Adaptação pinça traseira da XT 600

Topic author
Bruno de Sá
Moita
Moita
Moto:: XT600E 4MW
Estado: RJ
País: Brasil
Status: Offline

Adaptação pinça traseira da XT 600

Mensagempor Bruno de Sá » 05 Jan 2018, 17:27

Olá amigos, é o seguinte.

A pinça traseira da minha XT 600 quebrou o parafuso de sangria e levei no torneiro, mas infelizmente o rapaz teve que tirar o pistonete e acabou fazendo marcas e machucando o mesmo.

Coloquei um novo parafuso e instalei a pinça, porém ela não tem a ação de pressionar o disco, ou seja, ela aperta e volta. Olhei que a pinça dianteira da Falcon da pra adaptar nela, vocês sabem de alguém que tenha feito isso?

OBS: Não achei em nenhum lugar para comprar uma nova ou usada mesmo em funcionamento.

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS

Re: Adaptação pinça traseira da XT 600

Mensagempor la2torres » 05 Jan 2018, 17:40

Amigo o pistão esta riscado? Então deveria haver vazamento de fluído. Me parece que seu freio foi mal sangrado. A pinça dianteira da DT 180 e da Tenere 600 são as mesmas da traseira da XT600, muda só o lado fixo da pinça. :-!

Topic author
Bruno de Sá
Moita
Moita
Estado: RJ

Mensagempor Bruno de Sá » 05 Jan 2018, 18:29

la2torres escreveu:Amigo o pistão esta riscado? Então deveria haver vazamento de fluído. Me parece que seu freio foi mal sangrado. A pinça dianteira da DT 180 e da Tenere 600 são as mesmas da traseira da XT600, muda só o lado fixo da pinça. :-!

Ele está com danos, o freio foi sangrado corretamente. As pinças da DT e Tenere tb são difíceis de serem encontradas. Estou quase adaptando o da Falcon mesmo, vi em um vídeo no youtube que é possível.

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 05 Jan 2018, 18:50

Beleza Bruno?
Já tentou ver o preço de um pistão novo na Yamaha?
As vezes o preço compensa, veja quanto vai gastar para adaptar.
Eu comprava novo e mandava a fatura para o torneiro. :-!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY

Mensagempor la2torres » 05 Jan 2018, 19:29

Alexandre tem razao, um pistao novo provavelmente saia mais em conta q uma adaptaçao.

ellisonwilamil
Moita
Moita
Moto:: XT600E 3TB
Estado: SC

Mensagempor ellisonwilamil » 11 Fev 2020, 13:51

alexandre_ escreveu:Beleza Bruno?

Boa tarde, amigos.
Será que assim como as pastilhas, as pinças de freio da DT200, TDM e XT225, são iguais as traseiras das XT? (mesmas dimensões e furações...)
Nesse domingo, fui dar uma volta e o freio trancou e depois soltou.
Ao analisar, percebi que os suportes das pastilhas haviam caído.
Resultado: perdi as duas pastilhas, um dos suportes e fiquei com um suporte quebrado.
Então, ao pesquisar, percebi que há muitas semelhanças entre as pinças das Tenere, XT225 e TDM.
Contudo, confesso que que fico com receio de tomar qualquer decisão precipitada antes de compartilhar o assunto com vocês.
A ideia seria achar esses dois suportes e colocar na pinça atual. Entretanto, cada suporte desses, na yamaha, custam em torno de R$240,00...
Agora não sei se compro os suportes ou procuro uma pinça nova.
Até achei algumas para vender, mas não somente a pinça. Tenho achado muitos conjuntos completos para ser adaptado nas Tenere - esses estão em torno de R$ 1200,00 - mas daí vem Roda, disco, burrinho, reservatório e mangueiras.

Ou então, alguém "daqui" teria uma pinça ou esses suportes para vender?

Desde já, muito obrigado!

claudio toledo
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor claudio toledo » 12 Fev 2020, 11:02

ellisonwilamil escreveu:

Boa tarde, amigos.
Será que assim como as pastilhas, as pinças de freio da DT200, TDM e XT225, são iguais as traseiras das XT? (mesmas dimensões e furações...)
Resultado: perdi as duas pastilhas, um dos suportes e fiquei com um suporte quebrado.
Então, ao pesquisar, percebi que há muitas semelhanças entre as pinças das Tenere, XT225 e TDM.
Contudo, confesso que que fico com receio de tomar qualquer decisão precipitada antes de compartilhar o assunto com vocês.
A ideia seria achar esses dois suportes e colocar na pinça atual. Entretanto, cada suporte desses, na yamaha, custam em torno de R$240,00...
Até achei algumas para vender, mas não somente a pinça. Tenho achado muitos conjuntos completos para ser adaptado nas Tenere - esses estão em torno de R$ 1200,00 - mas daí vem Roda, disco, burrinho, reservatório e mangueiras.

Bom dia Ellison, anos atrás rodando à noite em uma estrada muito esburacada tive o mesmo problema seu, ou seja, suportes de pastilhas quebrados e perda dos mesmos junto com pastilhas e outras partes do freio traseiro da XT 600 E 3TB.
Constatado o problema saí em busca de peças e também achei muito difícil e caro encontrá-las, e a solução que encontrei foi adaptar a pinça de freio completa da CB 500 que tem à venda no Mercado Livre por R$ 150,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... f45a2e806b
Te digo que funcionam muito bem, eu diria que até melhor do que o original pois as dimensões são maiores, mas esta adaptação tem alguns inconvenientes pois tive também que substituir o disco de freio traseiro pelo dianteiro da Lander R$ 68,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4a13e36f61
E também trocar o flexível traseiro pois a posição da pinça é diferente e ele não alcança, coloquei o dianteiro da CG R$ 37,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 6327ff165c
Além disso tem que se colocar uma trava de ferro para que a pinça não rode junto com o disco, mas isto é bem simples e barato.
O reservatório e o pistão de freio mantive os mesmos originais.
freio traseiro CB 500.jpg

Sei que da um trabalho danado, e o mais aconselhável é sempre manter o original, mas na adaptação que fiz fiquei com um freio superior e novo, espero ter ajudado, abraço!

ellisonwilamil
Moita
Moita
Estado: SC

Mensagempor ellisonwilamil » 17 Fev 2020, 09:07

claudio toledo escreveu:
ellisonwilamil escreveu:

Boa tarde, amigos.

Bom dia Ellison, anos atrás rodando à noite em uma estrada muito esburacada tive o mesmo problema seu, ou seja, suportes de pastilhas quebrados e perda dos mesmos junto com pastilhas e outras partes do freio traseiro da XT 600 E 3TB.
Constatado o problema saí em busca de peças e também achei muito difícil e caro encontrá-las, e a solução que encontrei foi adaptar a pinça de freio completa da CB 500 que tem à venda no Mercado Livre por R$ 150,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... f45a2e806b
Te digo que funcionam muito bem, eu diria que até melhor do que o original pois as dimensões são maiores, mas esta adaptação tem alguns inconvenientes pois tive também que substituir o disco de freio traseiro pelo dianteiro da Lander R$ 68,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4a13e36f61
E também trocar o flexível traseiro pois a posição da pinça é diferente e ele não alcança, coloquei o dianteiro da CG R$ 37,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 6327ff165c
Além disso tem que se colocar uma trava de ferro para que a pinça não rode junto com o disco, mas isto é bem simples e barato.
O reservatório e o pistão de freio mantive os mesmos originais.
freio traseiro CB 500.jpg
Sei que da um trabalho danado, e o mais aconselhável é sempre manter o original, mas na adaptação que fiz fiquei com um freio superior e novo, espero ter ajudado, abraço!

Olá.
Que maravilha, Claudio!
Adorei a dica.
Muito obrigado pela ajuda!
Em breve, compartilho o desfecho da história.
Forte abraço!

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Pneus, Suspensão, Freios e Chassis”