Pintura Kit Plastico- Ténéré 2TY Branca

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

Pintura Kit Plastico- Ténéré 2TY Branca

Mensagempor MauMau Veloso » 24 Nov 2015, 21:54

Boas galera, a fim de tentar resgatar um pouco da boa e velha seção de reforma e restauração de nossas motocas, vou tentar contribur um pouco!
Espero que sirva de referencia para mais alguem que pretende realizar um serviço similar algo dia...

Após pesquisar muito, tomei a decisão de pintar o kit plastico da minha Tenere, sendo: Paralama Dianteiro, Carenagem Farol, Abas Laterais e Rabeta da Lanterna.
Decidi fazer isso por alguns motivos:
1° O plastico estava queimado e ressecado pelo tempo (sol e chuva e outros fatores)
2° Tampas laterais e carenagem do farol são adesivados, e esses adesivos começam a se destacar com o tempo.
3°A cor dos plasticos cru, não corta com a mesma tonalidade da pintura do tanque (no meu caso pelo menos).

Uma vez que meu tanque tenha sido reformado recentemente, a pintura ta nova ainda, então pude me basear nele para pintar tudo da mesma cor.

Eu até tentei procurar as cores originais do modelo em especifico, obtendo informações que o fabricante seria a Renner, mas de fato não encontrei na minha região.
E como eu me baseei na tonalidade do tanque na hora da compra da tinta, foi detectado que foi pintado com Branco Geada, então comprei essa cor mesmo, pois é uma cor universal e se encontra em qualquer casa de tintas, e me atendeu muito bem.

O segredo para uma boa pintura em peças de plastico, esta em alguns produtos especiais, que descobri com um amigo que trabalha com reforma e pintura automotiva, parachoque e spoilers de veiculos.

Vou citar os produtos que eu utilizei:

- Seladora para Plastico (promove aderencia ao fundo PU)
- Flexibilizante (produto elastificante que deve ser adicionado ao primer, tinta e verniz)
- Primer PU
- Tinta PU
- Verniz PU
- Diluente e outros produtos diversos: solução desengraxante, thinner PU, lixas de grão 200 a 2000, ambiente e ferramentas adequadas...

Os 2 primeiros itens citados acima são os mais importantes para a boa pintura em plastico!
A seladora deve ser aplicada no plastico préviamente lixado e desengordurado. Logo em seguida, nos proximos 15 a 20 min deve ser aplicado o primer. Isso vai garantir que o fundo não desplaque facilmente com o tempo.
O primer deve ser preparado com uma certa porcentagem do aditivo Flexibilizante, a quantidade vai depender do fabricante.
A importancia do Flexibilizante nos Primer, na Tinta e no Verniz, vai garantir que estes tenham uma certa elasticidade e resistencia, provenientes na vibração, atrito e provaveis dobras recebidos no plastico.

Sem mais delongas, vou postar algumas das fotos, e vou atualizando conforme eu for fotografando e baixando as fotos pro PC.

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Re: Pintura Kit Plastico- Ténéré 2TY Branca

Mensagempor MauMau Veloso » 24 Nov 2015, 21:58

Plasticos lixados, desengordurados, aplicado Seladora e Primer PU.

CAM00792.jpg

CAM00793.jpg

CAM00794.jpg

CAM00795.jpg

CAM00797.jpg

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 24 Nov 2015, 22:02

Após aguardar a secagem do primer, o mesmo foi lixado, e pintei primeiramente a parte em cor preta da tampa lateral do lado do escapamento, parte essa que simula o mesmo visual do outro lado onde a tampa da caixa de ferramentas aparece.

CAM00800.jpg

CAM00801.jpg

CAM00802.jpg

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 24 Nov 2015, 22:08

Após isso, hora de aplicar a tinta PU cor branca em todos os plasticos, com aditivo flexibilizante adicionado a ela tambem.

CAM00806.jpg

CAM00809.jpg

CAM00810.jpg

CAM00811.jpg

CAM00812.jpg

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 24 Nov 2015, 22:13

E por fim, as peças onde são adesivadas, eu lixei, colei o adesivo, e envernizei todas as peças por ultimo, com Verniz PU alto-solidos bi-componente.

CAM00819.jpg

CAM00820.jpg

CAM00821.jpg

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 24 Nov 2015, 22:52

Maumau, q beleza d trabalho :-!

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 24 Nov 2015, 23:00

la2torres escreveu:Maumau, q beleza d trabalho :-!

Obrigado amigo! :-D

mauroprc
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: RJ

Mensagempor mauroprc » 25 Nov 2015, 06:00

Fala MauMau, beleza?

As peças ficaram lindas, mesmo!
Esse branco ficou muito bonito, apesar de mais brilhoso ficou parecido com o original, pelo menos por foto ficou.

Você já pintou, mas só pra ajudar quem queira pintar uma Yamaha antiga e esteja procurando a tinta original, vou deixar uma dica.

A linha de tintas automotivas da RENNER foi vendida (fábrica e direitos) para a DUPONT há vários anos...
quem queria a tinta original Yamaha daquela época tinha que procurar quem trabalhasse com linha automotiva DUPONT.
Ano retrasado a DUPONT vendeu essa linha automotiva para um grupo que usa a marca AXALTA, então hoje temos que procurar lojas de tintas que trabalhem com a linha automotiva da AXALTA.

Entrando em contato com o SAC AXALTA há quase um ano, descobri a única (na época era a única) rede de lojas de tintas que trabalhava com essa linha automotiva AXALTA nos municípios próximos ao Rio de Janeiro (nenhuma no próprio Rio de Janeiro).
Fui lá alguns meses depois e no sistema da loja ainda aparecia como linha DUPONT, mas certíssimo, com todas as cores originais da Yamaha, seus respectivos nomes, códigos, composição, etc.

Detalhe que li a notícia de que a RENNER estava desenvolvendo uma nova linha de tintas automotivas.

Então, a dica é: se hoje forem procurar as tintas ORIGINAIS e fizerem questão delas, não procurem mais RENNER automotiva, e sim AXALTA / DUPONT automotiva. Estarão lá todas as tintas/cores exatamente originais Yamaha da época.

É isso, valeu...
Parabéns pelo trabalho!

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: RJ
Contato:

Mensagempor kbludo » 25 Nov 2015, 08:45

=D> =D> =D> =D>
Grande trabalho!
Mas ai, e a parte de polimento, como foi?
Grande abraço.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

ratu
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PE
País: BRASIL

Mensagempor ratu » 25 Nov 2015, 09:20

:-! =D> \:D/ Muito bom trabalho!!!

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 09:56

@mauroprc Pois é meu amigo, eu não fiz tanta questão assim de ir atras da tinta original por que de fato eu iria ter muito trabalho e pouco ganho com isso.
Além do que, para a linha de produtos que eu usei, principalmente os produtos especiais como flexibilizante e seladora, são todos da linha Sherwin Willians/ Lazzuril. Especialmente o flexibilizante exige uma certa porcentagem na aplicação do uso, (5 a 10%) isso poderia dar algum problema se eu usasse essa indicação do fabricante em uma outra marca de tinta completamente diferente. Onde por exemplo na linha Wanda, esse flexibilizante indica usar entre 30 a 50 %! Então seria um risco, eu optei por abrir mão da "originalidade" e escolhi uma forma mais garantida de um bom resultado final.

@kbludo A parte do polimento que eu fiz ate agora serviu apenas para remover pequenos escorridos nas bordas e algumas imperfeições na aplicação do verniz.
Para isso utilizei lixas d'agua 1200 a 2000, massa de polir n°2 e cera para brilho e proteção no final. Mas detalhe, como eu não tenho uma politriz, eu tive de fazer isso na mão mesmo, utilizei algodão para polir, haja braço... kkkkkkk
Mas dentro de alguns dias quando o verniz estiver bem curado, eu me arrisco utilizar uma politriz e dar um espelhamento nas peças.

@ratu obrigado amigo, vou postar uma atualização que fiz no serviço em breve!

nuno_lopes
Colaborativo
Colaborativo
Estado: MG

Mensagempor nuno_lopes » 25 Nov 2015, 16:27

@MauMauVeloso, excelente trabalho... Muito bom mesmo...

Aproveito para perguntar o seguinte: - reparei que nas tampas laterais tens um furo em cada. Porquê?
Na minha 2vg, as tampas são iguais (embora não sejam originais), mas não tem esse furo...

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 16:47

nuno_lopes escreveu:@MauMauVeloso, excelente trabalho... Muito bom mesmo...

Aproveito para perguntar o seguinte: - reparei que nas tampas laterais tens um furo em cada. Porquê?
Na minha 2vg, as tampas são iguais (embora não sejam originais), mas não tem esse furo...

Obrigado amigo Nuno!
Então, esses furos eu que fiz na tampa, justamente para parafusa-las no chassis da moto.
Fiz isso por que cansei de ficar amarrando e cortando presilha de nylon nessas tampas... devo ter gasta um pacote de presilhas nelas... kkkkk
Se não amarrar com presilha ou parafusar como eu fiz, corre o risco de perder a tampa na estrada...

O que eu fiz foi o seguinte, eu cortei fora a ponta do pino de encaixe central de ambas tampas, furei no centro dele, e no chassis da moto eu parafusei.

Aqui esta o furo:
CAM00857.jpg

Aqui visto por tras, onde cortei a cabeça do pino e furei no lugar:
CAM00858.jpg

Aqui é do lado do escapamento, eu fiz um furo com rosca M6 no tubo do chassis, e por ali é parafusado a tampa:
CAM00867.jpg

Ja do lado esquerdo, eu apenas utilizei parafuso com porca:
CAM00868.jpg

Toninho SC
Zelador
Zelador
Moto:: F 800 GS
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Toninho SC » 25 Nov 2015, 17:08

Baita trabalho :-!
Sempre planejando rodar :D

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 17:11

Bom galera agora é o seguinte, o que vou postar a seguir foi uma má experiência que tive, e como fiz para resolver.
Espero que sirva de dica para alguém, e também espero receber dicas para uma proxima vez, eu saber fazer de forma correta...

Como eu mostrei anteriormente, eu adesivei as peças e envernizei por cima, justamente para o verniz segura o adesivo no lugar, evitando que pontas apareçam com o tempo, e também protegendo o adesivo contra exposição solar e outros fatores que o danifiquem com o tempo.

Aconteceu o seguinte, eu comprei um kit de adesivos da marca LBM, simplesmente por que foi unico que encontrei aqui na minha cidade.
Quando fui colar os adesivos nas peças ja pintadas de branco, tive um problema ao colar o adesivo vermelho da tampa lateral direita, a que cobre o escape.
Essa tampa tem uma curvatura muito convexa, e como eu sou leigo no assunto, acabei não conseguindo colar corretamente o adesivo nessa tampa, muitas bolhas e vincos ficaram nele, pontas levantadas, um horror, acabei removendo ele fora. Já os outros 2 adesivos maiores, sendo o da carenagem do farol e da tampa lateral esquerda, ficaram bons, sem bolhas de ar nem vincos. Eu decidi envernizar todas as peças assim, deixando apenas a tampa lateral direita sem o adesivo vermelho.
Um dos problemas ja começou por que eu fiquei com receio de lixar o adesivo para promover aderencia ao verniz, pensei que iria esfolar a tinta dele e danificar o acabamento visual no fim. Como eu não lixei o adesivo, o verniz não pegou legal, escorreu bastante e ficou cheio de casca de laranja.
Embora eu pudesse corrigir isso na lixa e polir depois...
Não satisfeito, fui comprar outro kit de adesivos, da mesma marca.
Removi os adesivos envernizados inicialmente, lixei toda a peça novamente, e dessa vez estudei um pouco antes de fazer burrice de novo.. rss
Utilizei um soprador termico, para moldar o adesivo em partes curvas onde exige flexiilidade do adesivo. Dessa vez o resultado ficou bem melhor, consegui colar todos os adesivos muito bem. Deixei os adesivos aderirem bem por umas 48 h.
Feito isso, lixei levemente os adesivos com uma lixa 2000 com agua, e mandei mais verniz em cima.

O resultado é esse das fotos que postei anteriormente em meu 5° post desse tópico.
Mas no dia seguinte apos a secagem do verniz, ja vi que bolhas de ar surgiram em todos os adesivos, e o da tampa lateral direita começou a descolar as pontas.

CAM00823.jpg

CAM00824.jpg

CAM00825.jpg

Agora eu não sei ao certo onde errei, talvez se o adesivo fosse da marca 3M o resultado seria diferente? O verniz que utilizei era muito forte? (alto-solidos bi-componente)

Mas não fiquei satisfeito com isso, abaixo explico o que eu fiz!

Samuel Singulano
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: XT660R
Contato:

Mensagempor Samuel Singulano » 25 Nov 2015, 17:27

Belo trabalho! Queria ter essa paciência e cuidado =D>
Essa semana fui pintar um top case, passei uma lixa que nem sei o grão, lavei como se lavasse um prato depois de almoçar e lasquei tinta spray. Ficou bonito, mas daqui 6 meses talvez já não esteja mais #-o
Viaje por aí não para que o mundo possa te ver, mas para que você possa ver o Mundo!""

Imagem

Colabore com o clube!

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 17:28

Então...
Eu não ia jogar meu trabalho pelo ralo com um adesivo mal aplicado, comprometendo meu resultado final.
Se eu deixasse assim, eu não poderia sequer lixar onde estam as bolhas de ar e vincos, pois a lixa iria atingir o adesivo, removendo sua coloração, como mostro nas imagens do post acima.

Eu então removi os adesivos!
Fui a casa de tintas, procurei por um vermelho da cor do meu chassis, peguei como base em um tubo que fica embaixo do banco perto da rabeta, um local bem protegido do sol, a tinta estava em cor viva ainda, dei uma polida e comparei com o catalogo.
Cheguei na seguinte coloração:

Tinta PU: Vermelho Flash II (Gol VW 2001)

Comprei a tinta, e decidi pintar essas partes em vermelho, no lugar do adesivo!
Eu tive que lixar tudo novamente, removendo uma boa parte do verniz anterior, então eu envelopei ao redor com fita, utilizei pedaços de adesivo "contact" nas partes onde faz curva, e pintei com a tinta vermelha.

Peças lixadas e moldadas para a pintura:
CAM00829.jpg

Depois de pintado, sem o adesivo!
CAM00831.jpg

CAM00835.jpg

Ops, esqueci do logo Yamaha!
CAM00837.jpg

Tinta vermelha aplicada, apenas os adesivos faixas vermelho e azul eu mantive, afinal eu não ia comprar 1/4 de tinta azul só pra essa faixinha! kkkk
CAM00843.jpg

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 17:36

Logo após a secagem da tinta vermelha, eu lixei ela, e fiz o desfarçe na divisão do vermelho pro branco com uma lixa fina. Dei um acabamento geral, e como eu havia esquecido do logo Yamaha na carenagem do farol, eu utilizei um adesivo "contact" para fazer um decalque do nome, então colei no lugar e mandei tinta branca!
E por fim mandei verniz pra finalizar!

CAM00847.jpg

CAM00850.jpg

CAM00852.jpg

CAM00860.jpg

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 17:45

Obrigado Toninho e Samuel!
Realmente exige um bocado de paciência e dedicação! Mas no fim o resultado é gratificante, e da vontade de continuar pintando a moto toda! kkkk
(que é minha intenção :-D )

Toninho SC
Zelador
Zelador
Moto:: F 800 GS
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Toninho SC » 25 Nov 2015, 19:58

:-! Vou começar a procurar uma RD 50 1974 pra restaurar, e já adotei a ideia de pintar, eu mesmo, pois, adesivos da época vai ser difícil de achar.
Sempre planejando rodar :D

ratu
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PE
País: BRASIL

Mensagempor ratu » 25 Nov 2015, 23:30

Mau mau, uma coisa eu ja aprendi nessa vida: Nada vem por acaso e por mais adversa que uma situacao possa parecer, eu sempre procuro enxergar que alguma coisa boa vai ter que sair. Talvez se ao colar os adesivos eles se soltassem daqui a 6 meses, vc nao teria tido uma ideia tao simples e de qualidade muito superior. Parabens. Quanto a parafusar a tampa, que ideia simples e que soluciona em 100% o problema. Eu so tenho uma ressalva a fazer em relacao a furar o tubo e abrir uma rosca. Eu vou fazer um pouco diferente. Vou proceder igual a vc na tampa, mas ao inves de furar o quadro da moto, vou "soldar" uma porca com Durepoxi. Eu ja fiz isso nas porcas que fixam a carenagem dianteira e o resultado esta sendo satisfatorio. Outra dica é utilizar parafuso e porca de aco inox. No mais valeu pelas dicas e mais uma vez parabens.

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 23:42

Ratu, eu concordo plenamente com você, quando diz que nada vem por acaso nessa vida...
Digo isso por que, ao remover o adesivo já envernizado, automaticamente ja ficou demarcado um relevo no local do adesivo, que consequentemente me facilitou demais na marcação com fita ao redor, e ao pintar, praticamente nivelou os dois tons de tinta na superficie.
Se eu não tivesse colado o adesivo, eu não teria muita noção de onde eu deveria demarcar o limite para a pintura em vermelho.

Eu não me importei em furar o tubo do chassis, afina foi usado um parafuso de 6mm, é um furo relativamente pequeno, e além disso ele foi feito apenas em uma face do tubo, não foi furado dos dois lados de fora a fora, então não acho que isso pode prejudicar em algo na estrutura do chassis, ou algo similar. Naturalmente eu poderia optar em soldar uma porca, mas achei mais pratico fazer como fiz.

E apesar de não parecer, os parafusos que eu utilizo ali são todos de inox 304. :-!

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 25 Nov 2015, 23:51

Uma dica para quem interessar em furar as tampas laterais para parafusar:
1- Cortar o pino de encaixe
2- Deve-se remover um "miolo" de reforço que fica ali dentro do suporte do pino.
3- Furar com uma broca de 6mm, vindo do lado de dentro para fora. (do lado do pino)
4- Depois pelo lado de fora da tampa, abrir o furo inicialmente de 6mm com uma broca maior, 10 a 12 mm, dependendo da cabeça do parafuso, pois senão ele não entra ali depois. Mas não deixe a broca atingir o furo do lado de dentro onde ficava o pino de encaixe, ali deve permanecer com 6mm, do diametro da rosca do parafuso M6.
5- O modo a fixar no chassis vai depender de cada um, no meu caso de um lado eu furei o tubo do chassis e abri a rosca, do outro lado eu usei parafuso e porca. Mas existem alternativas, como o amigo ratu disse acima. :-!

nuno_lopes
Colaborativo
Colaborativo

Mensagempor nuno_lopes » 26 Nov 2015, 14:03

MauMauVeloso, volto a repetir... Muito bom... =D> =D> =D> =D>

Muitas vezes as pessoas perguntam-me porque razão não largo as minhas motos. Depois de tanto trabalho e dores de cabeça que elas nos dão, no fim, sentimos que elas fazem parte de nós. É fácil levar a mota na oficina e pagar para fazerem o trabalho todo. Essa mota será apenas um complemento de nós e uma ferramenta de trabalho.
Agora uma pessoa que trate a moto de uma ponta à outra e que dispensa horas de trabalho para a manter na sua melhor forma, acaba por criar uma empatia com a mota e ela tornar-se-á uma parte de nós. Só passando por isso é que as pessoas conseguem perceber porque razão tenho neste momento 5 motas e não vejo vender nenhuma delas.

MauMauVeloso, essa 2ty está um espanto. E sei que perceberás o que acabei de dizer acima.

Topic author
MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 26 Nov 2015, 19:23

É isso mesmo Nuno, eu compreendo perfeitamente esse sentimento! :-D
Jamais me arrependi de ter feito qualquer investimento em minhas motos, o prazer de deixa-las bem ajeitadas a nosso modo é uma gratificação que não tem preço!

Bom, ja instalei o Kit na moto hoje, vão umas fotos para se ter ideia do resultado final:

1CAM00884.jpg

2CAM00894.jpg

3CAM00899.jpg

4CAM00887.jpg

É possivel notar que eu fiz também a pintura do bagageiro, e também eu ja tinha pintado o escapamento e as proteções dele...

5CAM00882.jpg

6CAM00895.jpg

7CAM00881.jpg

CAM00877.jpg

CAM00892.jpg

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”