CDI DA XLX NA TENERÊ

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MAGRÃO_DF
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Mensagempor MAGRÃO_DF » 22 Ago 2011, 19:26

Estava eu no grande eixo rodoviário da minha linda Brasília quando a britadeira parou assim do nada, tipo corte de ignição. Parei a motoca e quando tentei dar na partida parecia que o motor tava debulhado por dentro.
Então deixei a magrela num posto de abastecimento ali mesmo, fui pra casa e busquei a moto na caminhonete. Dali foi direto pra oficina e o mecânico me disse que a placa de partida foi pro espaço e que é muito provável que eu tenha esses problemas especificados pelo MSpain.
Espero que isso não tenha sido causado pelo CDI recondicionado que coloquei. Tenho um colega que queimou i CDI da ténéré dele também, mas ele optou pelo Servitec por não acreditar nesses recondicionados. Até agora a motoca dele está em perfeitas condições, e estou começando a achar que ele fez a escolha certa.
Eu ainda não abri o motor da moto pra ver o que aconteceu e assim que tiver notícias posto aqui pra confirmar se eu estava errado ou não.
:-x :-x :-x :-x :-x :-x :-x




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Mensagempor MSpain » 22 Ago 2011, 21:02

:shock: è Magrão , a coisa é bem por aí mesmo ....

Eu tinha uma Tenere 88 branca , queimou o CDI q já era servitec , o chicote dela parecia uma cama de gatos ..... o contato , bem , o contato era um capítulo a parte , qq coisa q enfiasse nele com ponta acionava a ignição .....bem , comprei assim e paguei muito , muito barato mesmo , troquei o contato , o CDI , o chicote .... e foi indo .

Cada vez q eu acionava a partida , ela fazia nhec - nhec- CLACK !!!!! Doía só de ouvir .....

Um belo dia ela pára de funcionar , aki na garegem de casa , fez o trio nhec nhec CLACK-K-K-K-K-... e morreu .

Abri a tampinha lateral do magneto , o eixo tava torto , a porca subia e descia qdo virava e ...moendo td por dentro .

Resumindo , de tanto apanhar , entortou a ponta do eixo virabrequim e moeu as bobinas , estourou a chaveta , etc, etc , etc ....

Abri o motor no fim de semana inteiro , para total desespero da minha ex-primeira -esposa e fui vendo ..... a parte de bx tava ruim , cambio tava ruim , a moto já fumava , enfim , não era só a ponta do vira .....tava agonizando fazia tempo .

Diagóstico : o Servitec analógico retarda o ponto de ignição , a placa bate feio , a minha tava já a ponto de quebrar , mas a ponta do vira foi antes .....

Um amigo se interessou pela Tenere , na época valia 4,6 k de tabela , vendi pra ele por 3 k sem nenhuma dó , tudo no papel , pois ele queria uma detonada para restaurar ..... e foi o q ele fez .

Então , não estou te dizendo o q aconteceu ou deixou de acontecer com a tua Tenebrosa , mas fica atento , eu tive problemas sérios , mas isso foi com os primeiros q saíram .

Agora tem esse digital , e pelo q o pessoal está falando dele , parece q é bom .

Eu vou tentar a ligação do CDI de XLX na Tenere em breve , por eqto estou rodando com um original emprestado ....

Vamos ver no q vai dar essa novela .

E TORRÃO , qto as chaves , vc devolveu pro Machado ? Procurou saber o pq das chaves estarem dentro do carbura ?

Eu fui muito bem atendido por ele , o Aleilário fez motor lá com ele da ex-Super dele , o Carlão Tsunami fez o motor da DR 800 dele lá , deve ter sido fase , sei lá .....

Eu tive oficina mecânica de motos entre 87 a 95 , me arrependo muito , muito mesmo de ter fechado as portas ..... e tenho vontade de abrir de novo .

Conheço o Hulk desde 85 , qdo ele veio pra SP , eu q fui mecânico ( e sou muito chato com isso ) recomendo piamente os serviços dele , o cara é fera , meche desde WEB 100 a HD 1340 cc , Moto Guzzi , enfim , qq coisa q tenha rodas e motor .

Fica a dica , o Claudião , Cebola , Mirtão , e mais uma pá de gente conhece os serviços dele .

Abração para vcs .

E Magrão , me mantenha informado sobre a tua Té , de repente eu posso ajudar em algo ok ?

:-!
MSpain/Moya/ Tonka Cxt

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aaa

Mensagempor Torrão » 23 Ago 2011, 09:01

O atendimento sempre foi muito bom , mas o serviço foi tenso .... #-o #-o #-o

Qt ao CDI o ANalogico era tao ruim que eles pegam de volta e te dao um digital de graça , vc nao paga nem o correio é so ligar la eles te mandam um codigo postal vc poe no correio e nem paga em uma semana o novo esta na sua casa ...um colega aqui de S.B.Campo trocou o dele de gratis faz uns 7 anos já ... e o digital esta la sem problemas...
"Somente um motociclista , MOTOQUEIRO SOA MAIS BUNITO, sabe porque um cão põe a cara para fora da janela quando anda de carro"

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Mensagempor MAGRÃO_DF » 30 Ago 2011, 22:19

Grande MSpain...
Pensa numa merda... Há um tempo, logo quando eu comprei a britadeira, ela deu um tilt comigo e como naquela época eu era um completo barriga verde procurei uma moto-peça dessas que vende e coloca também. Lá o diagnóstico foi placa de partida e como eu ouvia falar que era uma peça problemática da Ténéré fiquei feliz da vida por ter encontrado logo de primeira. O problema foi que me venderam a maldita placa Wgk daquelas mais chulé que existem com aquele migué “é paralela , mas é a segunda linha da original” e o filho de um ronca e fica que instalou não usou nada pra travar os parafusos. Resultado: um dos parafusos quebrou e com o destruiu todo o estator, não dá nem pra recondicionar mais. Os roletes da placa de partida estavam quase todos travados, isso eu não sei dizer se aconteceu por causa do contato com o parafuso que quebrou ou se é porque a placa é uma merda mesmo e outra coisa.
Bem... Pelo menos o rolamento e a ponta do virabrequim estão intactos, já consegui as peças com um amigo que tinha uma motor para desmanche agora é só instalar e cair na estrada.


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CDi

Mensagempor STORCK » 20 Nov 2011, 10:43

Em março a motoca começou a ficar complicada de pegar pela manhã.
O rendimento não estava normal, parece que sem a força condizente. Fizemos um teste com o CDi de outra Tenere e apontamos o CDi da moto como causa da moto estar ruim para pegar e com rendimento reduzido.
Após pesquisas, comprei o CDI Servitec (digital). Funcionou relativamente bem até Outubro e começou a ter um rendimento bem esquisito.
Ao arrancar a motoca, parece que tem de "respirar" antes para depois aumentar a rotação, tipo, "respirar para megulhar" :shock: !!!
Com o tempo, mais sintomas começaram a aparecer.
Ao retomar a rotação partindo de uns 3500RPM em 5ª marcha, o pistão parece que vai sair motor a fora...parecendo um britadeira...barulho de dar medo.
Pra pegar então....é um click, click, clak, clak, clak e tóinnnnn e muitas vezes não pega.
Mais um sintoma, de vez em quando, andando constante a 4.000RPM em 5ª marcha, am moto parece que ia faltar gasolina. Se acelerar acima dos 4.500RPM, fica noral......estranho :cry: :shock:
Refiz carburação, inclusive trocando a agulha e peneirinha mas continuaram os sintomas.
Então novamente peguei emprestado o CDi da Tenere do camarada. Por hora a moto nada tem a ver, tá "ligada" e pegando bem. É outra moto.
Agora surge a dúvida, troco por um outro Servitec, tento o da XLX ou desembolso o valor absurdo para a Yamaha.

Algo que notei é que este CDI Servitec (em específico o meu) não trabalhou legal com a minha Tenere......força o motor de arranque (parecia que ia quebrar), força o pistão (britadeira) e o rendimeto é inferiror ao original Yamaha. Acho que se continuasse com ele, alguma parte da moto iria quebrar, ou motor de arranque ou pistão.
Fica aí a dúvida e o relato.

Abraço
Storck


Você sempre vai querer planejar melhor,
Nunca haverá dinheiro suficiente,
E o momento ideal não existe.

Portanto, encontre a coragem,
Tome uma decisão,
Prepare o quanto puder e
Vá adaptando o resto pelo caminho.
Será a melhor época de sua vida

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cdi da xlx na tenere 600

Mensagempor jeremias » 27 Jul 2012, 21:02

Ola Heberte, o cdi da minha ternere deu pau eu queria saber se o cdi da sahara que vc uso tem um ano especifico,ex: tem que ser da sahara 97 digitalizado ou tem que ser da magnetron,e se ainda esta fucionando na bem a sua moto. :-!


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Re: CDI DA XLX NA TENERÊ

Mensagempor Pedro6i » 23 Fev 2013, 14:06

HERBERTE escreveu:Segue algumas dicas para substituir o CDI original da Tê 88 2TY por um da XLX 350 ou SAHARA digitalizado da MAGNETRON.

1- Para conectar os fios ao ao CDI XLX, é aconselhável utilizar o plug original da XLX;

2- Conecte o fio AZUL/VERMELHO (CDI) ao AZUL/BRANCO (chicote)eletrico;

3- PRETO / AMARELO (CDI) ao LARANJA ( Chicote);

4- PRETO/ BRANCO (CDI) não tem função isola;

5- VERMELHO / PRETO (CDI) ao VERMELHO (Chicote);

6- VERDE / BRANCO (CDI) ao AZUL / AMARELO (Chicote);

7- VERDE (CDI) ao PRETO E BRANCO (Chicote)

Na minha eu deixei os fios e plugs originais caso queira usar o cdi original.
As ligações acima, são extensões dos fios originais.

Herberte


Olá amigo.. Me perdoe a intromissão Sei que o tópico é antigo.. Troquei tudo da minha tenere e nada de funcionar.. da faisca azul mas nao funfa. Tenho 3 CDIs de sahara 92 para testar.. enfim.. O CDI da Tenere tem 10 fios.. esse da sahara tem 6 .. O resto eu isolo??? E o funcionamento? Corta ou anda normal??
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....

Mensagempor Pedro6i » 24 Fev 2013, 19:39

Nada nada?? Ninguém responde???
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Re: CDI DA XLX NA TENERÊ

Mensagempor Fabrício Leal » 24 Fev 2013, 22:38

Pedro6i escreveu:Nada nada?? Ninguém responde???


Buenas Pedro, pelo que lí nas poucas 3pg deste tópico, parece que existe uma diferença entre o CDI da XLX que o HERBETE adaptou e o da SAHARA que vc está tentando usar... dah uma lida no post abaixo (1pg), acho que a opção seria encontrar um da XLX e verificar se a quantidade de fios eh a mesma do CDI da TÈ, se sim... troca pelo da XLX que o problema poderá ser resolvido !!! :-!

Gilberto R L M escreveu:Só para confirmar o que o Heldder afirmo, e fazer centido do CDI da XLX 350 servir na Ténéré
(não sei se para todas Tê ou só para 1º que tem um farol só).

Por ser um Saharamaníaco comunico que a Sahara tem CDI diferente conforme o ano:

De 91 a 97 energia fonte do CDI é a bobina de pulso, a moto pega no tranco até sem a bateria,
pois a energia é oriunda de uma bobina à parte no gerador,
De 98 e 99 energia fonte do CDI é a bateria, não pegam no tranco quando a bateria arria demais,
pois a faísca da vela é oriunda de energia da bateria.

Devido o preço do CDI original ser mais R$350,00 marca Shindenger,
foram procurado compatibilidade e só acharam para Saharas 91 a 97 com bons resultados:

Da NX200 e CBX STRADA 200. SERVITEC por R$ 26,90.
Da XLX350.
Da XR200 (o mais desejado) que não tem limitador de giros, Magnetron R$29,00.
Da ML 86, este eu li só um relato só disia que também não tinha limitador de giro também.

Li os sites dos principais vendedores paralelos de CDIs e nenhum relaciona estas compatibilidades.

http://www.magnetron.com.br/Produtos/Mo ... letronicos
http://www.servitecmoto.com.br/

Negócio é experimentar e repassar a experiência.

Para Descontrair


INteh + :cool:
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Encontrei .. (Eu acho)

Mensagempor Pedro6i » 25 Fev 2013, 23:07

Olá amigos..

Depois de trocar um monte de peças eu acredito que achei o defeito...

\:D/ \:D/ \:D/

Bem como diria meu amigo Jack Estripador.. Vamos por partes...

* Antes de mais nada gostaria de falar que além da ótima experiência com elétrica que eu recebi.. Ainda substitui as peças por novas e isso me deu mais segurança ao viajar com a minha DIABLO (Jaja posto as fotos dela..)

** Trabalho com customização e minha moto é essa aki.. https://www.facebook.com/media/set/?set ... 889&type=3 ainda não acabei de customiza-la mas em breve postarei o resto das fotos.. Sei que ninguém curte isso mas eu adoro! uahdasuhduash Sou motociclista e estradeiro!!!

Vamos lá!!

1º As 2 bobinas do estator realmente estavam gerando pouca carga! Tirei e mandei enrolar.. Ficou com a potência da original.. Tanto voltagem quanto corrente..

2º Troquei a bobina de ignição, cachimbo e vela (Bobina é a mesma da CG antiga que acompanha o cabo e o cachimbo dá certinho o da CB400/450 ou o da Twister!!)

3º Troquei a bateria por uma COM manutenção .. a mesma da Xt600 .. Prefiro com manut.. Nunca tive boas experiências com as seladas.. E pirei.. comprei uma da Autotec e a garantia dela é de 8 MESES! PQP!

4º Carburador revisado e tomado banho de M8!! Sem nenhum defeito! Impecável!

5º Motor de partida revisado e com as escovas e plaquinha nova!! (E devidamente testado)

6º Cabos novos e Relé novo (O mesmo da Twister/Strada e etc)

7º Motor Revisado, juntas novas, câmara de combustão devidamente descarbonizada, valvulas, comando, molas e corrente de comando checadas (Corrente trocada só a titulo de saber que é nova), Embreagem nova e sensor de neutro novo (Mesmo da YBR!!) e zói Yamalub trocado com filtro zero!

E a danada não funfava!!

Dava faísca azul azul mas não funfa!! Já chutei a barraca e acusei o CDI!! rsrsrssrs Troquei pelo CDI da Sahara

---------------------------------------------------------------------------------

PS: Sobre o CDI da Sahara... Realmente tem Diferença.. O que vem escrito 2KS é da XLX e o que vem TKR é o da Sahara até 92..e 2TK é sahara até o ultimo ano.. Os da sahara para serem ligados de maneira mais eficiênte vc tem que aterrar o marrom do estator para que o vermelho dê corrente.. Pq a Sahara tem sensor simples e a TÊTÊ tem sensor Duplo (um para a baixa e outro para alta) Feito dessa maneira o CDI da NX3 350 Sahara pode ser instalado.. Checando arduamente pela internet nos sites gringos localizei o esquema eletrico do CDI da TETE e Da Sahara.. Montei então modestamente um circuito em uma PROTOBOARD e percebi que o CDI da Sahara Libera 1mil RPM á mais do que a da TENERE... Sendo assim também tem a frequência 7HZ maior do que a TENERE.. Por isso que os amigos acharam que ela com CDI da Sahara anda mais.. E ANDA!!!

O que aconselho é aumentar o dissipador do CDI da Sahara a fim de aumentar sua vida útil.. Tendo em vista que ele se esforça cerca de 15% a mais no motor das TETEs....

CDI TETE: 80Hz
CDI NX3: 87Hz

Ps2: O CDI da SAHARA mais novo tem mais potência do que os antigos!!! O ganho é expressivo!

-------------------------------------------------------------------------------------

Notícia boa.. O meu cdi ta zero.!! Mas agora quero o da Sahara!! Comprei e já instalei...

O defeito está aparentemente no meu sensor de pulso.. o da baixa ta isolado... Queimado.. Se eu achar origis compro.. senão vou pegar a resistência apresentada e mandar enrolar com ela!!

Mais resultados posto aqui!!!

OBG Pela força a todos!!


Vou postar a adaptação do Painel digital da tornado na tete... Nego posta pelas metade por ai.. Tenho o esquema perfeitinho qeu eu fiz. E em breve injeção Monoponto com central de carro na TETE!!!


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Re: Encontrei .. (Eu acho)

Mensagempor Fabrício Leal » 27 Fev 2013, 08:35

Pedro6i escreveu:PS: Sobre o CDI da Sahara... Realmente tem Diferença.. O que vem escrito 2KS é da XLX e o que vem TKR é o da Sahara até 92..e 2TK é sahara até o ultimo ano.. Os da sahara para serem ligados de maneira mais eficiênte vc tem que aterrar o marrom do estator para que o vermelho dê corrente.. Pq a Sahara tem sensor simples e a TÊTÊ tem sensor Duplo (um para a baixa e...
O que aconselho é aumentar o dissipador do CDI da Sahara a fim de aumentar sua vida útil.. Tendo em vista que ele se esforça cerca de 15% a mais no motor das TETEs....

CDI TETE: 80Hz
CDI NX3: 87Hz


Caraca Pedro... vc não precisava de dicas não... :shock: :shock: :shock: estava escondendo o jogo heim :x :x :x

Pedro6i escreveu:...em breve injeção Monoponto com central de carro na TETE!!!


Apesar do carbura estar tinindo... essa muito me interessa... :-!

Qndo começar a mecher na injeção, abre um tópico sobre isso :-! =D> :-! =D>

PS: A bobina de pulso ficou com 150 ou +... dependendo da condição do motor é interessante deixar com 170... triscou, pegou !!! :wink:

INteh + :cool:
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Mensagempor HART » 27 Fev 2013, 10:48

Interessante.
Sugiro o uso de uma lâmpada estroboscópica, dessas de conferir ponto de ignição, pra validar a gambiarra, pq melhorar em comparação ao original acho difícil, no máximo "pelhorar". O motor funciona fora do ponto, mas sempre com algum "custo".

Há 2 questões a considerar:
- A curva de avanço que é diferente, pois muda a rpm máxima, de máximo torque e de potência máxima;
- A posição física da bobina de pulso em relação ao PMS, motores diferentes posições iguais? No caso da Té são 2 bobinas em posições distintas, na XLX uma bobina :roll:
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!!

Mensagempor Pedro6i » 02 Mar 2013, 15:32

HART escreveu:Interessante.
Sugiro o uso de uma lâmpada estroboscópica, dessas de conferir ponto de ignição, pra validar a gambiarra, pq melhorar em comparação ao original acho difícil, no máximo "pelhorar". O motor funciona fora do ponto, mas sempre com algum "custo".

Há 2 questões a considerar:
- A curva de avanço que é diferente, pois muda a rpm máxima, de máximo torque e de potência máxima;
- A posição física da bobina de pulso em relação ao PMS, motores diferentes posições iguais? No caso da Té são 2 bobinas em posições distintas, na XLX uma bobina :roll:



Bem... Sobre o seu primeiro comentário, sim concordo com vc que o original é melhor, contudo sabemos que a peça não "nasceu ali" e temos mtas opções para o melhor funcionamento ou pelo menos normalizar o funcionamento das Tetes.. E se avaliar os CDIS (Esquema elétrico) vai ver que são quase 100% compatíveis.. A da Tetê tem de diferença externa somente os fios de sincronia que a Nx não tem... Mas no bruto seu funcionamento é praticamente o mesmo.!

A curva de avanço mudando naturalmente mexe no RPM final (Respeitando é claro o limite do motor), Se vc retrabalha o início da curva, vc altera o fim para cima ou para baixo..


Ua estranho, eu não falei que a posição do volante é a mesma da tenere... Mas isso indifere... O que importa é o momento que o sensor de pulso envia o sinal.. É isso que importa para o CDI.. E isso que é a sincronia da teneré.. O CDI apenas retifica e cumpre o papel dele

xD
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Mensagempor Panico » 11 Mar 2013, 10:06

Pessoal.

Reativando o tópico. Por favor alguem sabe informar se algum desses ai é só instalar diretamente, sem ter que mudar as tomadinhas ou sequencia de fios? Tem um amigo com uma TÉ ano 89 com CDI queimado.

Grato
:o


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Mensagempor Pedro6i » 15 Mar 2013, 15:01

Panico escreveu:Pessoal.

Reativando o tópico. Por favor alguem sabe informar se algum desses ai é só instalar diretamente, sem ter que mudar as tomadinhas ou sequencia de fios? Tem um amigo com uma TÉ ano 89 com CDI queimado.

Grato
:o


Mantém o plug original e só faz uma extensão para ligar o da NX3! Vale a pena demais! é mais barato e melhor!
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Mensagempor Panico » 15 Mar 2013, 15:03

COMO???

:shock: :shock: :oops: :oops: :oops: #-o #-o #-o


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Mensagempor Pedro6i » 23 Abr 2013, 22:17

Panico escreveu:COMO???

:shock: :shock: :oops: :oops: :oops: #-o #-o #-o


Só agora que li amigo.. È só descascar os devidos fios e pegar um pedaço do chicote (que conecta ao cdi) e soldar em paralelo ao original.. obtem se os 2 conectores...
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Mensagempor cleiton teixeira » 14 Out 2013, 14:49

a xlx 350 o cdi que vc usou e do mesmo ano . que vc aconselharia para eu usa em uma xt 600e 1997 o cdi da minha queimou e um amigo levou pra sp e não voltou mas :)(: vamos ver se da certo com a minha tambem
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Mensagempor moxileiro » 13 Jan 2014, 16:14

Pessoal , reabrindo esse tópico depois de tempos, queria saber se algum desses cdi de xlx ou sahara pode ser usado na xt600e 2001


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Mensagempor moxileiro » 13 Jan 2014, 20:00

Pessoal, mais umas dúvidas que tenho . no caso de uma emergência , poderia ser usado um cdi na xte , pois ja li aqui que as xt's usam unidade tci a partir de algum ano que não lembro agora :D , então, pergunto isso pois achei um site gringo a um tempo atraz um esquema para fabricação do cdi analógico .
Tem parece que tudo , os componentes , os esquemas eletronicos , a placa .
Ainda não fui tentar achar os componentes , nem sei se acha tudo por aqui .
Mas se for possível fabricar e funcionar poderia usar como reserva em uma emergência .

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Re: CDI DA XLX NA TENERÊ

Mensagempor PauloGênio » 03 Mar 2014, 03:25

Amigos fiquei no susto!..e a pé.
Em outubro de 2013, sem nenhum motivo especial ou aviso minha Tenebrosa, ao desligar, o motor deu um contra bem forte com um estalo assustador, mais forte que de costume, ela sempre dava um estalo ao desligar, um meio contra.
Assustei mas na hora não me dei conta do estrago, fim de noite!!!...
No dia seguinte ao tentar ligar, o motor de arranque girou livre, pensei: minha placa de partida foi pro espaço,.. mas era bem pior.
Ao examinar melhor a tampa, (lado esquerdo, do estator) verifiquei que havia um buraco na altura do eixo da engrenagem louca.
Ao retirar a tampa, do estator descobri o pior, outro buraco, no bloco, na altura da cava do eixo da engrenagem louca, área do suspiro, da ponta do eixo do balancero, dava pra ver o retentor do balancero.
Meu motorzão com apenas 30.000, standard, pleno final de ano CARACAS!!!
Fiquei tão chateado com o presente de natal que encostei a potranca desde então. Agora abri o motor e resolvi retomar o prejuizo.
Fica aí o alerta quanto ao estalo ao desligar, do qual eu ja havia lido comentários aqui no clube, é indício de defeito realmente grave.
Segundo os conhecedores mais informados é problema causado pelo CDI Servitec, que sempre dá um contra ao ligar ou desligar, chegando mesmo a empenar a ponta do eixo do virabrequim. Alguém mais no clube passou por isto?
"Sonhe como se você fosse viver para sempre.
Viva como se você fosse morrer amanhã!.
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Re: CDI DA XLX NA TENERÊ

Mensagempor odacir rizzatto » 11 Mar 2014, 21:12

tenho uma tenere 90 e uma sahara 91, o cdi da tenere ele as veses funciona e do nada para, ja testei tudo bobina, pulsor, ate mandei enrolar as bobinas q estavao muito escuras, e a moto as veses funciona e as veses para, eu na minha humilde opniao acho q e o cdi, ja li reli varios temas sobre os cdis, queria saber dos amigos como faço para adpatar o cdi da sahara na tenere, ou se e melhor comprar um servitec digital, pois recondicionar o cdi nao sei se e valido, e cdi em desmanche custao 450, q 700 reais alem de ser uma peça tambem de pelo menos, 21 anos, se alguem puder me ajudar


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Re: CDI DA XLX NA TENERÊ

Mensagempor Brook Stevens » 19 Abr 2014, 15:30

Pessoal, se alguém souber responder, o sistema de ignição das XT600-E, chamado TCI, não é só uma ignição transistorizada, como as primeiras eletrônicas de automóveis, lá pela década de 80? Não dá pra funcionar as XT-E usando aqueles módulos Bosch de 6 ou 7 pinos, para automóveis?

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Re: CDI DA XLX NA TENERÊ

Mensagempor Martin » 28 Abr 2014, 20:52

Um problema é que cada motor tem uma curva de avanço.

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Re: CDI DA XLX NA TENERÊ

Mensagempor eduardo201189 » 30 Abr 2014, 18:23

boa noite heberte gostaria de sabe sobre esse esquema ai dp cdi da xlx na tete poderia me passa esquema e tbm qeria sabe se os fios vermelho e marrom do estator sao usados no esquema??


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