XT600 4MW 97 - Reforma

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS
País: Brasil
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor la2torres » 17 Set 2019, 09:43

Isto vai ficar chique!!!

claudio toledo
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: XT600E 3TB

Mensagempor claudio toledo » 17 Set 2019, 10:27

alexandre_ escreveu:O conjunto do eixo e das engrenagens montado das duas formas. E na última foto com o anel trava em posição, lembrando que ainda vai uma arruela espaçadora ali no meio.
391.jpg
392.jpg
393.jpg

Interessante a solução que tu encontrou Alexandre, tive o mesmo problema na minha XT e resolvi de forma diferente, aproveitei a marca central que todo eixo usinado tem para abrir rosca e instalar um parafuso seis milímetros, feito isso eu uso uma arruela de borracha para diminuir o ruído, a porca original como espaçador fixada por uma arruela lisa grande, uma arruela de pressão e trava rosca.
Esta funcionando muito bem, não tive mais problemas!

pinhao.jpg

Johnny Rook
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: XT600E 4MW
Estado: RJ

Mensagempor Johnny Rook » 17 Set 2019, 15:29

alexandre_ escreveu:
E ai Johnny, beleza?
Acho triste ouvir seu relato, mas essa é a realidade no Brasil. Tá cheio de nego pronto para te dar a rasteira. Há muito tempo me cansei dos prestadores de serviço, tudo que faziam eu tinha que refazer. Encheu meu saco, inclusive os ditos mecânicos. Eu desmontei minha moto inteira e estou refazendo ela já faz 5 anos, encontrei cada barbaridade, cada gambiarra que tá louco! Mas tem gente boa no mercado e se você achou um bom mecânico isso é ótimo, fica com ele.

E triste sim e mais triste ainda e ver como um pais tão rico como este, uma parte da população passe fome, não tenha acesso a uma Educação digna (e a maior e melhor inversão que um pais pode fazer), não tenha acesso a saúde, a moradias dignas e muitas coisas mais.

Só nos fica dos consolos, somos um exemplo de integração de pessoas vindas de diferentes continentes e temos uma natureza que poucos países desfrutam de uma igual.

Minha moto tinha (e ainda tem alguma coisa), cada gato que acredito cegamente que um mecânico não e capaz de fazer, porque tem que ser muito burro mesmo.

O mecânico que te falo, me surpreendeu com detalhes que se vê a léguas que e um profissional que desfruta do seu trabalho, ele não hora relógio para solucionar as coisas.

alexandre_ escreveu:Voltando ao assunto técnico, o rolamento de agulha ali no eixo da balança é uma porcaria. Tenho certeza que a Yamaha colocou eles lá por exigências mercadológicas com a promessa de que não precisavam de manutenção rotineira, afinal, usuário normal não sabe nem onde fica uma engraxadeira. Olhe as fotos dos que eu retirei da minha moto. No manual diz que eles são auto lubrificáveis, eu não acredito nisso e acho que toda XT precisa de desmontagem daquele eixo a cada 5000 km para manutenção. Resumindo, naquele lugar é bucha de bronze e engraxadeira, ou só ande no Domingo de sol e no asfalto com a moto. Minha humilde opinião!

Não disponho dos conhecimentos técnicos que você tem, sigo em duvida sobre excluir os rolimãs de agulha, estou pensando em ir a SKF (esta aqui ao lado) e ver o que eles tem em essas medidas, já comprei a peça de Bronze para substituir as de Nylon, me custou R$-45,00.

alexandre_ escreveu:Esse problema de vazamento no chassi por conta da corrosão deve ser mais frequente que você imagina. Aquele reforço do chassi não deveria ser furado em cima pois acumula água dentro e lá não tem proteção anti corrosão. No meu caso, por causa daquela gambiarra que fizeram com massa de calafetar eu fiquei na estrada numa viagem que fiz até Brasília, no retorno baixou o óleo e o pistão bateu saia e voltei sem a moto. Essa moto tinha que ter uma luz indicativa de aquecimento.
Então você usou uma cola que parou o vazamento de óleo. Interessante. Coloque aí depois a foto dela e da moto também!
Abraço.

Pode acreditar o Sikaflex e a solução mais econômica e definitiva para esse tema, o modelo e Sikaflex-256.

Imagem

Só tem que limpar a superfície bem, tirar o produto (como se fosse pasta de dente), esparzir bem, esperar secar (deixei 36 horas) e depois tirar o sobrante deixando um pequeno margem por si acaso.

Essa gambiarra não e irreversível, si algum dia eu desmontar tudo posso tirar sem problemas e fazer o mesmo que você fez, ainda que gostaria pintar o chassis, não sei si teria a mesma coragem que você, de cortar e soldar tudo.

P.D. Muito interessante a sua solução com o pinhão de arrastre, eu alucino com você e a sua "menina". :shock:

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 17 Set 2019, 18:23

la2torres escreveu:Isto vai ficar chique!!!

Fazendo o possível e o impossível Paulo! :-! :-! :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 17 Set 2019, 18:29

claudio toledo escreveu:
alexandre_ escreveu:O conjunto do eixo e das engrenagens montado das duas formas. E na última foto com o anel trava em posição, lembrando que ainda vai uma arruela espaçadora ali no meio.
391.jpg
392.jpg
393.jpg

Interessante a solução que tu encontrou Alexandre, tive o mesmo problema na minha XT e resolvi de forma diferente, aproveitei a marca central que todo eixo usinado tem para abrir rosca e instalar um parafuso seis milímetros, feito isso eu uso uma arruela de borracha para diminuir o ruído, a porca original como espaçador fixada por uma arruela lisa grande, uma arruela de pressão e trava rosca.
Esta funcionando muito bem, não tive mais problemas!

pinhao.jpg

Olá Claudio! Beleza?
Certamente foi a melhor maneira para solucionar o problema sem ter que tirar fora o eixo secundário. Como meu motor estava desmontado aproveitei para inventar moda, mas faria exatamente como você se não fosse desmontar o motor. E com certeza solucionou o problema em definitivo, com arruela de pressão e trava rosca tá garantido. Só alegria! Parabéns!! :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 17 Set 2019, 19:01

Johnny Rook escreveu:
alexandre_ escreveu:E ai Johnny, beleza?
Acho triste ouvir seu relato, mas essa é a realidade no Brasil........

E triste sim.............
alexandre_ escreveu:Voltando ao assunto técnico.....!

Não disponho dos conhecimentos técnicos que você tem....
alexandre_ escreveu:Esse problema de vazamento no chassi.......

Pode acreditar o Sikaflex e a solução mais econômica e definitiva para esse tema, o modelo e Sikaflex-256....
P.D. Muito interessante a sua solução com o pinhão de arrastre, eu alucino com você e a sua "menina". :shock:

Fala Johnny!
Tenho muita fé no Brasil! Vamos evoluindo aos poucos, acho que estamos no caminho certo agora!
Olha só! Os rolamento de agulha na balança, a meu ver, possuem algumas desvantagens. Primeiramente, os roletes exercem maior pressão sobre a bucha do eixo e inevitavelmente deixam marcas nesses componentes da suspensão. Outro aspecto negativo é o fato de não poder lubrificar o conjunto, já que a Yamaha retirou as engraxadeiras das XTE. Então é assim, se você colocar os rolamentos de agulha, é preciso retirar a balança traseira de tempos em tempos para limpar e lubrificar o conjunto novamente. Colocar o rolamento lá e esquecer que ele existe, certamente vai dar problema.
O preço do material que você comprou está bom, eu paguei 55 pratas em um tarugo de 1 polegada de diâmetro por 150 mm de comprimento do bronze 620 para fazer as quatro buchas da minha suspensão.
E anotei aqui o material Sikaflex, boa dica. Valeu pelo suporte e vamos seguindo a montagem.
Obrigado e abraço! :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 17 Set 2019, 19:24

Hoje instalei a engrenagem da segunda marcha do eixo primário do câmbio. Essa engrenagem é colocada com interferência, ou seja, a medida de seu furo é menor que a medida do diâmetro do eixo. Para fazer a instalação é preciso aquecer a engrenagem e usar uma prensa hidráulica para levar ela até a sua posição. Esse tipo de serviço é necessário quando você troca alguma engrenagem do eixo primário do câmbio. No meu caso, substitui as engrenagens da terceira e da quinta marchas.
396.jpg

Aqui uma vista dos dois eixos do câmbio já prontos para a instalação no cárter central.
397.jpg

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 17 Set 2019, 20:20

Montei também os componentes internos do cárter central. Usei MolyKote sem moderação!

Virabrequim e conjunto da transmissão.
398.jpg

399.jpg

400.jpg

Balanceiro.
401.jpg

Trambulador.
402.jpg

Eixos de mudança.
403.jpg

Johnny Rook
Fala Pouco
Fala Pouco
Estado: RJ

Mensagempor Johnny Rook » 19 Set 2019, 01:32

alexandre_ escreveu:Fala Johnny!
Tenho muita fé no Brasil! Vamos evoluindo aos poucos, acho que estamos no caminho certo agora!
Olha só! Os rolamento de agulha na balança, a meu ver, possuem algumas desvantagens. Primeiramente, os roletes exercem maior pressão sobre a bucha do eixo e inevitavelmente deixam marcas nesses componentes da suspensão. Outro aspecto negativo é o fato de não poder lubrificar o conjunto, já que a Yamaha retirou as engraxadeiras das XTE. Então é assim, se você colocar os rolamentos de agulha, é preciso retirar a balança traseira de tempos em tempos para limpar e lubrificar o conjunto novamente. Colocar o rolamento lá e esquecer que ele existe, certamente vai dar problema.
O preço do material que você comprou está bom, eu paguei 55 pratas em um tarugo de 1 polegada de diâmetro por 150 mm de comprimento do bronze 620 para fazer as quatro buchas da minha suspensão.
E anotei aqui o material Sikaflex, boa dica. Valeu pelo suporte e vamos seguindo a montagem.
Obrigado e abraço! :-!

Fè? O que a fé?

Evolucionando para onde? Cara nos vamos de marcha re como um motor de 2T que tem o encendido elctrónico totalmente avançado! :x

Assim não chegamos a nada, nos temos potencial de ser o number-1 e ´podemos a dominar a região para o bem.

Cara eu vou tomar um caminho diferente a você, me falta muita pesquisa, claro esta, mas nos somos Brasileiros, não somos Yankees, nem Europeidos e muitos menos Asiatiicos.

Vou intentar lubrificar a "zona" talvez possa chegar no final, mas se não puder tenho quase 60 anos, que mais da? :-D

Não se pode aguentar tanta "MERDA" moro no Rio de Janeiro, complexo do Alemão, ontem morreu 6 camaradas aqui, porra ninguém lê importa?

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 20 Set 2019, 08:53

Bom dia gente boa! A titulo de auxilio, os rolamentos de agulha do eixo da balança sao os HK 2220.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 23 Set 2019, 17:05

O cárter central foi fechado com cola junta Ultra Black da Permatex e os novos parafusos em inox foram torqueados com 10 N.m.
404.jpg

405.jpg

406.jpg

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 23 Set 2019, 17:14

Segui a orientação do Mau Veloso e fiz um suporte para a montagem do motor. Isso facilita imensamente o serviço.
407.jpg

408.jpg

409.jpg

410.jpg

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 23 Set 2019, 17:28

Montagem do lado direito do cárter.

Haste limitadora e haste de mudança.
411.jpg

412.jpg

Bomba de óleo.
413.jpg

414.jpg

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 23 Set 2019, 17:45

Adquiri um conjunto de partida no pedal e estou instalando na minha moto. Originalmente só as 2TY vinham com esse sistema de partida. Acho que nunca deveriam ter tirado isso das motos e como a minha tem um motor 3TB fica fácil a instalação, afinal a tampa da carcaça já tem a furação para tanto.

Guia da roda dentada e limitador da mola de torsão.
415.jpg

Eixo do pedal de partida, engrenagens e mola de torsão.
416.jpg

417.jpg

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 23 Set 2019, 18:00

Coloquei em posição a engrenagem primária e a engrenagem do balanceiro para poder fazer a montagem do cilindro sem me preocupar com colisão entre o balanceiro e o virabrequim. Falta comprar as duas arruelas trava que vão nesse conjunto. O torque final vou dar depois que tiver essas peças em mãos.
418.jpg

419.jpg

Na imagem abaixo está a porca que prende o conjunto da engrenagem primária ao eixo do virabrequim. Veja o que estrago que algum mecânico fez por fata de ferramenta adequada, deve ter tirado a porca com uma talhadeira e uma marreta. ](*,) ](*,) #:-(
420.jpg

MAGGION
Falador
Falador
Estado: SP
Contato:

Mensagempor MAGGION » 24 Set 2019, 09:54

alexandre_ escreveu:419.jpg

bom dia Ale.
Põe mais detalhes de como esta sendo a adaptação do KICK na 4mw
ATUAL: MAMUTE :-D :-D
EX: XL250R,XL250R(trilha), XLX350, XLX350, CG125FAN, KX250, AGRALE 27.5, BIGORNA PRETA

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 24 Set 2019, 20:19

MAGGION escreveu:
alexandre_ escreveu:419.jpg

bom dia Ale.
Põe mais detalhes de como esta sendo a adaptação do KICK na 4mw

Boa noite Maggion. Beleza?
Olha só irmão, a instalação do kick start não é complicada de fazer. O mais dificil é encontrar os conjuntos mecânicos em bom estado. Eu fui garimpando as peças pouco a pouco até ter praticamente todos os componentes. Ainda faltam duas molas de torção, uma arruela calço e o cabo do descompressosr. Para os motores 4MW é preciso também comprar a tampa do lado direito, pois vai precisar da furação para passar os eixos. Já vi gente usinando as tampas originais mas isso fica caro e pode não ter o alinhamento necessário. Vou retomando esse assunto do kick na medida em que for montando o motor. Qualquer dúvida que tenha é só perguntar. :-!
Editado pela última vez por alexandre_ em 25 Set 2019, 14:48, em um total de 1 vez.

MAGGION
Falador
Falador
Contato:

Mensagempor MAGGION » 25 Set 2019, 09:12

alexandre_ escreveu:Boa noite Maggion. Beleza?
Olha só irmão, a instalação do kick start não é complicada de fazer. O mais dificil é encontrar os conjuntos mecânicos em bom estado. Eu fui garimpando as peças pouco a pouco até ter praticamente todos os componentes. Ainda faltam duas molas de torção, uma arruela calço e o cabo do descompressosr. Para os motores 4MW é preciso também comprar a tampa do lado direito, pois vai precisar da furacão para passar os eixos. Já vi gente usinando as tampas originais mas isso fica caro e pode não ter o alinhamento necessário. Vou retomando esse assunto do kick na medida em que for montando o motor. Qualquer dúvida que tenha é só perguntar. :-!

Minha maior duvida era justamente a tampa da embreagem, pois o acionamento das 4MW e pelo bracinho na tampa, e nas TE e no meio do motor.. 8-[
EX: XL250R,XL250R(trilha), XLX350, XLX350, CG125FAN, KX250, AGRALE 27.5, BIGORNA PRETA

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 25 Set 2019, 14:52

MAGGION escreveu:
alexandre_ escreveu:Boa noite Maggion. Beleza?
Olha só irmão, a instalação do kick start não é complicada de fazer. O mais dificil é encontrar os conjuntos mecânicos em bom estado. Eu fui garimpando as peças pouco a pouco até ter praticamente todos os componentes. Ainda faltam duas molas de torção, uma arruela calço e o cabo do descompressosr. Para os motores 4MW é preciso também comprar a tampa do lado direito, pois vai precisar da furacão para passar os eixos. Já vi gente usinando as tampas originais mas isso fica caro e pode não ter o alinhamento necessário. Vou retomando esse assunto do kick na medida em que for montando o motor. Qualquer dúvida que tenha é só perguntar. :-!

Minha maior duvida era justamente a tampa da embreagem, pois o acionamento das 4MW e pelo bracinho na tampa, e nas TE e no meio do motor.. 8-[

Putz, bem lembrado! Você tem razão. Não me atinei para esse detalhe da embreagem. Deixa eu ver uma tampa dessas das 4MW e te digo o que é possível fazer.

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 28 Set 2019, 09:27

Bom dia pessoal!
No caso do Maggion a instalaçao do kick fica mais complicada, pois a 4MW dele tem a embreagem pela direita do motor. Além das peças que o Alexandre falou o Maggion terá tb de alterar o sistema de acionamento da embreagem. Na tampa das 4mw com embreagem pela direita não tem como colocar o descompressor, e sem ele não adianta instalar o kick, pq não vai conseguir dar partida com ele. Talvez, idéia minha, com a instalação da coroa do comando do Grizly 600 que tem descompressor automatico seja possível, mas isto teria de ser investigado mais a fundo e com as peças em mãos.
Nos motores com embreagem com acionamento pela esquerda é mais tranquila a instalação do kick.
E Alxandre o código do cabo é 2TY-E2292-00, os Scherer ou Sorento trazem tb o código Yamaha além do seu. :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 29 Set 2019, 01:13

la2torres escreveu:Bom dia pessoal!
No caso do Maggion a instalaçao do kick fica mais complicada, pois a 4MW dele tem a embreagem pela direita do motor. Além das peças que o Alexandre falou o Maggion terá tb de alterar o sistema de acionamento da embreagem. Na tampa das 4mw com embreagem pela direita não tem como colocar o descompressor, e sem ele não adianta instalar o kick, pq não vai conseguir dar partida com ele. Talvez, idéia minha, com a instalação da coroa do comando do Grizly 600 que tem descompressor automatico seja possível, mas isto teria de ser investigado mais a fundo e com as peças em mãos.
Nos motores com embreagem com acionamento pela esquerda é mais tranquila a instalação do kick.
E Alxandre o código do cabo é 2TY-E2292-00, os Scherer ou Sorento trazem tb o código Yamaha além do seu. :-!

Fala Paulo. Beleza?
Acho que há solução para a instalação do kick start nas 4MW. As tuas sugestões parecem interessantes, mas creio que o custo será alto. Deve ter um jeito. Vou ver a tampa de uma XT 98 para tirar a dúvida. Obrigado pela dica do cabo do descompressor, preciso providenciar isso ainda. :-!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 01 Out 2019, 10:16

Buenas. Pelo que me lembro na tampa direita da 4MW com embreagem direita, não tem o alojamento para se colocar o dispositivo do descompressor,mas é digno de um estudo. :-!

MAGGION
Falador
Falador
Contato:

Mensagempor MAGGION » 01 Out 2019, 16:45

la2torres escreveu:Bom dia pessoal!

Possivel é pois eu ja vi 4mw com partida (la fora), sobre o descompressor tem um kit da KEDO que tem um descompressor que aciona direto no cabeçote, (https://www.kedo.de/com/ssl/php/art_det ... jjhdeqnp64), ate onde sei nao foi feita nenhuma mudanca na engrenagem.

a moto que eu falo e essa.
2010_0629Image00071.jpg

Putz, bem lembrado! Você tem razão. Não me atinei para esse detalhe da embreagem. Deixa eu ver uma tampa dessas das 4MW e te digo o que é possível fazer.

Ale a única opção seria usinar na tampa da 4mw o alojamento do retentor e a passagem do eixo baseado na tampa de uma 2 ty

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 02 Out 2019, 17:01

Maggion, tb vi a um tempo atras uma imagem de uma tampa de 4MW sendo usinada para receber o eixo do kick. Este produto da Khedo, mas preste atenção, é destinado ao motor de 500cc duas valvulas. Me parece um dispositivo manual. De repente existe um para motor 600cc. O motor do Grizlly 600 compartilha o mesmo cilindro e comando com o motor da XT 600, já pessoal utilizando, inclusive a carburação do Grizlly, um carburador somente, na XT. Ele é equipado com descompressor automático acoplado a coroa do comando. Mas te afirmo, não tem como ligar este motor no kick sem descompressor. :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 05 Out 2019, 09:15

la2torres escreveu:Buenas. Pelo que me lembro na tampa direita da 4MW com embreagem direita, não tem o alojamento para se colocar o dispositivo do descompressor,mas é digno de um estudo. :-!

Beleza Paulo.
A tampa das 4MW não tem a furação para os eixos. É preciso usinar para adaptar o conjunto. Aí começa o problema, referenciar essa furação não é tarefa simples. Eu queria ver se adaptar o conjunto de embreagem da 4MW em uma tampa de Ténéré é viável. Tô apenas imaginando possibilidades.

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”