Tem como drenar todo óleo da XT?

Topic author
CostaScarel
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: XT600E 4MW
Estado: GO
País: Brasil
Status: Offline

Tem como drenar todo óleo da XT?

Mensagempor CostaScarel » 28 Abr 2017, 12:34

Gostaria de fazer um exercício teórico.

Sei que a XT 600E usa 3.3 Lt de óleo no motor, e que nas trocas de óleo onde é trocado também o filtro pode-se trocar 2.8lt de óleo, logo, pelo menos meio litro fica dentro do motor. Existe algum método, que não desmontar o motor, para tirar esse óleo lá de dentro?
Pergunto isso por duas possibilidades, a primeira porque sempre vai existir uma pequena contaminação com o óleo antigo, e a segunda que no caso do proprietário resolver trocar por exemplo para um óleo semi-sintético, estando ele usando mineral, não seria aconselhável essa mistura. E ai, alguém já tentou alguma manobra nesse sentido.

Obrigado

Fernando&Carmen
Presidente desta Comunidade Anárquica
Presidente desta Comunidade Anárquica
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: RS
Contato:

Re: Tem como drenar todo óleo da XT?

Mensagempor Fernando&Carmen » 29 Abr 2017, 01:05

Primeiro precisamos esclarecer que todos os motores são assim, ou seja, sempre há resquícios de óleo na troca. :roll: Não há como drenar todos os canais do motor, câmbio, gira... além do óleo que acumula no cabeçote e outros pontos do motor. A XT não é exceção. :-!

O que se pode fazer é tomar alguns cuidados:
- Trocar o óleo com o motor morno, um pouco depois de desligar, para o óleo fluir bem (motor bem quente não é recomendável pois as roscas espanam muito fácil )
- Eu costumo deitar a moto para os lados, enquanto esgoto o óleo... quando parar de escorrer do cárter, se inclinar ela para o outro lado,
vai sair um pouco mais de óleo... :-! tvz se deitasse a moto para um lado, e depois para o outro, se consiga esgotar mais um pouco... mas aí é da disposição e paciência de cada um... :wink:

- POderia desconectar as mangueiras de óleo do motor, que ligam com o reservatório... deve sair mais um pouco, mas aí até no manual tem um aviso que não deve ser feito... a questão é que ao secar as mangueiras, ao religar o motor o óleo vai demorar mais a circular, não sendo recomendado.. aí como no caso do motor novo, teria que tirar a vela e tocar arranque por algum tempo para garantir que o óleo preencheu tudo antes de religar.

Na minha opinião, a balançada na troca compensa, mais do que isso não... negócio é desencanar... :cool:

abraços

Topic author
CostaScarel
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor CostaScarel » 29 Abr 2017, 06:00

Fernando&Carmen escreveu:Primeiro precisamos esclarecer que todos os motores são assim, ou seja, sempre há resquícios de óleo na troca. :roll: Não há como drenar todos os canais do motor, câmbio, gira... além do óleo que acumula no cabeçote e outros pontos do motor. A XT não é exceção. :-!

O que se pode fazer é tomar alguns cuidados:
- Trocar o óleo com o motor morno, um pouco depois de desligar, para o óleo fluir bem (motor bem quente não é recomendável pois as roscas espanam muito fácil )
- Eu costumo deitar a moto para os lados, enquanto esgoto o óleo... quando parar de escorrer do cárter, se inclinar ela para o outro lado,
vai sair um pouco mais de óleo... :-! tvz se deitasse a moto para um lado, e depois para o outro, se consiga esgotar mais um pouco... mas aí é da disposição e paciência de cada um... :wink:

- POderia desconectar as mangueiras de óleo do motor, que ligam com o reservatório... deve sair mais um pouco, mas aí até no manual tem um aviso que não deve ser feito... a questão é que ao secar as mangueiras, ao religar o motor o óleo vai demorar mais a circular, não sendo recomendado.. aí como no caso do motor novo, teria que tirar a vela e tocar arranque por algum tempo para garantir que o óleo preencheu tudo antes de religar.

Na minha opinião, a balançada na troca compensa, mais do que isso não... negócio é desencanar... :cool:

abraços

Bom voce falar sobre as manqueiras, porque eu estou pensando em tirar as da minha moto, primeiro porque quero limpar o filtro do quadro que nunca foi limpo, segundo porque tem pequenos vazamentos no encontro com o motor, e como ví no manual de serviço que tem alguns o-rings ali, vou aproveitar para trocar.

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 29 Abr 2017, 09:21

CostaScarel escreveu:
Fernando&Carmen escreveu:Primeiro precisamos esclarecer que......

Bom voce falar sobre as manqueiras.......

E aí Costa.
Costumo fazer como o Fernando. Deito a moto e sempre sai um pouco mais.
Mas é só isso mesmo, não acho que o óleo remanescente interfira em nada.
Eu costumo trocar a cada 3000 km.
E se for retirar o filtrador de óleo dê uma olhada nesse tópico.
viewtopic.php?f=322&t=439

Topic author
CostaScarel
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor CostaScarel » 29 Abr 2017, 14:50

alexandre_ escreveu:
CostaScarel escreveu:
Fernando&Carmen escreveu:Primeiro precisamos esclarecer que......

Bom voce falar sobre as manqueiras.......

E aí Costa.
Costumo fazer como o Fernando. Deito a moto e sempre sai um pouco mais.
Mas é só isso mesmo, não acho que o óleo remanescente interfira em nada.
Eu costumo trocar a cada 3000 km.
E se for retirar o filtrador de óleo dê uma olhada nesse tópico.
viewtopic.php?f=322&t=439

Valeu Alexandre, já ví que essa estória de trocar os o-rigs não será tão simples como imaginei.

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Motor e Câmbio”