raios inoxidaveis

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raios inoxidaveis

Mensagempor Vini » 17 Abr 2005, 02:20

Alguem ja ouviu falar em raios inoxidaveis paara xe600.




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Fabio de Azevedo ( TX )
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Mensagempor Fabio de Azevedo ( TX ) » 17 Abr 2005, 16:49

Também estou querendo?


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Mensagempor sjordão » 18 Abr 2005, 11:52

Eu também tenho interesse...


Milton
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Mensagempor Milton » 18 Abr 2005, 15:21

Opa!
Mais um na fila.

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r a f a e l
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Mensagempor r a f a e l » 18 Abr 2005, 15:58

Vo trocar os raios da minha moto ... estão enferrujados, se alguém souber desses inoxidaveis eu tambem quero :-D

um abraço
r a f a e l
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Mensagempor sjordão » 20 Abr 2005, 15:00

achei este tópico mais antigo que fala sobre isso...

http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=3092


tuliojiujitsu
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Mensagempor tuliojiujitsu » 08 Mai 2005, 18:34

sou privilegiado a minha veio com eles cromados , foi feito em gov valadares .chique no urtimo...com echio,, como diz sr creisson, VALE A PENA SIM , E FICA SHOW .. UM ABR~ÇO COMO MORO A 130 KM DE DISTANCIA NAO POSSO FALAR QUANTO FICA .
alo galera quero fazer parte desta familia xtzeiros ..

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Mensagempor Vini » 12 Mai 2005, 11:59

Nossos companheiros de Sao Paulo podiam procurar saber e nos informar.OBRIGADO! [-o<

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Raios

Mensagempor ALBATROZ » 13 Mai 2005, 21:42

Comprei em Salvador por 50 conto o jogo , show de bola .

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Re: Raios

Mensagempor FroesdaMotta » 15 Mai 2005, 17:49

ALBATROZ escreveu:Comprei em Salvador por 50 conto o jogo , show de bola .


Albatroz,
Diz aí onde foi que você comprou, que eu tenho interesse !! Trocou das duas rodas ??
[ ]´s
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Mensagempor ALBATROZ » 16 Mai 2005, 11:55

Froes ainda não troquei porque não tive tempo , logo te direi onde comprar , um abraço !

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bahia
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Alerta!!! Raio Inox!!

Mensagempor bahia » 26 Mai 2005, 22:00

Hj tava com vontade de sair com minha xt, e ao tirar da garagem onde guardo-a notei que alguma coisa prendia a roda da frente, empurrei mais um pouco soltava e voltava a prender. :? Olhei para os raios e descobri quatro raios soltos com os niples arrebentados! #:-( Faz um mês que coloquei raios Inox, paguei R$85,00 o jogo das duas rodas, a marca é Allen de Vitória no Espírito Santo.

Engraçado é que a moto tava parada há uma semana e a última vez que sai com ela não notei nada. A roda tá empenada e tá pegando no para-lama baixo. Resolvi tirar o para-lama pra leva-la ao cabra que fez o serviço amanhã depois deste feriado (26/05/05)perdido! Rodei com ela na garagem mas vi que tá muito instável para guia-la com a roda tão empenada, então desmontei e vou leva-la na minha guerreira XLR.

Resolvi verificar a roda traseira e achei tb um raio estourado!!! :smt017

Será que os niples não prestam ou o cara que montou apertou demais!

Rsultado, perdi meu feriadão!! #-o

Tô mandando umas fotos!

Fiquem alerta com esta marca!! (Allen)

Amanhã informo o que o montador vai dizer, provavelmente vai colocar a culpa no material.....
Anexos
Xt estaleiro.jpg
XT no estaleiro
(44.84 KiB) Baixado 701 vezes
Raio tras 2.jpg
Traseiro
(43.39 KiB) Baixado 1756 vezes
Raio diant 3.jpg
(37.32 KiB) Baixado 1256 vezes
Raio diant 2.jpg
Niple estourado!
(31.16 KiB) Baixado 2518 vezes
Ricardo Bahia Nunes
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Mensagempor CELSO_RJ » 26 Mai 2005, 22:38

Ricardo,
Há algum tempo estive conversando com um especialista em aço inoxidável.
Apesar de vários pontos favoráveis ao aço inox, temos de ficar atentos com a sua aplicação em lugares onde se requer mais segurança.
Não lembro do termo técnico mas o que quero dizer é o seguinte:
Os parafusos de aço inox não tem a "elasticidade" dos outros tipos de aço.
Serei mais claro:
Darei um exemplo de um parafuso prisioneiro de um bloco do motor. Ele é de aço comum onde é apertado com um torque excessivo e não quebra. Caso esse parafuso fosse de aço inoxidável ele chegaria até o seu limite e não teria a elasticidade do outro aço, encerrando por ali o aperto, dando uma impressão falsa de ter chegado ao limite do aperto, podendo até partir o parafuso. No seu caso partiu o niple. Poderia ter apenas trincado e partir depois com o movimento.
Com a vibração ele começa a soltar e aí vem o perigo.
Com os raios da sua motocicleta deve ter acontecido a mesma coisa. Quando vc atinge o aperto ele pára e com a rotação da roda ele desenrosca ou parte.
O aço inoxidável deve ser usado nas peças de acabamento que não comprometam a segurança.
Espero que tenham entendido a minha explicação.

Um abraço a todos,
CELSO MARQUES - Bauru / Valinhos/ Ouro Preto/ Pedreira/ Prudentópolis/ Ibitipoca/ Itanhaém/ Americana/ Camacho/ Serras Gaúchas/ Santa Maria/ Cabo Frio/ Urubici/ Juiz de Fora/ São Thomé das Letras/ Santa Branca/ Visc de Mauá/ Aiuruoca/ Guaibim/ Pç de Caldas/ Arraial do Cabo/ Macacos

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Mensagempor bahia » 26 Mai 2005, 22:48

Entendi bem Celso. :-!

Se eu trocar os Niples por um de aço normal será que vai acontecer de quebrar outra vez?

Ou trava-los com cola para trava de parafuso Loctite será que resolveria?

Ou terei que colocar os raios originais outra vez, quer dizer comprar novos jogos, pq os meus velhos o cabra cortou com aquele alicate grande!

O problema é que moro em beira de praia e já viu como é!! A oxidação acaba tudo e os raios pricipalmente, por isso optei pelo Inox!


Abração e muito obrigado pela explicação.
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Mensagempor CELSO_RJ » 26 Mai 2005, 23:01

Bahia,
É uma tentação, realmente, utilizar peças de aço inoxidável.
Eu tive esta experiência quando substituí os parafusos de fixação do disco de freio de uma CB 450.
Utilizei o parafuso original de aço comum, porém, as porcas utilizei de aço inoxidável, tipo calota.
Notei que com as porcas normais vc conseguia dar um aperto correto. Com as porcas de inox ela tinha um limite, o que me preocupou.
O aço inox não tem a resistência do aço comum.
Caso vc utilize niple de aço comum com o raio de inox, este raio poderá partir na hora ou quando em uso.
Faça uma experiência. Utilize dois raios, um de cada material, lado a lado e vá apertando e veja o que acontece.
Certamente o de aço inoxidável ao chegar ao seu limite, se vc apertar mais ele quebrará.
O de aço comum vc chega até o final da rosca e não quebra.

Um abraço,
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Mensagempor bahia » 26 Mai 2005, 23:10

Então tô ferrado Celso!! :lol:

Vou ter que voltar para os raios originais mesmo, pq não terei confiança nestes raios!

Vai que quebra em uma viagem longe de casa!!! :(

Vou perguntar ao Osvaldo que ele tem raio inox um tempão se já aconteceu com ele este problema. Inclusive foi para o encontro de STDL é um bom teste com nossas estradas esburacadas!!

Valeu!!

Vou dormir que amanhã tem trampo 5:00H. E tentar resolver essa parada.
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Mensagempor FroesdaMotta » 27 Mai 2005, 08:09

Xiiiiiiiii #-o #-o #-o #-o ,
Acho que vou esperar as opiniões dos entendidos; de "ferro" :lol: :lol: e aço eu não entendo nada.
Também tava querendo colocar raios inox, e acabar com aquela droga de trabalho de limpar raios, e que no final não adianta de nada, pois sempre acaba enferrujando.
Quem mora na orla de Salvador é que sabe o que é maresia !!!

Albatroz,
Cê já colocou os raios de inox na sua XT ? Como ficou ??
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Mensagempor bahia » 27 Mai 2005, 13:38

Bom pesoal é o seguinte:

Hj levei a roda para o cara(César) que enrraiou minha moto e ele disse que o defeito é da marca Allen mesmo. Descobri que é importada da China e embalada em Vitória-ES.

E me informou um das melhorees marcas é a BACE (Fortaleza-CE) que já colocou em várias Xts e não quebrou.

A de Osvaldo é dessa marca e ele foi ao encontro do clube da XT e não teve problemas.
Mandou eu procuarar o vendedor e reclamar. Fui ao vendedor (como é de se esperarar) colocou a culpa no César montador. O César trabalha com isso há quase 30 anos, confiei no montador.

O vendedor terminou entrando em contato com uma loja que tinha a marca Bace e eu paguei a diferença que foi de R$30,00 nos dois jogos. E Já devolvi o dianteiro Allen para ele, o dono da loja.
A roda dianteira vai ficar pronta às 15:00h a traseira vou levar amanhã para fazer o mesmo processo , pois só tem um quebrado, da par ir rodando, vou subistituir logo todos Allen e devolver ao dono da loja.

Pra quem quer saber aqui em Salvador o cara que monta os raios é César, fica no bairro do barbalho, trabalha muito bem. Vou ver se ele autoriza colocar o tel dele aqui.

Mas quem quiser saber , é só me ligar. (71) 9942-2004 e à noite após as 20:00h neste aqui: (71) 3248-3254.

O César (montador) queria colocar os Niples de aço comum galvanizado, disse que não quebra, mas fica escuro. Como o Osvaldo colocou da mesma marca (Bace) que eu adquirir agora, resolvi manter os niples de aço inox mesmo! E ainda lembrando da dica do Celso-RJ mantive os dois, raio e niples do mesmo material.

Outra dica é que tem muita gente vendendo o raio da CG125 /99 que cabe na dianteira da XT, ele não recomenda, e realmente na embalagem vem dizendo pra XT600E e a embalagem da CG125/99 só vem especificando para ela. Se servisse nas duas na própria embalagem vinha indicando XTE600 e CG125/99

Resultado do prejú:

R$30,00 de diferença entre os raios, R$30,00 para montar e desmontar outra vez, gasolina gasta, tempo gasto, paciência, susto e muito trabalho para colocar e tirar a roda. :-x
Acho que contribui um pouco agora.
Vivendo e aprendendo, a melhor forma é pesquisar muito antes de adquirir uma coisa desconhecida.


Abraço!
Ricardo Bahia Nunes
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Mensagempor bahia » 28 Mai 2005, 15:22

Ontem à tarde fui pegar a roda dianteira e ao chegar tive uma grande surpresa! O César (montador) havia colocado niples da roda traseira aço normal na dianteira, fiquei p.....! #:-(

A resposta que ele me deu foi a seguinte: #-o

Os a raios dianteiros da marca Bace tem os niples pequenos não cobrindo totalmente as roscas do raio (Veja foto abaixo) por questão de segurança ele colocou 24 niples da roda traseira original aço galvanizado e 12 dos que vieram inox. Detalhe é que lê só tinha 24 aí a moto vai ficar com 24 niples normais e 12 inox.

O César inclusive já entrou em contato coma a empresa Bace pra falar deste detalhe só que até hj eles não consertaram este defeito de fabricação.

Que jeito!!! Já to meio embasado com esta situação vou envernizar os niples galvanizados para não enferrujar e não voltar a partir algum.

Já o jogo de raio traseiro marca Bace aço-inox encaixa tudo direitinho enroscando tudo(veja afoto).


Abraço.
Anexos
Raio tras bace 2 detalhe.JPG
(43.22 KiB) Baixado 384 vezes
raio dianteiro bace 2.jpg
(42.05 KiB) Baixado 375 vezes
Raio dianteiro bace 1 detalhe.JPG
Roda dianteira
(45.91 KiB) Baixado 507 vezes
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Mensagempor CELSO_RJ » 01 Jun 2005, 15:24

Bahia,

Como informei em outro tópico sobre raios, o aço inox não é aconselhável para a fabricação de raios.
Ele não tem a elasticidade do aço normal e como ele não cede ele quebra.
As empresas não podem simplesmente pegar o molde de um raio de aço comum e fazer com aço inox. Precisaria de um cálculo específico para o que se propõe.
Acontece com os parafusos de aço inox. Por que não aconteceria com os raios?
Se vc apertar um parafuso de inox até o final ele não esticará e quebrará.
Com o aço comum é diferente. Vc consegue sempre mais um aperto se comprometer a sua estrutura.

Veja a matéria que recebi do amigo Luiz Gomes, um especialista em Aço Inoxidável:

PEÇAS EM AÇOS INOXIDÁVEIS
a)As peças em inox são praticamente eternas, entretanto é preciso certo cuidado quanto à aparência
b)Os aços comumente usados pelo “Mercado” na produção de peças para motos são:
Norma: AISI 304 (mais comum); AISI 304L; AISI 316 e AISI 316L
b)Esses tipos de inox são extremamente "moles". Jamais quebrarão, entretanto amassam com mais facilidade que o aço comum e arranha com certa facilidade. A grande vantagem é que arranhões em niquelado são irreparáveis, salvo se fizer nova niquelação na peça toda.
No inox, um eventual arranhão, mesmo que seja profundo, pode ser facilmente(sob o aspecto técnico) reparado com politriz e até preenchido com solda inox, mas precisa ser pessoa especializada (ou com muita prática)porque depende não só da mão de obra mas também de materiais apropriados. (Máquinas, eletrodos, seqüência de abrasivos etc.).
Amassamentos também podem ser corrigidos com facilidade quando se consideram apenas as características desses aços inox, entretanto um amassamento pode ocorrer em um parte da peça na qual o profissional não tenha acesso para rebater a chapa (ou tubo) de dentro para fora. Também se podem emendar tubos e chapas com a mesma facilidade.
c) Parafusos: muito cuidado na substituição de parafusos.
c1) sem problema algum nas partes que não envolvem segurança.
C2 Nas partes que envolvem segurança; considerem o seguinte: parafusos são produzidos (materiais, processos, tratamentos térmicos etc) e dimensionados (inclusive tipo de rosca) em condições técnicas apropriadas para cada fim em que se aplicam.
Ex: Os parafusos de aços-carbono (ou aços-liga; forjados ou não) originais de montadoras tem um "limite de escoamento” (esforço suficiente para começar esticar quando solicitado) muito superior a esses inox citados e por outro lado têm um alongamento muito inferior (propositalmente estica menos, tipo efeito de deformação). Essa característica é sempre estabelecidas nos projetos de produção para serem compatíveis com o torque indicado para a montagem dos componentes. (para falar apenas em duas propriedades)
A propósito: quantas vezes a gente vê um mecânico usar um torquímetro?
Se originalmente foram dimensionados em inox...Ótimo. Se foram dimensionados em outro tipo de aço então nunca os substitua e procure compra-los em concessionária. Afinal é a nossa segurança.
Até as arruelas são dimensionadas no sentido de aumentar a área de aperto dos parafusos. Não são apenas para permitir que a "cabeça" do parafuso "escorregue" quando apertado.
Também, na junção da cabeça do parafuso com o corpo do parafuso, propriamente dito, existe um pequeno raio de concordância que é tecnicamente estabelecido para evitar excesso de concentração de tensão naquele ponto (tensão localizada). Isso quando o parafuso é produzido por montadora e/ou uma empresa tecnicamente desenvolvida.
Quando fabricado pelos “barateiros” : eles não tem nem técnica nem equipamento e aí a cabeça do parafuso é "decepada" no primeiro aperto ou no primeiro tranco. Parafuso é coisa muito séria.

forte abraço
Luiz Gomes

Um abraço,
CELSO MARQUES - Bauru / Valinhos/ Ouro Preto/ Pedreira/ Prudentópolis/ Ibitipoca/ Itanhaém/ Americana/ Camacho/ Serras Gaúchas/ Santa Maria/ Cabo Frio/ Urubici/ Juiz de Fora/ São Thomé das Letras/ Santa Branca/ Visc de Mauá/ Aiuruoca/ Guaibim/ Pç de Caldas/ Arraial do Cabo/ Macacos

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Mensagempor Dójxão » 02 Jun 2005, 08:29

Aê Galera!!

Para qem não quer correr riscos, os raios cromados são a melhor opção e, e pagei 30pílas no jogo traseiro e, qem se interessar pó ligá e encomendá!

GENERAL MOTOS COMERCIO MOTOPECAS LTDA R OSORIO,GAL, 537
S PAULO - STA EFIGENIA (011) 3361-5033

[]'s!

Ronaldão
Ps.: []'s especiais por trás para os bainos Sucelso e Oswaldo!

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Mensagempor FroesdaMotta » 02 Jun 2005, 09:02

CELSO_RJ escreveu:Bahia,

Veja a matéria que recebi do amigo Luiz Gomes, um especialista em Aço Inoxidável:

c) Parafusos: muito cuidado na substituição de parafusos.
c1) sem problema algum nas partes que não envolvem segurança.

Se originalmente foram dimensionados em inox...Ótimo. Se foram dimensionados em outro tipo de aço então nunca os substitua e procure compra-los em concessionária. Afinal é a nossa segurança. forte abraço
Luiz Gomes[/color]
Um abraço,


Pois é Celso,
Já vi que esse seu amigo Luis Gomes entende de "ferro" :lol: :lol: .

Já estava meio desconfiado de que não era boa idéia, e depois de ler o artigo do Luis, voltei atras na minha idéia de colocar raios inox.
É melhor gastar um tempinho a mais pra limpar os raios durante as lavagens; quando tiver só na ferrugem :( :( , trocar por outros galvanizados mesmo.

Alguém ja tentou envernizar os raios ?? Será que fica bom :smt017 :smt017 :smt017 ??

Se não descascar, acho que dará uma ótima proteção; agora cuidado, NÃO ROUBE O ESMALTE DA SUA MULHER [-X [-X !!!! :lol: :lol:
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Mensagempor Dójxão » 02 Jun 2005, 09:15

FroesdaMotta escreveu:
CELSO_RJ escreveu:Bahia,

Veja a matéria que recebi do amigo Luiz Gomes, um especialista em Aço Inoxidável:

c) Parafusos: muito cuidado na substituição de parafusos.
c1) sem problema algum nas partes que não envolvem segurança.

Se originalmente foram dimensionados em inox...Ótimo. Se foram dimensionados em outro tipo de aço então nunca os substitua e procure compra-los em concessionária. Afinal é a nossa segurança. forte abraço
Luiz Gomes[/color]
Um abraço,


Pois é Celso,
Já vi que esse seu amigo Luis Gomes entende de "ferro" :lol: :lol: .

Já estava meio desconfiado de que não era boa idéia, e depois de ler o artigo do Luis, voltei atras na minha idéia de colocar raios inox.
É melhor gastar um tempinho a mais pra limpar os raios durante as lavagens; quando tiver só na ferrugem :( :( , trocar por outros galvanizados mesmo.

Alguém ja tentou envernizar os raios ?? Será que fica bom :smt017 :smt017 :smt017 ??

Se não descascar, acho que dará uma ótima proteção; agora cuidado, NÃO ROUBE O ESMALTE DA SUA MULHER [-X [-X !!!! :lol: :lol:


Caro Fred...

Pó usá os cromados messm!!! Não [-X desanime e são baratin!!!

[]'s!!

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Mensagempor alex_ba » 02 Jun 2005, 11:13

Fala povo!

Então, como também moro em Salvador e portanto exposto ao salitre marinho, :-| resolví arriscar e coloquei recentemente raios de inox (marca Allen) na minha Teneruda.

Ficou LINDJO!, mas vamos ver agora o desempenho. :-k

Logo de cara, sentí que a moto está puxando levemente para a direita, coisa que não fazia antes da troca. Levei de volta onde instalei (Pneu Motos, no largo da Garibaldi) e o cara disse que pode resolver, que deve ser regulagem do aperto - um lado um pouco mais apertado que o outro. Bora. Como tava sem tempo na hora, fiquei de voltar depois...

Vou rodar e vou postando o resultado. :smt024

Fui. :-fui

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Mensagempor Patrick » 02 Jun 2005, 13:11

BACE. essa é a marca!!! :-!
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