Reforma / Restauração XT600Z/92 - Mais FOTOS !!!


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Reforma / Restauração XT600Z/92 - Mais FOTOS !!!

Mensagempor Giannib » 06 Mai 2007, 16:58

E aí pessoal!!!
Belez???

Bem, depois de um trabalho inicial e coragem (que a força esteja com vc!!) e tudo mais.
Estão aí umas fotos da Té sendo reformada!
Usei de tudo, reformei as peças, o único serviço que mandei executar foi o niquelamento e galvanização dos parafusos, dos que não podiam ser substituidos por aço inox.

Que sirva de ajuda para algúem.

Estas são as fotos do começo de tudo.

Abraço.
Anexos
Resized_DSCF5265.jpg
Resized_DSCF5265.jpg (53.24 KiB) Exibido 21886 vezes
Resized_DSCF5267.jpg
Resized_DSCF5267.jpg (55.83 KiB) Exibido 21886 vezes
Resized_DSCF5273.jpg
Resized_DSCF5273.jpg (54.72 KiB) Exibido 21884 vezes
Editado pela última vez por Giannib em 23 Fev 2011, 16:29, em um total de 14 vezes.




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Mensagempor Fabrício Leal » 06 Mai 2007, 18:11

Legal... :-!

Vou acompanhar as postagens e comentários... :D/ :wink:

inTEH + :cool:
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Mensagempor TREXEIRO » 07 Mai 2007, 16:44

Tô nessa tambem , se der vai colocando fotos das etapas com discrição , que com certeza vai ajudar muita gente quem sabe ate eu próprio,
Abraço a todos


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Mensagempor Giannib » 08 Mai 2007, 00:23

E aí pessoal?

Vai mais fotos´por aqui!
Anexos
Resized_DSCF5177.jpg
Essa é uma balança com freio a disco de uma XT600E-97, estava em um ferro velho aqui em Ctba.
Resized_DSCF5177.jpg (48.05 KiB) Exibido 21725 vezes
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Mensagempor Giannib » 08 Mai 2007, 00:25

Tem mais para o começo!
Anexos
Resized_DSCF5183.jpg
Outra foto da pinça.
Resized_DSCF5183.jpg (31.73 KiB) Exibido 21817 vezes
Resized_DSCF5181.jpg
Ó a pinça do freio traseiro
Resized_DSCF5181.jpg (28.77 KiB) Exibido 21817 vezes
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Mensagempor Giannib » 08 Mai 2007, 00:27

A balança traseira sendo reformada!
Anexos
Resized_DSCF5187.jpg
Tirando toda tinta velha e oxidação!
Resized_DSCF5187.jpg (25.24 KiB) Exibido 21814 vezes
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Mensagempor Giannib » 08 Mai 2007, 00:28

Furando para fixação das engraxadeiras já com tratamento antioxidante.
Anexos
Resized_DSCF5714.jpg
Resized_DSCF5714.jpg (55.14 KiB) Exibido 21802 vezes
Resized_DSCF5193.jpg
Fundo aplicado
Resized_DSCF5193.jpg (24.51 KiB) Exibido 21804 vezes
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Mensagempor Giannib » 08 Mai 2007, 00:45

Mais!
Anexos
Resized_DSCF5669.jpg
Cubo com engraxadeira!
Resized_DSCF5669.jpg (38.33 KiB) Exibido 21803 vezes
Editado pela última vez por Giannib em 01 Set 2007, 14:10, em um total de 1 vez.
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Mensagempor TREXEIRO » 08 Mai 2007, 08:49

Olá pessoall,
Tá ficando chique heim! =D>
Abarço a todos


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Mensagempor Giannib » 09 Mai 2007, 01:30

Aí vai mais!
Anexos
Resized_DSCF5704.jpg
Resized_DSCF5704.jpg (51.67 KiB) Exibido 21760 vezes
Resized_DSCF5685.jpg
Resized_DSCF5685.jpg (49.6 KiB) Exibido 21760 vezes
Resized_DSCF5675.jpg
Resized_DSCF5675.jpg (51.84 KiB) Exibido 21760 vezes
Resized_DSCF5472.jpg
Resized_DSCF5472.jpg (28.32 KiB) Exibido 21760 vezes
Resized_DSCF5243.jpg
Resized_DSCF5243.jpg (30.77 KiB) Exibido 21760 vezes
Resized_DSCF5245.jpg
Resized_DSCF5245.jpg (33.43 KiB) Exibido 21762 vezes
Editado pela última vez por Giannib em 01 Set 2007, 14:13, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Giannib » 09 Mai 2007, 01:46

Mais um pouco!
Anexos
Resized_DSCF5276.jpg
Resized_DSCF5276.jpg (30.95 KiB) Exibido 21755 vezes
Resized_DSCF5275.jpg
Resized_DSCF5275.jpg (31.04 KiB) Exibido 21755 vezes
Resized_DSCF5762.jpg
Resized_DSCF5762.jpg (58.96 KiB) Exibido 21755 vezes
Resized_DSCF5756.jpg
Resized_DSCF5756.jpg (29.63 KiB) Exibido 21755 vezes
Resized_DSCF5751.jpg
Resized_DSCF5751.jpg (42.23 KiB) Exibido 21757 vezes
Resized_DSCF5744.jpg
Resized_DSCF5744.jpg (52.61 KiB) Exibido 21755 vezes
Resized_DSCF5736.jpg
Resized_DSCF5736.jpg (35.31 KiB) Exibido 21755 vezes
Resized_DSCF5660.jpg
Resized_DSCF5660.jpg (49.7 KiB) Exibido 21757 vezes
Editado pela última vez por Giannib em 01 Set 2007, 14:15, em um total de 2 vezes.
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Mensagempor TREXEIRO » 09 Mai 2007, 07:33

Olá pessoall,
Falae Gianib , ta ficando bom vai ficar zerada, quetinta ta usando para pintura de guidom ,cubos... todas estas peças pude ver uma lata de Cilorgim , acho que esta tinta é fraca seria melhor uma tinta epoxi que é muito mais resistente a riscos e as intemperes do tempo .
Abraço a todos

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Mensagempor Fabrício Leal » 09 Mai 2007, 10:44

Eaeh Gianni... :-!

Cara, "vc mesmo" tah reformando "peça por peça" da Ténéré e ainda por cima "em casa" !?!? :shock: :shock: :shock:

Puttzzzz tow com uma inveja brava d vc :? :-x

Parabéns colega, tah ficando show d bola :-! =D> :-! =D> :-! =D>

A minha única dúvida eh a mesma do Trexeiro... cê tah pintando como a moto ??? No Spray... Colorgim ??? :shock: :shock: :shock:

inTEH + :cool:
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Mensagempor Giannib » 09 Mai 2007, 15:17

8-)

Calma pessoal!!

Nao estou pointando com colorgin, somente foi o acabamento dourado do disco de freio, pois esta tinta da autocolor custo 40 reaus 200ml.

Todas as peças estão recebendo tratamento anti-oxidante/fosfatizante, washprimer, primer altos sólidos e tinta PU catalizada.

3 demaos de tinta, sendo que o chassi recebeu 5 demaos com endurecedor.

Ainda falta colocar as outras fotos, o processo já tá mais adiantado, só tá faltando a pintura do tqnaue e laterais agora.

Estou com dúvidas na cor, se pinto original ou se faço algo diferente porém nada estravagante, mantendo a linha da simplicidade.
Aceito sugestoes.

PS.: quando vi que tinha uma foto com um spray da colorgin, tinha quase certeza que algém ia perguntar, 8-) 8-) 8-)

Valeu um abraço :-!
Gianni Scislewski Bertoldi


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Mensagempor Giannib » 09 Mai 2007, 15:25

To fazendo dentro de um apto, acredita???
É um ap velho que saí de tá tudo lá dentro, logo na casa terei espaço na garegem feita para fazer tudo que quero, oficina, eletronica, vai ser dez!!

Ainda não sei como não reclamaram do compressor! 8-) 8-) 8-)

Estou fazendo tudo, somente fiz fora a galvanizaçào e niquelamento dos parafusos.
Infelizmente não confio em mais ninguém para mexer na minha moto.
Resolvi estudar e aprender tudo sozinho, até agora tá ok, depois dúvido que algum ~prestador de serviços fosse fazer o que fiz em todos detalhes, prefiro saber como estão as peças no final de tudo e não ter surpresas de um serviço mal feito ou disfarcado.

quando eu estiver com a casa pronta poderei fazer outras motos e carros, ate porque para mim é um hobby prazeroso, muito bacana, sem pressa e desafiador.

Um abraço, se tiverem dívidas podem falar.



Fabrício Leal escreveu:Eaeh Gianni... :-!

Cara, "vc mesmo" tah reformando "peça por peça" da Ténéré e ainda por cima "em casa" !?!? :shock: :shock: :shock:

Puttzzzz tow com uma inveja brava d vc :? :-x

Parabéns colega, tah ficando show d bola :-! =D> :-! =D> :-! =D>

A minha única dúvida eh a mesma do Trexeiro... cê tah pintando como a moto ??? No Spray... Colorgim ??? :shock: :shock: :shock:

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Mensagempor Miúdo » 09 Mai 2007, 15:43

Giannib escreveu:... se tiverem dívidas podem falar.


Ow Giannib, parabéns aí véi... :-! :-! :-! tá ficano show de bola o trem aí... :-! :-! :-!

Agora, já que ocê ofereceu, dá as coordenada das pinturas aí pra nóis... tamém gosto de mexê, tenho compressor, pistola de pintura e tudo, mas num tenho a manha dos fundos, das tintas... :shock: :shock:

Valew, véi... :-! :-!
.........Miúdo.........


Antes de magoá um coração, óia se ocê num tá dentro dele...


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Mensagempor Giannib » 09 Mai 2007, 16:02

Tá ok!

Primeiro diga o que quer fazer e quais peças quer pintar!
Assim indoco o que é melhor, 't bom assim?
:roll:

Me diga qual a pistola que vc tem para pintura.


Abraço



Miúdo escreveu:
Giannib escreveu:... se tiverem dívidas podem falar.


Ow Giannib, parabéns aí véi... :-! :-! :-! tá ficano show de bola o trem aí... :-! :-! :-!

Agora, já que ocê ofereceu, dá as coordenada das pinturas aí pra nóis... tamém gosto de mexê, tenho compressor, pistola de pintura e tudo, mas num tenho a manha dos fundos, das tintas... :shock: :shock:

Valew, véi... :-! :-!
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Mensagempor TREXEIRO » 09 Mai 2007, 17:35

Fala velho,
Restaurar qualquer prestador de serviços faz, mas nenhum faria como vxc ets fazendo tenha certeza disto , a potranca vai ficar bixo, qto. a cor do tanque , abre uma enquete aqui no forum que a canaiada posta as opiniões, e parabens pela iniciativa .
Abraço a todos
E O Sr. DISSE ....TREXEIRO VC ESTA INDO POR UM MAL CAMINHO FILHO...
EU RESPONDI... NÃO ESQUENTA NÃO Sr. TAVA INDO DE TÉNÉRÉ !

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Mensagempor Miúdo » 09 Mai 2007, 18:42

Giannib escreveu:Tá ok!

Primeiro diga o que quer fazer e quais peças quer pintar!
Assim indoco o que é melhor, 't bom assim?
:roll:

Me diga qual a pistola que vc tem para pintura.


Abraço



Miúdo escreveu:
Giannib escreveu:... se tiverem dívidas podem falar.


Ow Giannib, parabéns aí véi... :-! :-! :-! tá ficano show de bola o trem aí... :-! :-! :-!

Agora, já que ocê ofereceu, dá as coordenada das pinturas aí pra nóis... tamém gosto de mexê, tenho compressor, pistola de pintura e tudo, mas num tenho a manha dos fundos, das tintas... :shock: :shock:

Valew, véi... :-! :-!


Uai, pinta uma balança, um cubo... mas com fundo e tudo mais, tendeu???

A minha pistola não sei te falá a marca, é aquela com a caneca em cima... por gravidade... e é boa pra caramba, palavra de profissionais... :-! :-! :-!

Abração... :-! :-!
.........Miúdo.........





Antes de magoá um coração, óia se ocê num tá dentro dele...

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Mensagempor Aleksandro (Tekila) » 09 Mai 2007, 18:55

Parabéns :-! tó impressionado com o grau dos detalhes de sua reforma, vai ficar zerada!!!
Bicho, eu adoro essa vida!!!


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Mensagempor Giannib » 09 Mai 2007, 23:42

[/quote]

Uai, pinta uma balança, um cubo... mas com fundo e tudo mais, tendeu???

A minha pistola não sei te falá a marca, é aquela com a caneca em cima... por gravidade... e é boa pra caramba, palavra de profissionais... :-! :-! :-!

Abração... :-! :-![/quote]



Beleza Miúdo.

É o seguinte, recomendo remover toda a tinta com um bom removedor, Pintof pastoso ou Audi Extra-Forte pastoso e após passe thinner para retirar o ecxesso. Lave com agua quente e sabão neutro, pode ser detergente de louça neutro e seque em seguida. Passe um rebolo, somente na balança, em peças de alumínio nunca, com uma furadeira para retirar qualquer resto de tinta do metal nas reentrancias e dobras. Lixe as peças com, ferrocom lixa 200 e o alumínio com 300 até tudo fique bem parelho e limpo. Bem essa etapa é só para deixar as peças no metal.
Se desejar pode reduzi o tempo de serviço mandando jatear as peças, mas atentando aos cuidados com as peças de alumínio.

Aplique o removedor de ferrugem nas da Alchen Química nas peças de ferro, tem nas ferragens, nada de convertor de ferrugem ou Ferlicom, não servem, pois criam uma camada de pouca aderencia no metal. O removedor citado remove qualquer oxidação e fosfatiza o ferro, promovendo maior aderencia ao fundo a ser aplicado.

A sua pistola serve porém convém regular para não pulverizar muita tinta com pouca pressão de ar, senão a tinta sairá com uma granulação muito grande comprometendo o acabamento, tanto no fundo como na tinta de acabamento. A pressão adequada está definida na lata de tinta conforme o fabricante devido a consistencia da tinta e sua diluição de acordo com o tipo de produto utilizado. (a regulagem a gente aprende errando,, rsrsrs, é dose mas não é mentira, rsrsrs #:-( )

Bem, o importante é que vc vai verificar que se perde muito mais tempo preparando as peças do que realmente aplicando o fundo e tintas, mas é o mais importante para conseguir uma pintura com durabilidade e sem surpresas brotando por baixo da pintura.

Tenha um ambiente sem humidade para realizar as próximas etapas.

Aplique um desengordurante, ou seja, nafta para limpeza dos metais.

Se tiver imperfeições no metal que não poderão ser corrigidos com o primer, aplique massa catalizada altos sólidos, é a melhor, e depois de seca lixe até emparelhar a peça. Limpe tudo de novo, com ar comprimido, e aplique o desengordurante novamente.

Aplique o wash-primer, que é um promotor de aderencia e anti-oxidante, serve para protejer as peças de ferro e serve como promotor de aderencia tanto para ferro como para alumínio, pois o fundo para pinturas direto no alumínio não é recomendado. Aplique uma cama fina de uma demão ou duas.

Após a secagem que depende da catalização e do fabricante, aplique o fundo primer.

Procure utilizar produtos de um mesmo fabricante!!!!

Deixe secar bem, sem pressa!!!!! Lixe o primer até que tudo fique homogênio e sem imperfeiçôes, procure ter cuidado para não aplicar primer de forma demasiada, somente o necessário, seja quando utilizar para fundo ou para preenchimento de imperfeições.

Estadoo tudo ok, passe o desengordurante novamente e retire qualquer impureza, poeira, nada de encostar os dedos na peça para contaminar a pintura.

Recomento pintar com tinta PU, aplicando conforme recomendado na leta, aplicando a dose correta de catalizador e respeitando os ajustes de pressão e vazão, bem como do percentual de catalizador.

Na minha balaça utilizei tinta poliester, não pu-poliuretano, logo após apliquei verniz PU, tres camadas. Se aplicar corretamento nem precisa polir depois.

Lembre que a tinta PU não precisa de verniz, dando o acabamento final naturalmente, poderá aplicar verniz por cima se quizer mas não é necessário, a não ser que queirsa criar mais camadas de proteção, contudo saliento que um aumento de camadas de tinta não siguinifica durabilidade, podendo até não permitir uma correta cura das camadas inferiores.


qualquer dúvida mande notícias
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Mensagempor Giannib » 09 Mai 2007, 23:45

\:D/
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Resized_DSCF5717.jpg
Resized_DSCF5717.jpg (60.91 KiB) Exibido 8999 vezes
Resized_DSCF5716.jpg
Resized_DSCF5716.jpg (68.32 KiB) Exibido 8999 vezes
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Mensagempor Marcio Sá » 10 Mai 2007, 00:34

Cara,

Parabéns, tá ficando show!

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Mensagempor Fabrício Leal » 10 Mai 2007, 07:48

Giannib escreveu:To fazendo dentro de um apto, acredita???
É um ap velho que saí de tá tudo lá dentro, logo na casa terei espaço na garegem feita para fazer tudo que quero, oficina, eletronica, vai ser dez!!
Ainda não sei como não reclamaram do compressor! 8-) 8-) 8-)
Estou fazendo tudo, somente fiz fora a galvanizaçào e niquelamento dos parafusos.
Infelizmente não confio em mais ninguém para mexer na minha moto.
Resolvi estudar e aprender tudo sozinho, até agora tá ok, depois dúvido que algum ~prestador de serviços fosse fazer o que fiz em todos detalhes, prefiro saber como estão as peças no final de tudo e não ter surpresas de um serviço mal feito ou disfarcado.
quando eu estiver com a casa pronta poderei fazer outras motos e carros, ate porque para mim é um hobby prazeroso, muito bacana, sem pressa e desafiador.
Um abraço, se tiverem dívidas podem falar.

Eaeh Gianni... :-!

Notei que era um apartamento pela foto na garagem que você tirou da moto antes de iniciar a reforma... porém poderia ser um lugar qualquer ou foto antiga... mas agora que vc confirmou eu acredito !!! :-!

Agora vou lhe dizer heim... não gostaria de ser seu vizinho nesse prédio :x 8-)

Mais uma vez parabéns pela reforma e pela força de vontade de fazê-la "sozinho e em casa" :-! =D>

Vai postanto... postanto... q nós vamos aqui acompanhando (babando) e perguntanto :)T #-o :roll: :-!

A propósito, se vc tiver alguma dúvida :x pode postar aqui q a galera vai adorar dar pitaco e lhe ajudar no serviço \:D/ :-!

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Mensagempor Miúdo » 10 Mai 2007, 09:00

Giannib escreveu:
Miúdo escreveu:
Uai, pinta uma balança, um cubo... mas com fundo e tudo mais, tendeu???

A minha pistola não sei te falá a marca, é aquela com a caneca em cima... por gravidade... e é boa pra caramba, palavra de profissionais... :-! :-! :-!

Abração... :-! :-!




Beleza Miúdo.

É o seguinte, recomendo remover toda a tinta com um bom removedor, Pintof pastoso ou Audi Extra-Forte pastoso e após passe thinner para retirar o ecxesso. Lave com agua quente e sabão neutro, pode ser detergente de louça neutro e seque em seguida. Passe um rebolo, somente na balança, em peças de alumínio nunca, com uma furadeira para retirar qualquer resto de tinta do metal nas reentrancias e dobras. Lixe as peças com, ferrocom lixa 200 e o alumínio com 300 até tudo fique bem parelho e limpo. Bem essa etapa é só para deixar as peças no metal.
Se desejar pode reduzi o tempo de serviço mandando jatear as peças, mas atentando aos cuidados com as peças de alumínio.

Aplique o removedor de ferrugem nas da Alchen Química nas peças de ferro, tem nas ferragens, nada de convertor de ferrugem ou Ferlicom, não servem, pois criam uma camada de pouca aderencia no metal. O removedor citado remove qualquer oxidação e fosfatiza o ferro, promovendo maior aderencia ao fundo a ser aplicado.

A sua pistola serve porém convém regular para não pulverizar muita tinta com pouca pressão de ar, senão a tinta sairá com uma granulação muito grande comprometendo o acabamento, tanto no fundo como na tinta de acabamento. A pressão adequada está definida na lata de tinta conforme o fabricante devido a consistencia da tinta e sua diluição de acordo com o tipo de produto utilizado. (a regulagem a gente aprende errando,, rsrsrs, é dose mas não é mentira, rsrsrs #:-( )

Bem, o importante é que vc vai verificar que se perde muito mais tempo preparando as peças do que realmente aplicando o fundo e tintas, mas é o mais importante para conseguir uma pintura com durabilidade e sem surpresas brotando por baixo da pintura.

Tenha um ambiente sem humidade para realizar as próximas etapas.

Aplique um desengordurante, ou seja, nafta para limpeza dos metais.

Se tiver imperfeições no metal que não poderão ser corrigidos com o primer, aplique massa catalizada altos sólidos, é a melhor, e depois de seca lixe até emparelhar a peça. Limpe tudo de novo, com ar comprimido, e aplique o desengordurante novamente.

Aplique o wash-primer, que é um promotor de aderencia e anti-oxidante, serve para protejer as peças de ferro e serve como promotor de aderencia tanto para ferro como para alumínio, pois o fundo para pinturas direto no alumínio não é recomendado. Aplique uma cama fina de uma demão ou duas.

Após a secagem que depende da catalização e do fabricante, aplique o fundo primer.

Procure utilizar produtos de um mesmo fabricante!!!!

Deixe secar bem, sem pressa!!!!! Lixe o primer até que tudo fique homogênio e sem imperfeiçôes, procure ter cuidado para não aplicar primer de forma demasiada, somente o necessário, seja quando utilizar para fundo ou para preenchimento de imperfeições.

Estadoo tudo ok, passe o desengordurante novamente e retire qualquer impureza, poeira, nada de encostar os dedos na peça para contaminar a pintura.

Recomento pintar com tinta PU, aplicando conforme recomendado na leta, aplicando a dose correta de catalizador e respeitando os ajustes de pressão e vazão, bem como do percentual de catalizador.

Na minha balaça utilizei tinta poliester, não pu-poliuretano, logo após apliquei verniz PU, tres camadas. Se aplicar corretamento nem precisa polir depois.

Lembre que a tinta PU não precisa de verniz, dando o acabamento final naturalmente, poderá aplicar verniz por cima se quizer mas não é necessário, a não ser que queirsa criar mais camadas de proteção, contudo saliento que um aumento de camadas de tinta não siguinifica durabilidade, podendo até não permitir uma correta cura das camadas inferiores.


qualquer dúvida mande notícias


Rapaaaaaaiz, coisa de lôco esse aula aí, véi... :shock: :shock: :shock:

Já imprimí e vo tratá como meu manual de pintura... \:D/ \:D/ \:D/

Se eu num conseguir agora, pode chamá o padre... 8-) 8-) 8-)

Valew, Giannib... brigadão memo... :-! :-! :-!
.........Miúdo.........





Antes de magoá um coração, óia se ocê num tá dentro dele...


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