> MANUAL TROCA OLEO SUSPENSAO .:. TENERE <

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> MANUAL TROCA OLEO SUSPENSAO .:. TENERE <

Mensagempor Luciano_SR » 24 Jun 2006, 13:45

Turma, segue o manualzinho que fiz pro pessoal do ClubeXT.

Troquei o da minha moto depois de rodar 11.000 km e já deu uma diferenca enorme! É um item de manutencao muitas vezes esquecido mas bastante importante!!!

[Edit]:

Mais uma dica que veio do fórum:
affonso escreveu:Pessoal , para constar : Na 2TY a quantidade de oleo é diferente da 2VG.

2TY = 483 ml.
2VG = 506 ml.

:-!
Anexos
Manual Oleo Bengala.zip
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Mensagempor Leco » 24 Jun 2006, 23:32

Luciano, teu manual me fez sentir um indiota!

Para mim, a troca de óleo era um bicho de 7 kbças. :shock:

=D> =D> =D> =D> =D>

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troca de oléo

Mensagempor luciencias » 25 Jun 2006, 19:34

LUCIANO
MEU XARÁ PARABÉMS E VIVENDO E APRENDENO EU FIQUEI BESTINHA COM O SIMPLES MODO DE TROCA ESTE OLÉO VALEU MEU IRMÃO .

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Mensagempor marcolin » 25 Jun 2006, 20:50

Mutio bom mesmo :-D :-D :-D meu velho parabéns!!!
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Mensagempor Soares&Simone » 26 Jun 2006, 07:48

Valeu, depois dessa vou até trocar o óleo da minha também :-! :-!
Pensei que era mais dificel ](*,)
Obrigado pela dica :-! :-! :-!

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Re: > MANUAL TROCA OLEO SUSPENSAO .:. TENERE <

Mensagempor Rocha » 26 Jun 2006, 09:26

Luciano_SR escreveu:...É um item de manutencao muitas vezes esquecido mas bastante importante!!!


Luciano_SR, beleza

Valeu, mais um manual de sua autoria.

abraços,

Rocha
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Mensagempor Clóvis » 26 Jun 2006, 10:36

Um problema a menos agora... \:D/ \:D/ \:D/
Show de bola o manual... :-! :-! :-!
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“Somente conseguiremos um resultado diferente se fizermos algo diferente”

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Mensagempor Fabio&Sonia » 26 Jun 2006, 11:33

Muito bom Luciano!!! Agora ficou facinho!! :-!

Só tenho uma dúvida, no 3º passo vc diz pra soltar os parafusos que prendem a bengala. Pq soltar se vc não vai alterar a posição ou a altura delas?

Valew!!
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Mensagempor Luciano_SR » 26 Jun 2006, 16:12

Fabio&Sonia escreveu:Muito bom Luciano!!! Agora ficou facinho!! :-!

Só tenho uma dúvida, no 3º passo vc diz pra soltar os parafusos que prendem a bengala. Pq soltar se vc não vai alterar a posição ou a altura delas?

Valew!!


Fabio, sinceramente: EU NÃO SEI!

Esta instrução está no manual de serviço da moto. Imagino que com a mesa apertada, ela deve travar a tampa superior da bengala, dificultando o trabalho de desrosquea-la. Mas nao tentei tirar sem afrouxar a mesa, confiei no manual.

PS: Por falar em abaixar as mesas, notaram que as da minha moto estao ligeiramente mais baixas? Pois é, isso faz uma diferenca enorme! Recomendo!

Um abraco,

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...

Mensagempor KAKO » 26 Jun 2006, 21:11

valeu , Toco.

boas dicas .

abraço
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Mensagempor Thiago » 26 Jun 2006, 21:26

Tbm tava precisando desse manual ..valews...
'' CHAPADA DIAMANTINA '' Que venham todos conhecer este paraiso porque eu ja moro aqui !!!!!! Ehheheheheheheheh....
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Mensagempor Thales » 26 Jun 2006, 22:04

Será que para a XTE tem diferença ?
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Mensagempor Bruno_Affonso_RJ » 26 Jun 2006, 22:25

OI LUCIANO, estive vendo seu manual e achei ótimo. Principalmente que estou prestes a fazer o serviço na minha moto. Estava com a maior dúvida quanto ao tipo de óleo e quantidade, pois do meu manual do proprietário para o daqui do site encontrei divergências. Ficaram duas dúvidas:

- para que afrouxar os dois parafusos de cada lado da mesa superior, conforme item 3?!

- será que temos que comprar mais 1 litro de óleo só para colocar 6ml em cada bengala ou isso pode passar despercebido?

No mais o manual está ótimo! Parabénns pela iniciativa. Forte abç!
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Mensagempor Ynho » 27 Jun 2006, 08:29

É a minha já rodou um tempão, tá mais que na hora de trocar. Como a simplicidade é grande e o custo não é o bicho, vale a pena manter a máquina sempre em ordem.

A outra Té que eu tinha, também 89, tinha a suspensão melhor, mais macia. Muitos tem medo de suspensão macia em curvas pois elas mergulham muito, mas é só saber levar, como gosto muito de andar em terreno de pedras, fica muito melhor, absorve mais os impactos.

Já levei esta a um especialista em suspensões de cross aqui da região para ele revalvular se necessário, ele disse-me que estava tudo normal e não havia necessidade, mas estou intrigado com a dureza da suspensão. Já troquei o óleo uma vez mas não senti grandes melhoras.
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Mensagempor Ynho » 27 Jun 2006, 08:34

O Bruno citou a dúvida do afrouxamento dos parafusos superiores da mesa, quando eu li também fiquei imaginando... mas creio que seja porque se não estiver havendo um aperto homogêneo da peça que envolve a bengala, pode ocorrer a dificuldade de afrouxar o tampão da benbala, embora não sei até que ponto a rosca da mesa possa comprimir a poderosa bengala. Foi o primeiro pensamento que me veio à cabeça.
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Mensagempor Junior-PE » 27 Jun 2006, 09:46

EXCELENTE MANUAL,

MUITO PRÁTICO E FACIL DE EXECUTAR EVITANDO ASSIM CUSTOS COM UM MECÂNICO. :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-!


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Mensagempor Luciano_SR » 27 Jun 2006, 10:26

Paulo e Ynho,

Já respondi esta pergunta na postagem de Seg 26/Jun/06 16:12.

O manual manda fazer isso, imagino que com as mesas apertadas a tampa da bengala deve ficar travada. Nao cheguei a tentar retira-la sem afrouxar a mesa.

Sobre os 6 ml, devo confessar!... Eu coloquei 500 ml em cada... posso falar? Duvido que faça diferença... Mas, se voce tiver oleo aí "sobrando", vale a pena colocar os 6 ml....

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Mensagempor Luciano_SR » 27 Jun 2006, 19:02

Pessoal, uma dúvida que apareceu por MP e acho legal compatilhar com voces:

cristo escreveu:amigão show de bola teu manual,mas por incrivel que pareça tenho uma duvidaa,meu colega o storck tem uma 2vg igual a tua 91 e a suspenção dele é bem mais macia que a minha que é uma 2vg 92,a dele absorve bem mais os buracos das estradas e a minha eu acho muito dura,pergunta.Qual das tuas deve ser trocado o oleo,acho que a minha nunca foi trocada o oleo,pelo menos comigo que sou o terceiro proprietário.Talvez tu me diga,troca das duas,mas talvez após trocar eu ainda fique na duvida,então gostaria de saber técnicamente se for possivel.O oleo novo deixa mais macia ou mais dura a suspenção.Rapaiz depois desta so falta manual de desmontagem do motor,pois ja estou desmontando a motoca toda em casa,quero ver o pessoal da 660 fazer isto,he,he,he,he.um abraço. :-!



cristo,

Suspensão é um dos grandes mistérios ainda pra regular (pelo menos pra mim)...

Você tem três opções:

MOLAS: talvez haja um desgaste diferente nas molas da sua moto em relação às molas do seu amigo.

ÓLEO: Troque SEMPRE a cada 10.000 km. Não só vai sentir diferença na dureza como também no comportamento, e moto vai parecer uma moto nova, troque e veja como ficou.

O óleo você pode "regular" a dureza. Usando um óleo mais viscoso, ela fica mais dura e vice-versa. Procure uma boa loja de equipamentos de moto que eles normalmente vendem óleos próprios para suspensão em diversas viscosidades. Mas experimente primeiro utilizar o óleo ATF (mais barato).

PRESSÃO: No caso das Ténérés mais antigas (acho que até a 91) você pode também regular a pressão interna das bengalas. Quanto mais pressão, mais dura. Cuidado na hora de calibrar as bengalas, pois não é aconselhável o uso de calibradores de posto (podem estourar os retentores), use uma bomba manual, é mais seguro.

Aconselho você trocar o óleo da suspensão e usar com pressão igual a zero (esta pressão é medida com a roda dianteira da moto sem tocar o chão). A partir daí você pode explorar melhor e trocando óleo, mudando a pressão, ir regulando a sua suspensão.

Outra coisa é fazer isso em conjunto com as regulagens da suspensão traseira, pois a regulagem do amortecedor traseiro influencia na regulagem do dianteiro e no comportamento geral da moto. O acerto é feito pelas duas suspensões!

Um abraço!
Luciano


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troca óleo

Mensagempor Beto Fleischmann » 28 Jun 2006, 15:03

Parabéns pelo manual, parece muito fácil mesmo.

Porém, quanto aos esclarecimentos complementares:

Concordo q a viscosidade do óleo deixe a suspensão mais rígida ou macia. troco todo ano o óleo da bengala da minha tornado de trilha na oficina e compro o óleo mais grosso, de competição para ficar mais rígida.

Mas quanto ao bico de calibragem q tem na bengala, salvo melhor juízo, ele serve unica e exclusivamente para tirar o ar q solta do óleo, quando aquece e trabalha dentro da suspensão. Portanto, não é para colocar pressão, somente para tirar pressão q forma sozinha.

Coloquei na minha tornado um válvula auxiliar para deixar a suspensão mais dura, fica dentro da bengala e não aparece, quem sabe outro proprietário já tenha feito isso nas motos q vcs dizem serem mais rígidas.

Forte Abç

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Mensagempor Luciano_SR » 28 Jun 2006, 17:03

Beto,

Nao sei como é este sistema de oleo que voce alterou na Tornado. Pode ser diferente dos das Teneres. Nas Teneres os bicos sao exatamente para voce regular a suspensao. Dê uma checada no manual do proprietario ou experimente colocar uma pressaozinha nela para ver o resultado (cuidado pois este valor deve estar entre 0 psi a 14 psi).

Um abraco,

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Mensagempor Leco » 28 Jun 2006, 19:34

A regulagem da rigidez da suspenção dianteira, era um conforto que a nacionalização das motos, posteriores a ténéré, se encarregou de extinguir.

Como o Luciano disse, baixa pressão de ar, deixa a suspenção mais macia. Neste fds vou limpar e ajustar a minha Té.


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Mensagempor affonso » 30 Jun 2006, 08:31

Pessoal , para constar : Na 2TY a quantidade de oleo é diferente da 2VG.

2TY = 483 ml.
2VG = 506 ml.

:-!

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Mensagempor Luciano_SR » 30 Jun 2006, 09:20

affonso escreveu:Pessoal , para constar : Na 2TY a quantidade de oleo é diferente da 2VG.

2TY = 483 ml.
2VG = 506 ml.

:-!



Ótima dica affonso, vou editar a primeira mensagem deste topico e acrescentar sua informacao!

Um abraco!

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Valeu!!

Mensagempor marcião » 04 Jul 2006, 20:17

Luciano.
Esse tipo de iniciativa é que vale!!!

Fica tudo mais simples
Valeu mesmo brother :-! :-!
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Mensagempor pjlopes » 17 Set 2006, 21:29

Muito bom este manual adorei!!! :-!
Nunca desista de seus objetivos.


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