Marchas pulando (mas sem passar para a outra)

Topic author
Skysoldier
Moita
Moita
Moto:: XT600E 4MW
Estado: MG
País: Brasil
Status: Offline

Marchas pulando (mas sem passar para a outra)

Mensagempor Skysoldier » 12 Dez 2013, 12:50

Saudações a todos!

Venho enfrentando a alguns meses um probleminha chato dmais com minha moto (Xt600e 1998), e ele é o seguinte:

Quando eu comprei a moto, descobri que se eu chamasse ela de 3a. ela pulava a marcha, na verdade ele dava uma escapada e continuava engatada, como se fosse a corrente escapolindo da coroa, e só na hora que eu chamava ele ou se estivesse com garupa. As marchas engatavam normalmente e não pulavam de uma para a outra, só a 3a. que ficava dando essa puladas.

Depois de mta raiva, resolvi abrir o motor da moto pra resolver isso e aproveitar e trocar as juntas, retentores e dar uma limpada no cabeçote da moto.

Fiz o serviço todo e dei uma fresada nas engrenagens, montei o motor e ela continuou a mesma coisa.

Fiquei "P" da vida e comprei um câmbio usado, mas em estado de novo, a moto em q eu tirei ele tava com uns 20 mil kms.

Após analisar o que tinha de defeito no antigo, eu descobri que os garfinhos do câmbio antigo eram de outra moto, não tinha nada a ver com os garfinhos do câmbio original da XT.

Fiquei muito feliz na hora, pq supostamente achei o problema, principalmente pq o meu mecânico não tem conhecimento em câmbio de XT, então achávamos que era só trocar 1 pelo outro e problema resolvido!

Trocamos o câmbio, todo ele, e adivinhem só???? Agora a 2a. tá pulando, e a 3a. começou a pular assim que funcionei a moto, mas agora já parou..

Enfim o que eu gostaria de saber:

Alguém já passou por esse problema e poderia me dizer se é alguma outra coisa que não sejam as engrenagens, garfinhos, eixos e trabulador..

Pensei na embreagem talvez..

Não sei o que fazer, já to quase tacando fogo na minha moto (que diga-se de passagem é linda).. quase 1 ano nessa novela, já abri o motor dela 3 vezes... ai vai óleo, juntas e toda a canseira, sem contar na mão de obra e nada! Comprei um câmbio novinho e nada!!

Me ajudem, pelo amor de Deus, se alguém também tiver uma imagem explodida no câmbio, para eu ver se está faltando alguma peça, calço sei lá!

Obrigado..

Johnny.

Vou tentar anexar uma foto da criança..[/img]
Anexos
xt perfil.jpg

HART
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: F 800 GS
Estado: SC

Mensagempor HART » 12 Dez 2013, 13:48

Resposta difícil.
Geralmente a falha é a marcha não engatar "por completo", ficando num falso ponto morto, tanto é que em pilotagem esportiva não usam embreagem pra garantir que a marcha engatou, pq fazer uma curva em ponto morto é quase como com pneu furado.

No seu caso, palpitando de longe, já que ocorre em marchas distintas, as engrenagens e garfos forma revisados/trocados, uma possibilidade pode ser folga ou erro que impeça o acionamento de completar o giro do trambulador pra marcha seguinte, ficando meio engatada, sujeito desengatar a qq tranco.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem

Topic author
Skysoldier
Moita
Moita

Mensagempor Skysoldier » 21 Dez 2013, 15:19

Boa tarde prezado Hart!

Então, o pior é que a marcha encaixa normalmente, só que na hora que eu chamo ela na mão ela dá uma puladas, como se fosse estivesse debreando e soltando a embreagem.. O trabulador também foi trocado, na verdade foi trocado o cambio por completo, com estrela, eixos, engrenagens garfos, tudo tudo..

Acredito também ser alguma folga, vou mais uma vez abrir pra ver se descubro algo de novo.. enfim..

Ainda estou aberto a receber sugestões..

Obrigado e abraços!

SARADAOCUIABA
Fala Pouco
Fala Pouco
Estado: MT
País: BRASIL
Contato:

Re: Marchas pulando (mas sem passar para a outra)

Mensagempor SARADAOCUIABA » 26 Fev 2014, 13:59

Pessoal to na mesma situacao com o cambio da minha.
Engato a primeira e saio de boa, jogo segunda, ela da um tranco e ou vai pra terceira ou volta pra primeira, ou fica dando soco como se pulasse dente da coroa.
amigos, e serio e ja fiz consulta e ninguem entende nem faz ideia do que e.
ate dao risadas, achando que to exagerando, ja abri o motor e montei e nada ainda.
embreagem nova original.
se engata a segunda e deixa, nao acontece nada, mas se vc acelera, ai ela comeca o sufoco.
Minha amante bebe pouco, é macia, treme quando aperto, nao reclama, e minha mulher aceita. Te amo XT 600

Topic author
Skysoldier
Moita
Moita

Mensagempor Skysoldier » 06 Mar 2014, 00:04

Pois eh meu amigo de Cuiabá, estamos nessa luta juntos então.

Troquei a embreagem da minha moto e mais uma vez nada, continuou pulando.

Amanhã, dia 05/03, vou abrir novamente meu motor (4a. vez), para ver se encontro algum outro problema, já que meu câmbio é completamente novo, e a embreagem também.

Qualquer novidade eu te comunico aqui, até porque só vou fechar o motor dessa vez após descobrir o problema! (vou aproveitar minhas férias e vou até no Japão se for preciso)

Abraços e me deseje boa sorte, quem sabe posso te ajudar!

Abraços.
Johnny.
JOHNNY CIRÍACO

Mamão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: Ténéré 250
Estado: SP

Mensagempor Mamão » 06 Mar 2014, 08:16

Olha, a minha as vezes não engata direito a segunda e, quando acelero, ela cai pra primeira ou neutro. Mas ela é assim desde que comprei com 13500km.... Ela está com 103000km e não troquei nada. Apenas me acostumei a engatar a segunda com um pouco mais de força. Esses "pulinhos" que vocês citam, ela nunca deu.

Sempre achei o cambio dela um pouco impreciso.....
[b]Não precisa fazer sentido.
Basta valer a pena[/b]

ellisonwilamil
Moita
Moita
Moto:: XT600E 3TB

Mensagempor ellisonwilamil » 05 Set 2019, 15:49

Boa tarde, amigos.
Estou passando sufoco também com a minha XT 1993.
Comprei ela há pouco tempo e já sabia que teria que trocar a lateral interna esquerda do motor devido uma queda de corrente.
A corrente ficou embolada no pião e devido a força do motor, quebrou a lateral.
Ao abrir o motor, percebi várias engrenagens cariadas e decidi trocar o câmbio também.
Pois bem, sem saber que eram diferentes, comprei uma lateral de Ténéré e a caixa de marchas (completa) de uma XT 2001.
Durante o porcesso de montagem, meu mecânico notou que o conjunto não "casava" conforme imaginávamos.
A caixa ficava trancada quando fechava o motor. Sem me consultar, ele decidiu levar o conjunto no torneiro para
desbastar o que ele imaginava ser o problema.
Contudo, agora ela nunca vai para o neutro enquanto parada (fica com o pedal de câmbio, duro), só entra se estiver em movimento.
A 3ª dá umas escapadas quando acelero forte mas volta, e a 4ª engata mas quando acelero, ela gira em falso e faz muito barulho.
Notei também que o manete de embreagem pula, ou seja, se não forçar a aceleração, a embreagem fica na altura normal, mas se acelerar,
a embreagem abaixa e sobe repetidas vezes na mesma frequência do barulho que faz.
Quando reduz, ela não escapa e não vibra o manete.
As demais marchas (1, 2 e 5ª) estão engatando bem, não escapam e não roncam.

Sobre os tópicos antigos aqui postados, alguém conseguiu resolver o problema das escapadas e puladas de marcha ou poderiam me dar uma luz?
Imagino que o problema possa estar relacionado a ausência de alguma arruela...
Abraço a todos e obrigado pela a oportunidade de compartilhar meu problema com vocês.

Abraços!

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 05 Set 2019, 22:45

ellisonwilamil escreveu:Boa tarde, amigos.
Estou passando sufoco também com a minha XT 1993.
Comprei ela há pouco tempo e já sabia que teria que trocar a lateral interna esquerda do motor devido uma queda de corrente.
A corrente ficou embolada no pião e devido a força do motor, quebrou a lateral.
Ao abrir o motor, percebi várias engrenagens cariadas e decidi trocar o câmbio também.
Pois bem, sem saber que eram diferentes, comprei uma lateral de Ténéré e a caixa de marchas (completa) de uma XT 2001.
Durante o porcesso de montagem, meu mecânico notou que o conjunto não "casava" conforme imaginávamos.
A caixa ficava trancada quando fechava o motor. Sem me consultar, ele decidiu levar o conjunto no torneiro para
desbastar o que ele imaginava ser o problema.
Contudo, agora ela nunca vai para o neutro enquanto parada (fica com o pedal de câmbio, duro), só entra se estiver em movimento.
A 3ª dá umas escapadas quando acelero forte mas volta, e a 4ª engata mas quando acelero, ela gira em falso e faz muito barulho.
Notei também que o manete de embreagem pula, ou seja, se não forçar a aceleração, a embreagem fica na altura normal, mas se acelerar,
a embreagem abaixa e sobe repetidas vezes na mesma frequência do barulho que faz.
Quando reduz, ela não escapa e não vibra o manete.
As demais marchas (1, 2 e 5ª) estão engatando bem, não escapam e não roncam.

Sobre os tópicos antigos aqui postados, alguém conseguiu resolver o problema das escapadas e puladas de marcha ou poderiam me dar uma luz?
Imagino que o problema possa estar relacionado a ausência de alguma arruela...
Abraço a todos e obrigado pela a oportunidade de compartilhar meu problema com vocês.

Abraços!

Olá ellisonwilamil!
O câmbio da 3TB e da 4MW são diferentes. A engrenagem da quinta marcha das 4MW é mais larga.
Você até consegue fechar a carcaça da 3TB com um câmbio da 4MW dentro, o problema é que dá interferência entre engrenagens e não funciona. Não sei se a usinagem feita pelo seu mecânico resolveu esse problema.

ellisonwilamil
Moita
Moita

Mensagempor ellisonwilamil » 06 Set 2019, 10:14

Bom dia, alexandre_.

Agora fez todo o sentido, obrigado pelo esclarecimento.
Reabriremos o motor para ver o que da pra fazer.
Essa caixa do modelo 4MW que comprei por engano, estava muito boa e sem nenhuma cárie, nenhuma mesmo.
Agora vou torcer para que consigamos resolver o problema sem mexer muito.
Qualquer novidade, compartilho novamente.

Abração!

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 08 Set 2019, 21:07

ellisonwilamil escreveu:Bom dia, alexandre_.

Agora fez todo o sentido, obrigado pelo esclarecimento.
Reabriremos o motor para ver o que da pra fazer.
Essa caixa do modelo 4MW que comprei por engano, estava muito boa e sem nenhuma cárie, nenhuma mesmo.
Agora vou torcer para que consigamos resolver o problema sem mexer muito.
Qualquer novidade, compartilho novamente.

Abração!

Beleza ellisonwilamil?
Olha só irmão. Eu acho que você deveria fazer o seguinte. Abre o motor e retira os eixos de câmbio da 4MW que você instalou. Desmonta as engrenagens dos câmbios da 3TB e da 4MW e compara os eixos para ver se são iguais. Eu presumo que sejam exatamente idênticos. Dai veja as engrenagens e faça a comparação. Todas devem ser iguais, exceto as da quinta marcha. Dê uma olhada no tópico do giscerio (viewtopic.php?f=326&t=43740), ele fez um artifício interessante, ele tem uma 2VG e comprou engrenagens de quinta marcha da 4MW, e como elas são 1,4mm maiores, ele mandou usinar a engrenagem e tudo funcionou muito bem. Isso pode resolver seu problema. Eu não mexeria nas carcaças, deixaria originais e faria alterações apenas no câmbio. Vai atualizando aí que se eu puder ajudar, tamo junto. :-!

ellisonwilamil
Moita
Moita

Mensagempor ellisonwilamil » 04 Out 2019, 14:57

Boa tarde.

Então, motor desmontado e felizmente, pouco coisa para fazer.
Precisarei de uma nova engrenagem da 5ª marcha (2JT-17151-01 - nº 6 do catálogo 3TB).
Alguém tem para vender ou poderia me indicar quem tenha?
Vou iniciar as buscas...

Abraço!

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 09 Out 2019, 20:07

ellisonwilamil escreveu:Boa tarde.

Precisarei de uma nova engrenagem da 5ª marcha (2JT-17151-01 - nº 6 do catálogo 3TB).
Vou iniciar as buscas...

Abraço!

Comprei a minha na Yamaha.
Se vc não encontrar essa da 3TB, pode comprar a da 4MW e usinar a face lisa.

ellisonwilamil
Moita
Moita

Mensagempor ellisonwilamil » 10 Out 2019, 15:34

alexandre_ escreveu:

Vou iniciar as buscas...

Abraço!

Boa tarde, mestre.

Então, as notícias são muito boas.
Foi desbastada a engrenagem utilizando a antiga danificada como gabarito.
Agora a caixa está girando livre e as marchas engataram suavemente! :D
Amanha cedo levarei as juntas de cilindro e cabeçote, originais, que consegui comprar em Itu/SP e que chegaram hoje.
Estou com ela há quase 6 meses nessa luta mas agora vai!

Muito obrigado pelo apoio, @alexandre_!

Abração!

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 10 Out 2019, 22:23

ellisonwilamil escreveu:
alexandre_ escreveu:

Vou iniciar as buscas...

Abraço!

Boa tarde, mestre.

Então, as notícias são muito boas.
Foi desbastada a engrenagem utilizando a antiga danificada como gabarito.
Agora a caixa está girando livre e as marchas engataram suavemente! :D
Amanha cedo levarei as juntas de cilindro e cabeçote, originais, que consegui comprar em Itu/SP e que chegaram hoje.
Estou com ela há quase 6 meses nessa luta mas agora vai!

Muito obrigado pelo apoio, @alexandre_!

Abração!

Fantástico ellison!
Muito sucesso aí.
Feliz pelo desfecho.
À disposição e forte abraço!!!
:-! =D> =D>

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Motor e Câmbio”