XT 600 perdendo compressão e apagando [resolvido]

Topic author
De sousa
Moita
Moita
Moto:: XT600E 4MW
Estado: MG
País: Brasil
Status: Offline

XT 600 perdendo compressão e apagando [resolvido]

Mensagempor De sousa » 19 Mar 2017, 16:51

Meus caros, troquei de moto a pouco tempo, to com a xt 600 agora, então peguei ela e primeira coisa que fiz foi pagar uma revisão geral nela, blz... Descobri que ela ta toda original (quase toda), mas ai apareceu um problema no carburador. Eu parava ela e a gasolina fugia pro asfalto a fora, ai troquei a agulha e a sede da boia (mecânico), andei de novo e nada de resolver, ai notei que ia ficar naquele negocio de virar fregues de mecânico, aquele negocio de vai e volta toda hora - ai não ue! eu pago pro cara arrumar os problemas, se da problema no mesmo lugar que paguei pra arrumar da primeira não arrumou, ai ja levante suspeita...né? - Então baixei o manual de serviço, estudei muito em alguns videos no youtube, e com muitos comentários aqui do forum - antes mesmo de me registrar aqui - desmontei o carburador, e comecei o processo de verificação e regulagem (ja que as peças novas já tinham sido instaladas pelo mecânico), encontrei alguns erros, deixei tudo do jeitinho que diz no manual, regulagens, medidas etc...RESOLVEU o problema do vazamento.
Até então não tinha dado uma esticada boa nela, ai fui viajar, nos primeiros 100 quilômetros mais ou menos tudo certo, mas depois de um tempo rodando na alta, ela mostrou outro problema, eu acelerava e ela de repente tipo parecia que afogava, ou quando voce esta andando e desliga a chave e faz aquele "bouuuuu", perdia a compressão, e começava a dar uns estouros no escape, ai se eu não acelerar e deixar ela perder velocidade ate uns 30/40 km e reduzisse a marcha, ao acelerar novamente ela voltava a andar de boa, mas tinha que ir acelerando aos poucos, até pensei que poderia ser o nível de combustível na cuba, entupimento etc...Mas ai olhei a torneira, o tanque, o filtro, a cuba, as regulagens e nada, ai ontem dia 18/03 fui viajar, de novo - pensando que se não acelerasse não daria o problema - E de novo!! nos primeiros 100 quilometros, mais ou menos, nada, de repente eu a 80 km, ela começou a engasgar, perdeu compressão e apagou, ai encostei e dei a partida, o motor de arranque girou normalmente, mas ela não pegava, de jeito nenhum, o que acontece? Eu tive que esperar um bom tempo pra ela ligar novamente, depois de uns 15 minutos ela liga, e apartir daí ela começou a dar o problema em baixa velocidade e rotação, tanto faz na alta como na baixa, so que em menos velocidade o problema da menos vezes, mas da. Em uma dessas eu tive que esperar uma hora e meia pra ela ligar novamente, pq não ligava, puxei afogador e nada, virei a torneirinha pra reserva e nada, tanque quase cheio, só esperar mesmo, e ai é como se não tivesse nada, ela liga, estica que é uma beleza, faz 150 facil, mas se rodar constantemente na alta - e agora na baixa - ela da o problema de novo, to começando a pensar em alguma coisa relativo a temperatura...
Um cara que viu num posto de combustível disse que pode ser regulagem das valvulas e corrente de comando, que ela ta sem sincronia...perdendo os gases da combustão, apesar de eu ter que regular isso também não acho que seja essa a causa desse problema.
(Só pra constar ante e trocar o diafragma do carburador ela soltava fumaça branca ao ligar de manha, depois que troquei parou.)

peças novas e serviços
Bateria nova.
Peças carburador (agulha sede boia diafragma novo, diafragma pistonete esta bom...)
Filtro de ar novo
Limpeza da caixa de ar
Limpeza Filtros
Limpeza torneirinha
Limpeza tanque de combustivel.

CDI aparentemente esta tudo ok, mas como faço pra testa-lo?
fiação também parece estar ok - so tem um mal contato no conector que vai no farol, as vezes trepida muito e ela apaga, mas a moto vai normal ai é so apertar com a mão que ele acende de novo. Também tem a luz do neutro, tem hora que ela não acende, é um problema intermitente, acende e não acende, mas a moto anda normalmente.
Sei que tem outros tópicos parecidos, inclusive estudei por eles, mas é que o problema desse jeito igual ta acontecendo comigo achei diferente...se alguém puder doar um pouquinho com alguma solução eu agradeceria.
Obrigado

AGRADEÇO AOS COMENTÁRIOS E SUGESTÕES NESTE POST, FORAM ATRAVÉS DELES QUE SOLUCIONEI ESTE PROBLEMA, DEPOIS DE MUITO PERSEVERAR NA SOLUÇÃO.
OBRIGADO
Editado pela última vez por De sousa em 14 Abr 2017, 23:14, em um total de 1 vez.

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Re: XT 600 perdendo compressão e apagando

Mensagempor alexandre_ » 19 Mar 2017, 18:30

Olá De sousa. Beleza?
Parabéns pela nova aquisição e seja bem vindo ao fórum. :-!
Dê uma olhada nesse tópico abaixo.
Talvez seja o mesmo problema.
viewtopic.php?f=323&t=41746
Abraço.

Black Dog
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Black Dog » 19 Mar 2017, 21:22

Pode ser falta de combustível, está dando falta, experimente verificar a altura das agulhas do 1º e 2º estágio. A posição correta, se não me engano, é 3 no primeiro e 2 no segundo, ou o suspiro do tanque entupido.
The world is yours

Topic author
De sousa
Moita
Moita

Mensagempor De sousa » 20 Mar 2017, 01:01

WhatsApp Image 2017-03-19 at 10.26.59 PM.jpeg
começando o passo a passo das regulagens do carbura

Regulagem do enriquecedor, exatamente como manual de serviços
Regulagem do parafuso sincronizador: totalmente livre, chave 7mm calçando o pistão, aperto do parafuso sincronizador ate o rolete esbarrar na aleta do segundo estagio, voltar 3 voltas, isso para ter ar suficiente para dar vácuo no segundo estagio.

vou aproveitar e regular as válvulas montar tudo e fazer o drive.

Topic author
De sousa
Moita
Moita

Mensagempor De sousa » 22 Mar 2017, 00:59

Black Dog escreveu:Pode ser falta de combustível, está dando falta, experimente verificar a altura das agulhas do 1º e 2º estágio. A posição correta, se não me engano, é 3 no primeiro e 2 no segundo, ou o suspiro do tanque entupido.

Negocio é o seguinte...primeiramente valeu pelo toque, pq o suspiro da tampo do combustível parecia estar obstruído mesmo. Mais como ela tava toda desmontada eu aproveitei e fiz a regulagem que falei anteriormente no carbura, e parti pra regulagens de válvulas, infelizmente só deu pra trocar a vela, pq não encontrei aqui na cidade um calibrador de 0.12 e um de 0.17 milimetros, pra regular a admissao e o escape conforme manual de serviço, então comprei um pelo internet, assim que chegar regulo.
Desconectei também quase todos os conectores do chicote e limpei com desengripante, ultra lub, inclusive os conectores da bobina e do CDI, até que tava bem sujo, ajeitei a fiação, parecia que o ultimo que mexeu ficou passeando com os fios, sendo que tem os lugares certo, pra passar cada um.

Moral da historia, sai agora pouco pra testar, coloquei na alta de novo, uns 150, e não apresentou o problema, depois mantive um pedacinho bom 8 quilometros a mais ou menos 110, tambem nao apresentou nada, por fim deixei a rotação alta mas em marcha lenta pra ver se superaquecia, nada também, tudo isso antes, ocasionava o problema.
Não vou dar o topico como solucionado por enquanto, vou andar mais um pouco pra ter certeza.
Outra coisa, agora se resolveu, vai ficar dificil saber o que exatamente era, já que fiz a correção de varios provavéis...
WhatsApp Image 2017-03-20 at 6.27.56 PM.jpeg
WhatsApp Image 2017-03-21 at 5.40.46 PM.jpeg

Topic author
De sousa
Moita
Moita

Mensagempor De sousa » 22 Mar 2017, 01:02

alexandre_ escreveu:Olá De sousa. Beleza?
Abraço.

Dei uma olhada lá! Parece até a mesma moto...rs

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 22 Mar 2017, 08:00

De sousa escreveu:
alexandre_ escreveu:Olá De sousa. Beleza?
Abraço.

Dei uma olhada lá! Parece até a mesma moto...rs

Certeza! O relato é muito parecido!
Vamos torcer para que tenha solucionado o problema! :-!

michelrezende
Moita
Moita
Moto:: Triste por estar sem moto

Re: XT 600 perdendo compressão e apagando [resolvido]

Mensagempor michelrezende » 29 Ago 2017, 00:45

Tópico super interessante, já tive problemas de obstrução do respiro de tampa de combustível em uma de minhas motos, custei a resolver, sou novo no fórum e já estou curtindo demais esse instinto DIY da galera por aqui!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 29 Ago 2017, 16:20

De Souza, seja bem vindo!
Amigo pelo teu relato tudo leva a crer ser falta de combustivel. Talvez pela limpeza na tampa do tanque tenha resolvido.
Outra coisa que me chamou atenção foi a foto da vela. É a que estava na moto? Me parece que a mistura estava ou está pobre. Isto leva ao super aquecimento deste motor. Outro item que por aquecimento pode dar problema é a bobina que gera a faisca.
Mas procure fazer uma boa quilometragem para ficar tranquilo. Depois é curtir esta maquina. :-!

Tulo
Matraca
Matraca
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Tulo » 01 Set 2017, 12:57

Xirú, a minha estava com o mesmo problema, 6 mil RPM ela morria, só andando, acelerando parada ela não morria. (Desconfiei da chave de ignição) revisei o carburador, estava tudo OK. Por fim limpei os conectores elétricos, continuou por um tempo depois parou, resolveu, não aconteceu mais.

Toda XT 600 tem algum polteirgeist enrustido nela que as vezes leva tempo para exorcizar :lol:
Ex: XTZ 125K 2006
Ex: XTZ 250 Lander 2009
Atual: XT 600E 2002.

Saúde e vida longa!

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 01 Set 2017, 16:14

Tulo escreveu:.....................Toda XT 600 tem algum polteirgeist enrustido nela que as vezes leva tempo para exorcizar :lol:

Huahuahua.............!
Não é moleza! :lol:

Was This Topic Useful?

Voltar para “TÉNÉRÉS E XTS 600”