Engraxando a Balança... ALERTA!!!

biugueits
Zelador
Zelador
Moto:: XT660R
Estado: RS
País: Brasil
Status: Offline

Mensagempor biugueits » 28 Fev 2005, 13:55

agnaldomotor escreveu:... e agora o Biu colocou 3 graxeiras pra lubrificar... isso ta certo???? :shock:

Abraços

Não tá certo. Tá errado. :roll:

Imagem
“I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob”

Topic author
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: SP
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 28 Fev 2005, 14:00

Foram 6 graxeiras Agna #-o Quem não Lê... 8-) 8-) 8-)
Estou desmanchando a minha Ténéré 600 92 :cry: quem estiver precisando de alguma peça... entre em contato através do WhatsApp: 13988559810 ou e-mail: [email protected]

Abração.

agnaldomotor
Zelador
Zelador
Moto:: XT600E 4MW
País: Anywhere in the

Mensagempor agnaldomotor » 28 Fev 2005, 14:11

biugueits escreveu:
agnaldomotor escreveu:... e agora o Biu colocou 3 graxeiras pra lubrificar... isso ta certo???? :shock:

Desculpa Biu, naun questionei se tava certo o que tu fez, e sim o que se tinha falado anteriormente sobre usar rolamentos comuns... falow :wink:

Naun fique nervoso :-D

biugueits
Zelador
Zelador
Moto:: XT660R

Mensagempor biugueits » 28 Fev 2005, 19:49

Ribeiro_Diderot escreveu:Foram 6 graxeiras Agna #-o Quem não Lê... 8-) 8-) 8-)

:-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

O "Pranxudo" parece que é muito precoce e afobado... ele não lê direito o que está escrito e já vai direto pros finalmente... Eta Agnaldo!

:smt023
Imagem

“I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob”

agnaldomotor
Zelador
Zelador
País: Anywhere in the

Mensagempor agnaldomotor » 01 Mar 2005, 08:25

biugueits escreveu:O "Pranxudo" parece que é muito precoce e afobado... ele não lê direito o que está escrito e já vai direto pros finalmente... Eta Agnaldo!

:smt023

Biu, nada disso, sou meio preguiçoso mesmo hehehe :-D , mas como sei que aqui o pessoal naun perde tempo e gosta muito de postar e participar eu já lasco a pergunta dinovo, eu sei que tem gente que naun gosta.... tô nem ai 8-)

ahhhh... Riba, mas porque 6 graxeiras??? :shock:

Brincadeirinha 8-) 8-) 8-)

Abraços

Peterson
Colaborativo
Colaborativo
Estado: MS
País: brasil
Contato:

engraxadeira da balança da ténéré

Mensagempor Peterson » 19 Jun 2005, 18:45

Caros colegas ao retirar a balança da minha ténéré, pude observar de que o parafuso de fixação e que possui um bico de engraxadeira estava quebrado, fiz um recall no parafuso como não possui o mesmo parafuso na yamaha, e oque eles vendem lá é um parafuso normal, comprei um em uma casa de parafusos da mesma espessura, só que não existe da mesma largura e comprimento, então peguei um mais grosso fiz um pescoço nele no torno, fiz uma buxa com ranhura interna, coloquei um bico de engraxadeira na balança por onde passa o parafuso, e consegui fazer com que o parafuso ficasse sempre lubrificado, e solucionei o problema de lubrificação e com certeza o parafuso não quebra mais, e ficou ainda mais lubrificado, quem tiver alguma dúvida sobre o assunto é só perguntar. Fui para STDL com o preparo, e correu tudo bem, ainda engraxei no caminho a suspensão fica macia e sem chiado.

reinaldocampinas
Moita
Moita
Moto:: XT600E 3TB

Mensagempor reinaldocampinas » 27 Jul 2005, 15:24

biugueits escreveu:Seguinte assim:

Hoje mesmo acabei trocando os rolamentos e as buchas da balança da minha moto. Olhei o preço dos componentes aqui na rede YAMAHA de Porto Alegre e quase tive um enfarte... R$ 115,00 cada rolamento (2) , R$ 34,00 cada bucha sólida (2) e R$ 50,00 cada tubo interno (2).

ASSIM NÃO DÁ! :-x :-x :-x

O que fiz:

O mesmo que havia feito de uma outra vez, quando troquei as buchas do articulador do Mono-Shock.

Fui no Seu Lunardelli, que é um torneiro amigo meu aqui do bairro, e mandei ele fazer quatro buchas de Nylon para a balança, além de fazer dois pequenos orifícios e fisos no eixo central e colocar graxeiras na ponta do eixo e em cada ponta da balança.

Agora tenho seis pontos de graxeiras na suspensão, inclusive pelo centro do eixo principal que é vasado, como perguntou o KELSEN.

Ficou muito bom e bem justinho o sistema, sem folgas, além de fácil de lubrificar.

Já ando há algum tempo com o articulador embuxado assim e nunca apresentou folga.

Na SAHARA que eu tinha anteriormente também tinha o mesmo sistema.

O Juan Antônio Mendez, que é um amigo meu que corria de moto nos anos 80 na categoria livre do Moto-Cross gaúcho fazia a mesma coisa nas DT´s e Kawazakis que ele tinha e era a única maneira de aguentar o tranco na suspensão... com rolamentos sempre acabava estourando nas provas.

ola Biu, tudo bem, eu preciso de uma ajudinha sua: qual o numero do rolamento que vai na suspensão?
eu revisei a minha suspensao, porem , numa analise visual, o rolamento parecia bom, e acabei montando e deu folga e não marquei o numero do rolamento, e eu quero agora estar com o rolamento na mão pra desmontar e montar logo em seguida, entendeu...
no embuchamento acabei seguindo sua sugestão fiz de nylon, na haste de conexão , como estava ovalizado por falta de lubrificação, foi preciso fazer uma embuchamento externo, e a bucha solida usada originalmente
foi substituido por um pino de pistão(vou ver de qual moto), esse pino é interessante porque recebe tratamento de endurecimento e o furo interno cai feito luva no parafuso de fixação, só não dá pra fazer o furo de lubrificação, o aço é muito duro , e a bucha intermediária de nylon, ficou nota dez, talvez possa ser colocado na secção gambitech, o total foi R$ 40,00 inclusive o torneiro.

um abraço e obrigado :-!

reinaldocampinas
Moita
Moita

Mensagempor reinaldocampinas » 03 Ago 2005, 17:05

Ribeiro_Diderot escreveu:Foram 6 graxeiras Agna #-o Quem não Lê... 8-) 8-) 8-)

ola Ribeiro, tudo bem?
será q vc pode me ajudar?
qual o numero do rolamento de agulhas do conjunto da suspensão, é aquele unico
obrigado
abraços :-!

Topic author
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 03 Ago 2005, 17:18

Chiiiiiii Marquinho, eu não sei não #-o e também não sei se é igual da Té :? Reinaldo, vamos aguardar um pouco que se alguém souber com certeza vai ajudar :-! fico te devendo essa {:)

abração.
Estou desmanchando a minha Ténéré 600 92 :cry: quem estiver precisando de alguma peça... entre em contato através do WhatsApp: 13988559810 ou e-mail: [email protected]

Abração.

reinaldocampinas
Moita
Moita

Mensagempor reinaldocampinas » 04 Ago 2005, 09:30

Ribeiro_Diderot escreveu:Chiiiiiii Marquinho, eu não sei não #-o e também não sei se é igual da Té :? Reinaldo, vamos aguardar um pouco que se alguém souber com certeza vai ajudar :-! fico te devendo essa {:)

abração.

maravilha Ribeiro, agradeço mesmo sua atenção, vamos aguardar!!!
abraços :-!

RINALDO
Falador
Falador
Estado: CE
País: BRASIL
Contato:

BALANÇA

Mensagempor RINALDO » 24 Ago 2005, 11:13

wagão escreveu:=D> =D> =D> NOBRE COLEGA RIBEIRO E DEMAIS COLEGAS DO CLUBE,NA SUBSTITUIÇÃO DO PARAFUSO COM O ORIFÍCIO DA BALANÇA DA TÉNÉRÉ PELO PARAFUSO MACISSO,DEVE-SE COLOCAR ASSIM COMO NAS XTS UM PINO GRAXEIRO PARA EFETUAR À SUA LUBRIFICAÇÃO.DESTA FORMA A BUCHA SEMPRE TRABALHARAR BEM LUBRIFICADA SEM CORRER O RISCO DE DANOS.
ATENCIOSAMENTE,WAGÃO. \:D/ \:D/ \:D/

:-D CAROS AMIGOS, O PORQUE DA TROCA DO PARAFUSO OCADO PARA O MACIÇO, É QUE ELES NÃO SUPORTAM TANTO TRANCO QUANTO O MACIÇO, ESTANDO ELE LUBRIFICADO OU NÃO. NA VERDADE É UM RECALL, AQUELES QUE QUANDO UM CARRO ESTÁ COM DEFEITO ELES CHAMAM PRA DAR MANUTENÇÃO SEM NENHUM ÔNUS PARA O CLIENTE. OBSERVEM QUE QDO A TE FOI LANÇADA, ELA SE ENCONTRAVA AINDA EM DESENVOLVIMENTO E ESTA DICA DO WAGÃO É ALTAMENTE VÁLIDA. :-! :-! NA MANUTENÇÃO E NO CATÁLOGO DE PEÇAS ELE APARECE OCADO, MAS POR ORIENTAÇÃO DA YAMAHA ELES FORAM SUBSTITUIDOS. ESTOU NA MINHA TERCEIRA TENERE E SEMPRE TROCO ESTES PARAFUSOS. ABRAÇÃO. \:D/ \:D/ \:D/
Honda Turuna 1980; RD 250 Japonesa 1974; RD 350 Viúva Negra 1989; TÉNÉRÉ 1989; TéNéRé 1990, BANDIT 1250 2011/11

Raul Caxambu
Fala Pouco
Fala Pouco
Estado: MG

graxa no eixo

Mensagempor Raul Caxambu » 04 Set 2005, 16:25

Comprei a danada ela estava com 11.000km, troquei as buchas e lubrifiquei, e quando lembro, lubrifico novamente.... por enquanto tá tudo bem, ela já está com 55.000km :-!
É disso que eu gosto! É por isso que a gente está aqui!.... Yahoo!

Junior-PE
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: DL1000 V-Strom
Estado: PE

Mensagempor Junior-PE » 08 Set 2005, 18:27

PESSOAL,

QUAL A GRA :-! :-! :-! XA INDICADA PARA ESTA LUBRIFICAÇÃO :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-!

JUNIOR GORDO.

Marcio Araujo
Falador
Falador
Estado: DF

Mensagempor Marcio Araujo » 08 Set 2005, 19:29

Qualquer graxa que possua como base o Sabão de Lítio, ou seja a maioria das graxas para veículos.
Jose Marcio Araujo
XT 600E Azul 2002

Daniel Sorroce
Falador
Falador
Moto:: Triste por estar sem moto

Mensagempor Daniel Sorroce » 12 Set 2005, 13:49

olá pessoal...

tava lendo os tópicos acima e surgiu uma dúvida....
existe alguma graxa específica para injetar nos bicos da suspenção?
forte []

kratz
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Contato:

Mensagempor kratz » 13 Set 2005, 09:49

Graxa à base de sabão de lítio, de preferência aditivada com bissulfeto de molibdênio. :-!
XT600Z Ténéré 2VG
Born to ride - Peace on the road

RenatoFloripa

Mensagempor RenatoFloripa » 10 Nov 2005, 11:48

Pessoal, a balança da minha moto tem uma pequena folga, + - uns 5 mm no sentido vertical... Pergunto: isso é normal??? Algém já verificol essa folga?

Outra: Só achei duas graxeiras na minha moto. Na balança especificamente não achei só na articulação do amortecedor. Será que é só estes mesmo??? Isso mudo conforme o modelo ou o ano???

Grato a todos e aguardo alguma ajuda

Pinherento
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: F 800 GS
Estado: PR
Contato:

Mensagempor Pinherento » 24 Jan 2006, 17:40

E amigos, este topico foi muito bom para mim... apos um nhec nchec maldito na minha moto, ate comentei com o Ribeiro na Toca, e ele deu PT nas minhas buchas da balança, ao abrir constatei mesmo os rolamentos banguelas!!!!! e a bucha do eixo comido!!!! acho um sistema falho poderiam fazer com rolamentos que pudessem ser engraxados por engraxadeira a durabilidade seria outra!!!! minha moto esta com 83mil kms rodados nao da nem para reclamar, agora e trocar as buchas e os rolamentos, eu vou fazer uma modificaçao!!! de cada lado tem um rolamento e uma bucha!!!! eu vou colocar dois rolamentos de cada lado pois a bucha e do mesmo tamanho que o Rolamento acredito que vai melhorar,,, e vou colocar engraxadeiras como o Biu fez na dele nao tantas... so duas para ajudar!!!
XTE 673i SÓ ALEGRIA! Segundo lugar no Primeiro RALLY TURÍSTICO DO CLUBE XT! E CAMPEÃO do concurso de Fotos de JERI!!

Meu irmão Elias Maluco
Descance em Paz, a saudade que você deixou, vai ficar para sempre!

Falcão
Falador
Falador
Moto:: XL 1000 Varadero

EIXO COLADO

Mensagempor Falcão » 24 Jan 2006, 20:39

Prezados Colegas,

Pedi ao mecânico que desmontasse a xt6000 2001, para transformá-la, mas ele não conseguiu soltar o parafuso que está colado no eixo traseiro, impedindo-o de liberar a balança e o motor para pintura. Gostaria de saber se é possível soltar, se vale a pena, já que a moto não apresenta nenhuma folga na suspensão. Alguém fêz referência à utilização de um maçarico e gostaria de saber se o procedimento poderia danficar as peças. Abraços.

wagão
Falador
Falador
Contato:

Mensagempor wagão » 24 Jan 2006, 23:21

:-x :-x :-xNOBRE COLEGA FALCÃO,A TODA PEÇA AQUECIDA FICA MAIS FRACA POIS PERDE Á SUA TÊMPERA.QUANTO A ESTRAGAR ALGUMA PEÇA,ACHO EU QUE AGORA VC IRA SIM TER DE SUBSTITUIR ALGUMA :-! :-! :-! .QUANTO AO PROCEDIMENTO DE DES/MONTAGEM VC ESTA NO CAMINHO CERTO,TEM QUE DÁ MANUTENÇÃO PREVENTIVA,MAS NO SEU CASO SERA CORRETIVA =D> =D> =D> .

Claudinho XT
Matraca
Matraca

Re: Engraxando a Balança... ALERTA!!!

Mensagempor Claudinho XT » 07 Mar 2006, 14:16

Ribeiro_Diderot escreveu:Galera, essa semana foi à semana da balança #-o alguns que desmontaram a balança viram um "eixinho" oco e quebrado, mandaram fazer um maciço por não verem necessidade dele ser oco e frágil #-o inclusive uma concessionária Yamaha (não vou dizer qual) também fez isso :shock:

Porque ele é oco? Ele é oco porque dentro dele tem uma graxeira e se vc reparar vai ver que o "eixinho" tem um furinho, quando vc mete graxa na graxeira, a graxa entra no "eixinho" e atravessa o furinho para lubrificar o Rolete que esta do lado de fora neste "eixinho" :wink: se vc colocar um maciço... O rolete de tanto trabalhar vai secar a graxa (que talvez tenham colocado) e vai acabar "trabalhando seco" vai estourar o rolete e comer o eixo maciço que vc colocou #-o então galera... Muito cuidado ok?

A Ténéré tem cinco graxeiras, quatro do lado esquerdo e uma do lado direito, mantenham elas bem engraxadas e sejam felizes :wink:

Quem souber om certeza a quantidade de graxeiras da XTE postem aqui :wink:

Abaixo a imagem da balança da Té e os pontos de lubrificação, a imagem não é a ideal, mas acho que ja ajuda :wink:

Abraços.

Ribeiro,

Você foi muito feliz em fazer esse alerta, e o debate desse forum está sendo muito importante, pois está me ajudando na manutenção do meu Camelo, já que desmontei a balança na semana passada. Estou agora aguardando a chegada de algumas peças da autorizada, o estado dos eixos e das buchas eram de dar medo, embora não estivesse fazendo qualquer barulho algum.
Logo postarei as fotos das peças que apresentaram problemas e fica outro alerta, eu me preocupei e fiz a devida manutenção, porém o proprietário anterior não sabia ou não se importava muito, resultado, voces irão ver qdo postar as fotos.

Um Abraço a todos.
[b]Claudinho e Lú

"Quando se precisa de sal, não adianta ter açucar"

Claudinho XT
Matraca
Matraca

Mensagempor Claudinho XT » 08 Mar 2006, 12:03

Pessoal, ai vai as fotos do braço oscilante desmontado, vejam o estado em que se encontravam. :smt102 :smt102 :smt102 :smt022 :smt022 :smt022
Anexos
S2020087.jpg
Buchas totalmente detonadas e sem lubrificação.
S2020087.jpg (17.99 KiB) Exibido 7116 vezes
S2020088.jpg
Outra lado do eixo quebrado.
S2020088.jpg (25.99 KiB) Exibido 7116 vezes
S2020089.jpg
o mesmo eixo e a bucha com o furo de lubrificação entupido.
S2020089.jpg (23.57 KiB) Exibido 7116 vezes
S2020092.jpg
Essa extremidade é presa no amortecedor, o eixo que prende o braço oscilante no garfo está quebrado.
S2020092.jpg (37.9 KiB) Exibido 7116 vezes
S2020091.jpg
Vejam o estado dessa bucha
S2020091.jpg (27.21 KiB) Exibido 7116 vezes
S2020090.jpg
O conjunto completo
S2020090.jpg (38.17 KiB) Exibido 7116 vezes
[b]Claudinho e Lú

"Quando se precisa de sal, não adianta ter açucar"

Clóvis
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Triste por estar sem moto

Mensagempor Clóvis » 08 Mar 2006, 13:37

Bom pessoal, desmontei ontem a balança da minha té e de cara o parafuso oco já se demostrou avariado.... :shock: :shock: :shock:
Pela dicas que andei lendo por aqui, vai ser facil resolver este problema.... :-! :-!
Um abraço a todos e T+ :-! :-! :-!
Clóvis

“Somente conseguiremos um resultado diferente se fizermos algo diferente”

Falcão
Falador
Falador

Mensagempor Falcão » 12 Mar 2006, 01:24

wagão escreveu::-x :-x :-xNOBRE COLEGA FALCÃO,A TODA PEÇA AQUECIDA FICA MAIS FRACA POIS PERDE Á SUA TÊMPERA.QUANTO A ESTRAGAR ALGUMA PEÇA,ACHO EU QUE AGORA VC IRA SIM TER DE SUBSTITUIR ALGUMA :-! :-! :-! .QUANTO AO PROCEDIMENTO DE DES/MONTAGEM VC ESTA NO CAMINHO CERTO,TEM QUE DÁ MANUTENÇÃO PREVENTIVA,MAS NO SEU CASO SERA CORRETIVA =D> =D> =D> .

Prezado Wagao, retornei hoje de MOC (12.3.2006), e fiquei admirado pela manha deste sabado ao ver o ronco redondo de uma tenere, branca e vermelha, subindo a avenida Dulce Sarmento. Seria voce?

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Pneus, Suspensão, Freios e Chassis”