Primeiro espero que não me apredeien por ter mudado uma XT-600 de uma Trail Japonesa para uma Scrambler de estilo Inglês.
Sempre sofri da doença da personalização e de ter algo único o al menos diferente da maioria, desde meus brinquedos de infância (carrinhos), a te roupa.
O caso es que levo algum tempo de volta ao meu Brasil e precisava de um veiculo, que melhor que uma moto pelo baixo custo de manutenção, os preços das motos novas são imorais e si sumamos o alto índice de roubos, tira a vontade do mais valente.
Dando volta a situação uma y outra vez, encontrei a minha solução, XT-600 essa e a moto, econômica em 2º mão, motor a prova de bombas, ágil e muito manejável.
Adquiri uma XT-600 E do ano 2.000, mais o menos cuidada y com o motor saudável, comecei a recompor ela.
Eu preparei bicilindricas 2T, GTs, Supermotards e Customs, todas essas estradas já haviam feito, não me seduzia repetir, algo novo sempre e estimulante.
Apresento a minha XTZuda.
Não está terminada, muito pelo contrario, mas a "burra" começa a tomar a sua forma, na foto na oficina onde fizemos um sistema de escape em Inox, com colectores de desenhos exclusivos, projetados para dar mais saída para os gases, um sistema de megafone traseiro, sem restrições, notei melhoras em alta muito claras com o colector original e um sistema traseiro de mini silencioso que tinha também em estilo Scrambler.
À procura de um estilo de 60 'com materiais atuais, chassis na parte traseira foi lixado e removido os antigos soportes um pouco mais curto, rodas de alumínio, luzes LED (todos), espelhos estilo Ducati, o tanque é uma Honda 750 K3 77' , tampas laterais de um H.D. Road King, pára lama dianteiro de um H.D. Sportster 1200, assento feito sob encomenda em fibra de vidro e estofado com couro sintético.
Garfo original com SAE-20, pneu Dianteiro 17, com pneus Pirelli MT 60 em 120/80/17, freios originais, com mangueiras metálicas Aeroquip, todos os parafusos, arruelas e porcas em aço inox polido espelho, grande farol (eu vou mudar isso, não é bom).
Roda traseira em 17 com Pirelli MT-60 130/70, freios originais com mangueira Aeroquip.
Guidao, original vou trocá-lo por um de Alumínio (mais leve), painel digital elétrico com multifunções, contagens de voltas com a zona vermelha, na potência máxima do motor (6.500 RPM), mas tenho programado o shift light a 6.000 RPM, suporte feito e pintado por mim.
A caixa com o check-in ao virar a chave.
Com o primeiro trabalho tive muitos problemas pela falta de conhecimento do cara que começou a moto o pior foi com o tanque de combustível, o B.B.B. (Bom, bonito e barato) é um erro e de vez em quando eu faço isso e é claro que me custa o dinheiro.
Estou em esse momento em uma segunda reforma o depósito removi toda a tinta para a deixar na chapa, foi aberto e vai fazer toda a parte inferior nova, com novos apoios forma de silent blocks (vibrava um pouco), vamos rever a parte de trás do chassi, para eliminar soldas muito grosseiras feitas no trabalho anterior.
Vou continuar com a cor preta que é compatível com o estilo da moto, mandei para o melhor restaurador de depósitos do Rio de Janeiro.
Demora duas semanas e eu vou ficar dois ou três sem moto, depois vou instalar os raios de Inox 4 mm, polindo ou pintando as rodas de Alumínio, para finalmente terminar com uma revisão a fundo dos carburadores e troca de coletores de admissão (este último já os tenho em meu poder) .
Só e querido dar uma oportunidade a esta XT de revelar-se e ser uma inconformista para aquilo em que nasceu.