Pessoal hoje , estou de férias me meti na indiada.
Pessoal eu escrevi um "livro" das minhas indiadas de hoje, por isto copiei e colei abaixo.
Para quem for fazer o serviço, algumas dicas.
- Tenha um vasilhame grande, pode ser uma forma de pão, funil e algumas garrafas de pet para colocar o oleo velho.
- Preveja um lugar coberto, caso chova, ocorreu no meu caso e eu tinha lugar coberto, o serviço demora....
- Tenha a chave alen para tirar os parafuso boa, alias tenha 2, a minha espanou no final.
- Tenha uma lima murça para auxiliar a retirar as rebarbas.
- Compre um raspador industrial, parece um formão, mas para ferro.
- Use luvas de algodão para lidar com as peças pequenas e antes de colocar , de preferência use LUVEX, parece um creme e não deixa o óleo entrar nos cantos das unhas, para proteger as mãos de óleo, eu não usei.....
Até e de novo obrigado ao Ribeiro que me incentivou a meter a mão na graxa, alias no óleo.
Beunas depois de ler o manual da embreagem e achar a minha meio pesada, comprei as peças, juntas e oring's. Detalhe so tem um oring no motor de partida e ou eu to ficando louco..... Pois o Ribeiro tinha falado em 2

Comprei os orings numa casa de gaxeta de Porto Alegre, 0,75 centavos cada e um especial para a tampa do filtro de óleo em material mais nobre por 9 pilas. Como falei esses aneis e todos os tipos de juntas, retentores e rolamentos podem ser adquiridos em casas especialitas com preço muito bom
Falando do óleo. Eu tirei 3 litros de óleo e já tinha tirado uns 200 ml logo tava atolado de óleo mesmo. Coloquei os 2,8 litros e drenei uns 150 a 200 ml, detalhe... ninguém falou mas o meu parafuso de ventagem jorra oleo com muita força...

espirro longe. Ter que ter cuidado para não pegar fogo com o motor quente e o cano de descarga tão próximo

Com esta quantidade de óleo esquenteu o motor e medi com ela e deu no mínimo do nível. Dai sai e deu uma volta esticando um pouco as marchas, cheguei em casa e refiz a medição e deu acima da metade do nível , ou seja, ficou perfeito. Detalhe eu abri a tampa direita e saiu bastante óleo, acredito que se for so trocar o óleo sem abrir o motor o valor dos 2 litros indicados pelo manual devem atender e bem, pois fica , acredito uns 500 ml . Como falei no meu caso abri as mangueiras, tampas, filtros, etc. Por isto acredito que nestes casos os 2,7 , ou 2,8 litros mais o que se perde ao tirar o ar ( uns 150 a 200 ml) portanto ficando com ~2,4 litros qué é o que o manual fala.
Sobre a embreagem. Tinha várias marcas junto as partes metálicas , mas os discos estavam como novos e tb estava montada de forma correta.
Revisei toda as engrenagens e acrei estranho uma folga que percebi na engrenagem principal que fica atras da embreagem. É uma folga axial, mas não sei se é problema se alguem souber por favor me diga.
Também notei que havia corrosão nos discos metalicos da embreagem e nos dentes da engrenagem, pouca coisa mas tinha.
Quando abri fiquei com a impressão de que não tava chegando óleo no meio da embreagem e ela tava trabalhanho meio seca.
Lixei todas as partes de contato e tinha várias marcas nelas, também retirei as rebarbas dos discos e lixei para tirar as corrosões.
Montei de novo, fiz a dita regulagem do parafuso central, depois que confirmei o ressalto com a indicação foi fácil, claro tem que soltar o motor de arranque e "engembrar" ele para não precisar abrir a tampa da frente, pois sem isto eu não consegui tirar o motor, mas para ver a marca não precisa. Coloque anel oring novo e montei.
Depois foi a hora da junta da tampa, não coloque graxa nem nada . Raspei toda a junta velha e depois coloquei a junta no motor com os pinos guias fica mais fácil, depois umedeci um pouco de oleo para que não ficar solta. coloque a tampa e antes de encostar coloquei os parafusos acertando os furos da junta depois forcei a tampa para enconsta. Tampa do filtro de óleo, mais filtro de óleo. Reaperto cruzado e não forçando muito para não espanar nenhuma rosca. Colocar o tampão do óleo. o filtro da caixa de óleo e ó dreno da caixa de óleo.
Entretanto uma coisa que me chamou a atenção e não achei explicação.
Tinha 2 molas pequnas tipo mola de esqueiro soltas, isto soltas, no fundo da tampa e não achei em lugar nenhum lugar para as ditas, li e reli os manuais e nada, nem na lista de peças. Como o meu motor foi feito a pouco fiquei curioso. Sera que tem alguma valvula com esfera sem mola no sistema?????
Tomara que não, mas se alguém tiver uma dica eu agradeço.
Coloquei o óleo e liguei, ela partiu, deu estalo seco tipo TAC e parou, liguei de novo, funcionou e de novo o TAC,

Abri o parafuso de ventagem. Liguei de novo e de novo o TAC e para o motor. Saiu bastante óleo no parafuso com muita pressão.
Coloquei o restante do óleo, liguei de novo e não deu mais ruido nenhum.
Bueno depois aqueci e testei a embreagem e ... hehehe perfeita

Ficou mais leve e mais macia para engatar as marchas, a primeira entra que é um doce, o ponto morto...barbadinha.....ficou show....
Até mais pessoal.
Vou colocar esta mensagem tb no tópico da embreagem.
Resumindo o problema do óleo era muito óleo mesmo deu quase 3,5 l que tirei