosene pinçel e por ultimo wd o painel estava imundo e com ferrugem vale a pena verificar segue umas fotos
tapatalk_1492914522012.jpeg
tapatalk_1492914175275.jpeg
tapatalk_1492914151473.jpeg

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk

Ivan
Matraca
Matraca
Estado: MG

Mensagempor Ivan » 25 Out 2017, 11:02

Opa, demorei para acessar novamente, obrigado...

Abraço!
Ivan
Ténéré91 - desde 2001 e 1xx.000 km comigo
Botelhos e Poços de Caldas - MG

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”